Removendo o SAntivirus (Guia de remoção de vírus) - Atualizado Jul 2020
Guia de remoção de SAntivirus
O que é SAntivirus?
SAntivirus é um programa antivírus duvidoso que exibe resultados exagerados para que os utilizadores comprem a sua licença
SAntivirus, também conhecido como Segurazo, é uma ferramenta de segurança desenvolvida por uma empresa global de tecnologias da informação. O programa antivírus oferece aos seus clientes a proteção completa contra vírus, quarentena de potenciais ameaças, proteção de privacidade, melhorias de desempenho do sistema, proteção em tempo real, e muito mais. Embora esta descrição seja apelativa, os especialistas não recomendam a instalação desta ferramenta. Com base em vários relatos de utilizadores e a comunidade infosec, o SAntivirus é distribuído em conjunto com freeware (software grátis), e esse é o primeiro sinal que não inspira confiança.
Esta ferramenta antivírus enganosa possui uma reputação pobre, devido aos seus resultados duvidosos das análises efetuadas. De acordo com estes testemunhos, a aplicação impinge a sua versão licenciada ao exibir resultados exagerados. Para além disso, os utilizadores afirmam que tiveram vários problemas com a desinstalação do SAntivirus,, uma vez que o programa altera as definições da política do grupo local (utilizando o comando SeLoadDriverPrivilege) para adquirir mais privilégios e estabelecer a sua presença.
Após a instalação, o analisador do SAntivirus é exibido regularmente. Consequentemente, o sistema poderá ficar mais lento, devido ao consumo de recursos adicionais do CPU. Em alguns casos, a análise pode despoletar BSODs (erros de “ecrã azul”), que causam o reinício do sistema. Devido a este desempenho, as pessoas arriscam-se a perder o seu trabalho.
Nome | SAntivirus |
Tipo | Programa potencialmente indesejado |
Também conhecido como | Segurazo |
Infiltração | Enquanto alguns utilizadores descarregam a aplicação no seu website oficial, a maioria encontra-a instalada no seu sistema após instalar freeware de websites terciários (bundling/agrupamento de software), serem enganados por publicidade enganosa, ou verem um alerta de atualização falso num website malicioso |
Sintomas | As análises automáticas efetuadas pela ferramenta exibem centenas de problemas detetados, mesmo numa máquina completamente nova; a aplicação não pode ser removida manualmente; anúncios pop-up surgem aleatoriamente, solicitando a compra da versão completa do SAntivirus |
Deteção | Múltiplos prestadores de serviços anti-malware detetam esta aplicação como maliciosa ou suspeita – resultados da Virus Total |
Eliminação | Pode tentar remover manualmente o programa, com a ajuda das instruções providenciadas no final deste artigo; caso não consiga, elimine o PUP automaticamente ao analisar a sua máquina com um software anti-malware de confiança |
Reparação do sistema | O SAntivirus pode eliminar entradas no Registo, necessárias para o funcionamento normal do sistema, resultando em erros no Windows. Caso a aplicação efetue alterações ao seu PC, execute uma análise com o FortectIntego para reparar os danos causados. |
À primeira vista, alguns utilizadores podem pensar que o SAntivirus é um software antivírus decente que também consegue otimizar o PC, uma vez que apresenta um design elegante e interface moderna, que o torna fácil de utilizar. O programa afirma incluir as seguintes funcionalidades:
- Proteção em tempo real (ransomware, web, e-mail);
- Eliminação de malware;
- Scanner de privacidade;
- Impulsionador de desempenho do sistema;
- Funcionalidade de Segurança Online.
No entanto, sob o seu design e funcionalidades apresentáveis, o SAntivirus esconde características mais comuns em malware do que em programa que o protejam contra ameaças online.
Para começar, a maioria dos utilizadores do SAntivirus nunca o instalaram intencionalmente (mesmo que seja possível descarregar o programa no seu website oficial), uma vez que é distribuído com a ajuda de várias técnicas injustas, incluindo pacotes de software, alertas de atualizações falsas e publicidade enganosa.
Após a sua instalação no sistema, o SAntivirus executa instantaneamente uma análise completa ao sistema. Embora seja um procedimento comum em ferramentas anti-malware, os resultados que apresenta são tudo menos comuns. Uma vez que a aplicação exibe resultados exagerados após as suas análises (ex.: pode assinalar cookies relacionados com o Google como uma ameaça de nível médio, o que é absolutamente errado), os utilizadores podem pensar que o estado dos seus computadores é bastante pior do que realmente é.
Caso os utilizadores pressionem no botão “Remover todos os problemas” (“Remove all issues“), serão reencaminhados para a página de pagamento, influenciando a compra da versão completa do SAntivirus. Recomendamos que não pague por este software inútil, pois irá simplesmente perder o seu dinheiro – considerando as suas técnicas duvidosas de marketing e resultados de análises errados, não pode confiar nesta ferramenta para garantir a sua segurança.
Alternativamente, deve confiar em aplicações fiáveis que não enganem os seus utilizadores a cada passo. Se necessitar de uma ferramenta de otimização para o seu sistema, que consiga reparar vários erros do Windows, sugerimos o FortectIntego. Adicionalmente, nunca se deve esquecer das defesas do seu computador – obtenha um anti-malware, como o SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes para remover o SAntivirus e proteger o seu sistema contra outras ameaças no futuro.
Várias pessoas perguntam se o SAntivirus é um vírus
Fóruns online, como o Reddit, encontram-se repletos de perguntas sobre o Segurazo SAntivirus, e se este é realmente um vírus. A resposta a esta questão é bastante simples – esta ferramenta antivírus não é um vírus. Pertence à categoria de ferramentas de segurança, embora o seu desempenho seja questionável.
De acordo com especialistas em cibersegurança, é melhor evitar ferramentas que sejam distribuídas através de bundling (agrupamento de software). Esta estratégia de distribuição enganosa indica que a ferramenta não é fiável e que pode revelar intenções ocultas. Neste caso, o “malware” SAntivirus tem o objetivo de obrigar as pessoas a comprar uma chave de licença, através de métodos suspeitos, tais como:
- A ferramenta é distribuída em conjunto com aplicações grátis, tais como o Audacity;
- Não existe um desinstalador direto para o SAntivirus. Tipicamente, o ficheiro SegurazoUninstaller.exe encontra-se numa localização oculta para evitar a sua deteção;
- Executar o desinstalador não garante a eliminação deste PUP;
- O analisador do antivírus é executado aleatoriamente, causando a utilização elevada do CPU e ocasionais BSODs (erros de “ecrã azul”);
- Os resultados das análises podem conter nomes de vírus, spyware e outras ameaças não existentes;
- Após o final do período de teste gratuito, o SAntivirus provoca redirecionamentos para a página de pagamento oficial.
Portanto, caso ainda não tenha instalado esta aplicação, recomendamos que se mantenha afastado e confie apenas em programas antivírus fidedignos, tais como o SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes, e outros. Se, no entanto, estiver atualmente a lidar com dificuldades na eliminação do Segurazo SAntivirus, experimente reiniciar a sua máquina no Modo de Segurança, como é explicado abaixo, e efetue uma análise completa ao sistema para remover o programa.
PUPs, como ferramentas antivírus maliciosas, são frequentemente distribuídos por freeware
Os “programas potencialmente indesejados” receberam este nome por alguma razão, pois são normalmente “indesejados” pelos utilizadores. Se uma aplicação estiver classificada como PUP, deve manter-se afastado, pois isso indica que utiliza várias técnicas enganosas para atingir os seus objetivos – monetização. Embora querer ganhar dinheiro com o produto criado seja perfeitamente razoável, exibir publicidade falsa e mentir sobre as suas funcionalidades é simplesmente errado – os utilizadores sentem-se enganados, traídos e, para piorar, normalmente não conseguem recuperar o seu dinheiro, pois decidiram voluntariamente pagar pela aplicação.
Portanto, é melhor evitar qualquer contacto com PUPs em primeiro lugar, porque para além de o influenciar a pagar por serviços inúteis, podem também comprometer a sua segurança online ao alterar as definições do seu browser e reencaminhá-lo para websites suspeitos, ou monitorizar as suas atividades online em segundo plano.
Para garantir que permanece afastado de programas potencialmente indesejados e maliciosos, siga estas dicas simples, providenciadas por especialistas em segurança:
- Se possível, escolha sempre fontes oficiais para os seus downloads;
- Evite torrents, warez e outros websites de risco elevado;
- Antes de instalar a aplicação, procure por avaliações de outros utilizadores ou blogs online;
- Durante o processo de instalação, certifique-se que a documentação adequada é providenciada – Termos do Serviço e Política de Privacidade;
- Opte sempre pelo modo de instalação Avançado/Personalizado em vez de Recomendado/Rápido;
- Esteja atento e procure por botões colocados em locais estranhos, ofertas enganosas, caixas de verificação pré-assinaladas, texto em letra pequena e outros truques que os criadores de freeware utilizam para enganar as pessoas e fazer com instalem malware.
Desinstale o SAntivirus com a ajuda destas instruções
Vários utilizadores afirmaram que a desinstalação do SAntivirus é bastante difícil – relatam que tentaram eliminar os ficheiros manualmente nas pastas do programa, mas que o acesso foi negado. De qualquer forma, pode tentar eliminar o PUP seguindo os passos de eliminação manual providenciados no final deste artigo.
Como previamente mencionado, o vírus SAntivirus efetua várias modificações no sistema, tais como alterações no Registo do Windows, alteração da política do grupo local, e mudanças em definições críticas do Windows. Consequentemente, poderá não ser possível remover o SAntivirus manualmente, e necessita de recorrer a software de eliminação automática.
Deve descarregar e instalar um programa anti-malware que reconheça o PUP. Ao contrário da eliminação manual, o software de segurança consegue detetar automaticamente todos os ficheiros maliciosos presentes no sistema e remover os privilégios que o Segurazo estabelece durante o processo de instalação.
É possível remover este vírus com a ajuda do FortectIntego. SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes são as nossas recomendações para detetar programas potencialmente indesejados e vírus, com todos os seus ficheiros e entradas no registo associadas.
Guia de remoção manual de SAntivirus
Desinstalar do Windows
Para remover o SAntivirus da sua máquina Windows, siga estes passos:
Para remover o SAntivirus em máquinas com Windows 10/8, por favor siga estes passos:
- Escreva Painel de Controlo na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter ou clique no resultado da pesquisa.
- Sob Programas, selecione Desinstalar um programa.
- Na lista, encontre quaisquer entradas relacionadas com o SAntivirus (ou qualquer outro programa suspeito instalado recentemente).
- Clique com o botão direito na aplicação e selecione Desinstalar.
- Caso surja a janela de Controlo de Conta do Utilizador, clique em Sim.
- Aguarde até que o processo de desinstalação termine e pressione OK.
Caso seja utilizador do Windows 7/XP, proceda com as seguintes instruções:
- Clique no ícone Iniciar do Windows > Painel de Controlo localizado na barra direita (se utilizar o Windows XP, clique em Adicionar/Remover Programas).
- No Painel de Controlo, selecione Programas > Desinstalar um programa.
- Selecione a aplicação indesejada, clicando no item apenas uma vez.
- No topo, selecione Desinstalar/Alterar.
- Se surgir a janela de confirmação, selecione Sim.
- Clique em OK depois de terminar o processo de desinstalação.
Remover SAntivirus do Mac OS X sistema
Os utilizadores de MacOS podem eliminar programas potencialmente indesejados ao desempenhar as seguintes ações:
- Se você estiver usando OS X, clique em Go botão na parte superior esquerda da tela e selecione Applications.
- Espere até você ver a pasta de Applications e procure por SAntivirus ou quaisquer outros programas suspeitos sobre ele. Agora, clique direito sobre cada dessas entradas e selecione Move to Trash.
Após desinstalar este programa potencialmente indesejado (PUP) e fixação de cada um dos seus navegadores, recomendamos que a varredura de seu sistema do PC com um anti-spyware respeitável. Isto vai ajudar você a se livrar dos vestígios de registro SAntivirus e também identificará parasitas relacionadas ou infecções de malware possível no seu computador. Para isso, você pode usar nosso removedor de malware votados: FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes.
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.