Como desativar macros no Windows e Mac OS X?

Gabriel E. Hall de escrito por... - -

Como desativar a macros no Windows e Mac OS X?

O ransomware é definitivamente uma das infeções cibernéticas mais temidas de hoje em dia. Os seus ataques podem ser muito destrutivos e resultar em perda de dados, exposição pública de dados sensíveis ou perda financeira, apenas para nomear alguns.

De acordo com as estatísticas, durante 2017 aproximadamente 50 por cento das organizações foram visadas por alguma forma de vírus bloqueadores de ficheiros, para não mencionar milhões de utilizadores de computador infetados em casa. Assim, peritos em segurança cibernética urgem instituições e utilizadores privados a tomar precauções apropriados para proteger os seus dados e prevenir potenciais ataques.

Criar cópias de segurança dos dados é indubitavelmente a forma mais garantida de manter a informação valiosa segura e assegurar a sua fácil recuperação após alguma infiltração inesperada. Mas então e a prevenção de ransomware? É realmente possível combater estes vírus?

Infelizmente, não existe uma receita 100% eficaz que nos permita totalmente ativos na rede e, ao mesmo tempo, estar confiantes sobre a nossa segurança. Não obstante, existem algumas coisas que podem fazer para diminuir o risco de ataque ransomware. Escusado será dizer, deve manter sempre o seu software e sistema operativo atualizados e obter um software de proteção de vírus para providenciar-lhe apoio em tempo real.

Embora a maioria dos utilizadores tratem dos passos previamente mencionados, alguns esquecem-se que 59% do ransomware propagado através de anexos de e-mail que transportam documentos Word infetados programados para executar ataques baseados em macro.

Macros é uma função que permite automatizar várias tarefas através de séries de comandos predeterminados. Infelizmente, os hackers adaptam este guião para implantar malware nos computadores visados. A maioria do ransomware não será capaz de iniciar a não ser que a Macros seja ativada.

Assim, é aconselhável manter estas funções desativadas por defeito. Tenha em mente que o OS X também partilha esta função, portanto se for um utilizador de Mac, não se esqueça de desligar também no seu dispositivo! Abaixo irá saber como desativar a Macros no Windows e Mac OS X.

Desativar as Macros no Windows:

  1. Abra o documento de Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, etc.) e vá para o separador Ficheiro;                          
  2. Quando o menu suspenso aparecer, selecione Opções;                                               Disable Macros on Windows. Step 2
  3. Localize o Centro de Confiança e clique nele. Agora clique no botão Definições de Trust Center;Disable Macros on Windows. Step 3
  4. Vá às Definições de Macros e, aí, escolha uma das duas opções do topo desativar todas as Macros. Clique OK para guardar as alterações;
    Disable Macros on Windows. Step 4
  5. Reboot your PC.

Desativar Macros no Mac OS X:

Nas versões Mac OS X de 2016 para a frente, as Macros são normalmente desativadas por defeito, portanto não tem de se preocupar em desligá-las. Não obstante, pode ainda verificar se está tudo em ordem seguindo estes passos:

  1. Abra o documento Microsoft Office no seu Mac;
  2. Clique no título da aplicação (Word no exemplo)que irá ver na barra de menu acima, junto ao ícone da Apple. Quando o menu suspenso aparecer, vá a Preferências;Disable Macros on Mac OS X. Step 1
  3. Quando a nova janela aparecer, navegue para Definições Pessoais e selecione Segurança & Privacidade;Disable Macros on Mac OS X. Step 2
  4. Numa nova janela, certifique-se que a caixa de opção junto a Aviso antes de abrir um ficheiro que contenha macros é marcada;
    Disable Macros on Mac OS X. Step 3

Esperamos que estas instruções ajudem a adicionar aquela tão necessária camada de proteção ao seu dispositivo e reduzam o risco de infiltração de ransomware.

Sobre o autor

Gabriel E. Hall
Gabriel E. Hall - Apaixonada investigadora de vírus

Gabriel E. Hall é um apaixonado investigador de malware que tem trabalhado para o semvirus.pt há quase uma década.

Contato do Gabriel E. Hall
Sobre a empresa Esolutions

Ler noutras linguagens


Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook