O que é Microsoft.Photos.exe? Devo remove-lo ?

Ugnius Kiguolis de escrito por... - -
Microsoft.Photos.exe

Microsoft.Photos.exe é um processo legítimo do Windows que pode ser substituído por malware

Microsoft.Photos.exe é um processo executável que corre no Gestor de Tarefas e encontra-se associado ao programa Microsoft Photos. A aplicação existe apenas em sistemas operativos Windows, e a sua localização predefinida é C:\Programas\WindowsApps\(…)\Microsoft.Photos.exe. Uma vez que não é uma componente essencial para o Windows, pode ser removida. No entanto, o malware consegue disfarçar-se de processos legítimos do sistema e despoletar o caos em utilizadores de PC.

RESUMO
Nome Microsoft.Photos.exe (variante maliciosa)
Tipo Trojan horse (cavalo de Troia)
Sintomas É possível que não exiba quaisquer sintomas; caso contrário, pode levar à utilização excessiva do CPU, inutilizar programas, causar frequentes BSoDs (“ecrãs azuis da morte”), exibir mensagens de erro, etc.
Principais perigos Pode roubar informações pessoais, infetar o PC com outro malware, abusar do hardware e iniciar a sua eventual destruição, etc.
Distribuição E-mails de spam, anúncios maliciosos, websites de partilha de ficheiros, documentos maliciosos, etc.
Eliminação O ficheiro legítimo Microsoft.Photos.exe não deve ser removido caso pretenda utilizar o Microsoft Photos. No entanto, em caso de malware, sugerimos que utilize um software antivírus robusto, tal como o Reimage ou Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner.

Inúmeros programas maliciosos podem utilizar o Microsoft.Photos.exe para se ocultarem e danificarem os computadores dos utilizadores. Os especialistas em segurança alertam para o facto deste executável poder estar associado a diversos trojans (cavalos de Troia) que poderão colocar o seu PC e a sua privacidade em risco.

Algumas aplicações do Windows são vulneráveis e podem ser utilizadas para atacar dispositivos. Portanto, se encontrar o processo Microsoft.Photos.exe no Gestor de Tarefas a utilizar uma quantidade excessiva do seu CPU, ou caso este ficheiro se encontre instalado noutra localização, é possível que o seu PC esteja infetado.

De qualquer forma, não recomendamos a eliminação manual do Microsoft.Photos.exe. A remoção deste processo malicioso deve ser efetuada com a ajuda de um software de segurança fidedigno, tal como o Reimage ou Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner. A eliminação do ficheiro não removerá a verdadeira ameaça cibernética. É possível que tenham sido instalados no sistema vários outros ficheiros prejudiciais.

Um Trojan Horse (cavalo de Troia) é um tipo de infeção bastante sorrateira, capaz de se infiltrar no computador sem que os utilizadores se apercebam (especialmente no computador de quem não possui experiência em informática). Depois de se estabelecer, o vírus Microsoft.Photos.exe poderá tentar enviar automaticamente mensagens maliciosas a partir do seu e-mail pessoal, Facebook Messenger, Twitter e quaisquer outras contas associadas ao seu dispositivo. 

A pior parte é que nem terá conhecimento destas ações, uma vez que o trojan normalmente não demonstra sintomas facilmente identificáveis. Tipicamente, o malware tenta conduzir tarefas específicas para atingir o seu objetivo (seja ele a mineração de criptomoedas, roubo de informações sensíveis, ou até o malicioso ransomware que bloqueia os seus ficheiros pessoais e exige o pagamento de um resgate) antes de exibir quaisquer sinais da sua presença. Por esta razão, é extremamente difícil de detetar e eliminar. Portanto, é mais uma boa razão para instalar uma ferramenta fiável de segurança no seu PC.

Adicionalmente, o vírus Microsoft.Photos.exe pode causar os seguintes problemas:

  • roubar informações pessoais e dados sensíveis, tais como detalhes de login, informações de cartões de crédito, etc.;
  • recolher informações acerca dos utilizadores ao aceder à câmara ou microfone do computador; ou simplesmente espiar a atividade no browser do utilizador ou recolher informações técnicas sobre o dispositivo;
  • instalar outro malware no computador, como por exemplo vírus de encriptação de dados;
  • roubar a identidade do utilizador, permitindo aos cibercriminosos a realização de várias atividades ilegais sob o nome sequestrado.

A sua firewall e outros antivírus robustos conseguem detetar este processo malicioso no sistema. Portanto, caso o seu software de segurança o alerte acerca de um ficheiro potencialmente perigoso, deverá testá-lo. Se o ficheiro for de facto malicioso, as ferramentas antivírus podem remover o Microsoft.Photos.exe rapidamente e de forma segura.

Métodos para disseminar software malicioso

Originalmente, o ficheiro Microsoft.Photos.exe pertence a aplicações legítimas do Windows. Portanto, é introduzido no sistema através de um programa. No entanto, a versão maliciosa do executável poderá surgir de diversas formas, como por exemplo:

  • anexos em e-mails de spam;
  • download de software fraudulento;
  • atualizações falsas;
  • conteúdo ilegal;
  • exploit kits (kits de exploração);
  • anúncios com malware;
  • etc.

O método de distribuição de trojans mais proeminente é o spam de e-mails (correio não solicitado). Os e-mails de phishing são frequentemente enviados por robôs estabelecidos por hackers. Desta forma, é possível enviar uma quantidade gigantesca de e-mails e atingir várias vítimas potenciais. Felizmente, a infeção pode ser evitada se os utilizadores prestarem atenção a cada e-mail recebido. Sugerimos que se certifique da sua legitimidade e que garanta a segurança do remetente antes de clicar em quaisquer links ou abrir anexos.

Websites maliciosos, que promovem atualizações falsas, assim como websites de torrents e outros websites de partilha de ficheiros podem infetar a sua máquina com vírus. O software pirateado não é apenas ilegal, como também é capaz de espalhar malware nos computadores dos utilizadores. Portanto, evite visitar websites suspeitos online.

Os utilizadores devem também cuidar do seu sistema ao instalar as atualizações assim que estiverem disponíveis. Isto inclui o sistema operativo, assim como qualquer outro software instalado no computador (sugerimos que mantenha a opção de atualização automática LIGADA, para que cada atualização seja aplicada automaticamente).

É importante mencionar que os programas antivírus não o protegem completamente contra malware, vírus e outras ameaças. Portanto, deve sempre evitar clicar, descarregar e abrir conteúdo desconhecido. A maioria das ameças cibernéticas mais recentes conseguem evitar a deteção por parte de antivírus. Portanto, necessita de ser cuidadoso para proteger o seu PC e os seus dados.

A forma correta de eliminar o Microsoft.Photos.exe do PC

Não recomendamos que se apresse com a eliminação do Microsoft.Photos.exe. Primeiro, deve verificar se o ficheiro é de facto malicioso. Caso elimine um ficheiro legítimo, o programa Microsoft Photos deixará de funcionar. No entanto, se descobrir que o ficheiro é na verdade malicioso, necessita de selecionar uma ferramenta profissional para o remover adequadamente.

É possível remover o Microsoft.Photos.exe e um trojan relacionado com este executável através da utilização do Reimage. No entanto, pode optar por utilizar a sua ferramenta favorita. O passo mais importante a tomar é garantir que o software de segurança se encontra atualizado antes de efetuar uma análise completa ao sistema. Apenas as ferramentas atualizadas conseguem detetar as ameaças mais recentes. 

Oferta
faça agora!
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Baixe
Programa de diagnóstico do problema Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é uma ferramenta recomendada para fazer a varredura de seu sistema para o software de baixa qualidade e possíveis ameaças. A versão experimental do produto irá encontrar aplicativos nocivos em seu sistema.

Sobre o autor

Ugnius Kiguolis
Ugnius Kiguolis - O mentor

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Ugnius Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions


Ficheiros
Software
Compare