Remover Cloudnet vírus (Guia de remoção de vírus) - Livre Instruções
Guia de remoção de virus Cloudnet
O que é Vírus Cloudnet?
O vírus Cloudnet é um trojan que habitualmente entra com a ajuda de outro malware
O vírus Cloudnet é um tipo de malware que pertence à categoria Trojan. Criado pela Epic Net Inc., incomoda os utilizadores desde o início de 2017, e múltiplos motores antivírus ainda reportam infeções por todo o mundo. A ameaça é normalmente injetada através do malware já presente no sistema ou é descarregado pelos utilizadores a partir de websites maliciosos. Uma vez instalado, o vírus Cloudnet compromete a segurança do sistema ao executar várias alterações ao mesmo. Conecta-se a um servidor remoto controlado por hackers que conseguem enviar e receber informação remotamente, colocando dados sensíveis em risco. O vírus corre o processo Cloudnet.exe em segundo plano, localizado na subpasta da pasta do perfil do utilizador, permitindo executar as suas atividades. Tendo em conta que o vírus Cloudnet é normalmente transferido com o auxílio de outras aplicações maliciosas, a possibilidade do sistema ser infetado por cripto-mineiros, backdoors, keyloggers e ameaça semelhantes é bastante alta.
Nome | Vírus Cloudnet |
Tipo | Trojan, backdoor |
Nomes alternativos |
|
Atividades | Conecta-se a vários IP's e URL's, recolhe e envia dados, compromete a segurança do sistema |
Principais perigos |
Roubo de dados pessoais, infeção de malware adicional |
Infiltração | Descarregado a partir de websites maliciosos, instalado por outro malware |
Eliminação | Use software de segurança com boa reputação para fazer scan ao seu dispositivo no Modo de Segurança |
Recuperação | Use oFortectIntego para restaurar funções normais de sistema e reparar o dano causado |
Como o malware pode comprometer a segurança do sistema, os peritos aconselham a não adiar a remoção do vírus Cloudnet. Todavia, o processo poderá ser um pouco complicado, pois os Trojans são por vezes difíceis de detetar e remover devido às técnicas persistentes utilizadas. Assim sendo, é altamente recomendado entrar no ambiente seguro no Windows (Modo de Segurança) e efetuar um scan completo com o software antivírus.
Assim que a carga útil maliciosa é executada, a backdoor do vírus Cloudnet efetua as seguintes tarefas:
- Cria um novo caminho %Application Data%\EpicNet Inc\CloudNet\;
- Cria um executável %Application Data%\EpicNet Inc\CloudNet\cloudnet.exe;
- Cria mutex para assegurar que uma cópia do executável está a correr;
- Adiciona e modifica o Registo Windows para assegurar persistência;
- Cria uma conexão proxy;
- Descarrega e executa ficheiros arbitrários.
Assim que as modificações no sistema estão completas, o vírus Cloudnet pode iniciar as suas atividades maliciosas. Primeiro do que tudo, envia uma variedade de informação (versão do sistema operativo, nome do processador, informação de memória, versão de malware, etc.) para um servidor C2 e começa a redirecionar os utilizadores para website perigosos e inclui os e-mails dos mesmos para campanhas publicitárias que podem fazer spam na caixa de entrada rapidamente.
Como a backdoor consegue modificar as definições proxy, alguns utilizadores poderão ter problemas ao tentar remover o vírus Cloudnet. Não obstante, um software de segurança poderoso deverá ser capaz de executar a tarefa no Modo de Segurança. Por favor, consulte a secção inferior do blogue.
Assim que a eliminação do vírus Cloudnet estiver completa, deverá fazer um scan aos seus dispositivos com o FortectIntego – este consegue reparar o Registo Windows automaticamente e recuperar o dano do sistema em apenas alguns minutos.
Tenha cuidado quando navegar na internet – guiões maliciosos podem instalar malware no seu sistema
Os programadores de software maliciosos têm sempre procurado novas formas de infetar a maior quantidade de utilizadores possível. Embora os métodos mais primitivos continuem a incluir atalhos maliciosos em websites, algumas técnicas sofisticadas dependem de kits de exploração que abusam das vulnerabilidades do software.
Embora nenhum método mantenha o utilizador livre de perigo a 100%, existem vários que diminuem bastante a probabilidade de infeção trojan. Algumas medidas básicas de segurança (que a maioria dos utilizadores ainda falha em implementar) incluem um software anti-malware e atualizações de sistema. Porém, provavelmente a coisa mais importante é estar atento quando se navega na internet.
O software de segurança não pode e não irá proteger o utilizador de TODOS os vírus, pois novas ameaças são desenvolvidas diariamente, e as bases de dados dos motores antivírus não são atualizados imediatamente. Assim sendo, não navegue em sites questionáveis (como de torrent, pornografia, jogo), não descarregue software pirateado e use um ad-block para sua segurança.
Remova o vírus Cloudnet e previna mais comprometimento do sistema
Se a backdoor do Cloudnet entrou na sua máquina com o auxílio de outro malware, o seu dispositivo poderá ser infetado com múltiplas ameaças. Malware diferente serve propósitos diferentes, contudo, não traz nada benéfico para a vítima e pode resultar na perda de fundos, ficheiros pessoais ou mesmo roubo de identidade. Assim sendo, a segurança do computador não deve ser tratada ligeiramente. Relativamente a esta ameaça particular, pode abrir o Gestor de Tarefas e verificar se o Cloudnet.exe está a correr.
Remova o vírus Cloudnet com o auxílio de software de segurança. Tenha em atenção que nem todos as aplicações antivírus poderão reconhecer a ameaça, portanto poderá ter de usar um programa diferente para eliminar completamente o malware. Além disso, se a sua máquina estiver afetada por outras ameaças maliciosas, o software antivírus deverá ser capaz de as eliminar com apenas um scan.
Assim que a remoção do vírus Cloudnet estiver completa, use o FortectIntego para a reparação do sistema. Irá restaurar o registo Windows e eliminar processos desnecessários que o malware tenha criado.
Guia de remoção manual de virus Cloudnet
Remoção manual de Cloudnet ransomware
Para remover o trojan Cloudnet, deverá entrar no Modo de Segurança com Rede e usar o software de segurança para fazer um scan completo ao sistema:
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover Cloudnet usando System Restore
A Restauração de Sistema pode também ser usada para parar a ameaça:
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
-
Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
-
quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
-
Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
-
Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
-
Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Cloudnet. Após fazer isso, clique em Next.
-
Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
-
Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Cloudnet e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.