Remover Sigma vírus (Guia remoção) - Atualizado Mar 2018
Guia de remoção de virus Sigma
O que é Vírus ransomware Sigma?
O ransomware Sigma apresenta detalhes peculiares
O vírus Sigma funciona como nova ameaça encriptadora de ficheiros. A modus operandi é semelhante aos outros cripto-malwares: encripta documentos importantes usando RSA-2048 e adiciona uma extensão de ficheiros de 4 caracteres.
Durante o processo, deixa o ficheiro ReadMe.html que direciona os utilizadores para um site de pagamento online que informa os utilizadores sobre os dados encriptados e instrui-os para descarregar o TorBrowser e aceder à página .onion específica. Esta apresenta uma página intitulada “Sigma Ransomware” e pede para inserir a máquina GUID. Inclui também um atalho para descarregar o GUID Helper.
Depois de a encriptação estar concluída, o malware altera também o fundo do ambiente de trabalho. A mensagem urge os utilizadores a encontrar o ficheiro “Readme” ou visitar o atalho .onion mencionado e inserir o número ID pessoal indicado na nota de resgate. No ambiente de trabalho, o ransomware Sigma deixa também os ficheiros GUID.exe e GUID.txt.
Relativamente ao site de pagamento, consiste de várias páginas. Uma delas indica a hora exacta em que os seus ficheiros foram encriptados. Exige $1000 pelo software de desencriptação. Se o pagamento não for remetido dentro de 7 dias, o montante do resgate duplicará. Na página .onion as vítimas são encorajadas a criar uma carteira Bitcoin.
Ao contrário do ransomware normal, o cripto-malware não providencia um endereço de e-mail mas sugere que use uma conta Xamp. Inclui também o atalho para o Guia de Instalação Pidgin. Assim sendo, contactam o perpetrador através do endereço [email protected].
Ao invés de cumprir com as exigências, remova o ransomware Sigma. Pode fazê-lo com o auxílio do FortectIntego ou Malwarebytes. Poderá ter de reiniciar o seu computador no Modo de Segurança. Mais instruções são indicadas abaixo.
De momento, o malware tem uma baixa taxa de deteção. Propaga-se disfarçado de ficheiro Automated Universal MultiBoot UFD Creation Tool.exe ou Guid.exe.bin.É detetável comoTrojan.Agent.CPOW,, Trojan.Ransom.Shade!1.A988 (CLASSIC), etc. O último exemplo é apenas identificado por uma ferramenta de segurança como ficheiro Trojan.Generic.bcnxb. Observando o antigo nome trojan alternativo e o mesmo design da nota de resgate, é possível assumir a sua relação com o malware Shade.
O malware lê também detalhes técnicos do computador, particularmente protocolos RDP. Cria também um processo de sistema contrafeito para disfarçar a sua atividade. Manobra para escapar à deteção. Se o sistema ocupado for o ambiente natural do Sistema Operacional ao invés de uma máquina virtual, o malware liga-se a http://ip.api/json.txt e envia os dados sobre a localização da vítima. Os perpetradores do malware Sigma dão 4 meses para pagar o resgate, após esse período a chave de desencriptação será eliminada permanentemente.
Os emails spam com o código «unlock»
Embora o malware apresente um GUI detalhado e sites de pagamento, a sua campanha de distribuição é bastante distinta que outro cripto-malware. O malware Sigma é enviado no ficheiro “Scan_[number].doc” anexo a um e-mail spam.
A mensagem de e-mail declara que o destinatário vai ser debitado [quantia de dinheiro] no seu saldo pessoal Mastercard imediatamente. De forma a evitá-lo, deve rever o anexo. Inclui também uma palavra-passe. Todavia, inserir o código ativa o sequestro Sigma. Interessante que embora o malware esteja escrito em Inglês, foi detetado em domínios gregos.
Além dos e-mails spam, os utilizadores devem também ficar alerta quando descarregam aplicações. Preste atenção de onde o descarrega e se é certificado e às etapas do assistente de instalação para desmarcar add-ons opcionais e desnecessários. Agora permita-nos prosseguir para a secção de remoção do Sigma.
Elimine o cripto-vírus Sigma do Windows
O malware está realmente bem programado. De momento, existe pouca informação sobre qualquer pagamento de resgate. Não existem garantia de que os criminosos devolverão todos os ficheiros e se não estarão danificados. Ao invés, foque-se na remoção do Sigma.
Pode fazê-lo com o auxílio de uma ferramenta de eliminação de malware. No caso de não conseguir iniciá-la para remover o vírus Sigma, efetue uma Restauração de Sistema ou reinicie o computador no Modo de Segurança. Apenas depois de eliminar o malware, prossiga com a recuperação dos dados.
Guia de remoção manual de virus Sigma
Remoção manual de Sigma ransomware
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover Sigma usando System Restore
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
- Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
- quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
- Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
- Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
- Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Sigma. Após fazer isso, clique em Next.
- Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
Bonus: Recuperar os seus dados
O guia acima tem como objectivo remover Sigma do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurançaSe os seus ficheiros estão encriptados por Sigma, pode usar diversos metodos para os recuperar
Método Data Recovery Pro
Embora este software esteja programado para recuperar ficheiros após um crash do sistema, poderá provar ser eficiente também neste caso.
- Data Recovery Pro de descargas;
- Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
- Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Sigma ransomware;
- Repare-os
Os benefícios do ShadowExplorer
Não existem relatos sobre o ransomware Sigma eliminar cópias de volume sombra, portanto este software poderá ajudar a recuperar alguns dos ficheiros usando as cópias mencionadas.
- Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
- Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
- Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
- Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.
Sigma Decryptor
De momento, não existe um software de desencriptação gratuito lançado para esta variante de ransomware. Não é recomendado usar o que é oferecido pelos programadores do malware pois poderá apenas facilitar o futuro sequestro do sistema operativo.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Sigma e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.