Como sobreviver ao ataque do WannaCry?

Olivia Morelli de escrito por... - -

O ciber-ataque lançado na Sexta-Feira, 12 de Maio de 2017 fizeram inquestionavelmente o ransomware WannaCry aparecer nos cabeçalhos de todos os sites de notícias principais. O vírus de computador malicioso (também conhecido como Wana Decrypt0r, WannaCryptor, WannaCrypt0r, Wcry ou WNCRY) visa principalmente versões mais antigas da Microsoft Windows, embora os peritos aconselhem os utilizadores do Windows 10 não se regozijarem não cedo. Embora o ataque cibernético tenha sido parado graças aos esforços de um investigador de malware que dá pelo nickname de MalwareTech, é muito provável que o vírus continue a atacar utilizadores de computador, embora com o auxílio de diferentes métodos de distribuição usados no ciber-ataque indicado. Considerando que o software malicioso conseguiu corromper ficheiros privados em mais de 230000 sistemas de computador em aproximadamente 150 países, não é surpresa o porquê dos utilizadores estarem nervosamente à procura de métodos de e ferramentas de prevenção para consertar os computadores afetados. Ser atacado por um vírus Wana Decrypt0r 2.0 exigente de resgate que promete eliminar os seus ficheiros de vez se não pagar uma soma requerida de dinheiro é claramente uma experiência horrível. Nestas situações, é difícil manter-se calmo(a) e agir sensatamente. Assim, preparámos um guia que explica como proteger o seu PC do ataque do WannaCry e o que fazer no caso de ser vítima do ciber-ataque.

Guide on how to survive WannaCry ransomware attack

Proteja o seu PC do WannaCry

  1. O vírus de computador indicado parece ser capaz de infetar todas as versões de Windows exceto o Windows 10. Atualizar o Windows 10 é uma das melhor maneiras de se proteger do ataque ransomware
  2. A Microsoft já emendou a vulnerabilidade que o ransomware explorou usando o EternalBlue. Assim, deve instalar a atualização de segurança MS17-010.
  3. Desative o SMBv1 usando instruções providenciadas pela Microsoft. Por favor, leia as instruções cuidadosamente!
  4. Instale um software de segurança confiável e mantenha-o sempre ativo. Não se esqueça de atualizá-lo frequentemente ou, se possível, ative permita atualizações automáticas.
  5. Mantenha todos os programas de computador atualizados. Se tem programas antigos que nunca usa, desinstale-os. Para proteger o seu PC de ataques cibernéticos, atualize regularmente programas que decida manter. É extremamente importante porque os ofensores tendem a explorar vulnerabilidades de segurança em software desatualizado e não tão avançado.
  6. Não desative a Firewall.
  7. Crie cópias de segurança. Encontre os dados que quer proteger, crie uma cópia dos mesmos e então mova a cópia para um dispositivo de armazenamento de dados portátil como, por exemplo, USB. Desligue o seu dispositivo do seu PC e armazene-o num local seguro.

O que fazer se o WannaCry encriptou os seus ficheiros?

  1. Decida o que quer fazer: vai apoiar os ciber-criminosos ao pagar? Sugerimos que não pague o resgate porque em muitos casos os golpistas nem se incomodam em ajudar as vítimas a restaurar os ficheiros mesmo que o resgate tenha sido pago.
  2. Se decidiu não pagar, reinicie o seu PC no Modo de Segurança com Rede. Desta forma irá parar o vírus, e não será capaz de continuar as suas atividades. Espere até que o computador inicie completamente e então descarregue a última atualização para o seu software de segurança. Corra um scan ao sistema com o mesmo, e se falhar na deteção do vírus, considere usar uma ferramenta de remoção de malware mais poderosa.
  3. Elimine o vírus detetado usando o software de remoção de malware.
  4. Tome as medidas de prevenção descritas acima para protege o seu sistema de ataques cibernéticos.
  5. Embora atualmente os ficheiros encriptados por este vírus e marcados com as extensões .wcry, .wncry, .wncryt não possam ser restaurados usando ferramentas de desencriptação de dados, não deve perder esperança de restaurar os seus ficheiros. Se tem cópias de segurança, use-as para substituir os ficheiros encriptados. Se não tem, tente as opções de recuperação de dados descritas neste artigo sobre o WannaCry.
Olivia Morelli
Olivia Morelli

Analista de malware... Leia mais

Fonte: http://www.2-spyware.com/how-to-survive-wannacry-attack

Ler noutras linguagens


Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook