Escala de gravidade:  
  (97/100)

Remover Aleta vírus (Guia remoção) - Atualizado Jul 2017

Lucia Danes de escrito por... - -   Aleta ransomware | Digite: Ransomware

Ransomware Aleta começa a atacar utilizadores de computador no início de Julho de 2017

Ransomware Aleta

O vírus Aleta é um típico ransomware que encripta ficheiros de dados num computador alvo. Pertence ao grupo ransomware BTCWare e, sendo uma versão deste famoso vírus, tem um nome alternativo: “ransomware BTCWare Aleta.” O vírus entra no sistema como um Trojan e encripta todos os ficheiros usando algoritmos criptográficos, e depois deixa uma nota de resgate chamada !#_READ_ME_#!.inf.

Durante este processo, o vírus marca cada ficheiro encriptado adicionado as extensões de ficheiro de e-mail.[black.mirror@qq.com].aleta. Estas extensões contêm um endereço de e-mail que a vítima tem de usar de forma a contactar os ciber-criminosos.

De acordo com os relatos das vítimas, os autores deste ransomware sugerem desencriptar ficheiros encriptados por 2 Bitcoins, ou seja, quase 5000 dólares americanos. Escusado mencionar que esta soma é incrivelmente grande e mesmo as vítimas dispostas a pagar o resgate simplesmente não podem dar-se ao luxo de fazê-lo.

Após corromper todos os ficheiros das vítimas, o ransomware cria e grava uma curta mensagem dos criminosos no ficheiro !#_READ_ME_#!.inf que é conhecido como “nota de resgate”. A mensagem informa a vítima que os ficheiros podem ser desencriptados apenas com uma ferramenta de desencriptação pelos ciber-criminosos. O preço desta ferramenta depende do “quão rápido” a vítima escrever aos criminosos.

Vírus ransomware AletaO vírus Aleta é uma versão do ransomware BTCWare. Tal como as versões anteriores do BTCWare, marca ficheiros encriptados anexando as extensões de ficheiro [email].aleta aos mesmos.

Os agressores sugerem que a vítima tem uma oportunidade de testar o desencriptador do BTCWare Aleta enviando três pequenos ficheiros para os criminosos através de e-mail, não maiores que 1Mb. Os criminosos prometem enviar de volta versões desencriptadas dos ficheiros para provarem que conseguem realmente desencriptar os ficheiros.

Se os seus ficheiros foram encriptados, sugerimos que remova o Aleta assim que puder usando um software anti-malware decente como o ReimageIntego. Tentar eliminar um vírus do tipo ransomware muitas vezes resulta em fracasso devido à falta de habilidades de computação, portanto se é um utilizador de PC inexperiente, não deve tentar eliminar o vírus manualmente.

Pode encontrar diretrizes informativas sobre como restaurar os seus dados logo abaixo do artigo. No caso de estar à procurar instruções de remoção de ransomware numa língua diferente, como a Polaca ou Alemã, verifique websites como o UsunWirusa ou DieViren.

Distribuição do vírus descrito

A remoção do Aleta irá limpar o malware do seu sistema e permitir que continue a usar a máquina novamente. No entanto, deve saber como o ransomware é distribuído de forma a prevenir infiltrações maliciosas na rede no futuro.

O vírus descrito infiltra tipicamente o sistema alvo usando ataques RDP. Os ciber-criminosos procuram comprometer contas de administração que têm o direito de controlar a organização da rede remotamente, e se conseguirem infetá-las, podem facilmente tomar o controlo do sistema visado e infetar todos os dispositivos com ransomware.

Tenha em mente que mesmo os programas anti-malware mais fortes tornam-se inúteis se usar palavras-passe administrativas fracas. Nesse caso, os bandidos podem forçar e desbloquear estas palavras-passe em um dia e então controlar plenamente o computador alvo remotamente.

Existem muitas formas de combater ransomware. Todavia, as regras gerais para protegê-lo contra ataques ransomware são:

  1. Instalar e manter um programa anti-malware atualizado.
  2. Criar cópias de segurança dos dados regularmente. Pode encontrar um guia sobre como criar cópias de segurança dos seus dados aqui.
  3. Nunca usar palavras-passe fracas nas suas contas, especialmente em software de acesso remoto ao sistema.
  4. Não clique em atalhos vagos quando navega na rede e não abra e-mails enviados por pessoas desconhecidas.

Livre-se do ransomware BTCWare Aleta imediatamente

Remova o ransomware Aleta usando as instruções providenciadas abaixo para continuar o computador de forma segura. Lembre-se que o ransomware muitas vezes propaga-se em pacote com outros tipos de malware, e assim sugerimos que limpe o seu PC automaticamente. Pode encontrar uma lista de programas de segurança sugeridos abaixo.

Tenha em mente que nunca deve tentar efetuar a remoção manual do Aleta pois esses esforços resulta frequentemente em fracasso e podem trazes problemas adicionais como instabilidade do sistema. Para eliminar completamente o malware do sistema, siga os passos abaixo.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus Aleta:

remover Aleta usando Safe Mode with Networking

Removerá o vírus sem enfrentar quaisquer problemas se ler cuidadosamente e seguir as seguintes instruções.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o Aleta

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download ReimageIntego ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa Aleta extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover Aleta usando System Restore

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Aleta. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com ReimageIntego e certifique-se de que Aleta a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Aleta do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

O cripto-ransowmare Aleta é uma versão improvisada do vírus BTCWare e, assim sendo, o desencriptador do BTCWare não consegue, pelo menos no momento em que escrevemos, desencriptar os seus ficheiros. Sugerimos que use cópias de segurança dos dados e outras soluções de recuperação de dados listadas abaixo para restaurar os seus ficheiros.

Se os seus ficheiros estão encriptados por Aleta, pode usar diversos metodos para os recuperar

Ferramentas de recuperação de dados

O Data Recovery Pro pode ser útil se os seus ficheiros foram marcados com as extensões .aleta. Aqui está como usar esta ferramenta:

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Aleta ransomware;
  • Repare-os

Restaure ficheiros a partir das Cópias de Volume Sombra

As Cópias de Volume Sombra (Volume Shadow Copies) podem ajudar a recuperar os seus ficheiros. Infelizmente poderá não ser possível porque os vírus ransomware tendem a eliminar estas cópias após encriptar as versões originais dos ficheiros.

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Aleta e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Não permita que o governo o espie

O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.

É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.

Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Lucia Danes
Lucia Danes - Pesquisador de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Lucia Danes
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-aleta-ransomware-virus.html
Guias de remoção em outras línguas

Sua opinião sobre Aleta ransomware virus