Remover Ykcol vírus (Guia remoção) - Instruções para remoção de vírus
Guia de remoção de virus Ykcol
O que é Vírus ransomware Ykcol?
O Locky é de momento distribuído como vírus ransomware Ykcol – proteja o seu computador agora!
O ransomware Ykcol é a mais recente força do famoso ransomware Locky. Segue-se às versões previamente lançadas Lukitus e Diablo6 e usa uma combinação das cifras RSA-2048 e AES-128 para bloquear os ficheiros das vítimas. O vírus anexa a extensão de ficheiro .ykcol a cada ficheiro encriptado e deixa os ficheiro ykcol.bmp e ykcol.htm no ambiente de trabalho.
Os programadores do Locky escolheram o novo nome para o ransomware simplesmente revertendo o nome do vírus inicial. O software malicioso está de momento a ser forçado através de spam malicioso que exibe um anexo comprometido contendo um guião que descarrega e executa o vírus Ykcol no sistema.
Após sequestrar o sistema, o vírus malicioso deixa os ficheiros acima mencionados que funcionam como notas de resgate. O ficheiro BMP será definido como fundo do ambiente de trabalho enquanto o ficheiro HTM abre através do navegador de rede e providencia atalhos levando à página de pagamento pessoal do utilizador (acessível somente através do navegador Tor). De forma a visualizar conteúdos da página de pagamento pessoal, a vítima tem de descarregar o navegador acima mencionado e entrar no website .onion através do mesmo.
A página de pagamento na rede Tor apresenta o “Locky decryptor” que é a ferramenta de desencriptação oferecida pelos autores do ransomware. Enquanto as versões anteriores do vírus costumavam exigir meia Bitcoin para libertar todos os ficheiros, o malware Ykcol pede 0.25 Bitcoin.
Todavia, uma vez que o valor da Bitcoin tem vindo a aumentar, este montante é agora de aproximadamente 1000 dólares americanos, que é um preço alto para desencriptação de dados.
Peritos em segurança cibernética recomendam que ignore as exigências dos criminosos e que use métodos de recuperação de dados disponíveis ao invés de pagar aos ciber-criminosos. De momento não existem notícias relativamente a tentativas de recuperação de dados bem-sucedidas, portanto o único método de restauração de dados eficiente é usar uma cópia de segurança.
O vírus Ykcol é o novo nome do famoso ransomware Locky. O vírus simplesmente usa o seu nome revertido para marcar ficheiros encriptados.
A NoVirus.uk recomenda vivamente que remova o vírus Ykcol do seu computador o quanto antes. A recuperação após um ataque ransomware requer tempo e de forma a usar o seu PC de forma segura novamente tem de livrar-se do malware antes de fazer qualquer outra coisa. Use um programa confiável como o FortectIntego ou Malwarebytes para limpar o seu PC. Adicionalmente terá de reiniciar o seu PC no Modo de Segurança com Rede para eliminar a nova versão do Locky.
Inicie a remoção do Ykcol lendo as direções providenciadas abaixo do artigo. Assim que aprender como preparar o seu PC para esta tarefa deve removê-lo imediatamente. Assim que o seu PC está num modo de segurança para a remoção do malware, corra um software anti-malware para encontrar os ficheiros maliciosos e eliminá-los. Gostaríamos também de recordar para atualizar o seu software de segurança antes de efetuar um scan ao seu PC para encontrar malware.
Métodos de distribuição utilizados atualmente que propagam o ransomware Locky
Todas as variantes do Locky são normalmente distribuídas através de spam de e-mail e o vírus Ykcol não é exceção. A mais recente variante do ransomware está a ser forçado através de uma campanha malspam que exibe falsos anexos 7Zip com um ficheiro .vbs. Os e-mails maliciosos são mais uma vez baseados no tema de falsa fatura. Os e-mails com anexos maliciosos irão pedir gentilmente à vítima que reveja a “fatura anexa” e que informe o remetente sobre o estado da mesma.
O anexo comprometido é nomeado com um conjunto de carateres aleatórios e contém um ficheiro VBS que, uma vez aberto, conecta-se a um dos servidores remotos e descarrega a carga útil Locky dos mesmos. Seguindo uma descarga bem-sucedida do ransomware, o ficheiro VBS corre o mesmo. Como consequência, a vítima perde todos os seus ficheiros imediatamente e enfrenta as notas de resgate deixadas pelos ciber-criminosos.
Os autores desta ferramenta virtual de extorsão têm usado uma variedade de diferentes técnicas de distribuição de malware, mas até agora parece que phishing e spam malicioso é o combo perambular que usam para enganar as vítimas. Os programadores do Locky raramente alteram as táticas de distribuição pois até agora parece que os seus métodos estão a funcionar bastante bem.
Remova o vírus Ykcol imediatamente
No caso da mais recente versão do Locky ter atacado o seu PC e comprometido os seus ficheiros, a primeira coisa que tem de fazer é remover o vírus Ykcol do sistema. Infelizmente, o software malicioso pode recusar-se a sair do seu computador tão facilmente, portanto terá de usar programas desenvolvidas por peritos IT para identificá-lo e matá-lo.
A remoção do Ykcol poderá ser complicada porque este software malicioso visa evitar a deteção usando técnicas de ofuscação profissionais. No entanto, se o seu software de segurança não conseguiu impedir que encriptasse os seus ficheiros, tem de atualizá-lo e remover os restos do malware Locky imediatamente. Isto irá proteger o seu computador de atividade ilegais que o vírus possa estar a tentar implementar.
Guia de remoção manual de virus Ykcol
Remoção manual de Ykcol ransomware
Quando infetado pelo Locky, tem de agir rápido. A primeira coisa que tem de fazer para remover o vírus de extensão de ficheiro Ykcol do seu PC é preparar o seu PC para a remoção de malware e depois eliminar restos de ransomware usando software profissional de remoção de malware.
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover Ykcol usando System Restore
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
- Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
- quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
- Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
- Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
- Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Ykcol. Após fazer isso, clique em Next.
- Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
Bonus: Recuperar os seus dados
O guia acima tem como objectivo remover Ykcol do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurançaSe os seus dados foram danificados pelo ransomware Ykcol, deve ver a extensão de ficheiro .ykcol anexa aos seus nomes. Estes ficheiros não podem ser recuperados sem terem uma cópia de segurança, embora os peritos em segurança cibernética recomendem sempre que tente opções de recuperação de dados alternativas que estão listadas abaixo.
Se os seus ficheiros estão encriptados por Ykcol, pode usar diversos metodos para os recuperar
Reverta o dano usando o Data Recovery Pro
Pode tentar reverter o dano infligido pelo ransomware Ykcol usando o software de recuperação de dados Data Recovery Pro. Adicionámos instruções simples sobre como usar esta ferramenta para tentar restaurar alguns ficheiros encriptados. NOTA. Infelizmente NÃO existe garantia de que este software ajudará a recuperar todos os seus registos. Considerando a sofisticação do ransomware que encriptou os seus ficheiros, este software de recuperação de dados poderá ser impotente.
- Data Recovery Pro de descargas;
- Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
- Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Ykcol ransomware;
- Repare-os
Ferramenta Locky decryption
Todos os peritos em segurança aconselham a não pagar o resgate aos ciber-criminosos. Primeiro que tudo, pedem uma enorme quantidade de dinheiro, depois, as hipóteses de restaurar ficheiros são baixas de qualquer forma. Não existe garantia que os golpistas ajudarão a recuperar os seus ficheiros. Além disso, acreditamos que pagar o resgate a extorsionistas motiva-os a continuar as suas atividades, e é por isso que não recomendamos que pague.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Ykcol e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.