Removendo o Critical Security alert (Instruções de remoção) - Atualizado Jan 2020
Guia de remoção de Critical Security alert
O que é Alerta de Segurança Crítico?
Alerta de Segurança Crítico da Google – uma mensagem falsa que não se encontra de todo relacionada com o gigante tecnológico que “representa”
O Alerta de Segurança Crítico da Google é uma mensagem fraudulenta que é ativamente distribuída pelas caixas de correio Gmail. O e-mail de “no-reply@accounts” ou endereços eletrónicos semelhantes afirma que alguém tentou utilizar a sua palavra-passe para iniciar sessão na sua conta Google. Os utilizadores são aconselhados a verificar a atividade, clicando no botão abaixo do texto. No entanto, os especialistas avisam que o Alerta de Segurança Crítico da Google foi criado apenas para enganar os utilizadores e obter as suas credenciais do Gmail para os cibercriminosos, ou para instalar software malicioso nos dispositivos afetados. Portanto, NUNCA abra o e-mail ou clique no seu conteúdo (especialmente se for proveniente de uma conta wgicg). De qualquer forma, a Google utiliza uma tecnologia sofisticada para reconhecer e alertar os utilizadores acerca de uma tentativa ilegítima de login através de um dispositivo diferente. Por essa razão, vários alertas da Google são legítimos e não devem ser ignorados. Quem utiliza serviços como VPN e Proxy poderá encontrar várias mensagens de alerta do sistema de segurança Google devido à utilização de um IP diferente.
Nome | Alerta de Segurança Crítico da Google |
---|---|
Tipo | Malware/adware/fraude/alerta falso |
Também conhecido como | Alerta de Segurança Crítico; Alerta de Segurança Gmail |
Nível de perigo | Médio. Os utilizadores podem ser enganados e expor as suas credenciais Google ou efetuar o download de programas maliciosos |
Sintomas | As vítimas recebem uma mensagem na sua caixa de entrada Gmail, alertando acerca de um login não autorizado. De seguida, são encorajados a tomar medidas preventivas para evitar a atividade não autorizada |
Distribuição | E-mails de spam maliciosos |
Eliminação | Caso tenha clicado em algo suspeito, remova o Alerta de Segurança Crítico. De seguida, corrija potenciais problemas, como por exemplo, alterações nas entradas do registo ou ficheiros do sistema FortectIntego |
Não é novidade que os atacantes estão a criar e-mails com aspeto legítimo para enganar as pessoas e influenciá-las a comprometer os seus sistemas. Note que o e-mail contém o logótipo da Google e surge como uma notificação real. Portanto, os utilizadores deveriam saber da existência do alerta de segurança crítico da Google e aprender a identificar este este esquema fraudulento de phishing.
A mensagem exibida no golpe do Alerta de Segurança Crítico contém o seguinte texto:
Alguém utilizou a sua palavra-passe e tentou iniciar sessão na sua conta. O Google bloqueou a tentativa, mas deveria verificar o que aconteceu.
[VERIFICAR ATIVIDADE]
Caso clique no botão “VERIFICAR ATIVIDADE” incluído no e-mail com o Alerta de Segurança Crítico da Google, existe um risco substancial de ser reencaminhado para um website malicioso. Neste caso, os hackers conseguem desenvolver outra página de login aparentemente legítima do Gmail que solicita as suas credenciais diretamente para os hackers sem o seu conhecimento.
Adicionalmente, o Alerta de Segurança Crítico do Gmail poderá ser utilizado para distribuir outros programas maliciosos com o intuito de infetar computadores em todo o mundo. Da mesma forma, os especialistas alertam para potenciais ataques de ransomware ou malware se clicar no conteúdo incluído no alerta falso.
Recomendamos o nível máximo de cautela e a eliminação do e-mail com o Alerta de Segurança Crítico da Google em conjunto com quaisquer ameaças relacionadas, caso clique em conteúdo suspeito. Poderá ser difícil identificar atividade maliciosa, uma vez que os seus processos são frequentemente executados em segundo plano. Portanto, analise o seu computador com um antivírus de confiança.
Para eliminar o Alerta de Segurança Crítico da Google, sugerimos que utilize ferramentas antivírus ou anti-spyware. O FortectIntego irá ajudá-lo a reverter os danos causados pelo vírus. Adicionalmente, caso acredite que os criminosos obtiveram as suas credenciais, altere imediatamente a palavra-passe do Gmail e outras palavras-passe.
Os alertas legítimos da Google levantaram algumas preocupações entre os especialistas de segurança e engenharia social
A comunidade que utiliza os serviços da Google ficou bastante preocupada com este assunto, e muitos recorreram a redes sociais como o Twitter para denunciar o problema. O gigante da indústria não especifica o problema de segurança que afeta os utilizadores. Portanto, os utilizadores deverão simplesmente clicar no link e serão guiados ao longo do processo. Infelizmente, estes passos não são difíceis de imitar por parte dos hackers, como foi o caso no esquema fraudulento do e-mail com o Alerta de Segurança Crítico da Google. Portanto, várias analistas de segurança e especialistas em engenharia social mostraram a sua preocupação:
Já se encontra na minha lista de templates para ser utilizado contra empresas, pois é verdadeiramente eficaz. É inadmissível que a Google envie estes alertas em massa.
Temos templates que são utilizadas para obter dados de empresas (phishing ético) e este e-mail da Google é perfeitamente adequado para concretizar esse objetivo de forma imediata, uma vez que incita urgência e reencaminha os utilizadores para uma página de login bastante vaga mas alarmante. Normalmente obtínhamos e-mails legítimos da Google e adaptávamos a nossa estratégia, mas este novo método é simplesmente perfeito.
A Google afirma que este tipo de alertas foram criados para efetuar uma série de confirmações que ajudaria os utilizadores a proteger as suas contas contra tentativas de invasão e outros perigos. Adicionalmente, estas mensagens não podem conter demasiada informação sobre o possível problema de segurança, uma vez que esses dados apenas beneficiariam o atacante.
Uma vez que o Alerta de Segurança Crítico da Google pode ser legítimo, é necessário aprofundar a investigação. Na verdade, existe maior probabilidade de receber um e-mail legítimo da Google do que um falso. Independentemente da situação, cada caso deverá ser cuidadosamente analisado, pois clicar imprudentemente em links poderá significar consequências graves.
Caso não tenha a certeza da veracidade da identificação do e-mail da Google, alertando para o problema crítico de segurança, deverá navegar manualmente para a página de monitorização em myaccount.google.com/security-checkup e conferir as atividades existentes. Clicar em links aleatórios não é recomendado, e os criminosos informáticos são frequentemente bastante competentes na produção de e-mails de phishing de elevada qualidade, capazes de comprometer os seus dados pessoais e forçar os utilizadores a instalar software malicioso nos seus dispositivos.
Os e-mails de spam maliciosos podem esconder malware
Um vasto número de ameaças informáticas são distribuídas através de e-mails de spam. Esta é uma técnica de distribuição de malware bastante comum, empregue globalmente por todos os tipos de criminosos. Infelizmente, os utilizadores ainda não possuem o conhecimento informático necessário para identificar e-mails de phishing e proteger as suas informações privadas, dados financeiros e o próprio computador.
Os e-mails fraudulentos são criados para imitar uma empresa legítima, ou instituição governamental, e notificar o utilizador acerca de um problema para criar alguma urgência em resolver a questão – abrir um anexo, ou clicar num link. No entanto, nesta etapa, os utilizadores que clicam em conteúdo presente neste tipo de e-mails não encontram a solução para qualquer problema e, por sua vez, acabam por instalar um programa malicioso.
Especialistas salientam que apesar do aspeto legítimo do e-mail, deverá contactar sempre a empresa diretamente e pedir que esta confirma o envio do e-mail. Adicionalmente, deverá sempre utilizar um antivírus com proteção em tempo real para evitar a infiltração de malware no sistema.
Elimine o Alerta de Segurança Crítico e malware relacionado
Caso tenha clicado em quaisquer botões ou links no e-mail de phishing, deverá remover o Alerta de Segurança Crítico e os seus componentes maliciosos do seu sistema. Por essa razão, providenciamos soluções de eliminação manual e automática do malware.
A melhor opção envolve confiar num software profissional de segurança para eliminar o Alerta de Segurança Crítico. Selecione um programa da lista de ferramentas providenciada e efetue uma análise completa ao sistema.
Caso pretenda remover manualmente o Alerta de Segurança Crítico da Google, deverá conhecer detalhadamente as dicas mais úteis. Com esse objetivo, confira as seguintes instruções de eliminação do Alerta de Segurança Crítico da Google.
É possível remover este vírus com a ajuda do FortectIntego. SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes são as nossas recomendações para detetar programas potencialmente indesejados e vírus, com todos os seus ficheiros e entradas no registo associadas.
Guia de remoção manual de Critical Security alert
Desinstalar do Windows
Os utilizadores Windows deverão seguir estes passos para desinstalar o Alerta de Segurança Crítico:
Para remover o Alerta de Segurança Crítico em máquinas com Windows 10/8, por favor siga estes passos:
- Escreva Painel de Controlo na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter ou clique no resultado da pesquisa.
- Sob Programas, selecione Desinstalar um programa.
- Na lista, encontre quaisquer entradas relacionadas com o Alerta de Segurança Crítico (ou qualquer outro programa suspeito instalado recentemente).
- Clique com o botão direito na aplicação e selecione Desinstalar.
- Caso surja a janela de Controlo de Conta do Utilizador, clique em Sim.
- Aguarde até que o processo de desinstalação termine e pressione OK.
Caso seja utilizador do Windows 7/XP, proceda com as seguintes instruções:
- Clique no ícone Iniciar do Windows > Painel de Controlo localizado na barra direita (se utilizar o Windows XP, clique em Adicionar/Remover Programas).
- No Painel de Controlo, selecione Programas > Desinstalar um programa.
- Selecione a aplicação indesejada, clicando no item apenas uma vez.
- No topo, selecione Desinstalar/Alterar.
- Se surgir a janela de confirmação, selecione Sim.
- Clique em OK depois de terminar o processo de desinstalação.
Remover Critical Security alert do Mac OS X sistema
Instruções de eliminação do Alerta de Segurança Crítico para utilizadores MacOS:
- Se você estiver usando OS X, clique em Go botão na parte superior esquerda da tela e selecione Applications.
- Espere até você ver a pasta de Applications e procure por Critical Security alert ou quaisquer outros programas suspeitos sobre ele. Agora, clique direito sobre cada dessas entradas e selecione Move to Trash.
Após desinstalar este programa potencialmente indesejado (PUP) e fixação de cada um dos seus navegadores, recomendamos que a varredura de seu sistema do PC com um anti-spyware respeitável. Isto vai ajudar você a se livrar dos vestígios de registro Critical Security alert e também identificará parasitas relacionadas ou infecções de malware possível no seu computador. Para isso, você pode usar nosso removedor de malware votados: FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes.
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.