O que é QtWebEngineProcess.exe? Devo remove-lo ?

Linas Kiguolis de escrito por... - -
QtWebEngineProcess.exe

QtWebEngineProcess traduz-se para Origin Client Service (Serviço do Cliente Origin), que ocasionalmente causa a utilização elevada do CPU

QtWebEngineProcess é um ficheiro executável legítimo, criado para ajudar no funcionamento adequado de determinados programas Windows. Na maioria dos casos, este ficheiro está relacionado com o Origin – uma plataforma dedicada a jogadores que procuram uma conexão simultânea com os seus amigos No entanto, o executável também pode ser utilizado por uma Qt WebEngine, baseada em Chromium, Ring Central, Bitlord, e Dropbox. Embora não seja um ficheiro crucial para o sistema, não é aconselhável terminar este processo caso pretenda garantir o funcionamento adequado dos programas mencionados anteriormente. No entanto, note que não é um componente do Windows, e por isso pode ser removido caso afete o desempenho do seu dispositivo.

Caso o processo QtWebEngineProcess utilize uma quantidade elevada de recursos da memória do seu computador, deve tentar reinstalar a aplicação Origin para se livrar deste problema. Também deverá considerar analisar o ficheiro com uma aplicação de segurança para garantir que não é malicioso. Lembre-se que os criadores de malware utilizam frequentemente o nome de ficheiros legítimos para esconder os ficheiros no sistema e ocultar as suas intenções nefastas. Caso o seu anti-spyware não encontre componentes maliciosos, experimente seguir as instruções providenciadas neste artigo

Nome QtWebEngineProcess
Tipo Ficheiro executável / Ficheiro de aplicação
Propósito Executável para certos programas, como por exemplo Dropbox, Origin, Bitlord, Ring Central
Localização Subpasta C:\Program Files
Sintomas da versão maliciosa Causa mensagens de erro, utiliza demasiados recursos do computador
Distribuição Instalado com aplicações legítimas; infiltração através de spam, caso seja malicioso
Eliminação Utilize o Reimage para analisar cuidadosamente o sistema

O erro de sistema QtWebEngineProcess.exe já foi tema de conversa em vários fóruns pela Internet, após os utilizadores terem detetado a existência de várias versões do mesmo ficheiro em execução de fundo nos seus sistemas. Adicionalmente, foram feitas inúmeras reclamações sobre a tendência do ficheiro em utilizar uma quantidade elevada de recursos do CPU. Um utilizador afirmou:

Está a utilizar cerca de 200MB de RAM, mesmo sem fazer nada. A utilização do CPU está sempre a 20%, e a GPU está a ser utilizada a cerca de 40%+ enquanto o sistema está inativo.

Tipicamente, reinstalar o Origin e outras aplicações relacionadas ajuda a restabelecer o funcionamento normalizado do sistema. No entanto, se o QtWebEngineProcess continuar a abusar dos recursos do CPU, note que os criadores de malware conseguem facilmente utilizar indevidamente o nome deste ficheiro para esconder os seus produtos maliciosos no seu sistema. O consumo elevado de recursos do PC e erros no sistema são os principais sinais que indicam a natureza maliciosa do ficheiro.

Principais factos sobre o QtWebEngineProcess:

  • Localizado na subpasta C:\Program Files;
  • Tamanho de 22,024 bytes na maioria dos sistemas Windows;
  • É seguro e não deve utilizar sempre os recursos do computador.

Caso tenha problemas com este executável, você deve confirmar se o ficheiro QtWebEngineProcess é de confiança, antes de proceder com a sua eliminação. Pode fazer isso ao localizar o processo em execução no Gestor de Tarefas. Encontre a sua localização (deverá ser encontrado em C:\Program Files) e compare o seu tamanho ao que foi mencionado nos factos anteriores. 

