Remover .xtbl vírus (Guia remoção) - 2016 actualização

Guia de remoção de virus .xtbl

O que é Vírus .xtbl?

Razões para ter cuidado com o vírus .xtbl:

Se subitamente deixar de conseguir aceder aos seus ficheiros e perceber que os nomes mudaram para uma confusão de letras, é provável que esteja infectado com o vírus .xtbl. O vírus é assim chamado depois da extensão de ficheiros normais como o .docx, .pdf ou .xls serem substituídos depois da infiltração no sistema. Contudo, a extensão modificada é apenas a ponta do iceberg comparando com os problemas com os quais terá de lidar se o vírus atingir o seu PC. O .xtbl é um programa do tipo ransomware, por isso utiliza uma técnica de encriptação de ficheiro para extorquir dinheiro das suas vítimas. Por outras palavras, bloqueia os ficheiros com um sofisticado algoritmo que é virtualmente inquebrável, a não ser que, obviamente, tenha uma chave privada. Infelizmente, esta chave está armazenada num qualquer servidor remoto bem protegido. E, como poderá suspeitar, os criminosos cibernéticos não estão dispostos a entregar a chave facilmente. Em troca, os piratas informáticos exigem uma soma considerável de dinheiro. Lembre-se que pagar será a última coisa que deverá fazer, porque podera ser facilmente enganado e perder o seu dinhero. A melhor opção é remover o .xtbl do seu computador assim que possível para evitar dano adicional. Ferramentas de combate ao vírus como o ReimageIntego podem ser utilizadas para este propósito.

Quando o ransomware .xtbl encripta a informação, cria o documento README.txt em todas as pastas que contenham dados corrompidos. Em vez do seu ecrã inicial de trabalho, verá também uma mensagem, encorajando-o a ler o documento README. Neste documento, os criminosos cibernéticos providenciam ao utilizador um código de identificação e dois endereços electrónicos diferentes, para os quais este código deverá ser enviado para que consiga recuperar os ficheiros. Mais detalhes sobre este sistema de pagamento e outros detalhes são providenciados apenas depois da vítima contactar os criminosos. Presume-se que a soma exigida para a recuperação dos ficheiros poderá variar entre 0,5 a 4 moedas Bit. Mas como já antes mencionámos, pagar aos crmininosos cibernéticos pode ser possível mas não é a forma mais sensata de recuperar os seus dados. Assim sendo, recomendamos que considere a remoção do .xtbl em alternativa. Poderá tentar mais tarde a restauração dos seus ficheiros usando ferramentas de recuperação de dados, como o PhotoRec , R-Studio ou Kaspersky virus-fighting utilities. No entanto, não recomendamos que mantenha as expectativas muito altas.

Outras versões do ransomware .xtbl.

.green_ray@india.com.xtbl. Tal como o ransomware .xtbl, este vírus esgueira-se para dentro do seu computador, indetectado, e encripta os ficheiros contidos. Semelhantemente ao .xtbl, exibirá uma notificação no ecrã de trabalho, e mais informação detalhada sobre a recuperação do ficheiro no documento adicional criada nas pastas encriptadas. A propósito, o nome das mensagens de resgate difere do .xtbl, portanto em vez de README.txt, verá How to decrypt your files.txt. Apesar das diferenças menores, este vírus é tão perigoso como o .xtbl, pelo que tem de removê-lo do seu computador sem mais demora.

JohnyCryptor@aol.com.xtbl. Esta versão do vírus é também praticamente idêntica ao .green_ray@india.com.xtbl.Espalha-se através de e-mails spam e, uma vez no sistema, encripta os ficheiros com um algoritmo de catergoria militar. Utiliza também o mesmo documento How to decrypt your files.txt para informar a vítima sobre a encriptação do ficheiro e encoraja os utilizadores a contacta os criminosos ciberrnéticos através do e-mail JohnyCryptor@aol.com. Ter este computador no seu computador poderá influenciar negativamente o desempenho do seus sistema e impôr uma ameaça aos seus futuros ficheiros, portanto tem de remover JohnyCryptor@aol.com.xtbl do seu computador assim que tiver hipótese.

.ecovector3@aol.com.xtbl. Semelhantemente às versões .xtbl mencionadas acima, este vírus entra no computador de formas enganadoras, passando-se por um documento legítimo ou actualização de software. Na realidade, assim que o portador do vírus se instala no computador, começa a examinar o sistema em busca de ficheiros e encripta informação. Nenhuma das suas fotografias, documentos ou arquivos está seguro com o vírus por perto, por isso tem de livrar-se dele imediatamente assim que perceber que não consegue aceder aos seus ficheiros.

gerkaman@aol.com.xtbl Este ransowmare também encripta informação e convida a vítima a contactar os autores do vÍrus através de e-mail. Assim sendo, é ainda desconhecido quanto dinheiro eles pedem em troca da chave de desencriptação. Assumimos que possam estar preparados para negociaçãoes. Se o seu computador está infectado com este vírus, não deverá considerar pagar o resgate porque muito provavelmente os criminosos cibernéticos não lha enviarão.

Como é que este vírus se propaga e infecta os computadores?

O vírus .xtbl, bem como as suas outras versões, propaga-se através de e-mails de spam. Pode inicialmente parecer um fichero legítimo anexado, mas na realidade, existe um documento maligno por detrás. Normalmente o vírus propaga-se no formato Java Script ou Word. Se descarregou acidentalmente o primeiro, não existe muito que possa fazer para parar o vírus uma vez que o Java Script activa automaticamente o vírus e inicia o seu trabalho sujo no seu computador. Os documentos Word, por outro lado, poderão deixar-lhe alguma esperança. O vírus necessita de macros Word para se activar, portanto se não for permitida, a infecçao não será capaz de propagar-se. Embora o vírus tente convencê-lo a permitir as macros, não deverá fazê-lo pois desta forma irá simplesmente permitir que uma ameaça maligna entre no seu computador.

As recomendações para a remoção do vírus .xtbl:

O que é especialmente lamentável ao falar de vírus de ransomware é que estes raramente deixam o computador ileso. Normalmente, os ficheiros permanecem bloqueados e por vezes uma transcrição do sistema é necessária para eliminar as consequências. Ao contrário do que a maioria dos utilizadores pensam, a remoção do .xtbl não significa que os ficheiros bloqueados serão desencriptados. Ainda assim, é crucial se quiser utilizar o seu computador normalente como antes. Se alguns dos ficheiros com resíduos do vírus forem deixados no seu computador, poderão ajudar o vírus a voltar ao seu computador ou criar vulnerabilidades de sistema permitindo outro malware entrar furtivamente. Portanto, deverá utilizar apenas as melhores ferramentas para a remoção do vírus. O que deverá manter em mente, todavia, é que o .xtbl poderá combater o anti-vírus e bloquear os seus processos. Neste caso, poderá tentar completar os passos providenciados no final deste artigo e correr o scan novamente. No entanto, se ainda estiver a experienciar quaisquer dificuldades com a eliminação do vírus, não hesite em contactar-nos.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus .xtbl

Remoção manual de .xtbl ransomware

Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.

Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede

A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança. 

Windows 7 / Vista / XP

  1. Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
  2. Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
  3. Selecione Modo de Segurança com Rede na lista. Remoção manual de .xtbl ransomware

Windows 10 / Windows 8

  1. Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
    Remoção manual de .xtbl ransomware
  2. Selecione Atualizações e Segurança.
    Remoção manual de .xtbl ransomware
  3. Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
  4. Encontre a secção Arranque Avançado.
  5. Clique em Reiniciar agora.
    Remoção manual de .xtbl ransomware
  6. Selecione Resolução de Problemas. Remoção manual de .xtbl ransomware
  7. Aceda a Opções Avançadas. Remoção manual de .xtbl ransomware
  8. Selecione Definições de Arranque. Remoção manual de .xtbl ransomware
  9. Pressione em Reiniciar.
  10. Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede. Remoção manual de .xtbl ransomware

Passo 2. Encerre processos suspeitos

O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Clique em Mais detalhes.
    Remoção manual de .xtbl ransomware
  3. Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
  4. Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
    Remoção manual de .xtbl ransomware
  5. Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
    Remoção manual de .xtbl ransomware
  6. Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.

Passo 3. Verifique os programas de Arranque

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Aceda ao separador Arranque.
  3. Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
    Remoção manual de .xtbl ransomware

Passo 4. Elimine ficheiros do vírus

Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:

  1. Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
    Remoção manual de .xtbl ransomware
  2. Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
  3. Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:

    Ficheiros Temporários da Internet
    Ficheiros de Programa Transferidos
    Reciclagem
    Ficheiros Temporários

  4. Selecione Limpar ficheiros do sistema.
    Remoção manual de .xtbl ransomware
  5. Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):

    %AppData%
    %LocalAppData%
    %ProgramData%
    %WinDir%

Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.

remover .xtbl usando System Restore

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de .xtbl. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com ReimageIntego e certifique-se de que .xtbl a remoção é realizada com sucesso.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de .xtbl e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Recomendado para você

Não permita que o governo o espie

O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.

É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.

Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Gabriel E. Hall
Gabriel E. Hall - Apaixonada investigadora de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Gabriel E. Hall
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas