Escala de gravidade:  
  (99/100)

Vírus ransomware Lukitus. Como remover ? (Guia de desinstalação)

Jake Doevan de escrito por... - - | Digite: Ransomware
12

Lukitus continua tarefas maliciosas do vírus Locky

The picture of Lukitus ransomware virus

O Lukitus é uma nova variante do vírus Locky que foi detetado a propagar-se através de e-mails spam em Agosto de 2017. Este vírus do tipo ransomware usa as cifras RSA-2048 e AES-128 para encriptar ficheiros visados e bloqueia-os com a extensão de ficheiro .lukitus. Depois instala dois novos ficheiros – lukitus.htm e lukitus.bmp que informam sobre a única opção dispendiosa de recuperação de dados: a necessidade de comprar o desencriptador do Locky.

O vírus Lukitus não só encripta ficheiros como também os renomeia. Tal como há algumas semanas atrás surgiu a versão Diablo6, a recente ameaça cibernética segue o mesmo esquema para alterar nomes de ficheiros. O nome do ficheiro corrompido inclui números do ID da vítima e caracteres aleatórios:

[primeiros 8 caracteres do ID]-[próximos 4 caracteres do ID]-[próximos 4 caracteres do ID]-[4 caracteres]-[12 caracteres].lukitus

Quando os dados visados estão bloqueados com uma forte cifra, o ransomware Lukitus substitui a imagem do ambiente de trabalho do computador por um ficheiro lukitus.bmp. O novo fundo de ecrã inclui uma mensagem curta mas ameaçadora dos criminosos cibernéticos. As vítimas são informadas sobre a encriptados e são incitadas a visitar lukitus.htm para mais informação sobre a recuperação dos dados.

O ficheiro HTM inclui o número ID da vítima e nota que a única forma de desencriptar os ficheiros é comprando o Locky Decryptor por 0.49 Bitcoins. Todavia é uma enorme soma de dinheiro que equivale a cerca de $2.000. Não recomendamos que pague porque pode levar apenas à perda de dinheiro.

Tal como outras variantes do Locky, o Lukitus usa o mesmo modelo de resgate e website de pagamento. Isso prova que os ciber-criminosos por detrás deste programa malicioso são consistentes no seu trabalho.

Infelizmente, a remoção do Lukitus não ajudará a recuperar os ficheiros corrompidos. Nem o Locky nem as suas variantes são desencriptáveis. No entanto, a eliminação do cripto-malware é necessária porque este programa malicioso efetua alterações de sistema críticas e poderá colocar os seus dados ou privacidade em risco.

Assim sendo, assim que souber do ataque, tem de obter software de segurança confiável e remover o Lukitus do PC. Para essa tarefa, sugerimos que use o Reimage ou Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus.

E-mails de spam maliciosos continuam a propagar vírus perigosos

De acordo com o investigador de malware Rommel Joven, os programadores do Locky permanecem fiéis ao método tradicional de distribuição de ransomware: e-mail spam maliciosos. A campanha malspam que propaga o Lukitus inclui anexos ZIP ou RAR com um ficheiro JS. Assim que o utilizador abre este perigoso arquivo, o malware executável é deixado no sistema.

E-mails que trazem este cripto-malware têm duas linhas de assunto:

  • < Sem Assunto >
  • E-mailing – CSI-034183_MB_S_7727518b6bab2

O conteúdo da mensagem pede gentilmente que abra o documento anexo devido a uma data específica. Porém, queremos apontar que se não espera receber quaisquer ficheiros ou documentos, nunca deve abrir e-mails desconhecidos.

O nome “Lukitus” significa “Locky” em Finlandês. Contudo, não significa que esta variante vise somente utilizadores de computador na Finlândia. Os e-mails maliciosos estão escritos em Inglês e podem ser entregues em qualquer caixa de entrada em todo o mundo.

Antes de abrir quaisquer ficheiros recebidos ou os atalhos no e-mail, deve:

  • verifique duplamente a informação sobre o remetente;
  • efetue um scan aos anexos com ferramentas de segurança de forma a garantir que não estão infetados;
  • procure erros gramaticais ou ortográficos que possam revelar criminosos cibernéticos.

Para a proteção de ransomware deve também manter todos os ficheiros instalados no seu PC atualizados, evitar clicar em conteúdo suspeito ou visitar sites de alto risco e instalar um antivírus profissional. Claro que as cópias de segurança dos dados são obrigatórias!

Instruções para a eliminação do ransomware Lukitus

A remoção do Lukitus deve ser efetuada usando software de segurança reputado. A eliminação automática garante que todos os ficheiros e processos maliciosos são parados e eliminados sem danificar o sitema. Os vírus ransomware são complicados, portanto tentativas de desinstalar componentes maliciosas manualmente podem terminar com dano irreparável do sistema.

Se está a procurar uma ferramenta para remover o Lukitus do PC, sugerimos que escolha um deste programas: Reimage, Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus ou Malwarebytes Anti Malware. Todavia, o malware poderá impedir a instalação ou acesso a ferramentas de segurança. Portanto poderá necessitar de reiniciar o computador no Modo de Segurança com Rede como mostrado abaixo.

Nós pode ser ligados com qualquer produto que recomendamos no site. Divulgação em nosso acordo de utilização completa. Ao baixar qualquer software Anti-spyware fornecido para remover Vírus ransomware Lukitus concorda com a nossa Política de privacidade e acordo de utilização..
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com OS X
O que fazer se falhou?
Se falhou na remoção da infeção utilizando o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é recomendada para desinstalar o Vírus ransomware Lukitus. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.

Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.
Impressões de em Reimage
Impressões de em Reimage

Guia de remoção manual de virus Lukitus:

remover Lukitus usando Safe Mode with Networking

Reimage é uma ferramenta para detectar o malware.
Você vai precisar para comprar versão completa para remover as infecções.
Mais informações sobre Reimage.

Se não conseguir correr software de segurança para remover o vírus ransomware Lukitus do PC, siga estes passos para desativar o vírus primeiro:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o Lukitus

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download Reimage ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa Lukitus extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover Lukitus usando System Restore

Reimage é uma ferramenta para detectar o malware.
Você vai precisar para comprar versão completa para remover as infecções.
Mais informações sobre Reimage.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Lukitus. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com Reimage e certifique-se de que Lukitus a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Lukitus do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Se os seus ficheiros estão encriptados por Lukitus, pode usar diversos metodos para os recuperar

Data Recovery Pro – forma alternativa de restaurar ficheiros corrompidos

Esta ferramenta poderá ser útil após o ataque ransomware. Não podemos prometer que possa recuperar todos os ficheiros coma extensão .lukitus. No entanto, poderá ser capaz de restaurar alguns deles com o auxílio deste software.

  • Download Data Recovery Pro (https://semvirus.pt/download/data-recovery-pro-setup.exe);
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Lukitus ransomware;
  • Repare-os

Função Windows Previous Versions

Se a Restauração de Sistema foi permitida antes do ataque ransomware, este método poderá ajudar a copiar ficheiros individuais gravados antes da infiltração do ransomware:

  • Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
  • Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
  • Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.

Tirar vantagem do ShadowExplorer

Se tiver sorte e esta variante do Locky não eliminou as Cópia de Volume Sombra, esta ferramenta pode ajudar a recuperar os ficheiros corrompidos:

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

Lukitus decryptor não está disponível.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Lukitus e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como Reimage, Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus ou Malwarebytes Anti Malware

Sobre o autor

Jake Doevan
Jake Doevan - A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo com vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-lukitus-ransomware-virus.html

Guias de remoção em outras línguas