Escala de gravidade:  
  (94/100)

Vírus .crab. Como remover ? (Guia de desinstalação)

Linas Kiguolis de escrito por... - - | Digite: Ransomware

O .crab é um “cripto-vírus” perigoso da infame família do ransomware GandCrab 

Ransomware .crab

Vírus .crab — ransomware que tem bloqueado ficheiros, ao atribuir esta extensão de ficheiro aos seus nomes e adicionalmente exigindo um resgate de $800 em troca de uma chave especial, necessária para a descodificação. Este ransomware é uma das inúmeras variáveis da família GandCrab, e outros membros incluem:

A família deste malware surgiu em janeiro deste ano, e atualmente, após alguns meses, existem 4 versões diferentes a atacar utilizadores de PC inconscientes. O vírus com extensão .crab é capaz de atribuir a extensão do ficheiro .KRAB a ficheiros encriptados com o objetivo de os tornar inúteis. Para se infiltrar em determinados computadores, o ransomware tem utilizado técnicas sofisticadas, incluindo o Rig ExploitKit, Grandsoft RigExpoit, e outros. Como é habitual, o ransomware utiliza algoritmos de encriptação AES e RSA. Imediatamente em seguida, os dados tornam-se inúteis.

Nome crab virus
Tipo Ransomware
Família GandCrab
Valor do resgate $800 em Bitcoin, DASH
Extensão extensão de ficheiros .crab, extensão de ficheiros .KRAB
Nota de resgate CRAB-DECRYPT.txt; KRAB-DECRYPT.txt.
Versões GandCrab; GandCrab 2; GandCrab 3; GandCrab 4
Principais perigos É possível que a encriptação de ficheiros conduza as vítimas à perda permanente de dados
Distribuição Inúmeras campanhas de spam apresentadas com a ajuda do Rig ExploitKit, Grandsoft RigExpoit, etc.
Eliminação Deverá utilizar o Reimage para a eliminação do vírus

Atualmente, o vírus .KRAB é conhecido por utilizar dois tipos de notas de resgate (ransom): CRAB-DECRYPT.txt e KRAB-DECRYPT.txt. Estes documentos são tipicamente guardados em todas as pastas do PC da vítima e são utilizados para o notificar acerca do ataque. Normalmente, para o ransomware GandCrab, isto providencia informações distintas, tais como instruções para comprar moedas Bitcoin, realizar o pagamento e testar o serviço de descodificação. No entanto, devemos adverti-lo que a chave de descodificação que os criadores do vírus têm promovido talvez não exista. A única forma de restaurar os ficheiros é através de cópias de segurança. No entanto, é possível experimentar os métodos de recuperação de dados que providenciamos no final deste guia.

Normalmente, o vírus .crab, ou qualquer outra versão do mesmo, exibe a seguinte nota de resgate:

—= GANDCRAB V4 =—
Atenção!
Todos os seus ficheiros, documentos, fotografias, bases de dados e outros ficheiros importantes foram encriptados e possuem a extensão: .KRAB
O único método de recuperar os ficheiros é comprar uma chave única. Somos os únicos que conseguimos fornecer esta chave e recuperar os seus ficheiros.
O servidor com a sua chave encontra-se numa rede fechada TOR. É possível aceder a este servidor através dos seguintes passos:
____________________________________________________________________
| 0. Descarregue o browser Tor – https://www.torproject.org/
| 1. Instale o browser Tor
| 2. Abra o Browser Tor
| 3. Abra o link 
| 4. Acompanhe as instruções desta página

Este ransomware exige uma quantia de 800 dólares, que deverão ser pagos em formato Bitcoin ou DASH. Esta quantia monetária deverá ser suficiente para comprar uma chave de descodificação única, que deverá ser introduzida num determinado campo para recuperar os ficheiros bloqueados. No entanto, não recomendamos que contacte estes criminosos cibernéticos para pagar o resgate. Estes indivíduos são vigaristas e pagar-lhes poderá provocar problemas adicionais.

De acordo com os criadores do malware, esta é a única forma de recuperar os ficheiros bloqueados pela extensão .KRAB:

É aconselhável que compre o GandCrab Decryptor. Este software ajudar-lhe-á a decifrar todos os seus ficheiros encriptados e remover o GandCrab Ransomware do seu PC.
Preço atual: $800.00. Como pagamento, necessita de moedas DASH ou Bitcoin

Em vez do processo proposto, é aconselhável que remova o vírus .crab e restaure o seu computador ao seu estado anterior. Consciencialize-se de que não é possível saber o que este malware consegue desencadear adicionalmente no seu sistema. Quanto maior for o período de tempo em que esta ameaça esteja presente no seu computador, maior será o dano causado.

