Escala de gravidade:  
  (44/100)

XMRig Miner. Como remover ? (Guia de desinstalação)

Lucia Danes de escrito por... - - | Digite: Malware

XMRig é um Trojan de criptomoeda que utiliza recursos do CPU para extrair frações Monero

XMRig Miner Trojan processes

O XMRig é um minerador Monero ou minerador de CPU Monero (XMR), que pertence ao grupo dos cavalos de Troia. O objetivo é infetar PCs de forma oculta e executar continuamente o processo xmrig.exe, cujo aumenta o nível de consumo de recursos do CPU para minerar a criptomoeda Monero. A versão atual deste trojan foi completamente rescrita em C++. De acordo com especialistas, o seu tamanho é de apenas 4MB, o que o torna extremamente portátil. 

Nome XMRig
Tipo Trojan (cavalo de Troia)
Subtipo Minerador de CPU
Malware relacionado Wise XMRig
Nível de perigo Médio (pode sobreaquecer o hardware e resultar em falhas severas no sistema)
Distribuição Freeware, websites maliciosos, Rig Exploit Kit
Sintomas Consumo elevado dos recursos do CPU, PC lento, aplicações sem resposta, congelamentos aleatórios, encerramento do sistema, sobreaquecimento do hardware.
Opções de eliminação Automática. Instale o Reimage e execute uma análise completa ao sistema para detetar e eliminar todos os ficheiros relacionados com o minerador de CPU (CPU miner) XMRig.

De acordo com a CheckPoint, é distribuído através da campanha Rig Exploit Kit, apelidado como Slots. Ao contrário de outras campanhas enganosas, esta publicidade utiliza o tráfego seguro HTTPS de forma imprópria, estabelecendo uma ligação entre Slots e o Rig Exploit Kit. Alternativamente, o trojan XMRig pode apoderar-se de PCs durante ataques em forma de downloads drive-by (com componentes ocultos), websites maliciosos ou atualizações falsas de software.

Embora a ideia de mineração de moedas digitais não seja maliciosa, a maioria destes programas são classificados como malware, cavalos de Troia ou vírus, devido ao risco elevado de congelamentos e encerramentos severos nos sistemas. Um período extenso de execução livre do minerador XMRig pode causar a falha de hardware ou incapacitar totalmente o PC.

No momento em que é instalado, o vírus XMRig propaga-se com a utilização de privilégios de administrador no arranque do Windows. Depois, são executados múltiplos processos xmrig.exe no Gestor de Tarefas do Windows cada vez que o PC é ligado. Este minerador de criptomoeda ignora os limites de consumo do CPU nos sistemas que infeta sem autorização. Consequentemente, o consumo dos recursos do processador poderá atingir continuamente os 90-100%, com curtos períodos de redução.

A maioria dos programas antivírus profissionais detetam o minerador de Monero, XMRig, e inutilizam-no antes de entrar no sistema. No entanto, os seus criadores atualizam o trojan, para que este seja capaz de evitar a deteção e eliminação por parte dos antivírus. Por esta razão, atualizar as definições de segurança do seu antivírus é uma parte crucial para a proteção do seu sistema. A lista seguinte apresenta as deteções mais comuns do Trojan XMRig:

Trojan.Generic.22707634
Generic.Application.CoinMiner.1.B154D33D
Gen:Variant.Ursu.11451
Trojan:Win32/Coinminer!bit
Tool.BtcMine.1143
Win64/BitCoin.Miner.CS
Trojan.BitMiner

NOTA: O Trojan Minerador de Monero XMRig também pode ser utilizado para a distribuição de outras infeções cibernéticas. Os hackers podem utilizá-lo para exterminar a segurança dos sistemas e aumentar a sua vulnerabilidade. Os especialistas alemães em cibersegurança da Dieviren.de alertam que o malware XMRig consegue disseminar-se em conjunto com rootkits ou spyware. O trojan está estreitamente relacionado com os seguintes ficheiros: 

Qt5Network.dll
cudart64_60.dll
d.bat
dhide.vbs
esso.bat
example32.cmd
libcrypto-1.0.0.dll
msvcr110.dll
qt5core.dll
qwindows.dll
start64.exe
system.exe

Provavelmente um dos principais sintomas de um ataque do XMRig é a lentidão anómala do sistema. Os programas deixam de responder, o sistema congela aleatoriamente e com frequência, é quase impossível transferir quaisquer dados para o sistema, etc. Neste caso, você deverá abrir o Gestor de Tarefas e verificar se determinados ficheiros estão a utilizar excessivamente os recursos do CPU. Caso a taxa de consumo do CPU exceda os 40%, recomendamos que analise o sistema com um anti-malware profissional, como o Reimage, Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes.

Não permita que os hackers estabeleçam uma relação entre o seu PC e um botnet de mineração de Monero, prejudicando a sua experiência e sistema. Ao manter um trojan de mineração de criptomoeda no seu PC, você não ganhará sequer uma pequena fração da moeda Monero, enquanto os hackers recolherão todos os lucros. Para reparar o funcionamento lento do seu PC e comportamentos anormais semelhantes, analise o sistema e remova o XMRig assim que possível. 

Os entusiastas de Monero aplicam várias estratégias para espalhar os trojans de mineração

Sem dúvida, a abordagem mais comum utilizada para disseminar os mineradores de Monero e outras criptomoedas é a instalação agrupada em freeware. Os hackers podem anexar o minerador de criptomoedas em qualquer aplicação aleatória que seja distribuída em fontes fidedignas e legais. Ocasionalmente, os antivírus alertam os utilizadores acerca de uma tentativa de instalação de um minerador, mas uma ferramenta de segurança desatualizada não conseguirá reconhecer o ataque.  

Também é possível ser infetado por um minerador Monero de alto desempenho ao visitar websites infetados com código JavaScript. Tais websites podem avisá-lo de várias infeções de sistema, erros e risco de divulgação de dados. Estes esquemas de phishing podem cativá-lo com promessas falsas, afirmando que é um visitante sortudo e solicitando que participe num pequeno questionário para reclamar os seus valiosos prémios. Não caia neste truque. Assim que o browser exibir um website potencialmente nocivo, encerre o separador/janela com o website ou o browser e analise o seu sistema com o antivírus. 

Por último, mas bastante importante, este minerador Monero em particular pode ser injetado nos PCs das vítimas com a ajuda da campanha Rig Exploit Kit, designada de “Slots”. O Rig EK utiliza o protocolo HTTPS de forma imprópria para espalhar o malware Smoke Loader, que por sua vez leva à infiltração do minerador XMR.

Aprenda como eliminar facilmente o CPU Miner XMRig do Windows

A eliminação manual do XMRig é praticamente impossível. Embora consiga encontrar os ficheiros maliciosos no Gestor de Tarefas, não será possível desabilitá-los manualmente, ou os processos serão constantemente reativados.

Normalmente, o malware de mineração de criptomoedas mantém os ficheiros relacionados nos diretórios %Windows% ou %appdata%. No entanto, estes diretórios são compostos por múltiplos ficheiros não maliciosos que não podem ser eliminados. Portanto, para poupar tempo e prevenir danos no sistema, elimine o minerador XMRig com a ajuda do Reimage ou outra ferramenta de segurança  
Caso não consiga executar o antivírus, encontrará instruções abaixo:

 

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Recomendamos o Reimage para reverter os danos causados pelo vírus. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Guia de remoção manual de XMRig Miner:

remover XMRig Miner usando Safe Mode with Networking

Caso não consiga eliminar o trojan de mineração do seu PC porque este bloqueia o seu antivírus, não entre em pânico. Experimente ligar o sistema em Modo de Segurança com Rede e execute o software de segurança num ambiente seguro.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o XMRig Miner

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download Reimage ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa XMRig Miner extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover XMRig Miner usando System Restore

Se o método anterior não funcionar, experimente o método alternativo:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de XMRig Miner. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com Reimage e certifique-se de que XMRig Miner a remoção é realizada com sucesso.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de XMRig Miner e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como Reimage, Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes

Sobre o autor

Lucia Danes
Lucia Danes - Pesquisador de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Lucia Danes
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-xmrig-miner.html

Guias de remoção em outras línguas