Remover AutoIt v3 script vírus (Livre Instruções) - 2023 actualização
Guia de remoção de virus AutoIt v3 script
O que é Vírus AutoIt v3 Script?
O vírus AutoIt v3 é um tipo de malware que utiliza uma linguagem de programação legítima para injetar payloads perigosos
AutoIt v3 é uma linguagem de programação e ferramenta de scripting popularmente utilizada para automatizar tarefas repetitivas no sistema operativo Windows. No entanto, também pode ser utilizada para criar software malicioso, tais como vírus e trojans. Estes tipos de malware são tipicamente distribuídos através de anexos em e-mails ou websites infetados e podem danificar bastante um computador, ou obter acesso a informação privada e sensível.
Vários utilizadores afirmam que contraíram o vírus após o download de ficheiros, tais como “Michael_Buble_love.torrent.zip”, ou que infetaram a sua pen de memória flash com o payload, após ter sido introduzida num computador infetado. Caso detete qualquer atividade suspeita no seu computador, é muito provável que o sistema esteja contaminado. Deve remover a infeção imediatamente com a ajuda do nosso guia – continue a ler. O vírus AutoIt v3 Script deve ser removido da máquina, uma vez que a sua presença pode causar estragos severos na sua máquina.
A infeção pode espalhar-se através de instaladores pré-configurados, ficheiros infetados e websites nocivos. Os criminosos enviam e-mails de spam com dados maliciosos e o código do malware. Isto pode acontecer como resultado de fugas de informação em bases de dados com credenciais de clientes. Estes ataques ocorrem com frequência, portanto, deve manter-se constantemente atento a qualquer invasão em serviços possivelmente associados à sua conta.
Nome | Vírus AutoIt v3 Script |
Tipo | Malware |
Distribuição | Ficheiros infetados, websites inseguros, instaladores alterados, e-mails de spam, etc. |
Sintomas | Variam, dependendo do payload |
Base | Linguagem de programação AutoIt |
Ficheiros relacionados | Michael_Buble_love.torrent.zip, Autoitv3script.exe, WinddowsUpdater.exe |
Eliminação | Utilize software de segurança fiável |
Otimização | Para restaurar o Registo do Windows e reparar ficheiros de sistema danificados, utilize o software de reparação para PC FortectIntego |
Uma vez que o vírus AutoIt v3 é um script, e não um malware específico, consegue injetar vários payloads diferentes, dependendo do tipo de programação efetuada pelo hacker. Um utilizador do Reddit disse que encontrou o malware após utilizarem pens de memória em computadores infetados.
A infeção inicial foi carregada num ficheiro suspeito com o nome “AutoIt v3 script.exe”, e após a sua execução, o utilizador reparou que milhares de ficheiros foram criados na respetiva pen.
Noutra instância, um utilizador tentou descarregar um ficheiro torrent com um apêndice “zip” no final. Portanto, utilizadores que utilizam redes de torrents para fazer o download de filmes e outro conteúdo devem ter imenso cuidado.
Os sintomas causados pela infeção podem variar, pois tudo depende dos objetivos do hacker que escreveu o código malicioso. No entanto, alguns dos sintomas mais comuns incluem:
- Erros frequentes e BSoDs (ecrã azul);
- Redirecionamentos para websites suspeitos;
- Programas adicionais instalados sem aviso;
- Aumento na utilização do CPU;
- Mau desempenho em vídeos HD ou jogos;
- Alterações em chaves no Registo do Windows (não é imediatamente visível);
- Múltiplas entradas criadas na máquina, etc.
Infelizmente, os vírus são tipicamente desenhados para não apresentarem quaisquer sintomas, especialmente caso sejam desenvolvidos com o objetivo de recolher dados ilicitamente. Portanto, deve remover o vírus AutoIt v3 Script com a ajuda de software de segurança fiável e analisar o PC com o FortectIntego para garantir a eliminação completa de todos os componentes do vírus.
Embora seja possível eliminar manualmente o vírus AutoIt v3 Script, não é recomendado pelos especialistas. Todos os utilizadores sem conhecimento avançado de sistemas informáticos devem confiar em ferramentas profissionais para detetar automaticamente a presença de malware.
Algo a considerar para melhorar a segurança do seu computador
Malware, tal como trojans, worms, ransomware, rootkits, e outras ameaças perigosas podem ser adquiridas na Internet, e nem é necessário um grande esforço por parte dos hackers para a sua distribuição, em alguns casos. No entanto, a maioria dos métodos de invasão requerem algum tipo de interação com as vítimas, portanto, tudo depende das medidas de prevenção que adota e do tempo que decide investir no seu nível de cibersegurança.
A primeira regra essencial é adquirir software de segurança poderoso. Vários utilizadores duvidam de que as versões pagas de antivírus são melhores do que algum software gratuito, mas vários especialistas afirmam que, no geral, versões com licenças pagas são bastante melhores na proteção contra ameaças.
Depois de instalar software de segurança fiável, os utilizadores devem prestar atenção a e-mails de spam (ou correio indesejado), uma vez que estas mensagens eletrónicas podem carregar parasitas em anexos maliciosos ou incluir links para o payload do malware. Portanto, não abra todos os documentos que recebe de forma casual. Não deve abrir documentos PDF, documentos de texto ou outros ficheiros similares em anexos de e-mails enviados por endereços desconhecidos.
Outro passo importante para proteger os seus dispositivos de malware é atualizar todo o seu software. Patches de segurança corrigem bugs que permitem aos atacantes utilizarem exploit kits e infetarem máquinas vulneráveis com malware.
Elimine o vírus AutoIt v3 Script do seu computador
Analisando a forma como o vírus é construído, este será provavelmente um payload desenhado para roubar dados, minerar criptomoedas, espalhar-se pela rede, bloquear ficheiros ou executar outras tarefas nocivas no computador da vítima. Normalmente, este tipo de vírus utiliza técnicas sofisticadas de ofuscação e persistência, o que torna a eliminação do vírus AutoIt v3 Script praticamente impossível.
Em vez de tentar remover a ameaça manualmente, sugerimos que descarregue e instale software de segurança robusto, capaz de detetar malware. Pode experimentar remover o AutoIt v3 com o SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes. Note que alguns vírus conseguem interferir com os programas antivírus, portanto, pode ser necessário reiniciar o seu computador em Modo de Segurança com Rede. Encontrará todas as instruções abaixo. Também recomendamos que analise os seus browsers, removendo extensões suspeitas e limpando a cache.
Depois de eliminar a ameaça, deve utilizar o FortectIntego ou outro software similar para reparar todos os danos causados pelo vírus e restaurar o Registo do Windows. Estes componentes podem ser danificados ou corrompidos, afetando o funcionamento do seu dispositivo. Deve remover totalmente a infeção e todos os componentes associados.
É possível remover este vírus com a ajuda do FortectIntego. SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes são as nossas recomendações para detetar programas potencialmente indesejados e vírus, com todos os seus ficheiros e entradas no registo associadas.
Guia de remoção manual de virus AutoIt v3 script
Restaurar o MS Edge/Chromium Edge
Eliminar extensões indesejadas do MS Edge:
- Selecione o Menu (três pontos horizontais no canto superior direito da janela do browser) e selecione Extensões.
- Da lista, selecione a extensão relacionada e clique no ícone da Engrenagem.
- Clique em Desinstalar.
Eliminar cookies e outros dados de navegação
- Selecione o Menu (três pontos horizontais no canto superior direito da janela do browser) e selecione
- Privacidade e Segurança.
- Sob Limpar dados de navegação, selecione Escolher o que pretende limpar.
- Selecione tudo (menos as palavras-passe, embora deva incluir licenças de multimédia, se aplicável) e clique em Limpar.
Restaurar definições de novos separadores e página inicial:
- Clique no ícone do menu e selecione Definições.
- Encontre a secção No arranque.
- Clique em Desativar se encontrar quaisquer domínios específicos.
Restaurar o MS Edge caso os passos acima não funcionem:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas.
- Clique na seta Mais detalhes na área inferior da janela.
- Selcione o separador Detalhes.
- Percorra a lista e localize todas as entradas com o nome Microsoft Edge. Clique com o botão direito em cada um dos itens e selecione Terminar Tarefa para terminar a execução do MS Edge.
Se esta solução não resolver o seu problema, necessita de utilizar um método avançado de restauro do Edge. Note que é necessário fazer cópias de segurança dos seus dados antes de proceder.
- Encontre a seguinte pasta no seu computador: C:\\Users\\%username%\\AppData\\Local\\Packages\\Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe.
- Pressione Ctrl + A no seu teclado para selecionar todas as pastas.
- Clique nas pastas com o botão direito e selecione Eliminar
- Agora clique com o botão direito no botão Iniciar e selecione o Windows PowerShell (Administrador).
- Quando a nova janela abrir, copie e cole o seguinte comando e pressione Enter:
Get-AppXPackage -AllUsers -Name Microsoft.MicrosoftEdge | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\\AppXManifest.xml” -Verbose
Instruções para o Microsoft Edge baseado em Chromium
Eliminar extensões do MS Edge (Chromium):
- Abra o Edge e selecione Definições > Extensões.
- Elimine extensões indesejadas ao clicar em Remover.
Limpar cache e dados de sites:
- Clique no Menu e aceda às Definições.
- Selecione Privacidade, pesquisa e serviços.
- Na secção Limpar dados de navegação, selecione Escolher o que pretende limpar.
- Sob o Intervalo de tempo, escolha Tudo.
- Selecione Limpar agora.
Restaurar o MS Edge baseado em Chromium:
- Clique no Menu e seleciona as Definições.
- Na barra lateral esquerda, selecione Repor definições.
- Selecione Repor os valores predefinidos das definições.
- Confirme com Repor.
Restaurar o Mozilla Firefox
Remover extensões perigosas:
- Abra o browser Mozilla Firefox e clique no Menu (três linhas horizontais no canto superior direito da janela).
- Selecione Add-ons (extensões).
- Nesta página, selecione quaisquer plugins relacionados com o Vírus AutoIt v3 Script e clique em Remover.
Restaurar a página inicial:
- Clique nas três linhas horizontais no canto superior direito para abrir o menu.
- Selecione Opções.
- Nas opções sob o painel Início, selecione o seu website preferido para abrir sempre que executa o Mozilla Firefox.
Eliminar cookies e dados de sites:
- Clique no Menu e selecione Opções.
- Vá para a secção de Privacidade e Segurança.
- Navegue para baixo até encontrar Cookies e Dados de Sites.
- Clique em Limpar Dados…
- Selecione Cookies e Dados de Sites, assim como em Conteúdo da Web em cache e pressione Limpar.
Restaurar o Mozilla Firefox
Caso o Vírus AutoIt v3 Script não tenha sido removido após seguir as instruções acima, restaure o Mozilla Firefox:
- Abra o browser Mozilla Firefox e clique no Menu.
- Vá para Ajuda e selecione Informação para resolução de problemas.
- Sob a secção Otimizar o Firefox section, clique em Restaurar o Firefox…
- Assim que surgir a notificação, confirme a ação ao pressionar em Restaurar o Firefox – este processo deverá completar a eliminação do Vírus AutoIt v3 Script.
Após desinstalar este programa potencialmente indesejado (PUP) e fixação de cada um dos seus navegadores, recomendamos que a varredura de seu sistema do PC com um anti-spyware respeitável. Isto vai ajudar você a se livrar dos vestígios de registro AutoIt v3 script e também identificará parasitas relacionadas ou infecções de malware possível no seu computador. Para isso, você pode usar nosso removedor de malware votados: FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes.
Recomendado para você
Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN
A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro.
De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.