Escala de gravidade:  
  (98/100)

Ransomware Rapid. Como remover ? (Guia de desinstalação)

Jake Doevan de escrito por... - - | Digite: Ransomware

Ransomware Rapid – cripto-malware deixa a extensão de ficheiro .rapid nos ficheiros encriptados

Image of Rapid ransomware virus

O ransomware Rapid é um perigoso ficheiro encriptador de ficheiros que emprega as cifras AES para encriptar dados no computador visado. O ransomware marca os ficheiros corrompidos com a extensão de ficheiro .rapid e deixa a nota de resgate How Recovery Files.txt ou !!! txt the README, providenciando o endereço de e-mail rapid@rape.lol que deve ser usado para contactar os programadores.

O ransomware .rapid foi notado pela primeira vez no final de Janeiro. De momento o vírus ainda está ativo e continua a incomodar pessoas em Espanha, França, EUA e outros países. Assim, sugerimos que seja extra cauteloso porque, após infiltrar no sistema, este malware encripta ficheiros e torna-os inacessíveis. A principal diferença entre este vírus e vírus encriptadores de ficheiro semelhantes é permanecer silencioso no sistema e continuar a encriptar novos documentos criados pelo utilizador.

O ransomware Rapid, muito provavelmente, infiltra no sistema com o auxílio de engenharia social e e-mails spam maliciosos. De momento, o vírus propaga-se sob o nome Internal Revenue Service.

Uma vez dentro do sistema, faz alterações e começar a fazer um scan ao dispositivo para as extensões dos ficheiros visados. Depois do procedimento de encriptação, o cripto-malware deixa também uma nota de resgate.

Os nossos especialistas IT avisam que os criminosos usam endereços diferentes para propósitos de contacto. Isto porque tentam proteger as suas identidades e alteram regularmente os e-mails providenciados. Foi descoberto recentemente que os seguintes endereços de e-mail estão ligados aos ficheiros do vírus Rapid:

  • rapid@rape.lol;
  • jpcrypt@rape.lol;
  • fileskey@qq.com;
  • fileskey@cock.li;
  • frenkmoddy@tuta.io;
  • unlockforyou@india.com;
  • support@fbamasters.com;

Os investigadores detetaram que o ransomware usa dois nomes diferentes do ficheiro de texto com instruções de recuperação de dados. Todavia, ambos providenciam a mesma informação e pedem que contacte os bandidos via e-mail:

Olá!

Todos os seus ficheiros foram encriptados por nós

Se que restaurar ficheiros, escreva-nos um e-mail – rapid@rape.lol

Não obstante, a nota de resgate não diz muito sobre opções de recuperação de dados. É óbvio que os criminosos irão pedir para transferir uma soma específica de dinheiro. O pagamento poderá ser definido baseado no número de ficheiros encriptados ou no quão rápido a vítima enviar um e-mail No entanto, os especialistas em segurança não recomendam que contacte os autores do vírus Rapid.

O problema é que ninguém pode assegurar que os bandidos têm um desencriptador funcional para o Rapid ou que pelo menos deixam que o use mesmo que pague o resgate. Assim, poderá aumentar a sua perda. Além dos ficheiros encriptados, poderá perder também o seu dinheiro.

Após o ataque ransomware deve focar-se na limpeza do seu computador. O ransomware poderá ter injetado um código malicioso nos processos do sistema. Como resultado, o seu dispositivo tornou-se mais lento e os programas começaram a falhar. Adicionalmente, o malware torna o sistema vulnerável e poderá abrir a porta a outras ameaças cibernéticas. Para evitar possível dano, é melhor remover o ransomware Rapid.

Por favor, não tente localizar e exterminar os componentes maliciosos sozinho(a). É uma tarefa difícil. Para a remoção do ransomware Rapid deve usar software de segurança reputado, como o Reimage. Se tiver problemas com a eliminação do vírus, por favor verifique as instruções abaixo.

Hackers fingem ser do Internal Revenue Service (IRS) para distribuir o ransomware Rapid

Recentemente os ciber-criminosos que trabalham com o vírus Rapid começaram a enviar e-mails que alegam ser do IRS. O Internal Revenue Service é uma agência de coleta de impostos dos EUA. A maioria dos e-mails vem com o assunto «Por favor note – Mensagem urgente do IRS-164» ou semelhante.

O falso e-mail alega que a vítima não pagou o montante ou imposto correto ao governo e este tem de ser compensado. Encoraja então o utilizador a abrir o anexo que diz «outra informação útil». A pessoa no e-mail informa que o contribuinte tem apenas um dia para contactar o gestor de contribuições, caso contrário poderão ser emitidas multas.

Os ciber-criminosos ainda estão a usar engenharia social para assustar as suas vítimas e levá-las a pensar que existe uma urgência extrema para contactar as supostas autoridades. Assim que o utilizador abre o anexo, encontra o documento Word malicioso no qual a vítima tem de permitir macros para proceder com a instalação. Assim que é implementado, o ransomware Rapid executa o seu código malicioso.

Felizmente, é relativamente fácil reconhecer o esquema usado para propagar o ransomware Rapid. Primeiro que tudo, o IRS não contacta os utilizadores por e-mail ou mensagens de texto. Devemos notar que o Internal Revenue Service é uma entidade dos EUA, o endereço de e-mail é do Reino Unido e o ficheiro executável é exibido em Alemão. Assim sendo, tenha atenção a estes sinais de perigo.

Outras peculiaridades conhecidas da distribuição do ransomware

Os criminosos perdem muito tempo a tentar desenvolver técnicas que lhes permitam infetar computadores facilmente. Até agora, os bandidos têm campanhas de spam muito amadas. Enviam e-mails fraudulentos com anexos maliciosos. Desta forma as pessoas são levadas a instalar o ransomware.

Porém, os e-mails spam não são a única forma de os hackers distribuírem infeções de computador. De acordo com os analistas de malware do LesVirus.fr, o malware poderá entrar no sistema quando os utilizadores:

  • descarregam conteúdo ilegal;
  • instalam falsos programas ou atualizações;
  • clicam em anúncios com malware.

Portanto, tem de ter cuidado com o conteúdo que descarrega da Internet. Mantenha todo o seu software e sistema atualizado atualizados. Impede o malware de usar falhas na segurança para iniciar o ataque.

Instalar antivírus reputado é também uma boa dica para a prevenção de ransomware. Contudo, não se deve esquecer que mesmo o programa de segurança mais confiável não consegue proteger completamente de ameaças cibernéticas se não for responsável online.

Torne a remoção do vírus Rapid fácil

É bastante evidente que as infeções do tipo ransomware são extremamente perigosas. De facto, os vírus encriptadores de ficheiros podem facilmente instalar programas maliciosos adicionais e complicar o processo de eliminação. Todavia, apenas os profissionais IT conseguem livrar-se do ransomware Rapid manualmente. Os restantes devem obter ajuda de um software de segurança.

A remoção automática do ransomware Rapid requer que empregue um antivírus. Pode usar o Reimage, Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus ou Malwarebytes Anti Malware para tornar o procedimento de eliminação mais fácil. No entanto, as ameaças de computador perigosas tendem a bloquear os utilizadores no acesso a ferramentas de remoção de malware profissionais.

Primeiro deve ligar o seu computador no Modo de Segurança para remover o ransomware Rapid. Para isso, use as instruções abaixo e siga cuidadosamente cada passo. Logo depois será capaz de seguir para a recuperação dos dados.

Nós pode ser ligados com qualquer produto que recomendamos no site. Divulgação em nosso acordo de utilização completa. Ao baixar qualquer software Anti-spyware fornecido para remover Ransomware Rapid concorda com a nossa Política de privacidade e acordo de utilização..
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com OS X
O que fazer se falhou?
Se falhou na remoção da infeção utilizando o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage é recomendada para desinstalar o Ransomware Rapid. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.
Mais informações sobre esse programa podem ser encontradas em Reimage revisão.
Impressões de em Reimage

Guia de remoção manual de virus Rapid:

remover Rapid usando Safe Mode with Networking

Se o seu antivírus for bloqueado pelo vírus .rapid, deve reiniciar o seu computador no Modo de Segurança com Rede. Este procedimento irá preparar o seu sistema para a remoção do ransomware.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o Rapid

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download Reimage ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa Rapid extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover Rapid usando System Restore

Se o Modo de Segurança falhar quando tentar livrar-se do ransomware, tente usar o método Restauração de Sistema para iniciar o antivírus:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Rapid. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com Reimage e certifique-se de que Rapid a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Rapid do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Para recuperar os ficheiros .rapid encriptados use o seguinte guia. Providencia várias dicas que podem ser usadas para desbloquear ficheiros bloqueados e começar a usá-los novamente.

Se os seus ficheiros estão encriptados por Rapid, pode usar diversos metodos para os recuperar

Obtenha ajuda do Data Recovery Pro

No caso de não armazenar cópias de segurança, sinta-se à vontade para usar esta ferramenta de recuperação profissional.

  • Download Data Recovery Pro (https://semvirus.pt/download/data-recovery-pro-setup.exe);
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Rapid ransomware;
  • Repare-os

ShadowExplorer poderá ser útil

Se o ransomware Rapid falhou a eliminação das Cópias de Volume Sombra, poderá tirar partido do software ShadowExplorer e recuperar os dados encriptados.

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

Os peritos estão de momento a trabalhar no desencriptador para o Rapid.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Rapid e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como Reimage, Plumbytes Anti-MalwareWebroot SecureAnywhere AntiVirus ou Malwarebytes Anti Malware

Sobre o autor

Jake Doevan
Jake Doevan - A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo com vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Jake Doevan
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas