O que é CCXProcess.exe? Devo remove-lo ?

CCXProcess.exe – pertence ao Adobe Creative Cloud suite, este pode causar problemas no desempenho do PC

CCXProcess.exe é um nome do processo que eventualmente estará a ser executado em segundo plano de um computador com sistema operativo Windows. Geralmente, é possível identificá-lo a partir do Gestor de Tarefas e em diversas situações possui cscript.exe ou conhost.exe em anexo. O ficheiro pertence ao Adobe Creative Cloud – um conjunto de aplicações que providenciam o acesso dos utilizadores à edição de vídeo, desenvolvimento de websites, fotografia e outras funcionalidades. Deste modo, o processo CCXProcess.exe possivelmente pertencerá ao Premiere Pro, Lightroom Classic, After Effects, ou a outras aplicações.

A maioria dos utilizadores tem observado que o processo tem provocado problemas significativos relativamente ao desempenho, uma vez que em diversas situações este compromete o CPU ou a memória. O que poderá indicar uma das seguintes questões:

  • Incompatibilidade do software Adobe com as soluções de segurança do AVG
  • Infeção de vírus, também conhecido como cryptojacker.
Nome CCXProcess.exe
Tipo Processo da aplicação (em alguns casos, infeção de malware)
Plataforma Windows
Programas associados Adobe Creative Cloud – dezenas de aplicações associadas ao Adobe
Localização A localização original deverá ser a pasta C:\Programas (x86), especificamente, C:\Programas (x86)\Adobe\Adobe Creative Cloud Experience
Relacionados também podem existir os processos relacionados cscript.exe ou conhost.exe
Problemas  Execução de diversos processos em segundo plano e o consumo exagerado dos recursos de CPU/RAM
Eliminação É possível interromper o processo através da desinstalação do programa associado ou efetuar a análise com o antivírus ao dispositivo para eliminar o malware
Correção do sistema Se o seu computador não possui um desempenho ideal, recomendamos que efetue a análise com ReimageIntego 

Os utilizadores relataram que o CCXProcess.exe executou imensos processos relacionados – por vezes, até mesmo 200. Certamente, tal número não é aceitável e indica imediatamente que existe algo errado. Noutros casos, os utilizadores afirmaram que o processo bloqueia tudo que esteja relacionado com a Internet (isto significa que todas as aplicações que utilizam banda larga, por exemplo, o navegador web Google Chrome) e suspende o PC.

O comportamento do computador deixará imediatamente os utilizadores apreensivos e acreditarão que o CCXProcess.exe seja um vírus. No entanto, foi transmitido pelos técnicos de atendimento e assistência ao cliente da Adobe que existe um erro relativamente à interação entre o software de segurança do AVG e todas as aplicações da Adobe. Visto que não recomendamos que deixe o seu computador desprotegido, deverá instalar um programa de segurança alternativo – recomendamos SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes – e verifique se estes resolvem o seu problema.

No entanto, também é importante ter em atenção que qualquer executável pode ter qualquer nome, significando que os cibercriminosos conseguem iniciar o processo malicioso no seu computador sob o nome de CCXProcess.exe para evitar que os utilizadores fiquem desconfiados. Os processos em segundo plano que consomem imensos recursos do CPU, GPU, ou RAM podem estar relacionados com o malware de crypto-mining (mineração de criptomoedas).

Estes programas maliciosos abusam dos recursos do computador para processar algoritmos matemáticos complexos, produzindo criptomoedas durante o processo. Estas são imediatamente transferidas para as “criptocarteiras” dos cibercriminosos.

Nesse caso, a eliminação do vírus CCXProcess.exe deverá ser obrigatória, uma vez que poderão existir prejuízos financeiros significativos, a incapacidade de operar normalmente no computador, e ataques adicionais de malware. Uma vez que um processo está a ser executado em segundo plano, o que permite aos invasores fornecerem payloads ou módulos adicionais, consequentemente roubando as suas informações de autenticação, informações da sua conta bancária, utilizando o seu dispositivo para enviar spam, encriptar os seus ficheiros e muito mais.