Uma das reclamações mais frequentes inclui o facto do ficheiro ter surgido inesperadamente nos seus sistemas, e os utilizadores não sabem a razão pela qual o ficheiro afeta tão drasticamente o desempenho das suas máquinas. De acordo com investigadores, terminar o processo não ajuda a resolver os problemas associados com o erro QtWebEngineProcess.exe porque, quando as aplicações associadas são executadas no sistema, este processo é novamente ativado. Necessita de desinstalar as aplicações relacionadas para remover completamente o QtWebEngineProcess.

Uma vez que é um processo executável, relacionado com várias aplicações legítimas, a sua eliminação poderá afetar o desempenho de algumas aplicações ou serviços. Execute uma análise completa ao sistema com o Reimage para determinar se este executável é fidedigno, e certifique-se de que não existem quaisquer sinais de malware.

É possível descarregar inadvertidamente vários tipos de ficheiros

Os ficheiros mais comuns, com extensões .exe ou .dll são tipicamente utilizados indevidamente por indivíduos maliciosos. Uma vez que o computador executa vários processos em simultâneo, não é possível detetar os ficheiros em atividade de fundo, causando danos graves no seu computador.

As campanhas com correio não solicitado (spam) ou bundles de software são utilizados ativamente para disseminar este tipo de dados maliciosos. Durante instalações inseguras, as pessoas são enganadas para descarregarem vários programas em conjunto com ficheiros questionáveis. O mesmo se aplica aos e-mails não solicitados que ludibriam os utilizadores, de forma a que estes descarreguem ficheiros aparentemente seguros, todavia infetados com vírus nefastos e componentes maliciosos.

Os ficheiros “.exe” são utilizados por indivíduos maliciosos para executar processos de fundo, tais como o download de malware, mineração de criptomoedas ou aplicação de backdoors que permitem a entrada de mais malware. Evite este tipo de infeções ai selecionar o método de instalação Avançado e ao limpar frequentemente as pastas do seu e-mail, prestando mais atenção a detalhes como erros ortográficos ou assuntos questionáveis.

A eliminação do QtWebEngineProcess.exe é crucial se o ficheiro for malicioso

Como mencionámos anteriormente, o QtWebEngineProcess é um componente legítimo do Origin. No entanto, caso cause erros na aplicação, utilize demasiados recursos do CPU, ou outros problemas similares, pode tentar remover o QtWebEngineProcess do seu sistema e reinstalá-lo novamente com o Origin ou qualquer outra aplicação à qual esteja associado.

De qualquer forma, os especialistas em segurança informática recomendam que confirme primeiro se o executável é legítimo, para garantir que o seu propósito não consiste em ajudar nas tarefas fraudulentas de malware. O melhor diagnóstico para estes ficheiros suspeitos é uma análise completa ao sistema com estes programas: Reimage, SpyHunterCombo Cleaner ou Malwarebytes Malwarebytes. Se o ficheiro for de facto malicioso, estas mesmas aplicações irão remover automaticamente o QtWebEngineProcess.exe e eliminar qualquer malware relacionado.

No entanto, note que não é aconselhável eliminar um executável perfeitamente seguro, uma vez que pode afetar o desempenho dos programas relacionados. Certifique-se que o seu software e programas se mantêm atualizados, de forma a evitar quaisquer problemas no futuro, causados por ficheiros corrompidos. No que toca a problemas relacionados com a funcionalidade do software, procure por drivers e outras atualizações com mais frequência, para reduzir substancialmente a possibilidade de ocorrem tais problemas.

Oferta
faça agora!
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é uma ferramenta recomendada para fazer a varredura de seu sistema para o software de baixa qualidade e possíveis ameaças. A versão experimental do produto irá encontrar aplicativos nocivos em seu sistema.

Sobre o autor

Linas Kiguolis
Linas Kiguolis

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Linas Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/file-qtwebengineprocess-exe.html

Guias de remoção em outras línguas


Ficheiros
Software
Compare