Sistema de Ficheiros de Manuais de Referência

Lucia Danes de escrito por... - - atualizado | Digite: Todos

Ficheiro – uma unidade de armazenamento preenchida com informação, dados, definições ou comandos acerca de um programa

O sistema operativo consiste em diversos ficheiros que utilizam uma porção diferente dos seus recursos. Casa sistema operativo é preenchido com milhares de nomes de ficheiros localizados em diferentes locais.

É possível identificar estes ficheiros através das suas extensões (breves complementos que são adicionados na no final dos seus nomes). Independentemente do sistema operativo instalado no seu computador, os ficheiros são organizados com o auxílio de pastas. São armazenados num disco rígido e outros dispositivos de armazenamento. É possível selecionar e modificar o nome da maioria dos seus ficheiros.

Os tipos de ficheiros mais populares são:

  • ficheiros de sistema
  • ficheiros de programas
  • ficheiros de dados
  • ficheiros executáveis
  • ficheiros de texto
  • ficheiros DIRECTORY.

Ficheiros perigosos representam um risco severo para o sistema

Existem dois grupos de ficheiros – inofensivos e maliciosos. Os ficheiros inofensivos são componentes inteiramente fiáveis do sistema, necessários para o funcionamento adequado do PC. Estes encontram-se relacionados com aplicações legítimas, logo não deverá eliminá-los do seu computador. Os ficheiros mais importantes são os ficheiros de sistema. Estes estão criticamente relacionados com o estado funcional normal do computador. É bastante provável que a eliminação ou alteração de tais ficheiros prejudique o funcionamento da sua máquina.

Entretanto, os ficheiros maliciosos representam um verdadeiro perigo para o seu computador. Estes podem diminuir seriamente a velocidade, estabilidade e funcionamento do sistema, porque tendem a consumir imensa memória e espaço do disco rígido. Fique atento, pois é muito difícil de detetar a localização do ficheiro malicioso sem o auxílio de um software de segurança, uma vez que os criadores do malware utilizam diversas estratégias para ocultá-los no sistema.

Principais sintomas de um ficheiro malicioso

Embora não seja recomendada a verificação manual da fiabilidade dos ficheiros, uma vez que, na maioria dos casos, estes utilizam nomes de ficheiros quase idênticos aos utilizados em aplicações legítimas, existem diversos sintomas que deverão despertar a sua atenção e influenciar uma análise completa do sistema com uma ferramenta antivírus.

Inicialmente, o nome de um ficheiro malicioso deverá ser bastante semelhante ao nome de um ficheiro legítimo. No entanto, depois de examinar cuidadosamente, os erros ortográficos serão bastante óbvios.

Adicionalmente, verifique a localização do ficheiro. Caso o suposto ficheiro de sistema esteja localizado em C:\\Program Files, existe uma enorme probabilidade do componente ser malicioso. A forma mais fácil de descobrir se o sistema do seu PC se encontra infetado com ficheiros maliciosos envolve uma análise completa e detalhada com um software anti-spyware de confiança.

Para o ajudar a verificar a diferença entre ficheiros maliciosos e legítimos, criámos a secção “Ficheiros”. Nesta secção, é possível encontrar centenas de ficheiros diferentes, relacionados com aplicações legítimas ou vírus. Todos são identificáveis pelas suas extensões. As mais populares são .exe, .dll, .db e .lnk. Obviamente, nesta secção existem mais ficheiros maliciosos, comparativamente com os ficheiros legítimos, porque o nosso objetivo é ajudá-lo a identificar um sistema operativo infetado.

A descrição de cada ficheiro inclui uma lista de ferramentas recomendada para um diagnóstico seguro do computador. Caso verifique que está a lidar com um ficheiro malicioso, deverá selecionar um dos nossos programs recomendados e eliminá-lo do seu computador.

Posts Recentes

Informações atualizadas: 2019-11-26

Fonte: https://www.2-spyware.com/files.php

Ler noutras linguagens

Sua opinião sobre System Files Reference Book

Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook