O que é Dwm.exe? Devo remove-lo ?

Ugnius Kiguolis de escrito por... - -
Dwm.exe

Dwm.exe – um processo que poderá encontrar em execução no Gestor de Tarefas

O Dwm.exe é um processo seguro e completamente legítimo que poderá encontrar em execução no seu Gestor de Tarefas. Todos os computadores Windows trazem este ficheiro, também conhecido como Desktop Windows Manager (Gestor de Janelas do Ambiente de Trabalho Windows). O Dwm.exe é um componente necessário dos sistemas com Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10 e nunca deve ser removido, caso contrário, poderão ocorrer alguns problemas específicos em tarefas básicas do sistema. Basicamente, este processo pertence à interface gráfica do ambiente de trabalho e é responsável por habilitar a interface gráfica de utilizador Windows Aero e os seus temas visuais. Por outras palavras, é responsável por todos os efeitos gráficos, tais como a pré-visualização de janelas e rebordo envidraçado das janelas. No entanto, alguns cibercriminosos poderão encontrar formas de utilizar indevidamente o nome deste ficheiro, e é por essa razão que alguns o designam como vírus Dwm.exe. 

Nome Dwm.exe
Tipo Ficheiro do Sistema
Componente de Windows OS
Localizado em Pasta C:\Windows\System32
Malicioso, quando? Este processo é malicioso quando é encontrado em execução em diferentes localizações
Distribuição Mensagens de spam, websites maliciosos, links suspeitos e outro conteúdo
Eliminação Utilize o Reimage para detetar se o ficheiro é malicioso

Os utilizadores confundem a legitimidade do ficheiro Dwm.exe com a sua vertente maliciosa, uma vez que o original utiliza imensa memória. No entanto, isso é necessário devido à técnica de operação do sistema. Caso encontre o ficheiro Dwm.exe apenas em execução no seu Gestor de Tarefas, podemos garantir de que se trata de um processo legítimo e tudo deverá estar a funcionar como é suposto. No entanto, caso se depare com múltiplos ficheiros com o mesmo nome, em execução em localizações diferentes, isso poderá ser um sinal de algo verdadeiramente nocivo.

É possível descobrir se o ficheiro é de facto uma versão maliciosa, ao efetuar uma análise completa ao sistema com o Reimage. Caso o programa detete que o processo se encontra associado a malware, necessita de tomar determinadas ações para remover permanentemente o ficheiro Dwm.exe. Porém, necessita de aplicar extrema cautela ao proceder com a sua eliminação, uma vez que é possível terminar acidentalmente o processo legítimo, causando uma série de problemas no futuro.

Para além disso, note que a versão legítima do ficheiro Dwm.exe é encontrada na pasta C:\Windows\System32. Se encontrar o ficheiro numa localização diferente, existe uma grande probabilidade de ser uma variante maliciosa. Necessitará de agir o mais rápido possível, caso contrário, o processo nocivo poderá causar as seguintes consequências:

  • injeção de outras infeções;
  • roubo de dados;
  • utilização abusiva dos recursos do CPU e GPU;
  • problemas associados com a operação de software;
  • etc.

Remova o vírus Dwm.exe do sistema do seu computador para evitar tais consequências indesejadas. Adicionalmente, continue a ler este artigo para saber mais acerca de medidas preventivas que pode implementar para evitar a infiltração secreta de malware.

Os ficheiros maliciosos podem surgir no PC de diferentes formas

Normalmente, os ficheiros legítimos do computador são instalados em simultâneo com o sistema operativo. No entanto, como já foi mencionado, o malware poderá esconder-se no seu sistema com um título idêntico a um ficheiro original. Portanto, de onde surgem esses ficheiros maliciosos? Bem, você pode instalar acidentalmente processos relacionados com malware, ao abrir e-mails duvidosos e os seus anexos. É por essa razão que aconselhamos sempre a verificação cuidada de cada e-mail, e extrema cautela ao abrir a sua caixa de entrada e ao identificar o remetente.

Para além disso, evite clicar um pop-ups com aspeto dúbio ou links que encontra online. Os componentes maliciosos podem ser injetados neste tipo de links e estar associados à instalação de malware. Adicionalmente, mantenha todos os seus programas atualizados, para que não incluam quaisquer componentes desatualizados. Por último, mas extremamente importante, recomendamos que descarregue e instale um software antivírus robusto. Não hesite em investir num programa realmente confiável, uma vez que esse tipo de aplicações é verdadeiramente útil para cuidar continuamente do bem-estar do seu sistema.

Remova o processo malicioso Dwm.exe

Não recomendamos que elimine ou interrompa a versão original do ficheiro. Caso o faça, o seu sistema poderá apresentar algumas dificuldades em executar os seus programas. No entanto, caso possua ferramentas de segurança fidedignas e estas tenham detetado que o processo é realmente malicioso, deverá remover o vírus Dwm.exe imediatamente. Relembre-se que não podem existir dois processos com o mesmo nome simultaneamente em execução no sistema.

Adicionalmente, após terminar a remoção do Dwm.exe, você deverá analisar o seu sistema em busca de quaisquer “restos” potencialmente nocivos. Aconselhamos a utilização de ferramentas como Reimage, Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner, ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes. Além disso, atualize todo o sistema e certifique-se de que todos os vestígios de malware foram removidos. Adicionalmente, memorize todos os passos a tomar para evitar e infeção de malware, pois essa informação pode provar-se bastante útil no futuro e impedir problemas semelhantes.

Oferta
faça agora!
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é uma ferramenta recomendada para fazer a varredura de seu sistema para o software de baixa qualidade e possíveis ameaças. A versão experimental do produto irá encontrar aplicativos nocivos em seu sistema.

Sobre o autor

Ugnius Kiguolis
Ugnius Kiguolis - O mentor

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Ugnius Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/file-dwm-exe.html

Guias de remoção em outras línguas


Ficheiros
Software
Compare