Remover WannaLocker vírus (Tutorial) - Guia de remoção fácil

Guia de remoção de virus WannaLocker

O que é Vírus ransomware WannaLocker?

WannaLocker – um ransomware móvel que finge ser uma nova versão do WannaCry

O WannaLocker é um impostor do ransomware WannaCry. Atualmente visa os utilizadores Android na China. Todavia, o malware poderá expandir o seu número de alvos e apontar aos utilizadores de computador em todo o mundo. O vírus propaga-se como plug-in para o popular jogo Chinês em fóruns de gaming. No dispositivo afetado, o ransomware substitui o fundo de ecrã para uma imagem anime. Depois encripta os ficheiros visados com a encriptação AES e anexa uma extensão de ficheiro único que é a linha de símbolos aleatórios. Assim que todos os ficheiros estão encriptados, o malware exibe uma janela exigente de resgate semelhante à do WannaCry. Providencia informação sobre os dados encriptados e possibilidades de recuperá-los em língua Chinesa. O ransomware WannaLocker pede o pagamento de 40 Renminbi Chineses e o contacto assim que a transação é efetuada. Irão fornecer a chave de desencriptação necessária e libertar os ficheiros. Entretanto, dois cronómetros na nota de resgate mostram quanto tempo resta até o tamanho do resgate duplicar e quando irão os utilizadores perder totalmente os seus registos. No entanto, ao invés de seguir estas instruções e apressar-se a efetuar o pagamento, as vítimas devem focar-se na remoção do WannaLocker. É crucial eliminar malware do smartphone ou tablet de forma a usá-los normalmente outra vez. Para completar esta tarefa recomendamos que instale uma versão móvel do ReimageIntego e corra um scan completo do sistema.

A imagem do vírus ransomware WannaLocker

O WannaLocker está programado para encriptar ficheiros no armazém externo do dispositivo afetado. Esta técnica única tem sido usada por outros ransomware móvel: o SimpLocker. O malware está programado para encriptar apenas os ficheiros que não começam com um “.” Entretanto, os ficheiros que estão localizados nos diretórios DCMI, download, miad, android e com. não estão no grupo de alvos do ransomware. Também não encripta ficheiros maiores que 10 KB. Atualmente, não existe desencriptador de software que possa restaurar ficheiros encriptados pelo ransomware WannaLocker. Porém, se tem cópias de segurança dos seus ficheiros, pode recuperá-los a partir destas. Mas antes disso, tem de remover o WannaLocker do dispositivo. Ligar o seu smartphone ao computador ou aceder ao armazém da Cloud poderá levar os ficheiros encriptados para estas localizações.

Parece que os programadores do WannaLocker são amadores ou querem ser encontrados e presos por ciber-crimes. Os ciber-criminosos não pedem a transferência do resgate emm Bitcoins. Usar moeda alternativa é popular entre hackers porque desta forma o fluxo de dinheiro não pode ser rastreado e os criminosos não podem ser encontrados. Mas desta vez os bandidos pedem a transferência do dinheiro usando o QQ, Alipay, e WeChat que são métodos de pagamento populares na China. Além disso, é algo fácil rastrear o fluxo de dinheiro e encontrar as pessoas por detrás desta ameaça cibernética. De forma a tornar o pagamento mais simples, os ciber-criminosos fornecem dois códigos QR. Todas estas conveniências e pequeno resgate (cerca de 5-6 USD) não devem motivá-lo(a) a seguir as regras do hacker. Podem não ter um software de desencriptação ou pedir mais dinheiro. Mesmo uma pequena quantia de dinheiro é uma motivação para os ciber-criminosos desenvolverem novas ameaças cibernéticas e melhorarem as atuais. Assim, não os patrocine e simplesmente remova o WannaLocker do dispositivo.

A fotografia do vírus ransomware WannaLockerO ransomware WannaLocker finge ser uma variante do WannaCry que ataca utilizadores de Android

Malware propaga-se como um plugin para o jogo King of Glory

Este ransomware móvel foi detetado a propagar-se em fóruns de jogos Chineses. É apresentado como plugin para o King of Glory (王者荣耀) – um jogo muito popular na China. O ficheiro malicioso é chamado “com.android.tencent.zdevs.bah.” Depois os utilizadores são enganados e descarregam estes ficheiro. O WannaLocker entra no dispositivo e inicia a sua tarefa perigosa. Todavia, os ciber-criminosos poderão estar a usar (ou pelo menos a planear usar) outros canais de distribuição de ransomware. Assim, deve estar ciente que o malware poderá ser distribuído usando e-mails spam maliciosos, malvertising, kits de exploração, falsas atualizações, atualizações de software fictícias, etc. Estes são os métodos mais populares usados pelos ciber-criminosos. Assim, deve tomar precauções e criar cópias de segurança armazenadas no telemóvel e computador.

Remoçao do vírus ransomware WannaLocker

A única forma segura de remover o WannaLocker do telefone Android ou tablet é instalar um programa antivírus e efetuar um scan ao sistema com o auxílio do mesmo. Recomendamos que use o ReimageIntego ou SpyHunter 5Combo Cleaner. Porém, se não consegue instalar ferramentas de segurança, tem de seguir estes passos cuidadosamente e elimine todas as entradas relacionadas com malware manualmente:

Inicie o seu dispositivo no Modo de Segurança:

1. Clique no botão Ligar para as várias definições até o menu aparecer. Clique na opção Desligar.

2. Na janela de diálogo que aparecer, escolha a opção que sugere um reinício do dispositivo no Modo de Segurança e clique em OK.

Todavia, se este método não ajudou, desligue e ligue o dispositivo Android. Depois pressione e mantenha o botão Menu, Aumentar Volume, Diminuir Volume ou ambos os botões simultaneamente até que veja a opção Modo de Segurança.

Desinstale aplicações suspeitas do dispositivo:

1 Enquanto o seu dispositivo é reiniciado no Modo de Segurança, vá a Definições e clique em Aplicações (ou Gestor de Aplicações – o nome pode divergir dependendo do dispositivo Android).

2. Na lista que aparecer procure aplicações maliciosas e desinstale-as.

Se o malware conseguiu afetar o seu computador e tem problemas com a remoção do WannaLocker, por favor verifique as instruções que preparámos abaixo. A remoção do ransomware do computador é mais complicada. Assim, tem de empregar um programa de segurança profissional.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus WannaLocker

Remoção manual de WannaLocker ransomware

Se o seu computador foi infetado com uma variante do WannaLocker, tem de reiniciar o computador no Modo de Segurança com Rede. Depois, terá de instalar um programa de remoção de malware e correr um scan completo ao sistema.

Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.

Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede

A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança. 

Windows 7 / Vista / XP

  1. Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
  2. Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
  3. Selecione Modo de Segurança com Rede na lista. Remoção manual de WannaLocker ransomware

Windows 10 / Windows 8

  1. Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware
  2. Selecione Atualizações e Segurança.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware
  3. Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
  4. Encontre a secção Arranque Avançado.
  5. Clique em Reiniciar agora.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware
  6. Selecione Resolução de Problemas. Remoção manual de WannaLocker ransomware
  7. Aceda a Opções Avançadas. Remoção manual de WannaLocker ransomware
  8. Selecione Definições de Arranque. Remoção manual de WannaLocker ransomware
  9. Pressione em Reiniciar.
  10. Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede. Remoção manual de WannaLocker ransomware

Passo 2. Encerre processos suspeitos

O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Clique em Mais detalhes.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware
  3. Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
  4. Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware
  5. Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware
  6. Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.

Passo 3. Verifique os programas de Arranque

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Aceda ao separador Arranque.
  3. Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware

Passo 4. Elimine ficheiros do vírus

Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:

  1. Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware
  2. Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
  3. Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:

    Ficheiros Temporários da Internet
    Ficheiros de Programa Transferidos
    Reciclagem
    Ficheiros Temporários

  4. Selecione Limpar ficheiros do sistema.
    Remoção manual de WannaLocker ransomware
  5. Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):

    %AppData%
    %LocalAppData%
    %ProgramData%
    %WinDir%

Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.

remover WannaLocker usando System Restore

Se o método anterior não funcionar, tente a opção de Restauração de Sistema. Tenha em mente que a remoção de ransomware é efetuada usando um programa de remoção de malware profissional.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de WannaLocker. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com ReimageIntego e certifique-se de que WannaLocker a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover WannaLocker do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

No momento em que escrevemos, a única forma de recuperar ficheiros encriptados pelo vírus ransomware WannaLocker é usar cópias de segurança dos dados. Se não as tiver, tente as soluções de recuperação alternativas apresentadas abaixo.

Se os seus ficheiros estão encriptados por WannaLocker, pode usar diversos metodos para os recuperar

Experimente o Data Recovery Pro para restaurar os ficheiros encriptados

O Data Recovery Pro é uma ferramenta profissional que foi criado para recuperar ficheiros corrompidos ou eliminados. Todavia, foi atualizado e pode agira ajudar as vítimas do ransomware a restaurar os seus ficheiros.

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por WannaLocker ransomware;
  • Repare-os

Tire vantagem da função Windows Previous Versions

Se encontrou a versão do ransomware WannaLocker que visa os computadores Windows, pode viajar atrás no tempo do computador e copie versões previamente guardadas dos ficheiros encriptados. Porém, de forma a usar este método, tem de certificar-se que o método de Restauração de Sistema tenha sido ativado antes do ataque ransomware.

  • Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
  • Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
  • Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.

Restaure ficheiros usando o ShadowExplorer

Este método de restauração de dados poderá ser útil se encontrou a versão do ransomware que visa computadores e não elimine as Cópias de Volume Sombra dos ficheiros visados. De forma a usar o ShadowExplorer, siga estes passos:

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

O WannaLocker Decryptor ainda não está disponível.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de WannaLocker e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Recomendado para você

Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN

A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro

De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Gabriel E. Hall
Gabriel E. Hall - Apaixonada investigadora de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Gabriel E. Hall
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas