Escala de gravidade:  
  (99/100)

Vírus Facebook Messenger. Como remover ? (Guia de desinstalação)

Lucia Danes de escrito por... - -   Facebook virus | Digite: Malware
12

Vírus Facebook Messenger envia mensagens aos amigos da vítima automaticamente

Examples of Facebook Message virus

O vírus Facebook Messenger é um software malicioso que compromete a conta de Facebook da vítima e envia mensagens contendo atalhos maliciosos para todos os seus amigos. As mensagens spam enviam um atalho malicioso que parece ser um vídeo. Assim que clica nas mesmas, o URL malicioso redireciona para um website de phishing oferecendo a instalação de uma extensão de navegador perigosa ou uma falsa atualização do Flash Player. Uma vez instalado, compromete a conta do utilizador e começa a propagar o atalho.

O vírus malicioso funciona como um cavalo de Tróia e pertence ao vasto grupo do vírus Facebook. O vírus tem estado ativo desde 2013 e tem sido atualizado várias vezes. A mais recente versão surgiu em Agosto de 2017. Os criminosos estão a distribuir o atalho malicioso com uma curta frase “[nome do destinatário] Vídeo :o” para atrair as vítimas a clicarem no mesmo.

O propósito do vírus é piratear a conta de Facebook da vítima. De forma a fazê-lo o vírus ataca as pessoas através da janela de chat: aparece como mensagem de um indivíduo que parece ser seu amigo e mostra um atalho para um certo website.

Se clicar nestes atalho, é provável que seja redirecionado(a) para uma falsa cópia do Youtube ou algum ouro site que irá sugerir que instale um add-on de navegador ou software de forma a visualizar o conteúdo. Se a vítima concordar, o PC é infetado com malware, que adicionalmente bloqueia o software de segurança de forma a evitar a sua eliminação.

Começa a enviar as mesmas falsas mensagens aos contactos das vítimas através da mesma janela de chat do Facebook. Por favor, ignore todas as mensagens suspeitas que entrarem na sua caixa de entrada. Mais ainda, contacte o remetente e pergunte sobre a fotografia ou vídeo.

Em 2016, os utilizadores de computador Franceses foram atacados por um Trojan Facebook Messenger chamado “Eko” que consegue espiar os utilizadores e recolher informação pessoalmente identificável. O mesmo ano em que os utilizadores de língua Inglesa sofreram de uma onda de spam de mensagens propagando um vírus de vídeo. Existiam dois exemplos de mensagens perguntando: “Está neste vídeo? [atalho do vídeo]” e “Este é o seu vídeo? [atalho do vídeo].”

No último ano uma variante do ransomware Locky foi também distribuída com o auxílio do Messenger. Os criminosos enviam uma mensagem com a imagem em formato SVG. Assim que as pessoas clicavam na mesma são redirecionadas para um website que pedia que instalassem uma falsa extensão do Chrome. A instalação desta aplicação leva à infiltração de um perigoso vírus encriptador de ficheiros.

Outra coisa que é normalmente feita pelo vírus Facebook Message é a contínua distribuição de si mesmo através da conta de Facebook da vítima. Poderá perguntar porque é que os golpistas criam estes vírus. Foi revelado que o vírus ajuda a roubar informação pessoal, como log-ins, dados bancários e palavras-passe, e controla a máquina.

O vírus Facebook Messenger 2017 continuou o trabalho das variantes anteriores. As vítimas recebem uma falso atalho do YouTube dos seus contactos. Assim que a pessoa clica no mesmo, o vírus redireciona para um falso website que parece idêntico ao Facebook. Aqui é pedido às pessoas que insiram os seus detalhes de log-in. A conta da vítima é assim apoderada pelos hackers e a mensagem maliciosa é encaminhada para toda a lista de contactos da vítima.

Todavia, se clicou num atalho malicioso, deve remover o vírus Facebook Message imediatamente e alterar a palavra-passe da sua conta. Se não consegue configurar uma nova palavra-passe deve reportar sobre a conta de Facebook pirateada através do Centro de Apoio. Deve também alterar as palavras-passe de outras contas, especialmente se utilizar a mesma.

Para a remoção do Facebook Message sugerimos que use o Reimage. Este anti-malware irá encontrar todas as componentes maliciosas no sistema e elimina-as totalmente.

Atualizado a 25 de Agosto de 2017. Foi detetada uma nova onda do vírus malicioso. Desta vez os golpistas estão a distribuir o atalho encurtado bit.ly com uma breve nota “[nome do destinatário] Vídeo.” Assim que se clica no mesmo, o atalho redireciona a vítima para uma página Google Doc que contém uma imagem que foi tirada automaticamente da página de Facebook da vítima.

A imagem parece-se com um filme, portanto é provável que a vítima clique no botão play para iniciá-lo. Infelizmente o vírus redireciona a vítima para websites que determinam o tipo de navegador da vítima, geolocalização e outros detalhes.

Dependendo no sistema operativo da vítima, outro redirecionamento ocorre. O Kaspersky relata que os utilizadores do Firefox são redirecionados para um site que oferece uma falsa atualização do Flash Player, enquanto que os utilizadores do Chrome recebem um alerta para instalar uma extensão maliciosa. As pessoas que usam Safari no Mac irão receber uma sugestão para instalar “a mais recente versão do Media Player.”

Após instalar o malware, a conta do utilizador pode ser comprometida e começar a enviar o atalho do vírus para todos os amigos automaticamente. No entanto, não é ainda claro como se propaga o vírus. Os ofensores poderão estar a usar ataques cliquejacking ou software de espionagem para roubar os detalhes de log-in das vítimas.

Vítimas do vírus aceleram a distribuição do vírus

O vírus pode facilmente infetar o seu computador com o auxílio da mensagem infetada que aparece no chat pessoa-para-pessoa. Normalmente oferece que veja uma “imagem chocante” ou “vídeo excitante”. Muitos utilizadores desta rede social foram enganados por este esquema porque esta mensagem parece ter sido enviada por um dos contactos das vítimas.

Assim que uma pessoa clica no atalho infetado, o vírus entra no sistema. A mesma mensagem é normalmente propagada para a lista de contactos da vítima enganando outros utilizadores. Assim sendo, é uma reação em cadeia praticamente impossível de parar.

Queremos relembrar que a única forma de proteger o seu PC, conta de Facebook e detalhes pessoais é não clicando em atalhos suspeitos enviados pelos seus amigos, colegas ou membros familiares. Se suspeita que o conteúdo da mensagem parece suspeito, deve perguntar ao seu amigo se este atalho ou ficheiro é seguro.

Tenha em mente que os ciber-criminosos tendem a responder às vítimas. Porém, se conhece a pessoa, não será difícil identificar que está a falar com uma pessoa diferente. Caso contrário, deve perguntar-se se uma pessoa com a qual já não fala há anos quer realmente partilhar um vídeo ou imagem consigo. Muito provavelmente, não quer.

Remover o vírus Facebook Message do dispositivo

Não obstante, vírus no Facebook parece-se com spam; deve ainda assim verificar o estado do seu computador. Efetuar um scan ao computador com um programa anti-malware é especialmente recomendado se clicou num atalho suspeito ou descarregou conteúdo desconhecido.

De forma a remover o vírus Facebook Message, sugerimos que efetue um scan ao computador com Reimage, Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus ou Malwarebytes Anti Malware. Pode usar outro software de segurança. Contudo, não se deve esquecer de atualizar o seu programa preferido.

Outro importante passo para a remoção do vírus Facebook Messenger é alterar a palavra-passe do seu Facebook. Se os hacker tomaram o controlo da sua conta poderão obter as credenciais para o e-mail, banco e outras contas. Portanto, de forma a proteger a sua privacidade, deve ter uma palavra-passe forte. Tenha em mente que uma boa palavra-passe:

  • tem pelo menos 12 caracteres;
  • tem números;
  • tem letras maiúsculas e minúsculas;
  • tem símbolos (se permitido);
  • não tem o seu nome, apelido ou outra informação pessoal incluída;
  • não é uma palavra do dicionário
Nós pode ser ligados com qualquer produto que recomendamos no site. Divulgação em nosso acordo de utilização completa. Ao baixar qualquer software Anti-spyware fornecido para remover Vírus Facebook Messenger concorda com a nossa Política de privacidade e acordo de utilização..
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com OS X
O que fazer se falhou?
Se falhou na remoção da infeção utilizando o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é recomendada para desinstalar o Vírus Facebook Messenger. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.
Impressões de em Reimage
Impressões de em Reimage

Sobre o autor

Lucia Danes
Lucia Danes - Pesquisador de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-facebook-message-virus.html

Guias de remoção em outras línguas