Backup e recuperação de dados: as razões pelas quais é importante para si

Julie Splinters de escrito por... - -

O mundo tornou-se digital: o backup e recuperação de dados torna-se cada vez mais crucial para instituições empresariais e recomendável para utilizadores domésticos

Data backup and recovery

Os dados digitais expandiram bastante nas últimas décadas – principalmente desde que a Internet se tornou comum em todo o mundo. A modernização de indústrias e avanços tecnológicos permitiram às empresas concluir tarefas com mais eficiência, e a maioria do trabalho é agora realizado em computadores, conectados a uma rede particular, servidor e/ou world wide web.

Uma vez que os computadores se tornaram uma parte integrante importante na vida de cada um, os dados armazenados nestas máquinas expandiram substancialmente – documentos importantes, fotografias, projetos, desenhos e plantas de engenharia e muito mais, são atualmente armazenados virtualmente. Embora algumas empresas e organizações ainda utilizem cópias físicas de todos os documentos essenciais disponíveis, a maioria recorre apenas a plataformas digitais – a demanda é maioritariamente implementada devido às necessidades dos clientes.

Evidentemente, é necessário proteger os dados de invasões alheias, desastres naturais e corrompimento ou eliminação acidental, causados por erro humano. Daí nasce a necessidade de fazer backup (cópias de segurança) dos dados – as empresas utilizam atualmente vários métodos de retenção e backup de dados que permite a recuperação em circunstâncias imprevistas.

As cópias de segurança de dados são essenciais para empresas e organizações, ao ponto de correrem o risco de falência com um simples ataque informático, sem cópias de segurança disponíveis. No entanto, práticas adequadas de backup e recuperação de dados devem ser utilizadas também por utilizadores domésticos, para proteger fotografias pessoais, ficheiros de trabalho e outros dados importantes que pode desaparecer num ápice, sem possibilidade de recuperação.

O que é o backup e recuperação de dados?

No campo das tecnologias da informação, o processo de backup e recuperação é descrito como uma combinação de tecnologias e práticas que permite a criação de cópias de dados importantes em períodos pré-determinados. Este processo de recuperação tipicamente envolve copiar os dados para a sua localização original, ou para uma nova localização, para que seja possível utilizar novamente os dados previamente perdidos. Os backups podem prevenir a perda permanente de dados e eliminar os custos elevados associados à sua recuperação em caso de desastres, erro humano ou ciberataques.

Enquanto o backup e recuperação de dados é meticulosamente administrado em empresas maiores, dedicando recursos suficientes para este propósito, efetuar cópias de segurança em casa, no seu computador pessoal, é bastante menos complexo. As razões incluem:

  • Recursos limitados e orçamento;
  • Volumes substancialmente menores de dados.

Devido a estes dois fatores, as práticas de backup e recuperação de dados variam imenso. Neste artigo iremos analisar as peculiaridades associadas a estes processos, as razões pelas quais o backup é essencial, e a forma mais eficiente de garantir a segurança dos seus ficheiros.

File types

A perda de dados pode ocorrer por várias razões diferentes

De forma a compreender a importância das cópias de segurança, é imperativo conhecer as razões pelas quais pode ocorrer a perda de dados. Em imensos casos, os utilizadores domésticos desconhecem que é possível perderem os seus dados num ápice, portanto, saber como esses dados podem potencialmente desaparecer é um passo crucial para perceber que o backup é absolutamente vital. 

Falhas de hardware e dos dispositivos

Problemas relacionados com o hardware são as razões mais comuns que causam a perda permanente de acesso aos seus ficheiros, responsáveis por mais de 40% dos casos de perda de dados. A tecnologia continua a avançar, produzindo dispositivos cada vez mais avançados para soluções empresariais e domésticas.

Apesar das garantias, não existe forma de assegurar que o componente de hardware não irá simplesmente deixar de funcionar um dia. Em alguns casos, no entanto, os motivos de falha não estão relacionados com os aspetos técnicos de um determinado componente, mas no manuseamento incorreto, como por exemplo, danos externos provocados pela queda do dispositivo.

A falha no funcionamento do disco rígido (HDD) ou unidade de estado sólido (SSD) pode resultar na perda total de dados. Embora ainda seja possível recuperar a informação guardada com a reparação do dispositivo de armazenamento, por vezes a falha pode ser crítica, resultando na perda permanente dos dados.

Ataques de Malware

O Malware é um tipo de software que tenta executar ações maliciosas para beneficiar os seus criadores criminosos. Na maioria dos casos, infeções como Trojans de Acesso Remoto (RATs), Backdoors, Rootkits, Spyware, e muitos outros, são distribuídas por criminosos com o objetivo de roubar informações sensíveis, utilizador o dispositivo afetado para enviar spam, distribuir outro malware e realizar outras atividades maliciosas. Estas infeções raramente resultam na corrupção de ficheiros pessoais, embora alguns bugs nos códigos de malware possam causar facilmente erros no sistema operativo, resultando na perda de dados.

No entanto, a principal ameaça capaz de causar a perda completa de dados é o ransomware – um tipo de malware criado para bloquear todos os ficheiros pessoais no sistema e exigir o pagamento de um resgate em Bitcoin pela ferramenta de desencriptação. Uma vez que o ransomware é tipicamente programado para eliminar os backups automáticos do Windows, tais como no Restauro do Sistema, a recuperação não é tipicamente uma opção facilmente disponível, pois determinados algoritmos de encriptação como o RSA não podem ser descodificados, nem mesmo pelos mais poderosos supercomputadores.  

Ransomware infection

Erro humano

Temos que admitir: todos os humanos cometem erros, independentemente de todo o cuidado. Nestas situações, deve recorrer a tecnologias que o ajudem a evitar as consequências negativas desses mesmos erros.

Existem várias formas de perder os seus ficheiros e dados armazenados no seu computador por consequência dos seus próprios atos. Por exemplo, pode perder o seu telefone, portátil ou qualquer outro dispositivo portátil. Também pode verter um copo de café em componentes vitais de hardware, e danificar os mesmos sem possibilidade de reparação. Finalmente, pode ter um disco rígido com espaço insuficiente que cause o encerramento do PC antes de conseguir guardar um documento importante. Por outras palavras, a perda acidental de dados acontece constantemente.

Nestas situações, a melhor forma de garantir que os seus ficheiros mais importantes permanecem em segurança envolve a sua restauração a partir de cópias de segurança, uma vez que é possível recuperar a informação mesmo que o dispositivo seja perdido ou destruído. Esta é uma das razões pelas quais o backup e recuperação de dados é tão importante para utilizadores domésticos.

Roubo

O furto de propriedade é um problema que afeta todos, independentemente do seu local de residência (embora áreas mais seguras apresentem menos probabilidade de roubo). Evidentemente, os dispositivos furtados com mais frequência em comboios, na praia, ou qualquer outro local são os portáteis, tablets e smartphones, pois o propósito inicial destes dispositivos é acompanhar os utilizadores para diferentes localizações.

No entanto, mesmo os locais de trabalho e lares são propícios a roubos, uma vez que os assaltos não são incomuns. Normalmente, os ladrões levam tudo o que ofereça mais valor, e os dispositivos eletrónicos, tais como portáteis e desktops são bastante valiosos.

Desastres naturais

Embora desastres extremos, como tornados, furacões, sismos e erupções vulcânicas sejam uma das razões para a destruição total dos dispositivos onde os dados estão armazenados, situações mais comuns, tais como temperaturas elevadas ou cheias também podem causar danos bastante graves no hardware. Obviamente, estas situações não são frequentes, mas nunca devem ser excluídas.

Para além dos desastres naturais mencionados acima, existem incidentes como fogos domésticos, picos de corrente elétrica, danos na canalização e outros problemas diários que podem potencialmente “matar” o seu computador.

Em situações desta magnitude, cópias de segurança em serviços de armazenamento em cloud são a melhor opção, uma vez que o hardware de backup armazenado nestas condições também será provavelmente destruído.

Backups físicos ou virtuais? Ambos têm vantagens e desvantagens

As cópias de segurança não são eficazes quando armazenadas no mesmo suporte, uma vez que pode falhar a qualquer momento. Essencialmente, armazenar cópias de segurança na mesma plataforma torna o backup bastante menos eficiente. Por exemplo, mediante um ataque de ransomware, os backups armazenados num disco rígido separado, que esteja ligado ao mesmo PC, seriam encriptados. Consequentemente, as cópias de segurança tornar-se-iam completamente inúteis, uma vez que o malware tipicamente ataca todos os dispositivos, servidores e redes conectados ao PC, caso não sejam aplicadas as medidas de segurança apropriadas.

Existem vários tipos de dados armazenados num computador. Enquanto alguns desses dados não são importantes e podem ser recuperados através da Internet (por exemplo, aplicações instaladas pode ser descarregas e instaladas novamente) ou de outras fontes, os ficheiros pessoais são os dados mais valiosos. Os utilizadores armazenam fotografias de família, documentos de trabalho, projetos escolares e outros dados de valor inestimável. Em alguns casos, a perda de tais ficheiros pode ser absolutamente devastadora se não existirem cópias de segurança.

Hardware de armazenamento de dados pode ser utilizado para guardar cópias de segurança

Backup files

Existem várias formas de preparar cópias de segurança dos seus dados, e várias formas de recuperação. Como já foi mencionado, os backups devem ser armazenados num formato diferente da localização original dos ficheiros. Para isso, pode utilizar dispositivos de armazenamento, que incluem:

  • Disco rígido (HDD)
  • Unidade de estado sólido (SSD)
  • Disco rígido externo
  • Pen USB
  • DVD/CD
  • Servidor NAS (Network Attached Storage)

Todas estas opções podem funcionar para si, embora a que deva utilizar dependa bastante das suas preferências e disponibilidade de acesso. Por exemplo, se necessitar de armazenar apenas alguns ficheiros bastante importantes para si, deverá utilizar uma Pen USB, por ser rápido, simples e conveniente. Caso possua volumes grandes de dados, é aconselhável utilizar um dispositivo de armazenamento maior, como um disco rígido externo.

Lembre-se que é aconselhável desconectar imediatamente o dispositivo do seu sistema após copiar os dados que pretende proteger. Desta forma, conseguirá segregar as suas cópias de segurança e garantir a sua eficácia em circunstâncias imprevistas.

O armazenamento remoto é perfeito para cópias de segurança

Os dispositivos físicos não são a única solução para criar cópias de segurança dos seus ficheiros – este formato possui múltiplas desvantagens, incluindo espaço limitado. O armazenamento remoto ou virtual pode ser uma solução fantástica em várias situações, uma vez que possui espaço potencialmente ilimitado, com a possibilidade de configurar cópias de segurança automáticas em períodos de tempo desejados.

Relativamente ao backup online, também conhecido como backup em Cloud, é importante salientar a importância de selecionar um serviço fidedigno e de confiança. Os seus dados são extremamente valiosos e quaisquer informações armazenadas incorretamente podem ser roubadas ou até vendidas a entidades terceiras. Portanto, ao selecionar um serviço remoto de armazenamento em cloud para fazer backup dos seus ficheiros, certifique-se que a plataforma encripta a sua informação e a protege adequadamente contra invasões não autorizadas. Adicionalmente, também é importante informar que a maioria dos serviços em Cloud não são gratuitos (para além do plano básico, com um espaço bastante limitado) e, por vezes, podem ser bastante dispendiosos, dependendo do plano selecionado.

Para além do armazenamento em Cloud, existem também outros métodos online que podem ser utilizados para o backup de dados. Por exemplos, é possível utilizar o seu e-mail para armazenar alguns ficheiros, mesmo que este método não seja particularmente eficiente. De qualquer forma, os utilizadores que perdem tudo nos seus computadores, por qualquer razão, ainda conseguem recuperar alguns ficheiros importantes caso tenham sido enviados previamente para outra outra pessoa via e-mail.

Cloud backup

Sem cópias de segurança? Utilize software de recuperação de dados

Os backups de dados são extremamente importantes, uma vez que podem ajudar os utilizadores a recuperarem facilmente os seus ficheiros mais importantes. Demasiados consumidores subestimam a importância das cópias de segurança e raramente reservam tempo para garantir a segurança dos seus dados e registos. Sem cópias de segurança, não conseguem restaurar as sua preciosas fotografias, documentos de trabalho, imagens e outros dados relevantes.

Felizmente, existem vários métodos que podem ajudar na recuperação de dados. O seu sucesso depende da forma como perdeu os seus ficheiros. Em alguns casos, até os ficheiros encriptados por ransomware podem ser restaurados através de ferramentas de recuperação de dados.

Data Recovery Pro

Os dados armazenados no seu computador são guardados em determinadas pastas no seu disco rígido. Após solicitar o comando de eliminação para um ficheiro, uma determinada quantidade de espaço de armazenamento é libertada para ser utilizada novamente. No entanto, por questões de desempenho, estes ficheiros não são imediatamente eliminados da unidade de armazenamento.

O conteúdo do ficheiro permanece no sistema até que novos dados sejam escritos por cima. Por esta razão, o software de recuperação de dados consegue recuperar cópias funcionais dos dados em dispositivos de armazenamento. O disco rígido, ou qualquer outro dispositivo de armazenamento, não deve ser carregado com novos dados até conseguir primeiro recuperar completamente os ficheiros perdidos. Por outras palavras, tente recuperar imediatamente os dados perdidos e não espere até que o seu disco rígido os substitua com nova informação, eliminando todas as cópias funcionais.

O Data Recovery Pro é uma das melhores soluções de recuperação de e-mails e ficheiros atualmente disponíveis. Não utiliza demasiados recursos do computador, não ocupa muito espaço e a sua utilização é bastante fácil. A aplicação consegue ajudar os utilizadores a recuperarem vídeos, fotografias, músicas, documentos, bases de dados e muitos outros tipos de ficheiros que sejam acidentalmente eliminados ou perdidos por outras razões.

Outras funcionalidades do Data Recovery Pro incluem:

  • Recupera dados de dispositivos externos, tais como pens USB ou iPods;
  • Restaura e-mails e os seus anexos que foram eliminados ou perdidos;
  • Restaura ficheiros de discos formatos ou com partições;
  • Guia-o ao longo do processo de restauração dos ficheiros;
  • Suporta a funcionalidade de pesquisa por palavras-chave;
  • Exibe uma pré-visualização de resultados de análise, tais como ficheiros de música ou vídeos;
  • Pode ser ocasionalmente utilizado para recuperar dados encriptados.

Data Recovery Pro

ShadowExplorer

Desde o Windows Vista, a Microsoft implementou uma nova funcionalidade de backup automatizado, chamada Cópias de Volume Sombra, embora funcionem apenas se ativar previamente o Restauro do Sistema. Permite a gravação automática de ficheiros em segundo plano, realizada pelo seu sistema operativo Windows. A ferramenta integrada para aceder a estes backups não é fácil de utilizar, no entanto, pois necessita de recuperar cada ficheiro individualmente. Completamente ineficiente!  

Nestas situações, aplicações como o ShadowExplorer existem precisamente para o ajudar. Consegue aceder às “cópias sombra” com facilidade, numa interface amigável e acessível que lhe permite navegar pelas versões anteriores dos ficheiros sem quaisquer restrições. Embora esta tecnologia não seja uma alternativa fiável às cópias de segurança frequentes, pode decididamente salvar o seu dia em algumas ocasiões.

As Cópias Sombra e o ShadowExplorer não substituem backups frequentes! Isto é bastante importante e nunca deve ser esquecido. As Cópias Sombra são armazenadas no mesmo disco dos dados originais. Em caso de falha no disco, todos os dados são perdidos, incluindo as Cópias Sombra. O ShadowExplorer é uma excelente adição aos backups frequentes, mas não é um substituto.

Se os seus ficheiros forem encriptados por ransomware 

O ransomware é uma das infeções informáticas mais devastadoras, pois utiliza algoritmos de encriptação, tais como o RSA ou AES para bloquear todos os ficheiros pessoais no sistema. Durante este processo, é criada uma chave única, enviada para os criadores do ransomware. Para a obter, as vítimas recebem uma nota de resgate a exigir um pagamento em Bitcoin, afirmando ser a única forma de recuperarem os seus dados. Infelizmente, nestas situações, os criminosos têm razão, pois é praticamente impossível descodificar os dados após a utilização dum método seguro de encriptação, sem a respetiva chave.

Felizmente, os criadores de malware cometem erros ocasionalmente, que podem ser explorados por investigadores de segurança para providenciar as vítimas com uma ferramenta grátis de desencriptação. Em simultâneo, estas ocasiões são relativamente raras comparando com o volume total de novos tipos de ransomware lançados diariamente. Apesar deste facto, famílias de malware como a CrySiS, TeslaCrypt, Xorist, Jigsaw, GlobeImposter, e muitas outras já foram desencriptadas com sucesso, com a ajuda de agências policiais, empresas de cibersegurança, projetos como o No More Ransom e investigadores independentes de segurança. Infelizmente, surgem novas variantes todos os dias, que continuam a fazer vítimas.

No More Ransom Project

O que a maioria das pessoas infetadas por ransomware não se apercebe, é que a eliminação do malware não restaura os ficheiros para as suas versões anteriores (funcionais). Sem cópias de segurança, não existe uma forma segura de recuperar gratuitamente os dados, a não ser que investigadores de segurança disponibilizem um descodificador funcional.

Portanto, caso tenha sido infetado por ransomware, a probabilidade de recuperar com sucesso os seus ficheiros depende do tipo de malware utilizado. Sugerimos que experimente todos os métodos listados ao longo deste artigo, e que verifique websites como o nomoreransom.org para obter ferramentas gratuitas de desencriptação.

Sobre o autor
Julie Splinters
Julie Splinters - Especialista em remoção de malware

Julie Splinters é a Editora de Notícias do Semvirus.pt. O seu bacharelato é em Filologia Inglesa.

Contato do Julie Splinters
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/data-backup-and-recovery-why-is-it-important-to-you
Ler noutras linguagens

Sua opinião sobre Data backup and recovery: why is it important to you

Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook