Removendo o VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore (Guia de remoção de vírus) - Jul 2021 actualização

Guia de remoção de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore

O que é VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore?

VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore é um tipo de malware programado para impedir o funcionamento adequado do seu software de segurança

VirTool:Win32/DefenderTamperingRestoreVirTool:Win32/DefenderTamperingRestore é um nome de deteção para malware que tenta desativar as defesas do Windows Defender

VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore é o nome de deteção de uma potencial ameaça encontrada pelo software de segurança Windows Defender. O objetivo principal desta infeção é interferir com qualquer software anti-malware instalado, enfraquecer a segurança do computador e comprometer o dispositivo. Assim que o vírus manipular o software de segurança, este pode não conseguir proteger os utilizadores contra outros vírus, trojans, worms, ransomware e outros tipos de malware.

Embora a intenção inicial deste vírus seja comprometer o software de segurança para ultrapassar as suas defesas, os criminosos responsáveis podem ter vários objetivos em mente. Por exemplo, podem injetar um backdoor (porta de entrada) no sistema para prejudicar ainda mais a sua segurança, alcançando os seus objetivos nefastos através da injeção de outros tipos de malware. Vítimas deste tipo de ataques podem sofrer prejuízos financeiros, infeções adicionais no sistema, roubo de identidade e outros problemas associados à privacidade e segurança.

Também se acredita que a deteção pode ser apenas um falso positivo quando a notificação surge em momentos inesperados. Embora este caso seja possível, é importante investigar mais e procurar por rootkits, desinstalar extensões suspeitas, restaurar as definições do seu browser, verificar o estado de ficheiros do sistema, etc.

Finalmente, utilizadores infetados com este malware também relataram casos onde os seus ecrãs foram bloqueados com uma mensagem fraudulenta, que influencia os utilizadores a contactarem um serviço de assistência falso, supostamente da Microsoft. Vários alertas são apresentados em simultâneo, afirmando que o computador foi bloqueado e que a ameaça “Trojan_Spyware Alert – Error Code #0x268d3 (!x3)” foi detetada no sistema. Não confie nestes alertas – caso decida telefonar para o número providenciado, é possível que seja enganado e obrigado a pagar dinheiro aos cibercriminosos, que apenas irão injetar mais malware no PC.

Nome VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore
Tipo Malware
Propósito Desativar a funcionalidade “Proteção contra adulteração” do Windows Defender e ultrapassar as suas barreiras de segurança
Distribuição Tipicamente, os criadores de malware utilizam vários métodos de distribuição, embora os mais comuns continuem a ser e-mails indesejados com links e anexos maliciosos
Sintomas É exibida uma mensagem pop-up no ecrã. Caso contrário, o malware está programado para operar silenciosamente (alguns utilizadores podem encontrar bloqueios, erros e eventos inesperados semelhantes enquanto utilizam o computador)
Riscos O malware pode afetar os utilizadores infetados de diversas formas – pode roubar palavras-passe, detalhes bancários, tirar capturas de ecrã (screenshots), instalar malware adicional, encriptar ficheiros e muito mais
Fraude associada Trojan_Spyware Alert – Error Code #0x268d3 (!x3)
Eliminação O Windows Defender deve conseguir detetar e eliminar a infeção; em alguns casos, este processo pode não resultar devido à funcionalidade do malware. Em tais casos, sugerimos o download e instalação de ferramentas de seguranças fidedignas (recomendamos o SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes) e efetuar uma análise completa ao sistema. Se o malware adulterar outras soluções de segurança, deve aceder ao Modo de Segurança e iniciar novamente uma análise completa ao sistema
Correção do sistema Uma infeção de malware pode danificar seriamente os ficheiros do sistema operativo Windows e as suas definições, e o software de segurança pode não conseguir salvar estes ficheiros comprometidos. Caso isso aconteça, deve utilizar um software de reparação como o ReimageIntego para corrigir os danos causados pelo vírus no seu computador

VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore é uma deteção bastante genérica que pode encontrar a qualquer momento. Na maioria dos casos genuínos, no entanto, esta ocorrência é despoletada quando os utilizadores entram em contacto com conteúdo potencialmente perigoso online. Por outras palavras, os cibercriminosos tentam espalhar a infeção pelo maior número possível de pessoas, e por isso optam frequentemente por atacar em várias frentes, para aumentar a sua taxa de sucesso. Seguem alguns dos métodos mais comuns:

  • anexos e hiperligações integradas em e-mails maliciosos;
  • vulnerabilidades de software e exploit kits;
  • mensagens falsas em websites de phishing e atualizações falsas do Flash Player;
  • cracks para software e instaladores de programas pirateados, etc.

Portanto, existem várias formas possíveis de encontrar o vírus VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore. Após interagir com a tentativa de invasão inicial, o Windows Defender pode, ou não, detetar o intruso, uma vez que o programa malicioso foi criado especificamente para desativar determinadas defesas de segurança do software (principalmente, a sua funcionalidade “Proteção contra adulteração”).

Caso a aplicação de segurança não seja completamente comprometida, irá impedir a entrada e remover o vírus com sucesso. No entanto, também existe a possibilidade do enfraquecimento das suas defesas impedir a eliminação adequada. Infelizmente, caso o malware consiga entrar, pode continuar a operar em segundo plano, tornando os seus programas anti-malware completamente inúteis.

Vírus VirTool:Win32/DefenderTamperingRestoreO VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore é um tipo de vírus persistente, de acordo com vários testemunhos de utilizadores

Utilizadores afetados pelo malware podem sofrer vários tipos de danos, uma vez que a infeção inicial pode ser utilizada apenas como porta de entrada para outros tipos de malware no sistema. Por exemplo, pode ser infetado com ransomware como o Booa, Geno ou Kobos para bloquear todos os seus ficheiro pessoais no dispositivo e exigir o pagamento de um resgate em Bitcoin para os recuperar. Outras infeções visíveis, tais como trojans, podem ser utilizadas para roubar palavras-passe, detalhes da sua conta bancária e outros dados sensíveis, que podem ser posteriormente utilizados para propósitos maliciosos.

Também é importante salientar que a deteção pode surgir devido a definições selecionadas pelos utilizadores ou programas instalados no PC. Por exemplo, no Registo do Windows, a chave “HKLM\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender: Restriction” nunca deve ser ativada, uma vez que previne a operação normal do Windows Defender. Esta configuração também pode ser alterada por malware que, neste caso, deve ser eliminado imediatamente.

Sem qualquer dúvida, a eliminação do VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore deve tornar-se a sua principal prioridade. Por essa razão, é importante utilizar componentes de proteção adicional ao tentar defender-se de todos os tipos de malware. Sugerimos que analise completamente a sua máquina com software de segurança alternativo, como o SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes, para garantir a eliminação completa da infeção. Os especialistas também recomendam a utilização da ferramenta de reparação para o PC ReimageIntego após o processo de eliminação do malware.

A infeção do VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore pode começar a exibir mensagens fraudulentas com o título “Trojan_Spyware Alert – Error Code #0x268d3 (!x3)”

Existem imensos esquemas fraudulentos de suposta assistência técnica espalhados por todos os cantos da Internet – os criminosos inventam várias notificações falsas sobre o estado da segurança dos computadores dos utilizadores, providenciando um número de contacto para utilizar e receber, alegadamente, assistência para resolver os problemas causados pela infeção do malware. Na verdade, o vírus VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore pode começar a exibir estes tipos de mensagens fraudulentas a qualquer momento enquanto navega pela web.

Embora, na maioria dos casos, os pop-ups suspeitos sejam confinados ao próprio browser, bastando encerrar a janela para os eliminar, desta vez não é esse o caso. Os utilizadores afetados relataram vários alertas exibidos que imitavam mensagens do próprio Windows Defender, para além de utilizarem o nome da Firewall do Windows para intimidar as vítimas. Abaixo pode encontrar uma dessas mensagens fraudulentas:

Firewall e Proteção de Rede do Windows

Trojan_Spyware Alert – Error Code #0x268d3 (!x3)

O acesso a este PC foi bloqueado por questões de segurança.
Contacte a equipa de Assistência do Windows: +1-888-210-6024

Podemos garantir que esta mensagem pop-up com o código de erro Trojan_Spyware Alert – Error Code #0x268d3 (!x3) não está, de qualquer forma, associada ao Windows ou Microsoft, e todos os seus atributos, tais como logotipos e apresentação semelhante, são completamente falsificados. O alerta “O seu computador foi bloqueado” também se encontra presente em segundo plano no gestor de tarefas, o que é tipicamente comum em vários websites.

Alerta falso "Trojan_Spyware Alert - Error Code #0x268d3 (!x3)"Utilizadores infetados com o vírus VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore podem começar a receber pop-ups como o "Trojan_Spyware Alert - Error Code #0x268d3 (!x3)"

Devido a uma quantidade absurda de mensagens que inundam o ecrã, vários utilizadores podem sentir-se intimidados e acreditar na veracidade destes alertas. Nunca deve contactar os números providenciados, uma vez que pode ser vítima de fraude, burla, ou receber malware adicional instalado no sistema assim que contactar os criminosos e providenciar acesso remoto à sua máquina.

Problemas de conflito de software de segurança: O pop-up do vírus VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore pode surgir imediatamente após a instalação de uma ferramenta de segurança de entidades terceiras

Alguns utilizadores mencionaram que continuaram a receber as mensagens de deteção do VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore em várias ocasiões e circunstâncias. Por exemplo, a infeção não desaparecia após ser removida com o Microsoft Safety Scanner; de acordo com vários testemunhos, e outras soluções de segurança alternativas, tais como a Norton ou Trend Micro, falharam completamente na deteção desta ameaça.

Falso positivo do VirTool:Win32/DefenderTamperingRestorePode interromper a exibição de alertas do VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore, caso sejam causados pela utilização de uma solução de segurança alternativa instalada no seu sistema

Como previamente mencionado, caso o seu software de segurança consiga apanhar a infeção, apesar da tentativa de adulteração, o processo de eliminação do vírus VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore deverá ocorrer automaticamente. Se a aplicação de segurança falhar devido à funcionalidade principal do malware, aconselhamos o download e instalação de soluções anti-malware alternativas, tais como o SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes, e uma análise completa ao sistema. Caso seja necessário, também pode reiniciar o computador em Modo de Segurança com Rede, como será explicado no final deste artigo, e efetuar uma análise completa neste ambiente seguro.

No entanto, caso não seja possível remover este vírus automaticamente e opte por utilizar uma ferramenta anti-malware alternativa, em conjunto com o Windows Defender, deve desativar a funcionalidade “Proteção contra adulteração” para prevenir qualquer conflito entre os programs de segurança no futuro.

Também existem relatos de efeitos secundários graves após a eliminação do vírus. Por exemplo, a configuração “Gerido pela sua entidade” pode impedir o funcionamento normal do antivírus. Para corrigir este problema, é necessário editar as Políticas de Grupo, ativar o Serviço de Telemetria e alterar definições no Registo do Windows. Caso não seja experiente a nível informático, recomendamos a utilização do ReimageIntego para resolver vários problemas relacionados com os sistemas do Windows após a eliminação da infeção.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore

Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware

Se o VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore impedir o funcionamento normal do seu software de segurança, efetue uma análise completa ao sistema com um software de segurança alternativo no Modo de Segurança

Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.

Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede

A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança. 

Windows 7 / Vista / XP

  1. Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
  2. Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
  3. Selecione Modo de Segurança com Rede na lista. Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware

Windows 10 / Windows 8

  1. Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  2. Selecione Atualizações e Segurança.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  3. Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
  4. Encontre a secção Arranque Avançado.
  5. Clique em Reiniciar agora.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  6. Selecione Resolução de Problemas. Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  7. Aceda a Opções Avançadas. Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  8. Selecione Definições de Arranque. Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  9. Pressione em Reiniciar.
  10. Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede. Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware

Passo 2. Encerre processos suspeitos

O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Clique em Mais detalhes.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  3. Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
  4. Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  5. Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  6. Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.

Passo 3. Verifique os programas de Arranque

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Aceda ao separador Arranque.
  3. Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware

Passo 4. Elimine ficheiros do vírus

Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:

  1. Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  2. Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
  3. Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:

    Ficheiros Temporários da Internet
    Ficheiros de Programa Transferidos
    Reciclagem
    Ficheiros Temporários

  4. Selecione Limpar ficheiros do sistema.
    Remoção manual de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore ransomware
  5. Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):

    %AppData%
    %LocalAppData%
    %ProgramData%
    %WinDir%

Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de VirTool:Win32/DefenderTamperingRestore e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Recomendado para você

Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN

A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro

De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Linas Kiguolis
Linas Kiguolis

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Linas Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas