Remover .Shit vírus (Guia remoção) - Atualizado Nov 2016
Guia de remoção de virus .Shit
O que é Vírus ransomware .Shit?
Vírus de extensão de ficheiro .Shit: novo ransomware proveniente da família do vírus Locky
Especialistas de segurança de PC têm discutido amplamente a popularidade do vírus Locky. Segundo eles, este ransowmare acaba de mudar para a extensão de ficheiro .Shit que tem sido utilizada para bloquear os ficheiros das vítimas. Passos adicionais usados pelo ransomware Shit continuam os mesmos: a vítima é informada sobre a encriptação dos ficheiros mais valiosos e é pedido o pagamento de um resgate em troca da chave especial de desencriptação. Não existem dúvidas de que este vírus é apenas outra extensão do famoso ransomware que já lançou antes as versões ODIN e Zepto. O vírus Shit foi visto em França onde se estava a propagar via e-mails como um ficheiro anexo rotulado de Recibo. Não obstante, se vive em qualquer outro país, aconselhamos que não baixe a guarda. Devido à sua distribuição ativa, é provável que o malware .Shit se espalhe para outras partes da Europa e, eventualmente, resto do mundo.
Embora o vírus .Shit não soe a infeção cibernética especialmente sofisticada, acredite quando lhe dizemos que não é trabalho de amadores. Este parasita é bem capaz de infligir grave dano no PC, de forma semelhante ao Locky ou outros vírus ransomware. Na verdade, os seus criadores parecem ter tirado o melhor que puderam da categoria destas infeções em particular: implementaram ao malware a capacidade de encriptação de grau militar AES CBC 256-bit que permite bloquear os ficheiros do computador infetado sem deixar aos seus proprietários qualquer possibilidade de recuperação. A mesma cifra tem sido utilizada pelo Locky, ODIN e muitos outros ransomwares avançados. Além disso, segundo o seu exemplo, este vírus também modifica os nomes dos ficheiros localizados para uma sequência de caracteres aleatórios e fixa a contreoversa extensão .Shit a todos os ficheiros encriptados. Esta extensão é exatamente o que deu ao vírus o seu nome desagradável. Embora seja praticamente impossível restaurar documentos pessoais após o ataque deste malware, de forma alguma deverá deixá-lo ficar. Se quer continuar a usar o seu computador de forma segura no futuro, tem de remover totalmente o vírus ransomware SHIT do sistema. Pode utilizar ferramentas antivírus profissionais como o FortectIntego para o fazer. Quando a remoção estiver completa, poderá ter ainda uma chance de recuperar uma pequena porção dos seus ficheiros.
Existem muitas funções deste ransomware que ajudam a classificá-lo como um membro da família Locky. Não só se oferece para desencriptar os seus ficheiros usando o famoso Locky Decrypter, como também larga três tipos de ficheiros no computador infetado: _WHAT_is.html, _[2_random_numbers]_WHAT_is.html e _WHAT_is.bmp. Variantes semelhantes destes ficheiros podem também ser encontradas em outras versões do vírus. Embora os nomes dos ficheiros possam diferir, normalmente têm a mesma nota de resgate e instruções para a recuperação da informação. Detalhes como atalhos para os sites de pagamento, números de identificação ou o montante do resgate normalmente variam com cada versão individual. Atualmente o ransomware Shit exige 0,5 Bitcoin (cerca de 326 USD) pela desencriptação dos dados, mas não deverá considerar o pagamento. Este vírus é relativamente novo, pelo que não existe forma de saber se os seus criadores estão realmente dispostos a desencriptar os ficheiros, ou se irão simplesmente desaparecer assim que tiverem o seu dinheiro nos bolsos. Uma opção mais segura é seguir diretamente para a remoção do vírus quando notar nos sinais de alerta sugerindo que poderá ter infetado o seu PC. Pode verificar as nossas recomendações para recuperação de dados providenciado abaixo deste artigo.
Métodos de distribuição utilizados por este ransomware
Tal como o Locky e as suas versões, o vírus ransomware .Shit é maioritariamente distribuído via campanhas de spam malicioso, possivelmente os mesmos que distribuíram a infeção original. O vírus surge normalmente nas caixas de entrada das suas potenciais vítimas como anexos JavaScript ou WS que os utilizadores descarregam inconscientemente acreditando que contêm informação de faturação, speeding ticket, confirmações de compras online ou cartas oficiais. Abrir estes e-mails ativa o documento malicioso que descarrega o vírus para o computador que começa a encriptar ficheiros. Deverá também garantir que atualiza o seu software através de fontes conceituadas e evita descarregar software atualizado de páginas inseguras ou pop-ups que possam emergir aleatoriamente enquanto navega na rede. É provável que encontre o ransomware .Shit em alguns desses.
Dicas para a remoção do ransomware .Shit:
Se está preocupado que possa não ser capaz de remover o ransomware .Shit do computador sozinho, temos boas notícias para si. Preparámos instruções que o guiarão gradualmente desde os passos iniciais da remoção do vírus .Shit para a recuperação da informação. A primeira coisa que precisa fazer é testar o seu antivírus, se o vírus não bloqueia os seus processos. No caso de bloquear, deverá seguir as instruções de descontaminação do vírus abaixo. Se não bloquear, apenas tem de correr um scan de sistema completo e remover o vírus Shit do seu PC. Abaixo, irá também encontrar algumas dicas de recuperação de ficheiros que pode seguir para tentar recuperar a sua informação após a eliminação do vírus. Embora provavelmente não o ajude a obter todos os dados perdidos de volta, poderá ser capaz de recuperar pelo menos alguns dos documentos.
Guia de remoção manual de virus .Shit
Remoção manual de .Shit ransomware
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover .Shit usando System Restore
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
- Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
- quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
- Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
- Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
- Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de .Shit. Após fazer isso, clique em Next.
- Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
Bonus: Recuperar os seus dados
O guia acima tem como objectivo remover .Shit do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurançaSe os seus ficheiros estão encriptados por .Shit, pode usar diversos metodos para os recuperar
Recuperação de ficheiros usando o software Data Recovery Pro
Se procura uma forma sem esforço e segura de recuperar a sua informação, deverá usar ferramenta conceituadas como o Data Recovery Pro. De forma a usar esta ferramenta propriamente, por favor, siga as instruções abaixo:
- Data Recovery Pro de descargas;
- Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
- Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por .Shit ransomware;
- Repare-os
Recuperação de dados usando a função Windows Previous Versions
Este método não é uma resposta para todos os seus problemas, mas pode ajudá-lo a recuperar ficheiros importantes em caso de emergência. O que deverá notar é que deverá ter a função Restauração de Sistema ativada. Caso contrário, este método será inútil.
- Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
- Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
- Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.
Recuperação de dados usando a função ShadowExplorer
Finalmente, poderá tentar extrair os seus ficheiros das Volume Shadow Copies que estão normalmente armazenadas no seu computador. Vírus maliciosos como o ransomware .Shit podem, obviamente, eliminar estes ficheiros, mas a função ShadowExplorer é uma solução válida.
- Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
- Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
- Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
- Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de .Shit e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN
A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro.
De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.