Removendo o WebDiscover Browser (Guia remoção) - Atualizado Fev 2019
Guia de remoção de WebDiscover Browser
O que é Navegador WebDiscover?
O vírus WebDiscover continua a propagar-se como navegador útil
O vírus navegador WebDiscover não é uma grande ameaça cibernética desenvolvida por uma empresa localizada no Canadá chamada Webdiscover Media. Todavia, é considerado um programa potencialmente indesejado (PUP) porque tem infetado o Windows 10 e outros sistema operativos sem a aprovação dos seus donos. A mais recente versão é o WebDiscover Browser 2.
Assim que aparece no sistema sem ser convidado, começa as suas campanhas publicitárias intrusivas que procuram redirecionar os utilizadores para websites de terceiros. Devido a uma quantidade excessiva de “Anúncios pela WebDiscover”, “Suportado pela Webdiscover” ou “Anúncios WebDiscover” e redirecionamentos para Safestsearches.com, o programa está classificado como adware.
Os programadores deste PUP têm tentado introduzir este programa como um navegador de rede alternativo que supostamente melhora a experiência de navegação dos utilizadores ao providenciar funções úteis. Estas funções incluem atalhos rápidos para redes sociais e novos sites bem como uma barra de pesquisa integrada que é colocada no topo do ambiente de trabalho para acesso conveniente.
Na verdade, esta barra de ferramentas pode tornar-se irritante logo após começar a estar no topo de cada aplicação e impedir que as use apropriadamente. Infelizmente, não é a única função indesejável que este navegador de rede desencadeia quando instalado no PC. Os problemas principais estão associados com os redirecionamentos constates e anúncios pop-up intermináveis causados pelo vírus WebDiscover enquanto surfa na rede.
Normalmente, estes anúncios têm a intenção de chamar a atenção do utilizador de internet. Algumas palavras-chave específicas podem ter hyperlinks. Podem também ser-lhe oferecidos cupões para os sites que visitou, etc. Estes anúncios podem tornar-se muito intrusivos e, talvez, esta seja a razão pela qual tantos utilizadores comecem a olhar para as dicas de remoção do Webdiscover apenas alguns dias após a sua instalação.
O Navegador WebDiscover infeta computadores e designa-se automaticamente como navegador de rede padrão. Adiciona uma barra de pesquisa no topo do ambiente de trabalho e insere atalhos na barra de ferramentas inferior.
Principais factos relacionados com adware
Olhando para o design, o WebDiscover parece quase idêntico ao Google Chrome. Isto não é uma coincidência pois o navegador é baseado no código aberto do construtor personalizado Google Chromium. Não obstante, existem algumas coisas que diferem.
Primeiro que tudo, ao tentar usar o seu navegador, causa redirecionamentos para motores de pesquisa suspeitos, incluindo o safestsearches.com. Desta forma, irá notar inevitavelmente na barra de pesquisa já mencionada anexa à secção superior do seu ambiente de trabalho. Se tentou pesquisar algo neste, irá eventualmente para ao motor de pesquisa Bing. Deve ser muito cuidadoso com a tendência de redirecionamento do WebDiscover.
Adicionalmente, poderá também notar em anúncios que aparecem constantemente aqui e ali, e por vezes mesmo cobrindo o conteúdo original do website. Estes anúncios não só são irritantes como abrandam a velocidade de carregamento da página e o seu desempenho. Podem também causar mais alguma contaminação no seu computador uma vez que normalmente promovem algumas páginas de rede, software, barras de ferramentas e outros produtos suspeitos.
Com o auxílio de publicidade tão agressiva, o malware navegador WebDiscover apenas gera receita para os seus programadores ao invés de oferecer qualquer informação útil legítimas. Os criadores de malware muitas vezes chegam a recolher dados sobre os utilizadores e os seus hábitos de navegação. Existe uma grande possibilidade de que esta aplicação tenha alguma tecnologia de rastreamento integrada.
A segunda versão deste famoso motor de Rede, WebDiscover2, é baseado no construtor Chromium e, infelizmente, também é instalado nos computadores contra a vontade do dono. O navegador baseado em anúncios corre no computador como aplicação WebDiscover Media e modifica as definições do computador para lançá-lo como navegador padrão.
Algo problemático sobre este navegador é o facto de ferramentas antivírus terem dificuldade em detetar e eliminá-lo, pelo que o malware poderá continuar a tornar a sua experiência de navegação na Internet miserável ao inundar os websites que visita com numerosos anúncios e atalhos patrocinados.
Se reparar em anúncios e banners nas páginas que visita ou algum texto aleatório nas páginas de rede se tornar em hyperlinks, e se continua a receber recomendações para atualizar ou descarregar algum software suspeito, pode ser indicação que foi infetado por este vírus.
Portanto, se quer navegar de forma segura e sem interrupções, recomendamos que remova o WebDiscover do seu computador. Para fazê-lo, pode simplesmente efetuar um scan ao seu sistema com um sistema anti-malware de boa reputação, como o FortectIntego, e esta ferramenta antivírus profissional irá tratar do problema por si.
Como me cruzei com este programa?
O sequestro é iniciado empregando vários métodos. O mais frequente é chamado “bundling”. Neste cenário, o utilizador tem de descarregar software gratuito que esteja empacotado (bundled) com algum programa potencialmente indesejado como o WebDiscover.
Estes PUP's estão escondidos nas opções “Avançadas” e “Personalizadas” frequentemente omitidas por utilizadores que saltam a maioria dos passos no processo de instalação. Isto, porém, não deve ser feito. Irá poupar-lhe muito tempo e nervos pois detetar e desmarcar programas escondidos aqui garantem a instalação exclusiva do programa que pretende descarregar.
Algo também importante a lembrar é que deve evitar usar todos os tipos de gestores de descargas e instaladores que sejam famosos por distribuir software empacotado a utilizadores que queiram instalar alguns conversores de PDF ou outro programa gratuito. Assim sendo, se possível, deve sempre descarregar programas dos websites oficiais.
Onde começo a remoção do WebDiscover?
Como já mencionámos nas secções anteriores do artigo, o vírus WebDiscover deve ser desinstalado usando um anti-spyware de boa reputação e confiável que se torne muito útil para a inspeção do seu sistema e verificar se foi infetado.
No entanto, uma vez que o vírus é bom a esconder-se, poderá ser necessário remover o WebDiscovery manualmente. Neste caso, deve estar preparado a tirar algum do seu tempo e aplicar competências técnicas. Se não se sente assoberbado(a) por um procedimento mais longo e complexo e ao invés de deixar a remoção do WebDiscover para as ferramentas antivírus automáticas prefira de eliminá-lo sozinho(a), pode verificar instruções de remoção detalhadas apresentadas abaixo.
[GI=safari]No caso do seu navegador Safari sofrer problemas relacionado com este navegador, certifique-se que o conserta seguindo as recomendações abaixo:[/GI
É possível remover este vírus com a ajuda do FortectIntego. SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes são as nossas recomendações para detetar programas potencialmente indesejados e vírus, com todos os seus ficheiros e entradas no registo associadas.
Guia de remoção manual de WebDiscover Browser
Desinstalar do Windows
Para remover o WebDiscover do Windows, tenha em mente que o vírus pode tentar adiar a sua remoção escondendo-se no seu computador. Assim, é importante saber onde procurá-lo. Muito provavelmente, irá encontrar os ficheiros deste vírus localizados nestes diretórios:
C:\Program Files\WebDiscoverBrowser\
C:\Documents and Settings\Application DataChromium\.
Se está infetado, desinstale todas as entradas relacionadas com o WebDiscover Media.
Para remover o Navegador WebDiscover em máquinas com Windows 10/8, por favor siga estes passos:
- Escreva Painel de Controlo na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter ou clique no resultado da pesquisa.
- Sob Programas, selecione Desinstalar um programa.
- Na lista, encontre quaisquer entradas relacionadas com o Navegador WebDiscover (ou qualquer outro programa suspeito instalado recentemente).
- Clique com o botão direito na aplicação e selecione Desinstalar.
- Caso surja a janela de Controlo de Conta do Utilizador, clique em Sim.
- Aguarde até que o processo de desinstalação termine e pressione OK.
Caso seja utilizador do Windows 7/XP, proceda com as seguintes instruções:
- Clique no ícone Iniciar do Windows > Painel de Controlo localizado na barra direita (se utilizar o Windows XP, clique em Adicionar/Remover Programas).
- No Painel de Controlo, selecione Programas > Desinstalar um programa.
- Selecione a aplicação indesejada, clicando no item apenas uma vez.
- No topo, selecione Desinstalar/Alterar.
- Se surgir a janela de confirmação, selecione Sim.
- Clique em OK depois de terminar o processo de desinstalação.
Remover WebDiscover Browser do Mac OS X sistema
Se o adware infetou o Mac OS X, não entre em pânico e siga as instruções indicadas abaixo.
- Se você estiver usando OS X, clique em Go botão na parte superior esquerda da tela e selecione Applications.
- Espere até você ver a pasta de Applications e procure por WebDiscover Browser ou quaisquer outros programas suspeitos sobre ele. Agora, clique direito sobre cada dessas entradas e selecione Move to Trash.
Restaurar o MS Edge/Chromium Edge
No caso de necessitar de desinstalar este vírus do navegador Microsoft Edge, deve verificar a lista das extensões e add-ons do seu navegador e remover componentes suspeitas que não se lembre de instalar ou que pareçam relacionadas com o seu vírus.
Eliminar extensões indesejadas do MS Edge:
- Selecione o Menu (três pontos horizontais no canto superior direito da janela do browser) e selecione Extensões.
- Da lista, selecione a extensão relacionada e clique no ícone da Engrenagem.
- Clique em Desinstalar.
Eliminar cookies e outros dados de navegação
- Selecione o Menu (três pontos horizontais no canto superior direito da janela do browser) e selecione
- Privacidade e Segurança.
- Sob Limpar dados de navegação, selecione Escolher o que pretende limpar.
- Selecione tudo (menos as palavras-passe, embora deva incluir licenças de multimédia, se aplicável) e clique em Limpar.
Restaurar definições de novos separadores e página inicial:
- Clique no ícone do menu e selecione Definições.
- Encontre a secção No arranque.
- Clique em Desativar se encontrar quaisquer domínios específicos.
Restaurar o MS Edge caso os passos acima não funcionem:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas.
- Clique na seta Mais detalhes na área inferior da janela.
- Selcione o separador Detalhes.
- Percorra a lista e localize todas as entradas com o nome Microsoft Edge. Clique com o botão direito em cada um dos itens e selecione Terminar Tarefa para terminar a execução do MS Edge.
Se esta solução não resolver o seu problema, necessita de utilizar um método avançado de restauro do Edge. Note que é necessário fazer cópias de segurança dos seus dados antes de proceder.
- Encontre a seguinte pasta no seu computador: C:\\Users\\%username%\\AppData\\Local\\Packages\\Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe.
- Pressione Ctrl + A no seu teclado para selecionar todas as pastas.
- Clique nas pastas com o botão direito e selecione Eliminar
- Agora clique com o botão direito no botão Iniciar e selecione o Windows PowerShell (Administrador).
- Quando a nova janela abrir, copie e cole o seguinte comando e pressione Enter:
Get-AppXPackage -AllUsers -Name Microsoft.MicrosoftEdge | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\\AppXManifest.xml” -Verbose
Instruções para o Microsoft Edge baseado em Chromium
Eliminar extensões do MS Edge (Chromium):
- Abra o Edge e selecione Definições > Extensões.
- Elimine extensões indesejadas ao clicar em Remover.
Limpar cache e dados de sites:
- Clique no Menu e aceda às Definições.
- Selecione Privacidade, pesquisa e serviços.
- Na secção Limpar dados de navegação, selecione Escolher o que pretende limpar.
- Sob o Intervalo de tempo, escolha Tudo.
- Selecione Limpar agora.
Restaurar o MS Edge baseado em Chromium:
- Clique no Menu e seleciona as Definições.
- Na barra lateral esquerda, selecione Repor definições.
- Selecione Repor os valores predefinidos das definições.
- Confirme com Repor.
Restaurar o Mozilla Firefox
Para remover o WebDiscover e o WebDiscover Browser 2 do Firefox, procure add-ons e extensões suspeitas que possam ter sido adicionadas ao seu navegador de rede. Quaisquer aplicações desconhecidas devem ser investigadas e removidas no caso as ache suspeitas.
Remover extensões perigosas:
- Abra o browser Mozilla Firefox e clique no Menu (três linhas horizontais no canto superior direito da janela).
- Selecione Add-ons (extensões).
- Nesta página, selecione quaisquer plugins relacionados com o Navegador WebDiscover e clique em Remover.
Restaurar a página inicial:
- Clique nas três linhas horizontais no canto superior direito para abrir o menu.
- Selecione Opções.
- Nas opções sob o painel Início, selecione o seu website preferido para abrir sempre que executa o Mozilla Firefox.
Eliminar cookies e dados de sites:
- Clique no Menu e selecione Opções.
- Vá para a secção de Privacidade e Segurança.
- Navegue para baixo até encontrar Cookies e Dados de Sites.
- Clique em Limpar Dados…
- Selecione Cookies e Dados de Sites, assim como em Conteúdo da Web em cache e pressione Limpar.
Restaurar o Mozilla Firefox
Caso o Navegador WebDiscover não tenha sido removido após seguir as instruções acima, restaure o Mozilla Firefox:
- Abra o browser Mozilla Firefox e clique no Menu.
- Vá para Ajuda e selecione Informação para resolução de problemas.
- Sob a secção Otimizar o Firefox section, clique em Restaurar o Firefox…
- Assim que surgir a notificação, confirme a ação ao pressionar em Restaurar o Firefox – este processo deverá completar a eliminação do Navegador WebDiscover.
Restaurar o Google Chrome
Se quer consertar o Chrome, tem de encontrar os add-ons relacionados com o WebDiscover ou WebDiscover Browser 2. Não obstante, deve também investigar os seus outros navegadores e eliminar software que se tenha instalado furtivamente no seu computador.
Eliminar extensões maliciosas do Google Chrome:
- Abra o Google Chrome, clique no Menu (três pontos verticais no canto superior direito) e selecione Mais ferramentas > Extensões.
- Na nova janela aberta, conseguirá ver todas as extensões instaladas. Desinstale todos os plugins suspeitos potencialmente, clicando em Remover.
Limpar ficheiros em cache e dados de navegação do Chrome:
- Clique no Menu e selecione Definições.
- Sob Privacidade e Segurança, selecione Limpar dados de navegação.
- Selecione Histórico de navegação, Cookies e outros dados do site, assim como Imagens e ficheiros em cache.
- Clique em Limpar dados.
Alterar a sua página inicial:
- Clique no menu e selecione Definições.
- Procure por qualquer website suspeito na secção No arranque.
- Clique em Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas e clique nos três pontos para encontrar a opção Remover.
Restaurar o Google Chrome:
Caso os métodos anteriores não tenham ajudado, restaure o Google Chrome para eliminar todos os componentes:
- Clique no Menu e selecione Definições.
- Nas Definições, navegue para abaixo e clique em Avançadas.
- Encontre a secção Repor e limpar.
- Clique em Repor as predefinições originais das definições.
- Confirme com Repor definições para completar a eliminação.
Após desinstalar este programa potencialmente indesejado (PUP) e fixação de cada um dos seus navegadores, recomendamos que a varredura de seu sistema do PC com um anti-spyware respeitável. Isto vai ajudar você a se livrar dos vestígios de registro WebDiscover Browser e também identificará parasitas relacionadas ou infecções de malware possível no seu computador. Para isso, você pode usar nosso removedor de malware votados: FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes.
Recomendado para você
Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN
A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro.
De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.