A eliminação do vírus .crab necessita da assistência de um profissional, por isso aplique ferramentas anti-malware como o Reimage. Execute uma análise completa para garantir que a ferramenta deteta e elimina todas as ameaças relativas ao ransomware. Recomendamos vivamente que utilize apenas programas certificados para este procedimento, para se certificar que o seu computador funciona de forma correta e do mesmo modo que funcionava anteriormente ao aparecimento deste malware.

Os ataques Ransomware são desencadeados devido ao comportamento imprudente dos utilizadores

O facto de não prestar atenção durante as pesquisas pela Internet desencadeia inúmeras infeções no PC e ataques de malware. Enquanto que os vírus ransomware são maioritariamente divulgados via e-mails de spam e os seus anexos inseguros, também necessita de ter cuidado enquanto transfere programas de redes P2P ou outros prestadores suspeitos.

Caso receba qualquer e-mail suspeito, certifique-se de que é seguro antes de o abrir. Caso encontre qualquer conteúdo suspeito, elimine-o imediatamente!

Normalmente, as mensagens fraudulentas afirmam o seguinte:

Caro Cliente,

Por favor, encontre o seguinte anexo relativo à sua entrega!
Atenciosamente,

Apoio ao Cliente FedEx

 Para se certificar que a mensagem de e-mail é segura, necessita de verificar os seguintes componentes:

  • endereço eletrónico. Necessita de ser coerente, com o nome da empresa e o conteúdo do e-mail;
  • o nome da empresa. Você necessita de estar associado de alguma forma com a respetiva empresa (ser funcionário, utilizador, cliente, etc.);
  • gramática e erros ortográficos. Verifique a precisão do e-mail, não deverá conter quaisquer erros;
  • Os investigadores também recomendam verificar atentamente os programas que transfere para os seus computadores através de redes P2P. Por favor, mantenha-se afastado de software, jogos e aplicações similares ilegais, uma vez que é possível conterem programas de instalação maliciosos.

Elimine o vírus .crab o mais rapidamente possível

Para remover devidamente o vírus .crab, necessita de utilizar ferramentas anti-malware que o assistem a encontrar malware e os seus componentes, sem desperdiçar o seu precioso tempo. Selecionar estas ferramentas de forma sensata garantirá a eliminação completa do vírus e a proteção posterior do sistema. O Ransomware é uma das ameaças cibernéticas mais perigosas, logo recomendamos vivamente que utilize programas como o Reimage, Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes.

No entanto, a eliminação do vírus .crab não recupera os seus ficheiros bloqueados. Estes dois processos não se encontram relacionados, portanto necessitará primeiro de esquecer os seus ficheiros encriptados, independentemente de ser um enorme sacrifício. A recuperação dos ficheiros apenas poderá ser desencadeada num sistema seguro. Caso já se tenha livrado do vírus ransomware Krab, aceda à nossa secção de Recuperação de Dados.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Recomendamos o Reimage para reverter os danos causados pelo vírus. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Guia de remoção manual de virus .crab:

remover .crab usando Safe Mode with Networking

Ao lidar com ransomware, necessita de o desativar primeiro. Desative o vírus dos ficheiros com extensão KRAB ao reiniciar o seu sistema em Modo de Segurança com Rede:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o .crab

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download Reimage ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa .crab extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover .crab usando System Restore

A funcionalidade de restauração do sistema é útil quando necessita de iniciar o antivírus para a eliminação do ransomware:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de .crab. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com Reimage e certifique-se de que .crab a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover .crab do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Se os seus ficheiros estão encriptados por .crab, pode usar diversos metodos para os recuperar

O Data Recovery Pro foi concebido para restaurar ficheiros encriptados

Ferramenta de Recuperação de Dados (Data Recovery Tool) – um programa excepcional que o assiste a recuperar os ficheiros eliminados acidentalmente. Utilize-o, acompanhando os seguintes passos:

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por .crab ransomware;
  • Repare-os

A funcionalidade de Versões Anteriores do Windows tem a capacidade de recuperar os ficheiros mais importantes

Caso deseje restaurar ficheiros individuais, é possível utilizar a funcionalidade de Versões Anteriores do Windows, mas certifique-se de que a funcionalidade de Restauro do Sistema se encontrava ativa antes do ataque:

  • Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
  • Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
  • Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.

O ShadowExplorer recupera os ficheiros bloqueados pelo vírus .crab

Caso o ransomware tenha não tenha alterado as cópias Shadow Volume dos ficheiros, é possível restaurar os seus dados ao utilizar o ShadowExplorer:

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

A ferramenta de descodificação para o vírus .crab encontra-se indisponível

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de .crab e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como Reimage, Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes

Sobre o autor

Linas Kiguolis
Linas Kiguolis

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Linas Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-crab-virus.html

Guias de remoção em outras línguas