O que é sniffers e como remove-lo

Linas Kiguolis - - atualizado | Digite: Sniffers
12

Um sniffer (também conhecido como analisador de rede, analisador de pacote ou analisador de protocolo) é um programa informático utilizado para monitorizar e analisar tráfego de rede transmitido de uma localização de rede para outra. Um sniffer captura cada pacote de informação, descodifica-o e dá ao seu dono a possibilidade de visualizar o seu conteúdo. Se um sniffer é usado por uma pessoa confiável, não é considerada uma aplicação perigosa por ser usada para resolução de problemas e monitorização ou deteção de tentativas de intrusão de rede. No entanto, os sniffers podem ser também utilizados por pessoas maliciosas que procuram roubar informação sensível dos utilizadores que é transmitida por uma rede. Esta informação pode ser muito diferente. Pode incluir os nomes de login das vítimas, palavras-passes, detalhes de conta bancária, números de cartão de crédito, detalhes de identificação e outra informação valiosa que pode ser utilizada para atividades perigosas.

Um sniffer pode ser instalado em qualquer computador ligado a uma rede local. Muitas vezes não precisa necessariamente de correr no sistema afetado. Pode esconder-se facilmente no PC de um hacker e ajudá-lo a roubar a informação necessária. Esta tecnologia requer também uma pessoa entre o remetente e o destinatário do pacote. Todavia, um sniffer pode ser também instalado num computador comprometido para intercetar o tráfego de rede e causar outras actividades. Um sniffer pode também ser um dispositivo físico, normalmente um router específico com capacidades de sniffing. Funciona da mesma forma que os sniffers típicos mas a sua deteção pode ser ainda mais complicada.

Para sumariar, os sniffers estão divididos em aplicações legítimas e ferramentas programadas por hackers especialmente para roubar informação pessoal e outras actividades. Ambos, sniffers legítimos e maliciosos, são considerados programas muito semelhantes que podem ser utilizados para o mesmo propósito. A única diferença é que os sniffers maliciosos são muitas vezes ferramentas especializadas com características anormais.

A atividade do Sniffer no sistema e as suas consequências:

Um sniffer não procurar infetar o sistema com outras ameaças. Também não pode causar nenhuns problemas de desempenhos ou estabilidade ou representar um perigo sério à informação contida no seu computador. Não obstante, uma versão maliciosa de um sniffer pode facilmente causar atividades graves relacionadas com privacidade. Este programa não requer muitos recursos de sistema e não possui graphical user interface (GUI), sendo muito difícil de detetar. Aquando dentro do computador, pode ser utilizado por hackers para violar a privacidade da vítima. O seu rastreamento pode realizar-se durante meses ou mesmo anos até ser notado. Durante todo este tempo, um sniffer é utilizado para providenciar ao atacante toda a informação de que necessita. Este(a) será capaz de encontrar palavras-passe, contactos, informação identificativa, números de cartão de crédito e muito mais. Toda esta informação pode ser utilizada para entrar no sistema, roubar ou divulgar informação confidencial do utilizador.

Para resumir, estes são as atividades mais importantes necessárias para que os programadores de sniffer atingam os seus objetivos:

  • Monitorizar a utilização de rede do utilizador e filtrar pacotes definidos.
  • Capturar todos os pacotes de rede transmitidos de uma localização de rede para outra.
  • Logar informação encontrada em pacotes capturadas e guardá-las num ficheiro.
  • Deixar o atacante analisar a informação logada para descobrir nomes de login, palavras-passes, números de cartão de crédito e outra informação valiosa.

Métodos utilizados para infiltração de computadores:

Os sniffers não são vírus e, assim sendo, não se podem propagar sozinhos e têm de ser controlados por certas pessoas. Podem ser instalados como qualquer outro software com ou sem o consentimento do utilizador. Existem duas maneiras principais de sniffers não solicitados entrarem no sistema.

  • Um sniffer legítimo pode ser instalado manualmente pelo administrador de sistema ou qualquer outro utilizador com privilégios suficientes para a instalação de software. Um hacker pode entrar no sistema e instalar o seu próprio sniffer malicioso. Em ambos os casos uma ameaça à privacidade é instalada sem o conhecimento ou consentimento do utilizador afetado.
  • Sniffers maliciosos são muitas vezes instalados por outros parasitas como vírus, trojans, backdoors ou worms. Entram no sistema sem o conhecimento do utilizador e afetam todos aqueles que usam um computador comprometido. Estes sniffers não têm nenhumas funções de desinstalação e podem ser controlados apenas pelos seus autores ou atacantes.

Exemplos de Sniffers:

Sniffers são considerados aplicações raras preenchidas com praticamente a mesma funcionalidade. Os exemplos seguintes ilustram atividades típica de software sniffer:

Ethereal. Este é um pacote popular de software sniffer, considerado legítimo. A tarefa principal deste grupo de programas é resolver várias tarefas e monitorizar alterações. Estes pacotes de sniffers oferece um graphical user interface, filtros de exibição eficientes e ferramentas de edição de pacote integrado. O Ethereal guarda informação recolhida num ficheiro e oferece ao utilizador a possibilidade de analisá-la mais tarde. Atualmente, esta aplicação suporta mais de 800 diferentes protocolos de rede e funciona em quase todas as redes e sistemas operativas.

BUTTSniffer é um programa sniffer programado inteiramente para propósitos maliciosos. Suporta múltiplos protocolos de rede, permite filtrar informação sniffed e guarda-a num ficheiro. O BUTTSniffer pode trabalhar como uma aplicação independente ou plug-in para alguns parasitas, tal como a famosa ferramenta de administração remota (RAT) Back Orifice e ameaças semelhantes.

Remover um sniffer e as suas componentes do sistema:

Pode procurar sniffers maliciosos no seu computador com anti-spyware renovável. Nesta fase, existem vários programas capazes de encontrar sniffers, como o Reimage ou Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus. Porém, deverá lembrar-se sempre de que grande parte dos sniffers nada têm em comum com o malware. Isso significa que não podem ser detetados com software anti-malware e podem ser desinstalados manualmente. Neste caso, os utilizadores podem encontrar problemas pois nem todos os sniffers têm desinstalação funcional.

Se está a ter problemas com a remoção de software sniffer, pode sempre enviar a sua questão para os peritos em segurança 2-Spyware.com e pedir-lhes auxílio. Pode fazê-lo na página Ask Us, que liga utilizadores de PC e outras pessoas que precisam de ajuda com os mais avançados especialistas informáticos.

Nós pode ser ligados com qualquer produto que recomendamos no site. Divulgação em nosso acordo de utilização completa.
Ao baixar qualquer software Anti-spyware fornecido concorda com a nossa Política de privacidade e acordo de utilização..
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com OS X

O que fazer se falhou?
Se falhou na remoção da infeção utilizando o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é recomendado desinstalar software. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.
Impressões de em Reimage
Impressões de em Reimage

Últimos Vírus Adicionados à Base de Dados

Base de dados de Sniffers

Fevereiro 22, 2017

Vírus ransomware HakunaMatata

Vírus HakunaMatata: nome divertido esconde ameaça cibernética perigosa O vírus HakunaMatata é um novo malware encriptador de ficheiros que utiliza uma frase popular de “O Rei Leão”. Leia mais
Fevereiro 20, 2017

Vírus de Facebook “A sua página será despublicada"

Vírus de Facebook “a sua página será despublicada” obtém detalhes de login para piratear a sua conta de dere social O vírus de “A sua página será despublicada” é um novo tipo de esquema que circula hoje em dia no Facebook. Leia mais
Fevereiro 13, 2017

Vírus ransomware Sage 2.0

As características do ransomware Sage 2.0: O vírus Sage 2.0 é um descendente do vírus ransomware Sage que evoluiu inicialmente a partir da família do vírus CryLocker. Leia mais
Fevereiro 13, 2017

Vírus ransomware Spora

Ransomware Spora visa utilizadores de PC por todo o mundo Parece que o vírus Spora está prestes a ser o próximo grande jogador no mundo ransomware. Leia mais
Fevereiro 13, 2017

Vírus ransomware Sage

Ransomware Sage providencia uma interface amiga do utilizador O vírus Sage lembra-nos o ransomware Cerber, que providencia um website de pagamento pessoal informativo e bem organizado para cada vítima. Leia mais
Fevereiro 09, 2017

Vírus Luckypageing123.com

Luckypageing123 no seu navegador? Porque não deve considerar-se sortudo O vírus Luckypageing123.com é um programa potencialmente indesejado que possui todas as características de uma infeção sequestradora de browser. Leia mais
Fevereiro 08, 2017

Vírus DNSMystic

Porque está o meu computador lento e porque vejo tantos anúncios do DNSMystic no meu ecrã diariamente? Leia mais
Fevereiro 08, 2017

Vírus ransomware Satan

Kit ransomware Satan disponível na deep web: esperado aumento do número de ataques O vírus Satan é um daqueles vírus ransomware que são do tipo Ransomware-como-serviço. Leia mais
Fevereiro 06, 2017

Vírus ransomware Red Cerber

O Red Cerber continua a espalhar o pânico entre os internautas O vírus Red Cerber é o mais recente exemplo do famoso ransomware Cerber que causou estragos durante todo o ano 2016. Leia mais
Janeiro 26, 2017

Vírus ransomware Kraken

Breve análise ao vírus ransomware Kraken O vírus Kraken é um malware encriptador de ficheiros que visa os tipos de ficheiro mais populares e torna o ataque ainda mais doloroso para as vítimas. Leia mais
Janeiro 18, 2017

Vírus ransomware ODCODC

O que sabemos sobre o vírus ODCODC? Recentemente, especialistas em segurança anunciaram que descobriram uma nova variante do ransomware ODCODC que é um típico vírus de encriptação de ficheiros. Leia mais
Janeiro 11, 2017

Vírus MaskSearch.com

Aspetos a considerar antes de utilizar o MaskSearch.com Utilizadores do Google Chrome que estejam à procura de um novo motor de pesquisa poderão encontrar o vírus MaskSearch.com. Leia mais
Janeiro 09, 2017

Super PC Cleaner

Como pode o Super PC Cleaner violar o seu computador? O vírus Super PC Cleaner não é uma infeção cibernética típica, nem sequer um verdadeiro vírus. Leia mais

Informações atualizadas: 2016-11-08

Ler noutras linguagens

Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook