Vírus e Malware de computador

Lucia Danes de escrito por... - - atualizado | Digite: Todos

Vírus de computador (também conhecidos como malaware) são programa maliciosos criados para iniciar actividade não autorizada no sistema do PC afectado. Podem levar a problemas operativos graves. Em grande parte dos casos, vírus de computador são criados para gerarem dinheiro, para que possam localizar a vítima e recolher informação identificável ou não identificável. Para além disso, podem causar redirecionamentos, abrandamentos ou problemas similares. Publicidade, pirateamento de motor de pesquisa, ransomware, cavalos de Tróia e Spyware são as categorias mais comuns entre o malware.

O vírus infecta o sistema sem a aprovação ou conhecimento do utiizador. Pode descarregar este tipo de software malicioso para o seu computador num pacote de software não licenciado, como jogos ilegais, anti-spyware/anti-vírus e descargas similares. Os utilizadores deverão também ter cuidado com mensagens de e-mail porque poderão conter links maliciosos ou anexos infectados. Finalmente, pesquisadores de segurança previnem sobre websites ilegais, e pop-ups publicitários enganadores foram também explorados na distribuição de malware. Se um anúncio parecer demasiado bom para ser verdade, deverá ignorá-lo. Quase todos estes programas podem ser parados com o auxílio de anti-malware fidedigno. No entanto, por vezes mesmo o mais poderosos softwares de segurança falha na proteção do computador uma vez que todos os vírus são constantemente atualizados, e leva tempo para desenvolver novas atualizações para anti-malware.

A funcionalidade dos vírus de computador depende do seu tipo, mas a perda de dinheiro e de informação são os problemas mais comuns causados por software malicioso. As vítimas podem também deparar-se com problemas relacionados com o browser (mudanças na página de início/página inicial/nova página tab, o aparecimento the conteúdo publicitário, redirecionamentos de websites maliciosos, etc.) e com o PC (abrandamento do sistema, problemas ao inciar software legítimo, o aparecimento de falsos sistemas de scan, etc.). O malware poderá também infectar o sistema com vírus adicionais ou ainda tentar conectar o computador afectado com o botnet (coleção de programas conectados à Internet que comunicam-se com outros programas similares, a fim de executar tarefas) e utilizá-lo para a distribuição de spam. A maioria das ameaças, que pertencem à catergoria malware, correm silenciosamente em segundo plano no sistema e os utilizadores não fazem ideia que este está infectado. Ainda assim, processos suspeitos no Gestor de Tarefas, o aparecimento de barras de tarefas estranhas no seu browser, alterações desconhecidas  no seu sistema e abrandamento de sistema deverão alertá-lo da segurança do seu PC.

Se notou um deste problemas, o seu computador poderá estar infectado. Para saber com o que está a lidar e qual o método de remoção a utilizar, primeiro deverá identifcar do que se trata. Poderá fazê-lo visitando a base de dados de vírus informáticos ou efectuando um scan exaustivo ao sistema com um dos nossos programas anti-malwares recomendados. Se já sabe o nome do malware, poderá também concertar o seu sistema seguindo o nosso detalhado guia de remoção ou correndo um scan exaustivo do sistema com o mesmo software de anti-spyware. Para escolher o programa certo, por favor verifique a nossa secção de Software. Recomendamos vivamente a utilização de ferramentas recomendadas para reparar o sistema do seu computador.

Últimos Vírus Adicionados à Base de Dados

Informações atualizadas: 2016-09-12

Fonte: https://www.2-spyware.com/parasites.php

Ler noutras linguagens

Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook