Remover Alpha vírus (melhorado) - Set 2016 actualização
Guia de remoção de virus Alpha
O que é Vírus ransomware Alpha?
Os factos principais que precisa de saber sobre o ransomware Alpha:
Recentemente, os ciber-criminosos manifestaram a sua criatividade ao lançar um novo ransomware – o vírus Alpha. Como o tipo desta ameaça sugere, o malware visa o bloqueio de ficheiros importantes e exige um resgate. A principal característica distinta deste vírus é que exige 400$ através de cartões de oferta iTunes! Não é típico os criadores de ransomware optarem por métodos de pagamento deste género porque podem ser relativamente fáceis de localizar, embora não seja uma prática compleatamente nova. O TrueCrypt, por exemplo, exige às suas vítimas que paguem um resgate via cartões de oferta Amazon. Algumas pessoas poderão suspeitar que os programadores deste vírus sejam prematuros ou considerem a actividade como uma mera forma alternativa de gastar o tempo livre. O ransomware que envolve esquemas globais opta por métodos mais discretos de receber o resgate, de forma a manter as identidades dos seus programadores sigilosa. Independentemente disso, a abordagem à colecta de resgate não determina o dano que estes programas são capazes de inflingir. Portanto, se tornou-se uma vítima deste ransomware, continue a ler para descobrir os métodos de remoção do Alpha ou remova-o imediatamente utilizando o FortectIntego.
Quando o vírus se inflitra furtivamente no seu sistema, não demorará muito a começar a procurar por fotografias, ficheiros de vídeos, documentos Office e outros dados incluídos na lista de alvos predeterminada. Os ficheiros pessoais da vítima são encriptados com o algoritmo AES-256, tornando-os virtualmente inacessíveis, a não ser que uma chave privada seja utilizada para desencriptá-los. Todo o processo de desencriptação de ficheiros não demora muito e uma vez completado um ficheiro Read Me (How Decrypt) !!!!.txt é laragado em todas as pastas infectadas no computador da vítima. Este documento contém instruções para a recuperação da informação bloqueada:
Saudações,
gostaríamos de desculpar-nos por esta inconveniência, porém, o seu computador foi bloqueado. De forma a desbloqueá-lo, tem de completar os seguintes passos:
1.Compre Cartões de Oferta iTunes pelo vaor total de $400.00
2.Envie os códigos de oferta para o endereço e-mail indicado.
3.Receba um código e um ficheiro que vão desbloquear o seu computador.
Por favor, note:
– A soma nominal do cartão de oferta particular não importa, mas a soma total tem de ser a acima mencionada.
– Pode comprar os Cartões de Oferta iTunes online ou em qualquer loja. Os códigos têm de ser correctos, caso contrário, não receberá nada.
– Depois de receber o código e o ficheiro de segurança, o seu computador irá ser desbloqueado e nuncá mais será bloqueado.
Lamentamos a inconveniência causada.
Esta nota pode ter um tom lamentoso, mas não muda o facto dos seus ficheiros de alta importância estejam agora inacessíveis, e lhe seja requisitado o pagamento de uma soma considerável de dinheiro para recuperá-los. Felizmente, o especialista IT Michael Gillespie conseguiu encontrar as vulnerabilidades do vírus e desenvolveu um programa capaz de desencriptar a informação sem qualquer custo. O Alpha Decrypter pode ser encontrado online. Recentemente, relatórios começaram a fluir sobre um novo tipo de ransomware chamado Alfa, apresentado pelos criadores do vírus Cerber. Os peritos observaram que esta é muito provavelmente uma nova e melhorada versão do ransomware Alpha. Esta nova variante de ransowmare parece ser completamente diferente da inicial. Os criminosos resolveram o aspecto de privacidade da colecta do resgate e em vez de pedirem cartões de oferta iTunes exigem agora o pagamento em BitCoins,utilizando a rede anónima Tor. O desencriptador do ransomware Alpha está facilmente acessível online. A única ferramenta de desencriptação para o vírus Alpha pode ser comprada aos criadores do vírus por 650$. Os ficheiros marcados com a invulgar extensão .bin que o Alpha anexa assim que são encriptados não serão de outra forma acessíveis. Para se manter seguro, mantenha ambos os vírus, Alpha e Alfa, em atenção.
Os métodos de distribuição do vírus:
Uma vez que a ameaça é relativamente nova, não existe muita informação sobre todas as formas possíveis de combater o vírus Alpha. No entanto, os principais objectivos prevalecem. Como a maioria dos vírus deste género, o seu computador pode ser infectado através de anexos de e-mail maliciosos. Tenha em atenção que os ciber-criminosos melhoraram as suas técnicas de persuasão, portanto, evite abrir qualquer e-mail suspeito mesmo se for enviado por uma empresa existente ou instituições governamentais com uma factura, postal ou notificações de tráfego.
Alternativamente, deverá apressar-se a instalar um programa de segurança cibernética capaz de detectar kits de exploração. Foi observado que algumas amostras de ransomware propagam-se através destes. São especialmente traiçoeiros pois conseguem entrar furtivamente no sistema sem serem quarentenados pelo programa anti-vírus. É por isso que é necessário uma aplicação de segurança adicional, como o FortectIntego, operando lado a lado com o software anti-vírus principal.
Por último, uma vez que os piratas informáticos do Alpha parecem preferir o iTunes, deve manter-se vigilante e restringir-se de entrar em hiperlinks suspeitos providenciados no website. Nunca pode garantir que utilizar um website legítimo preveni-lo-á de ser assaltado pelo ransomware. Para mais, permita-nos proceder para a secção onde vamos presenteá-lo com formas de remover o Alpha.
Orientações de remoção do Alpha:
Existem apenas duas formas principais de remover o vírus Alpha do sistema danificado – a automática ou a manual. As instruções de remoção manual são providenciadas abaixo. Tendo em consideração que este vírus é ransomware, não deverá encará-lo levemente. Precisão e atenção são necessárias para que possa remover o Alpha sem deixar vestígios. Alternativamente, recomendamos a instalação de um programa anti-spyware especialmente criado para exterminar vírus semelhantes. Para além da remoção do Alpha, pode também repelir malware menor, como os conjuntos e exploração mencionados anteriormente. Embora desta vez possa considerar-se sortudo por poder desencriptar os seus dados, deverá começar a considerar formas alternativas de armazenar a sua informação pessoal.
Guia de remoção manual de virus Alpha
Remoção manual de Alpha ransomware
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover Alpha usando System Restore
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
- Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
- quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
- Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
- Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
- Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Alpha. Após fazer isso, clique em Next.
- Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Alpha e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN
A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro.
De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.