O que é Winrmsrv.exe? Devo remove-lo ?

Olivia Morelli de escrito por... - -
Winrmsrv.exe

Winrmsrv.exe é um executável legítimo criado pelo Windows, mas também pode indicar uma infeção de malware minerador de criptomoedas

Winrmsrv.exe é um processo executado em segundo plano que os utilizadores podem encontrar nos seus computadores Windows ao abrir o Gestor de Tarefas. O executável é desenvolvido pela Microsoft Corporation, e a sua localização habitual é a pasta C:\Windows\system32\. No entanto, vários utilizadores começaram a queixar-se que a sua Firewall bloqueia a ligação de entrada do Winrmsrv.exe – solicita permissão para recolher informações. Uma vez que o criador é a Microsoft, os utilizadores ficam confusos acerca da legitimidade deste ficheiro. 

A verdade é que o Winrmsrv.exe pode ser inofensivo ou um Trojan executado como malware minerador de criptomoedas no dispositivo afetado. Os utilizadores que encontram a mensagem da Firewall devem desativar a ligação imediatamente. No entanto, se o Winrmsrv.exe se encontrar em execução em segundo plano e a causar a diminuição de velocidade do sistema ou outros problemas, deverá garantir que o ficheiro não está relacionado com malware.

Nome Winrmsrv.exe 
Tipo Ficheiro de sistema do Windows (legítimo); Trojan/minerador de criptomoedas (malicioso)
Infiltração Os trojans são tipicamente descarregados em websites maliciosos que distribuem aplicações/software pirateado ou através de anexos/hiperligações armadilhadas em e-mails maliciosos 
Sintomas  O executável legítimo não deve causar quaisquer problemas. A versão malware do ficheiro é um componente de atividades de mineração de criptomoedas, que pode causar a utilização excessiva de recursos do CPU em determinados processos em segundo plano, diminuição de velocidade do computador, erros no sistema, BSoDs (ecrã azul), etc.
Assinatura O ficheiro original é assinado com o certificado da Microsoft; a vertente maliciosa não possui qualquer assinatura digital
Malware associado  Trojan:Win32/CoinMiner.C!rfn, IDP.Generic.5b85ceb558ba.3.2, Win64:Trojan-gen
Eliminação Para eliminar o malware, deverá analisar o seu computador com um software antivírus fidedigno
Recuperação e otimização O malware pode danificar vários componentes do Windows ou alterar definições. Para reverter as alterações e corrigir os danos causados pelo vírus, é possível analisar o seu computador com o Reimage Reimage Cleaner Intego

Gostaríamos de salientar que a eliminação do Winrmsrv.exe ou encerramento do seu processo deverá efetuada se o ficheiro for legítimo e certificado pela Microsoft. Caso encerre um ficheiro necessário para o funcionamento normal do Windows, poderá sofrer de instabilidade do sistema, erros, lentidão (lag), encerramentos inesperados de programas e outros problemas. Caso esteja em dúvida, por favor verifique se o ficheiro é assinado digitalmente e se a sua localização é a pasta Windows32:

  • Clique com o botão direito do rato no processo Winrmsrv e selecione Propriedades
  • No separador Geral, confira a localização do ficheiro – deverá ser C:\Windows\System32
  • Selecione o separador Assinaturas Digitais no topo
  • Clique na assinatura providenciada e selecione Detalhes
  • Escolha Ver Certificado

Caso não seja possível seguir os últimos três passos devido à inexistência de entradas na “Lista de Assinaturas”, existe uma possibilidade muito elevada de estar realmente a lidar com o vírus Winrmsrv.exe. Como é evidente, os criminosos utilizam o nome da Microsoft para prevenir que os utilizadores fiquem desconfiados, embora não exista nada de legítimo neste ficheiro falso.

Embora existam vários tipos diferentes de malware associados ao Trojan Winrmsrv.exe, o tipo mais comum é um criptominerador (cryptominer) – este malware abusa ilegitimamente dos recursos do seu computador para minerar criptomoedas para os autores do ataque. Na maioria dos casos, o vírus utiliza o poder do CPU e/ou GPU para efetuar cálculos matemáticos, fazendo com que o hardware funcione perto da sua capacidade máxima. Devido a este problema, os utilizadores podem sofrer com contas de eletricidade mais elevadas, incapacidade de utilizar o PC para quaisquer tarefas dependentes do CPU ou GPU, tais como jogar ou até mesmo visualizar vídeos em HD.

A pior característica do vírus Winrmsrv.exe é a sua capacidade de desativar as defesas do Windows (por exemplo, um utilizador reparou que o serviço Windows Update (atualizações) foi terminado), desinstalação de software anti-malware e download de outro software malicioso em segundo plano. Consequentemente, os utilizadores podem revelar inadvertidamente detalhes sensíveis aos atacantes ou ver os seus ficheiros encriptados por ransomware.

Portanto, para remover o Trojan Winrmsrv.exe do seu computador, deverá analisar o sistema com um software anti-malware de confiança, tal como o SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes. Note que o malware também pode danificar vários ficheiros do Windows, resultando em encerramentos inesperados de programas e do sistema, erros, funcionamento indevido de programas, lentidão e outros problemas. Caso tenha problemas depois de eliminar o vírus Winrmsrv.exe, deverá utilizar uma ferramenta de reparação no seu PC, como o Reimage Reimage Cleaner Intego, para remediar o estado da máquina.

Os Trojans podem ser distribuídos de várias formas

Um Trojan é um tipo de malware que pode representar uma variedade de ameaças – o seu nome deriva da forma como é instalado no sistema alvo. O nome teve a sua origem na história da Grécia antiga, quando Odisseu planeou a sua entrada na cidade de Troia, escondendo-se no interior de um cavalo de madeira. De forma semelhante a esta história, um Trojan é disfarçado como uma aplicação inofensiva ou anexo que, quando aberto, infeta a máquina com malware. No entanto, o payload (carga) pode variar imenso, e os Trojans podem ser programados para executarem diferentes tarefas na máquina, incluindo registar as teclas pressionadas pelo utilizador, tirar screenshots (capturas de ecrã), reencaminhar os utilizadores para websites maliciosos, minerar criptomoedas, etc.

Para se proteger contra Trojans, deverá conhecer todos os truques utilizados pelos autores maliciosos para enganar os utilizadores e influenciar a instalação de malware, em vez da aplicação desejada. Seguem os dois métodos de distribuição de Trojans mais comuns:

  • Cuidado com e-mails de phishing. Tipicamente, os criminosos utilizam um botnet existente para enviar e-mails de phishing a milhares de utilizadores. Normalmente, o e-mail contém um anexo “armadilhado” ou um documento com uma macro imbutida, ou um link malicioso inserido diretamente na mensagem do e-mail. Com a ajuda de engenharia social, vários utilizadores abrem o anexo ou clicam nas hiperligações, o que ativa o processo de infeção no PC. Portanto, nunca permita a execução de macros caso seja solicitado (predominantemente, “Permitir Conteúdo”), nem clique nos links embutidos.
  • Não faça download de software ilegal. Cracks, loaders, instaladores repacked, programas pirateados e outras ferramentas similares estão frequentemente repletas de malware – uma das principais famílias de ransomware, Djvu, utiliza este método por ser extremamente eficiente. Embora alguns downloads instalem precisamente o que deseja, o payload adicional será inserido em plano de fundo, sem se aperceber. Caso não possua qualquer antivírus no sistema, este tipo de Trojans podem ser executados durante meses ou até mesmo anos antes de serem detetados.

Formas de eliminar o vírus Winrmsrv.exe 

Embora os Trojans possam representar uma vasta gama de malware e as suas funcionalidades sejam várias, o principal tipo de malware associado ao vírus Winrmsrv.exe é um cryptojacker. Para além de diminuir a velocidade de desempenho da máquina ao ponto da sua utilização se tornar intolerável, a invasão poderá resultar também na instalação de outro software malicioso. Para remover o Winrmsrv.exe do seu computador, necessita de analisar o sistema com um software anti-malware para localizar todos os componentes maliciosos e eliminar todos em simultâneo. 

Note que a eliminação do Winrmsrv.exe não deve ser efetuada caso o ficheiro seja legítimo (assinado digitalmente pela Microsoft), uma vez que isso poderá provocar problemas de desempenho no sistema operativo Windows. Caso tenha dúvidas acerca da legitimidade do ficheiro, deverá confiar em software de segurança. No entanto, não deve permitir a ligação do Winrmsrv.exe através da firewall, já que esta solicitação é extremamente invulgar com um ficheiro legítimo do WIndows.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.
Sobre o autor
Olivia Morelli
Olivia Morelli

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Olivia Morelli
Sobre a empresa Esolutions


Sua opinião sobre Winrmsrv.exe

Ficheiros
Software
Compare