Últimas notícias do malware da Mac – Chamada de atenção a todos os utilizadores Mac

Há alguns anos atrás, quem tinha computadores Mac podia estar completamente sossegado acerca de malwares e vírus espalhados na Internet. No entanto, o ano passado mostrou-nos claramente que os hackers estão a tentar expandir o seu negócio sujo – agora os donos de Mac estão vulneráveis tal como os utilizadores normais, e podem ser atingidos por quase todas as cyber-ameaças encontradas na web. Felizmente, a maioria os utilizadores de Mac também prestaram atenção a isso e começaram a usar programas anti-vírus.

Uma das ameaças mais sérias entre as versões de malware para Mac podem ser chamadas de Flashback botnet. De acordo com os últimos dados, 70% dos malwares encontrados foram associados com este Flashback botnet, que por vezes é chamado Flshplyr. Ele conseguiu infectar 2.7%, mais de 600,000 computadores Mac, ao explorar uma vulnerabilidade do Java que foi esquecida pela própria Apple.

Tal como o malware de computadores normal, a maioria do malware vírus para Mac entram no sistema ao afirmar ao utilizador que precisa de instalar codecs de vídeo, ou actualizações do flash, que são falsas, na realidade. Claro que, junto com estas técnicas, os scammers também foram apanhados a usar estas formas de enganar: alguns dos utilizadores Mac foram infectados com trojans através de documentos Word alterados, e outros – através de ataques multi-plataforma capazes de afectar todos os sistemas, Mac, Windows e Linux, utilizadores. Em suma, estes vírus podem ser facilmente usados para capturar material áudio e vídeo e espiar as suas vítimas dessa forma.

Concluindo, o malware para Mac está a espalhar-se rapidamente e espera-se que cresça imenso. É por isso que os donos de Mac devem prestar atenção à segurança das suas máquinas e instalar, finalmente, anti-vírus.

Fonte: nakedsecurity.sophos.com


Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook