Remover WannaCryptor vírus (Guia remoção) - Atualizado Mai 2017
Guia de remoção de virus WannaCryptor
O que é Vírus ransomware WannaCryptor?
Ransomware WannaCryptor copia os trques do CryptoLocker’s
O vírus WannaCryptor emergiu em Fevereiro de 2017 na forma de um ransomware chamado vírus ransomware extensão de ficheiro Wcry. Tal como a versão anterior, este vírus malicioso encripta todos os ficheiros do computador visado com a intenção de burlar dinheiro do computador do utilizador. Durante a encriptação, o vírus também conhecido pelo nome ransomware WannaCry anexa as extensões de ficheiro .wcry aos ficheiros corrompidos. O programa malicioso visa principalmente utilizadores de Windows, e assim que obtém acesso ao sistema visado, corrompe todos os dados armazenados usando as cifras criptográficas RSA e AES. O vírus elimina imediatamente as Cópias de Volume Sombra do computador para impedir a fácil recuperação dos dados. Depois altera o fundo de ecrã do ambiente de trabalho com uma imagem chamada !WannaCryptor!.bmp, que diz:
Ooops, os seus dados importantes estão encriptados. Se vê este texto, mas não vê a janela do “Wanna Decryptor”, então o seu antivírus removeu o software de desencriptação, ou você eliminou-o do seu computador.”
O resto da mensagem consiste de uma sugestão para descarregar o programa malicioso !WannaDecryptor!.exe mais uma vez através do atalho Dropbox providenciado. Este truque é utilizado por uma cópia do ransomware CryptoLocker, que aconselha os utilizadores a descarregar o malware mais uma vez para obter instruções sobre como pagar o resgate e recuperar ficheiros perdidos. O ransomware também guarda uma nota de resgate chamada !Please Read Me!.txt, que contém instruções relativas à recuperação dos dados. Se a vítima não tiver antivírus, o programa !WannaDecryptor! irá fazer pop-up no ecrã. O preço de resgate inicial é de $300, e tem de ser pago na moeda Bitcoin. A janela do desencriptador tem vários botões que ligam à informação sobre Bitoins, sobre como comprá-las e também com a página “Contacte Nos” que, provavelmente, providencia os detalhes de contacto dos cibercriminosos, provavelmente um endereço de e-mail.
O ransomware também promete aumentar o preço do resgate se a vítima falhar o pagamento dentro do tempo indicado. Se este ransomware comprometeu os seus ficheiros, muito provavelmente irá pedir-lhe pagar o resgate para recuperá-los. Todavia, sugerimos vivamente que não o faça. Dar aos criminosos o que eles querem não é uma solução porque podem esquecer-se de cumprir a parte deles do acordo, o que significa que irá ser deixado com gigabites de dados encriptados e sem chave de desencriptação. Assim sendo, recomendamos vivamente que remova o vírus ransomware WannaCryptor – quanto mais cedo, melhor. Para a remoção do WannaCrypto, recomendamos vivamente que use programas anti-malware como o FortectIntego.
Este é o programa malicioso que sugere que compre o software !WannaDecryptor!. Como pode ver, o ransomware WannaCryptor pede $300 pelo mesmo.
Como é que este programa malicioso conseguiu infiltrar-se no sistema do meu computador?
Existem muitas formas do ransomware poder infiltrar o computador da vítima indetetado. Tipicamente, é distribuído através de e-mail spam e pode ser instalado no sistema do computador da vítima assim que esta abre um atalho malicioso ou um anexo de e-mail. Tenha em atenção o facto dos atores maliciosos tenderem a apresentar-se como empregados de empresas conhecidas e sugerirem simpaticamente que vejam os “conteúdos anexos” de forma a aceder a informação extremamente relevante.
Obviamente que estes esquemas procuram simplesmente convencer a vítima a instalar malware no sistema, portanto mantenha isso em mente quando alguém tentar convencê-lo a abrir o atalho específico ou um anexo de e-mail. Alternativamente, o ransomware pode ser distribuído através de kits de exploração e malvertising, mas estas técnicas são tipicamente usadas por programadores de ransomware avançados que trabalham nestes projetos com o Cerber ou Spora. Cibercriminosos de nível médio dificilmente empregam estas técnicas.
Como posso remover o ransomware WannaCryptor do sistema?
Se o seu computador foi comprometido pelo vírus WannaCryptor e os seus ficheiros já não podem ser abertos independentemente do tipo de software que tenta usar, tem de decidir qual será a sua próxima “jogada”. Pode arriscar perder o seu dinheiro e pagar o resgate que os criminosos pedem ou pode resistir à pressão e recusar pagar o resgate. No segundo caso, deve remover o ransomware WannaCryptor imediatamente e começar a experimentar diferentes métodos e ferramentas de desencriptação de dados. Recomendamos vivamente que use uma ferramenta anti-malware para a remoção do WannaCryptor e use os métodos de recuperação de dados descritos abaixo. Claro que a forma mais eficiente e 100%b funcional de restaurar os seus ficheiros é usando uma cópia de segurança dos dados. Todavia, se não criou uma antes do ataque ransomware, será muito difícil restaurar os seus ficheiros.
Guia de remoção manual de virus WannaCryptor
Remoção manual de WannaCryptor ransomware
Elimine o vírus ransomware usando as diretrizes abaixo.
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover WannaCryptor usando System Restore
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
- Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
- quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
- Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
- Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
- Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de WannaCryptor. Após fazer isso, clique em Next.
- Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
Bonus: Recuperar os seus dados
O guia acima tem como objectivo remover WannaCryptor do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurançaInfelizmente, de momento não existem ferramentas capazes de restaurar ficheiros com a extensão .wcry. Pode substituir ficheiros por outros intactos usando uma cópia de segurança dos dados, mas se não tiver uma, pode tentar um dos métodos de recuperação de dados seguintes.
Se os seus ficheiros estão encriptados por WannaCryptor, pode usar diversos metodos para os recuperar
Use o Data Recovery Pro
Se encontrou a extensão de ficheiro .wcry anexada aos seus ficheiros, é claro que foram modificados pelo vírus ransomware WannaCryptor. Pode tentar restaurá-los usando o software de recuperação de dados conhecido por Data Recovery Pro.
- Data Recovery Pro de descargas;
- Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
- Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por WannaCryptor ransomware;
- Repare-os
Use as Versões Anteriores do Windows
Poderá recuperar com sucesso os seus ficheiros se criou um ponto de restauração de sistema antes do ransomware ter infetado o seu computador. Se o fez, deve seguir as diretrizes fornecidas.
- Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
- Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
- Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.
Não estão disponíveis desencriptadores do WannaCryptor gratuitos de momento
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de WannaCryptor e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN
A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro.
De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.