Remover BlackBit vírus (virus) - Instruções de Recuperação Incluídas
Guia de remoção de virus BlackBit
O que é BlackBit ransomware?
Os criadores do ransomware BlackBit ameaçam eliminar dados encriptados se o resgate não for pago
As infeções de ransomware pode provocar a perda permanente de dados
Ransomware é um tipo de vírus extremamente perigoso que bloqueia os ficheiros pessoais das suas vítimas, como fotografias, vídeos e documentos, utilizando algoritmos complexos de encriptação. Este tipo de infeções pode resultar na perda permanente de dados, uma vez que é praticamente impossível desencriptar os ficheiros sem a ajuda dos criminosos.
Investigadores de malware descobriram recentemente o ransomware BlackBit, que é idêntico a outro ransomware chamado Loki Locker. O vírus altera o fundo do ambiente de trabalho e modifica os ficheiros afetados, anexando a extensão “.BlackBit”, o e-mail [email protected] e o ID da vítima.
Por exemplo, depois da encriptação, um ficheiro com o nome original “fotografia.jpg”, ficaria com o nome – “[[email protected]][victimID]fotografia.jpg.BlackBit”. Pouco tempo depois, duas notas de resgate são criadas na máquina: “info.hta” e “Restore-My-Files.txt.”
NOME | BlackBit |
TIPO | Ransomware, criptovírus, malware de bloqueio de dados |
DISTRIBUIÇÃO | Anexos em e-mails, plataformas de partilha de ficheiros peer-to-peer, vulnerabilidades de software |
EXTENSÃO DOS FICHEIROS | .BlackBit |
NOTA DE RESGATE | info.hta, Restore-My-Files.txt, fundo do ambiente de trabalho |
RECUPERAÇÃO DOS FICHEIROS | É praticamente impossível recuperar os dados sem cópias de segurança. |
ELIMINAÇÃO DO MALWARE | Analise a máquina com software anti-malware para eliminar os ficheiros maliciosos. Este processo não irá recuperar os ficheiros afetados. |
REPARAÇÃO DO SISTEMA | Pode evitar a reinstalação do Windows com a ferramenta de manutenção FortectIntego, que consegue reparar ficheiros de sistema danificados. |
A nota de resgate
Uma nota de resgate é uma mensagem dos cibercriminosos. Tipicamente, esta mensagem explica por escrito o que aconteceu aos dados das vítimas e o que devem fazer para os recuperar. A nota de resgate “info.hta” contém a seguinte mensagem:
BLACK BIT
Todos os seus ficheiros foram encriptados pelo BLACKBIT!29d,23:45:51 RESTANTES PARA PERDER TODOS OS SEUS FICHEIROS
Todos os seus ficheiros foram encriptados, devido a um problema de segurança no seu PC.
Caso pretenda restaurar os seus dados, envie um e-mail para [email protected]Terá que pagar pela ferramenta de desencriptação em Bitcoin. O preço depende da velocidade com que entre em contacto connosco.
Após o pagamento, enviaremos a ferramenta de desencriptação.
Tem 48 horas (2 dias) para nos contactar e efetuar o pagamento. Após esse período, o preço será duplicado.
Caso não receba uma resposta nas primeiras 24 horas (1 dia), envie um e-mail para [email protected]
O seu ID único é: –O tempo para recuperar os seus ficheiros é LIMITADO!
• Se o tempo acabar sem efetuar o pagamento, todos os seus ficheiros serão ELIMINADOS e o seu disco rígido será gravemente DANIFICADO.
• No segundo dia, começará a perder alguns dos seus dados.
• Pode comprar mais tempo para pagar a quantia total. Basta enviar-nos um e-mail.
• ISTO NÃO É UMA BRINCADEIRA! Caso espere até que o seu tempo esgote, verá todos os seus ficheiros a serem eliminados 🙂Qual é a nossa garantia de desencriptação?
• Antes de efetuar o pagamento, pode enviar 3 ficheiros como teste, que iremos desencriptar gratuitamente. O tamanho total dos ficheiros deve ser menor do que 2 Mb (não comprimidos), e os ficheiros não devem conter informações valiosas (como bases de dados, cópias de segurança, folhas de cálculo de Excel, etc.).Atenção!
• NÃO PAGUE antes de receber os ficheiros de teste desencriptados.
• NÃO CONFIE em quaisquer intermediários. Ninguém o consegue ajudar e será apenas vítima de outra fraude. Envie-nos um e-mail e iremos ajudá-lo em todos os passos.
• NÃO RESPONDA para outros e-mails. APENAS estes dois e-mails o podem ajudar.
• NÃO MUDE o nome dos ficheiros encriptados.
• Não tente desencriptar os seus dados com software de outras entidades, pois pode causar a perda permanente dos seus ficheiros.
• A tentativa de desencriptação dos seus ficheiros com a ajuda de outro software pode causar um aumento no seu custo total (pois terá que nos pagar de qualquer forma, adicionando o custo dos outros serviços inúteis) ou pode tornar-se vítima de fraude.
O malware de bloqueio de ficheiros também entrega uma mensagem resumida no ficheiro “Restore-My-Files.txt”:
!!!Todos os seus ficheiros foram encriptados!!!
Para o desencriptar, envie um e-mail para: [email protected]
Caso não receba uma resposta em 24 horas, envie em e-mail para: [email protected]
Também nos pode contactar via Telegram: @Spystar_Support
Todos os seus ficheiros serão eliminados na quinta-feira, 20 de outubro, 2022 às 9:51:06h.
O ID do seu sistema: –
!!!Eliminar o “Cpriv.BlackBit” provoca a perda permanente de dados.
Os cibercriminosos tentam pressionar as vítimas para efetuarem o pagamento o mais rápido possível. Criaram um temporizador que conta o tempo restante para o pagamento. Os utilizadores recebem dois dias para pagar. Após esses dois dias, o preço pela chave de desencriptação duplica. A quantia do resgate não é especificada na nota, o que significa que é negociada em privado.
Após dois dias, ameaçam eliminar alguns dos seus ficheiros caso não entre em contacto. Se o temporizador terminar, os criminosos afirmam que irão eliminar todos os seus dados e danificar o seu disco rígido. Embora isso pode parecer extremamente assustador, recomendamos que não contacte os criminosos, porque é impossível confiar na sua palavra.
Eles querem o pagamento efetuado em criptomoeda (Bitcoin), uma vez que esta forma de pagamento é anónima. No entanto, é extremamente arriscado para si. Várias vítimas de ransomware testemunham que nunca receberam as ferramentas de desencriptação prometidas depois do pagamento. Embora a desencriptação dos ficheiros seja praticamente impossível sem a ajuda dos criminosos, sugerimos que experimente primeiro uma solução de recuperação alternativa, que pode ajudar em alguns casos.
Siga as instruções de especialistas em segurança para evitar infeções de malware
Métodos de distribuição
O ransomware pode ser distribuído por vários métodos. Na maioria dos casos, os utilizadores são infetados porque instalam software pirateado de websites de Torrents ou plataformas de partilha de ficheiros peer-to-peer. Esta atividade é ilegal e, portanto, não é regulamentada ou controlada. É impossível saber se os pacotes que descarrega contêm ficheiros maliciosos ou não.
É sempre melhor utilizar lojas oficiais de software e os websites dos developers. Pode ser mais caro, mas irá poupar tempo e dinheiro no futuro, mantendo o seu sistema em segurança. Além disso, existem imensas aplicações gratuitas disponíveis, portanto, não é difícil encontrar algo que consiga satisfazer as suas necessidades.
Outra via comum utilizada pelos criminosos é o correio eletrónico. Tipicamente, utilizam a engenharia social para criar e-mails com mensagens aparentemente urgentes e importantes, utilizando o nome de empresas conhecidas. Os criminosos adicionam anexos infetados ou links maliciosos embutidos na mensagem. Recomendamos que nunca abra anexos em e-mails enviados por remetentes desconhecidos.
Finalmente, vários utilizadores ignoram a importância de manter o sistema operativo e software atualizados. Os hackers conseguem utilizar vulnerabilidades em software para distribuir os seus programas maliciosos. Os criadores de software disponibilizam frequentemente patches de segurança que deve instalar imediatamente para prevenir que isto aconteça.
Remova o intruso da sua máquina
Caso tente recuperar os seus dados primeiro, pode perder permanentemente os seus ficheiros. O vírus também consegue encriptar os seus ficheiros novamente. O ataque não para até que remova primeiro os ficheiros maliciosos que o provocam. Não deve tentar remover manualmente o programa malicioso. Utilize ferramentas anti-malware como o SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes para analisar o seu sistema.
Este software de segurança deve conseguir encontrar todos os ficheiros relacionados e removê-los automaticamente. A eliminação automática do malware é a melhor opção, por existir menos risco de deixar alguns componentes e vestígios do vírus presentes no sistema. O malware pode impedir a utilização do seu antivírus, desativando o software de segurança. Nesse caso, deve aceder primeiro ao Modo de Segurança.
Recuperação dos ficheiros com software de terceiros
Apenas os criminosos têm a chave de desencriptação que consegue desbloquear os seus ficheiros, portanto, caso não tenha efetuado cópias de segurança, é possível que perca os seus ficheiros para sempre. Pode tentar utilizar software de recuperação de dados, mas os programas de terceiros nem sempre conseguem desencriptar os ficheiros. Sugerimos que experimente este método de recuperação alternativo. E lembre-se – tente recuperar os ficheiros apenas depois de eliminar o ransomware BlackBit.
Como imensos utilizadores não preparam cópias de segurança adequadas antes de serem atacados por ransomware, acabam por perder permanentemente o acesso aos seus ficheiros. Pagar aos criminosos também é extremamente arriscado, pois é possível que não cumpram com o prometido e nunca enviem a ferramenta necessária para a desencriptação.
Embora isto pareça absolutamente terrível, nem tudo está perdido – software de recuperação de dados pode conseguir ajudá-lo em algumas situações (depende imenso do algoritmo de encriptação utilizado, depende se o ransomware conseguiu completar as tarefas programadas, etc.). Considerando que existem milhares de diferentes versões de ransomware, é imediatamente impossível garantir que algum software de recuperação irá funcionar para si.
Portanto, sugerimos que experimente, independentemente do ransomware que atacou o seu computador. Antes de começar, gostaríamos de partilhar alguns detalhes importantes para lidar com esta situação:
- Uma vez que os dados encriptados no seu computador podem ser permanentemente danificados pelo software de segurança ou recuperação de dados, deve fazer cópias de segurança primeiro – utilize uma pen USB ou qualquer outro dispositivo de armazenamento.
- Deve tentar recuperar os seus ficheiros através deste método apenas depois de realizar uma análise completa ao sistema com um software anti-malware.
Instale o software de recuperação de dados
- Descarregue o Data Recovery Pro.
- Faça duplo clique no instalador para o executar.
- Siga as instruções na janela para instalar o software.
- Assim que pressionar no botão Terminar, pode utilizar o programa.
- Selecione Everything (Tudo) ou selecione pastas individuais de onde pretende recuperar os ficheiros.
- Pressione Next (Seguinte).
- Na área inferior da janela, pode ativar a Deep scan (Análise profunda) e selecionar os discos que pretende analisar.
- Pressione Scan (Analisar) e aguarde até termine.
- Pode selecionar as pastas/ficheiros que pretende recuperar – não se esqueça que também tem a opção de pesquisar (search) pelo nome do ficheiro!
- Pressione Recover (Recuperar) para reaver os seus ficheiros.
O sistema operativo fica danificado após o ataque
Problemas de desempenho e estabilidade são normais após uma infeção de malware, ao ponto de ser necessário reinstalar completamente o Windows. Estes tipos de infeções podem alterar a base de dados do Registo do Windows, danificar ficheiros vitais de arranque e outras secções, eliminar ou corromper ficheiros DLL, etc. Quando um ficheiro de sistema é danificado por malware, o software antivírus não o consegue reparar.
O FortectIntego foi criado com esse propósito. Consegue reparar imensos tipos de dano causados por infeções como esta. Erros de Ecrã Azul, congelamento, erros de registo, ficheiros DLL danificados, etc., podem tornar o seu computador completamente inútil. Ao utilizar esta ferramenta de manutenção, pode evitar a reinstalação do Windows.
Quando um computador é infetado por um malware como ransomware, o seu sistema é alterado para operar de forma diferente. Por exemplo, uma infeção pode alterar o base de dados do Registo do Windows, danificar processos de arranque e outras secções, eliminar ou corromper ficheiros DLL, etc. Quando um ficheiro de sistema é danificado por malware, o software antivírus não consegue reparar os danos causados, deixando o ficheiro no seu estado atual. Consequentemente, os utilizadores sofrem problemas de desempenho, estabilidade e usabilidade, ao ponto de ser necessário reinstalar completamente o sistema operativo Windows.
Portanto, recomendamos a utilização da tecnologia única e patenteada do FortectIntego. Para além de conseguir corrigir danos causados pela infeção, também consegue remover malware introduzido no sistema, com a ajuda de várias enginas utilizadas pelo programa. Adicionalmente, a aplicação também consegue corrigir vários problemas relacionados com o Windows que não são causados por infeções de malware, como por exemplo, erros de “Ecrã Azul”, congelamentos, erros de registo, ficheiros DLL danificados, etc.
- Descarregue a aplicação com o link acima
- Clique em ReimageRepair.exe
- Caso abra o painel de Controlo de Conta de Utilizador (UAC), selecione Sim
- Pressione em Instalar e aguarde até que o programa termine o processo de instalação
- A análise à sua máquina será iniciada automaticamente
- Quando a análise terminar, confira os resultados – serão listado na secção Summary (Resumo)
- Aqui pode clicar em cada um dos problemas e corrigi-los manualmente
- Caso veja demasiados problemas e tenha dificuldade em corrigi-los, recomendamos que compre a licença para o programa e execute a reparação automática.
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.