De um modo geral, neste documento constam diversas formas para eliminar o CCXProcess.exe do seu sistema – será necessário desinstalar a aplicação Adobe Suite, executar a correção de erros com o Registo do Windows, instalar outro software de segurança, ou analisar o malware que esteve presente no seu computador. De qualquer modo, deverá agir e resolver imediatamente o problema. Em seguida, recomendamos que verifique o sistema com ReimageIntego, de forma a permitir que o sistema operativo Windows esteja funcional sem provocar falhas, desfasamentos, ou outras situações pós-infeção (caso tenha existido).

É possível evitar a invasão de malware se estiver atento online

Existem imensos processos que estão a ser executados no sistema operativo Windows – a maioria são identificáveis no Gestor de Tarefas. A maioria dos utilizadores desconhece o objetivo de cada um destes processos – e não existe necessidade para tal. Honestamente, a maioria dos processos maliciosos são executados silenciosamente em segundo plano, sem manifestar muitos sintomas para os utilizadores normais. O malware de “crypto-mining” é fácil de identificar, no entanto, uma vez que o aumento significativo da utilização dos recursos reduz o desempenho de um computador infetado, tornando-o praticamente inútil (com uma utilização elevada do CPU a 90% – 100%).

É possível verificar os detalhes acerca do processo que foi executado, basta procurá-lo na Internet caso tenha dúvidas. Como foi mencionado anteriormente, é difícil afirmar se o processo é legítimo ou não, uma vez que alguns malwares utilizam executáveis que estão assinados digitalmente – até as aplicações de segurança podem ser enganadas. Contudo é sempre importante manter uma aplicação de segurança fiável sempre instalada e mantê-la atualizada.

Existem imensas dicas de especialistas de segurança que podem ser úteis para evitar o malware:

  • Nunca abra anexos em e-mails suspeitos ou clicar nas suas hiperligações embutidas;
  • Não descarregue programas pirateados ou cracks para software;
  • Utilize uma palavra-passe única para cada uma das suas contas, e certifique-se que é complexa;
  • Atualize regularmente o seu sistema operativo e programas instalados;
  • Não se deixe enganar por atualizações falsas que surgem em websites aleatórios – a fraude com o plugin Adobe Flash é particularmente comum.

Lide com os problemas causados pelo processo CCXProcess.exe ou elimine-o se for parte do malware

A eliminação do CCXProcess.exe é necessária, caso faça realmente parte de malware. O primeiro alerta é a sua presença, mesmo que não tenha o Adobe Creative Cloud instalado. Portanto, deve instalar imediatamente o SpyHunter 5Combo Cleaner, Malwarebytes ou outra ferramenta de segurança poderosa e efetuar uma análise completa ao sistema. Caso encontre algum malware, recomendamos também a utilização do ReimageIntego para corrigir quaisquer problemas no Registo do Windows e recuperar o funcionamento normal do seu computador.

Caso já tenha o AVG instalado e deseje resolver o problema, não é necessário remover o CCXProcess.exe da sua máquina. Pode aplicar apenas uma solução de correção do Registo, mas salientamos que esta operação deve ser realizada apenas por utilizadores avançados. Caso não esteja confiante, por favor desinstale o AVG ou Adobe Creative Cloud. Caso contrário, faça o seguinte:

  • Introduza a palavra regedit na pesquisa do Windows e clique em Enter
  • Aceda à seguinte localização: 

    HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Adobe

  • Clique com o botão direito do rato na janela da direita, selecione Novo > Chave, e atribua o nome de “CCXWelcome”
  • Sob esta chave, crie uma entrada de valor com o nome “Desativado” (escreva DWORD(32-bit), defina o valor para 0)
  • Reinicie o seu PC.

Aviso: Faça primeiro uma cópia de segurança do seu Registo.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.
Sobre o autor
Linas Kiguolis
Linas Kiguolis

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Linas Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas