Escala de gravidade:  
  (27/100)

Removendo o Critical Security alert (Instruções de remoção) - Atualizado Jan 2020

Gabriel E. Hall de escrito por... - - | Digite: Malware

Alerta de Segurança Crítico da Google  – uma mensagem falsa que não se encontra de todo relacionada com o gigante tecnológico que “representa”

Imagem do Alerta de Segurança Crítico

O Alerta de Segurança Crítico da Google é uma mensagem fraudulenta que é ativamente distribuída pelas caixas de correio Gmail. O e-mail de “no-reply@accounts” ou endereços eletrónicos semelhantes afirma que alguém tentou utilizar a sua palavra-passe para iniciar sessão na sua conta Google. Os utilizadores são aconselhados a verificar a atividade, clicando no botão abaixo do texto. No entanto, os especialistas avisam que o Alerta de Segurança Crítico da Google foi criado apenas para enganar os utilizadores e obter as suas credenciais do Gmail para os cibercriminosos, ou para instalar software malicioso nos dispositivos afetados. Portanto, NUNCA abra o e-mail ou clique no seu conteúdo (especialmente se for proveniente de uma conta wgicg). De qualquer forma, a Google utiliza uma tecnologia sofisticada para reconhecer e alertar os utilizadores acerca de uma tentativa ilegítima de login através de um dispositivo diferente. Por essa razão, vários alertas da Google são legítimos e não devem ser ignorados. Quem utiliza serviços como VPN e Proxy poderá encontrar várias mensagens de alerta do sistema de segurança Google devido à utilização de um IP diferente.

Nome Alerta de Segurança Crítico da Google
Tipo Malware/adware/fraude/alerta falso
Também conhecido como Alerta de Segurança Crítico; Alerta de Segurança Gmail
Nível de perigo Médio. Os utilizadores podem ser enganados e expor as suas credenciais Google ou efetuar o download de programas maliciosos
Sintomas As vítimas recebem uma mensagem na sua caixa de entrada Gmail, alertando acerca de um login não autorizado. De seguida, são encorajados a tomar medidas preventivas para evitar a atividade não autorizada
Distribuição E-mails de spam maliciosos
Eliminação Caso tenha clicado em algo suspeito, remova o Alerta de Segurança Crítico. De seguida, corrija potenciais problemas, como por exemplo, alterações nas entradas do registo ou ficheiros do sistema Reimage Reimage Cleaner

Não é novidade que os atacantes estão a criar e-mails com aspeto legítimo para enganar as pessoas e influenciá-las a comprometer os seus sistemas. Note que o e-mail contém o logótipo da Google e surge como uma notificação real. Portanto, os utilizadores deveriam saber da existência do alerta de segurança crítico da Google e aprender a identificar este este esquema fraudulento de phishing.

A mensagem exibida no golpe do Alerta de Segurança Crítico contém o seguinte texto:

Alguém utilizou a sua palavra-passe e tentou iniciar sessão na sua conta. O Google bloqueou a tentativa, mas deveria verificar o que aconteceu. 

[VERIFICAR ATIVIDADE]

Caso clique no botão “VERIFICAR ATIVIDADE” incluído no e-mail com o Alerta de Segurança Crítico da Google, existe um risco substancial de ser reencaminhado para um website malicioso. Neste caso, os hackers conseguem desenvolver outra página de login aparentemente legítima do Gmail que solicita as suas credenciais diretamente para os hackers sem o seu conhecimento.

Ilustração do Alerta de Segurança Crítico

Adicionalmente, o Alerta de Segurança Crítico do Gmail poderá ser utilizado para distribuir outros programas maliciosos com o intuito de infetar computadores em todo o mundo. Da mesma forma, os especialistas alertam para potenciais ataques de ransomware ou malware se clicar no conteúdo incluído no alerta falso. 

Recomendamos o nível máximo de cautela e a eliminação do e-mail com o Alerta de Segurança Crítico da Google em conjunto com quaisquer ameaças relacionadas, caso clique em conteúdo suspeito. Poderá ser difícil identificar atividade maliciosa, uma vez que os seus processos são frequentemente executados em segundo plano. Portanto, analise o seu computador com um antivírus de confiança. 

Para eliminar o Alerta de Segurança Crítico da Google, sugerimos que utilize ferramentas antivírus ou anti-spyware. O Reimage Reimage Cleaner irá ajudá-lo a reverter os danos causados pelo vírus. Adicionalmente, caso acredite que os criminosos obtiveram as suas credenciais, altere imediatamente a palavra-passe do Gmail e outras palavras-passe.

Os alertas legítimos da Google levantaram algumas preocupações entre os especialistas de segurança e engenharia social

A comunidade que utiliza os serviços da Google ficou bastante preocupada com este assunto, e muitos recorreram a redes sociais como o Twitter para denunciar o problema. O gigante da indústria não especifica o problema de segurança que afeta os utilizadores. Portanto, os utilizadores deverão simplesmente clicar no link e serão guiados ao longo do processo. Infelizmente, estes passos não são difíceis de imitar por parte dos hackers, como foi o caso no esquema fraudulento do e-mail com o Alerta de Segurança Crítico da Google. Portanto, várias analistas de segurança e especialistas em engenharia social mostraram a sua preocupação:

Já se encontra na minha lista de templates para ser utilizado contra empresas, pois é verdadeiramente eficaz. É inadmissível que a Google envie estes alertas em massa.

Temos templates que são utilizadas para obter dados de empresas (phishing ético) e este e-mail da Google é perfeitamente adequado para concretizar esse objetivo de forma imediata, uma vez que incita urgência e reencaminha os utilizadores para uma página de login bastante vaga mas alarmante. Normalmente obtínhamos e-mails legítimos da Google e adaptávamos a nossa estratégia, mas este novo método é simplesmente perfeito.

A Google afirma que este tipo de alertas foram criados para efetuar uma série de confirmações que ajudaria os utilizadores a proteger as suas contas contra tentativas de invasão e outros perigos. Adicionalmente, estas mensagens não podem conter demasiada informação sobre o possível problema de segurança, uma vez que esses dados apenas beneficiariam o atacante.

O Alerta de Segurança Crítico pode ser real

Uma vez que o Alerta de Segurança Crítico da Google pode ser legítimo, é necessário aprofundar a investigação. Na verdade, existe maior probabilidade de receber um e-mail legítimo da Google do que um falso. Independentemente da situação, cada caso deverá ser cuidadosamente analisado, pois clicar imprudentemente em links poderá significar consequências graves.

Caso não tenha a certeza da veracidade da identificação do e-mail da Google, alertando para o problema crítico de segurança, deverá navegar manualmente para a página de monitorização em myaccount.google.com/security-checkup e conferir as atividades existentes. Clicar em links aleatórios não é recomendado, e os criminosos informáticos são frequentemente bastante competentes na produção de e-mails de phishing de elevada qualidade, capazes de comprometer os seus dados pessoais e forçar os utilizadores a instalar software malicioso nos seus dispositivos.

Os e-mails de spam maliciosos podem esconder malware

Um vasto número de ameaças informáticas são distribuídas através de e-mails de spam. Esta é uma técnica de distribuição de malware bastante comum, empregue globalmente por todos os tipos de criminosos. Infelizmente, os utilizadores ainda não possuem o conhecimento informático necessário para identificar e-mails de phishing e proteger as suas informações privadas, dados financeiros e o próprio computador.

Os e-mails fraudulentos são criados para imitar uma empresa legítima, ou instituição governamental, e notificar o utilizador acerca de um problema para criar alguma urgência em resolver a questão – abrir um anexo, ou clicar num link. No entanto, nesta etapa, os utilizadores que clicam em conteúdo presente neste tipo de e-mails não encontram a solução para qualquer problema e, por sua vez, acabam por instalar um programa malicioso.

Especialistas salientam que apesar do aspeto legítimo do e-mail, deverá contactar sempre a empresa diretamente e pedir que esta confirma o envio do e-mail. Adicionalmente, deverá sempre utilizar um antivírus com proteção em tempo real para evitar a infiltração de malware no sistema.

Elimine o Alerta de Segurança Crítico e malware relacionado

Caso tenha clicado em quaisquer botões ou links no e-mail de phishing, deverá remover o Alerta de Segurança Crítico e os seus componentes maliciosos do seu sistema. Por essa razão, providenciamos soluções de eliminação manual e automática do malware.

A melhor opção envolve confiar num software profissional de segurança para eliminar o Alerta de Segurança Crítico. Selecione um programa da lista de ferramentas providenciada e efetue uma análise completa ao sistema.

Caso pretenda remover manualmente o Alerta de Segurança Crítico da Google, deverá conhecer detalhadamente as dicas mais úteis. Com esse objetivo, confira as seguintes instruções de eliminação do Alerta de Segurança Crítico da Google.

É possível remover este vírus com a ajuda do Reimage Reimage Cleaner . SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes são as nossas recomendações para detetar programas potencialmente indesejados e vírus, com todos os seus ficheiros e entradas no registo associadas.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Reimage Cleaner Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Reimage Cleaner, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Reimage Cleaner possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Reimage Cleaner é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage Cleaner, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de Critical Security alert:

WindowsMac OS X

Remover Critical Security alert de Windows sistemas

Os utilizadores Windows deverão seguir estes passos para desinstalar o Alerta de Segurança Crítico:

  1. Clique Start Control Panel Programs and Features (Se tu és um utilizador de Windows XP, clique em Add/Remove Programs). Clique 'Start -> Control Panel -> Programs and Features' (Se tu és um utilizador de 'Windows XP', clique em 'Add/Remove Programs').
  2. Se é um utilizador de Windows 10 / Windows 8, então clique com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do ecrã. Assim que Quick Access Menu aparecer, selecione Control Panel e Uninstall a Program. Se é um utilizador de 'Windows 10 / Windows 8', então clique com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do ecrã. Assim que 'Quick Access Menu' aparecer, selecione 'Control Panel' e 'Uninstall a Program'.
  3. Desinstalar Critical Security alert e programas parecisod
    Aqui, procure Critical Security alert ou outro programa suspeito intalado recentemente.
  4. Desintale e clique OK para salvar estes ajustes Botão direito do mouse em cada um entradas suspeitas e selecione 'Uninstall'
WindowsMac OS X

Remover Critical Security alert do Mac OS X sistema

Instruções de eliminação do Alerta de Segurança Crítico para utilizadores MacOS:

  1. Se você estiver usando OS X, clique em Go botão na parte superior esquerda da tela e selecione Applications. Clique 'Go' e selecione 'Applications'
  2. Espere até você ver a pasta de Applications e procure por Critical Security alert ou quaisquer outros programas suspeitos sobre ele. Agora, clique direito sobre cada dessas entradas e selecione Move to Trash. Clique em cada entrada maliciosa e selecionam 'Move to Trash'

Sobre o autor

Gabriel E. Hall
Gabriel E. Hall - Apaixonada investigadora de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Gabriel E. Hall
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-critical-security-alert.html

Guias de remoção em outras línguas