Remover Diablo6 vírus (Guia remoção) - Métodos de Desencriptação Incluídos

Guia de remoção de virus Diablo6

O que é Vírus ransomware Diablo6?

Vírus Diablo6 revela a sua outra campanha de malspam

Vírus ransomware Diablo6

O vírus Diablo6 opera como a última versão do famoso ransomware Locky. Codifica os dados no computador da vítima usando uma combinação das cifras de cartografia RSA-2048 e AES-128 e anexa a extensão de ficheiro .diablo6 a cada ficheiro. Assim que o procedimento está terminado, os dados tornam-se ilegíveis. Finalmente, o malware cria uma nota de resgate chamada diablo6.htm e substitui o fundo da ambiente de trabalho com a imagem diablo6.bmp. Note que este cripto-ransomware malicioso não está relacionado com o jogo Diablo de forma alguma embora os autores pareçam ser fãs do mesmo.

A ameaça virtual chega na forma de um anexo de e-mail .ZIP que contém um descarregador VBS. Depois conecta-se a um dos domínios maliciosos, descarrega e executa o ransomware Locky Diablo.

Durante a encriptação o vírus Locky renomeia cada ficheiro trocando o seu nome original com um conjunto de caracteres. O novo nome do ficheiro é criado usando o seguinte padrão: [8 primeiros caracteres do ID da vítima]-[seguintes 4 caracteres do ID]-seguintes 4 caracteres do ID]-[4 caracteres aleatórios]-[12 caracteres aleatórios].diablo6.

Assim que a encriptação dos dados está terminada, o vírus inicia imediatamente a nota de resgate usando o navegador padrão da vítima. A nota de resgate começa com uma explicação direta sobre o que se passou:

!!! INFORMAÇÃO IMPORTANTE !!!!
Todos os seus ficheiros estão encriptados com as cifras RSA-2048 e AES-128.

O vírus incita a vítima a instalar o navegador Tor e a visitar um website .onion para aceder à página Locky Decryptor. O preço da ferramenta de desencriptação Diablo6 é de 0.5 Bitcoin, ou seja, aproximadamente 1642 dólares americanos.

De momento, não existem formas de desencriptar ficheiros encriptados por este vírus perigoso. Relativamente à sua sofisticação, é muito semelhante ao Cerber. Apesar disso, não significa que tem de pagar o resgate. Pagar o resgate também não garante a recuperação dos dados. A possibilidade de ser enganado(a) é alta. Além disso, obedecer às exigências dos extorcionistas simplesmente motiva-os a criar ainda mais malware.

Se os seus ficheiros foram corrompidos pela versão mais recente do ransomware Locky, remova o Diablo6 usando FortectIntego ou Malwarebytes. O seu computador deve estar no Modo de Segurança com Rede de forma a completar a remoção com sucesso.

Após completar a remoção do Diablo6, use a cópia de segurança dos seus dados para restaurar os ficheiros danificados. Muitas pessoas não têm cópias de segurança dos dados, portanto se é um(a) dele(a)s, poderá ser impossível restaurar os seus registos. Tente pensar em formas em que pudesse encontrar cópias de dados intactas (USB's, CD's, e-mail ou noutro lado) e transfira-as para o seu computador após eliminar o vírus. Pode encontrar opções alternativas de recuperação dos dados abaixo do artigo.

Vírus Locky Diablo6O Diablo6 é a nova versão do ransomware Locky que anexa a extensão .diablo6 aos ficheiros encriptados. O vírus exige um resgate de 0.5 Bitcoin.

O ransowmare agora altera para ficheiros.docm

A variante Locky Diablo6 é distribuída através de uma campanha malspam que entrega e-mails com linhas de assunto semelhantes a E [data] (números aleatórios).docx. O e-mail carregado de malware contém um anexo nomeado E [data] (números aleatórios).zip. O corpo da mensagem não tem qualquer explicação e contém apenas três palavras:


Ficheiros anexos. Obrigado

O ficheiro ZIP contém um guião VBS que utiliza a conexão de Internet da vítima para descarregar malware a partir de um domínio comprometido. O guião poderá incluir vários domínios para conectar-se no caso de um deles não responder. O guião está programado para descarregar o ransomware Diablo para a pasta %TEMP% e iniciá-lo imediatamente. Note que as datas do relatório poderão ser mais cedo. Apenas implica que os autores do Locky têm estado a trabalhar diligentemente na nova campanha.

A análise atual revela que a ameaça desvia agora para o seu velho hábito de pescar utilizadores através de ficheiros .docm. Tal como a variação predecessora, que tentava persuadir utilizadores desavisados a abrir o ficheiro .doc infetado e a ativar a macros, o Diablo6 funciona da mesma forma. Todavia, este caso emprega o ficheiro .docm como isco.

Desta vez não existe conteúdo de mensagem exceto a linha de assunto, o .docm infetado disfarçado em IMG_[4 digits].pdf. Se permitir a macros do ficheiro, irá enfrentar severas consequências do malware.

Os perpetradores poliram realmente as suas campanhas de distribuição de malware que agora parecem mais sofisticadas. Porém, apesar do quão elaborados estes e-mails pareçam, note que não ceder à curiosidade e abrir quaisquer anexos recebidos de remetentes desconhecidos.

Por outro lado, se o(a) seu amigo(a) for infetado por uma worm de computador, poderá enviar o atalho corrompido sem querer. Nesse caso, contacte-o(a) diretamente. Se efetuar um scan ao ficheiro, note que os autores do malware aplicam várias técnica de “cloaking” para impedir que o antivírus detete a infeção.

Para se proteger do Locky Diablo, siga as dicas providenciadas:

  • Nunca abra anexos de e-mail enviadas por alguém que não conhece. Se a mensagem parecer vaga ou sombria, nunca clique em atalhos ou ficheiros anexos à mesma;
  • Proteja o sistema do seu computador com software anti-malware. Mantenha-o sempre a funcionar;
  • Dedique algum tempo a criar uma cópia de segurança dos dados. É a única ferramenta eficiente que ajuda a restaurar ficheiros corrompidos após o ataque ransomware;
  • Permita atualizações automáticas de software para ter sempre as mais recentes e seguras versões de software no seu PC.

De acordo com os especialistas, a primeira onda do ransomware atingiu a Alemanha e Estados Unidos. Se for um utilizador de PC falante de Alemão considere visitar DieViren.de para auxílio.

Elimine o vírus Locky Diablo6

O seu computador será protegido apenas se remover o vírus Diablo6 profissionalmente. Permita-nos recordar que está a lidar com um dos mais destrutivos programas do tipo ransomware que poderá ser considerado inferior a outro ransomware – Cerber.

Altera continuamente os seus vetores de ataque e a sua própria estrutura, portanto é melhor designar a remoção do Diablo6 a um programa anti-malware profissional desenvolvido por analistas de malware. Não se esqueça que precisa de atualizar o programa de segurança para a última versão de forma a eliminar o ransomware totalmente. Após eliminar o vírus, comece a testar as técnicas de desencriptação de dados disponíveis.

Oferta
faça agora!
Baixe
Fortect Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Fortect Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Fortect Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Fortect Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Fortect, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus Diablo6

Remoção manual de Diablo6 ransomware

Passo para remover o vírus ransomware Diablo6:

  • Reinicie o seu computador no Modo se Segurança com Rede;
  • Descarregue ou atualize software anti-malware;
  • Corra um scan completo ao sistema para encontrar ficheiros maliciosos e eliminá-los todos de vez.

Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.

Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede

A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança. 

Windows 7 / Vista / XP

  1. Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
  2. Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
  3. Selecione Modo de Segurança com Rede na lista. Remoção manual de Diablo6 ransomware

Windows 10 / Windows 8

  1. Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware
  2. Selecione Atualizações e Segurança.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware
  3. Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
  4. Encontre a secção Arranque Avançado.
  5. Clique em Reiniciar agora.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware
  6. Selecione Resolução de Problemas. Remoção manual de Diablo6 ransomware
  7. Aceda a Opções Avançadas. Remoção manual de Diablo6 ransomware
  8. Selecione Definições de Arranque. Remoção manual de Diablo6 ransomware
  9. Pressione em Reiniciar.
  10. Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede. Remoção manual de Diablo6 ransomware

Passo 2. Encerre processos suspeitos

O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Clique em Mais detalhes.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware
  3. Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
  4. Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware
  5. Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware
  6. Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.

Passo 3. Verifique os programas de Arranque

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Aceda ao separador Arranque.
  3. Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware

Passo 4. Elimine ficheiros do vírus

Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:

  1. Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware
  2. Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
  3. Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:

    Ficheiros Temporários da Internet
    Ficheiros de Programa Transferidos
    Reciclagem
    Ficheiros Temporários

  4. Selecione Limpar ficheiros do sistema.
    Remoção manual de Diablo6 ransomware
  5. Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):

    %AppData%
    %LocalAppData%
    %ProgramData%
    %WinDir%

Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.

remover Diablo6 usando System Restore

Se o método 1 não ajudou a remover o ransomware, tente a segunda opção.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Diablo6. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com FortectIntego e certifique-se de que Diablo6 a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Diablo6 do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

De momento, é impossível recuperar ficheiros encriptados pelo Locky usando quaisquer ferramentas de terceiros. A única solução para o problema é uma cópia de segurança dos dados. Pode tentar restaurar alguns ficheiros usando os seguintes métodos de recuperação dos dados.

Se os seus ficheiros estão encriptados por Diablo6, pode usar diversos metodos para os recuperar

Primeiro método: Corra o Data Recovery Pro

Pode experimentar o Data Recovery Pro para restaurar alguns ficheiros com a extensão de ficheiro .diablo6. A ferramenta poderá falhar na restauração de todos os seus ficheiros: esteja preparado(a) para isso.

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Diablo6 ransomware;
  • Repare-os

Segundo método: Tente recuperar alguns ficheiros usando as Versões Anteriores

Este método funciona apenas se criou um ponto de restauração do sistema no passado. Para recuperar ficheiros individuais, prossiga com as instruções indicadas.

  • Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
  • Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
  • Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.

Terceiro método: Experimente o ShadowExplorer

O ShadowExplorer é uma ferramenta que ajuda a detetar Cópias de Volume Sombra detetáveis e as utiliza para a recuperação de dados. Se o vírus falhou a eliminação do backup VSS, irá ajudar a recuperar os seus ficheiros.

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

Locky Decryptor

Não recomendamos que compre o Locky Decryptor porque é uma ferramenta criada pelos ciber-criminosos. Pode conter ferramenta de espionagem, trojans bancários ou outras formas de malware. Além disso, poderá falhar a restauração dos seus ficheiros. Embora uma ferramenta de desencriptação oficial não tenha ainda sido criada por analistas de malware, não recomendamos que pague o resgate aos ciber-criminosos.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Diablo6 e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Recomendado para você

Não permita que o governo o espie

O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.

É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.

Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Gabriel E. Hall
Gabriel E. Hall - Apaixonada investigadora de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Gabriel E. Hall
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas