Remover Koti vírus (Instruções para remoção de vírus) - Guia gratuito

Guia de remoção de virus Koti

O que é Ransomware Koti?

Koti é o 226º ransomware membro da família Djvu que surgiu a meio de maio de 2020

Nota de resgate KotiO ransomware Koti é uma versão do infame ransomware STOP/Djvu

O ransomware Koti é a versão mais recente da infame família de crypto-malware Djvu. Surgindo a meio do mês de maio de 2020, toma a 226ª posição na lista de variantes STOP/Djvu e apresenta semelhanças com as entradas .mpal, .sqpc, covm, lalo e .mzlq. Assim como os seus predecessores, o ransomware Koti utiliza o modelo de encriptação RSA para bloquear ficheiros não associados ao sistema e utiliza uma nota de resgate _readme.txt comum. Adicionalmente, usa a extensão .koti para separar documentos, fotografias, vídeos, imagens, bases de dados, arquivos e outros ficheiros encriptados.

Os criminosos responsáveis pelo ransomware Koti utilizam os endereços helpmanager@mail.ch e restoremanager@firemail.ch para contacto. Aparentemente, utilizam o mesmo esquema de extorsão, uma vez que as vítimas são obrigadas a pagar $980 em Bitcoins como resgate para um descodificador, prometendo um desconto de 50% se o pagamento for efetuado durante as primeiras 72 horas.

Nome Koti
Família O infame grupo de ransomware STOP / Djvu
Deteção Maior de 2020. A primeira amostra do ransomware foi carregada na página de assistência oficial da Emsisoft
Classificação O vírus Koti insere-se na categoria de ransomware ou malware de encriptação de ficheiros
Número da versão Este ransomware é atualmente a última versão do Djvu, sendo o 226º na lista
Extensão O vírus utiliza a extensão .koti para assinalar os ficheiros bloqueados
Modelo de encriptação RSA
Distribuição Este extorsionista é tipicamente distribuído através de anexos maliciosos em e-mails, portas RDP desprotegidas, redes P2P, ou software pirateado
Outras características Quando o payload é lançado, o ransomware bloqueia os ficheiros e larga uma nota de resgate _readme.txt, que contém um guia detalhado sobre como efetuar o pagamento
Condições de pagamento Os criminosos solicitam às vítimas o pagamento de $490 se o efetuarem durante as primeiras 72 horas. Se a vítima adiar o pagamento, o valor é duplicado para $980. A única moeda aceite é Bitcoin.
Deteção Não é possível detetar manualmente ficheiros maliciosos de ransomware. A deteção e eliminação do intruso é possível com a ajuda de um software antivírus.
Danos A eliminação do ransomware não garante a recuperação total dos ficheiros afetados no sistema. Para reparar as entradas no registo do Windows, ficheiros de arranque e outros componentes vitais, utilize um utilitário como o ReimageIntego.

A manifestação do ransomware Koti já era esperada em maio, uma vez que o ransomware Djvu é conhecido pelos seus lançamentos regulares de versões aprimoradas. A primeira amostra deste vírus foi carregada no fórum de assistência da Emsisoft, onde a vítima apresentou a nota de resgate _readme.txt, acompanhada de um ficheiro bloqueado com a extensão .koti.

Uma investigação mais minuciosa comprovou a relação das provas do vírus Koti com a família de ransomware Djvu. Utiliza uma base similar para a sua distribuição, infiltração, encriptação e extorsão. De acordo com os investigadores, o seu payload é tipicamente distribuído através de e-mails de spam com anexos maliciosos ou software pirateado. Adicionalmente, também pode ser utilizado para disseminar o trojan AZORult como payload secundário.

Após uma infiltração bem-sucedida, o ransomware inicia a sua primeira fase de atividades. O malware ativa múltiplos processos de arranque do sistema, ativa o PowerShell para eliminar Shadow Volume Copies (cópias sombra), e desativa a engine do antivírus para evitar a eliminação imediata. O ransomware Koti também pode corromper os ficheiros host do Windows e bloquear o acesso na Firewall a fóruns relacionados com segurança e outros websites com instruções de eliminação do ransomware e recuperação dos ficheiros danificados.

Este infeção informática não é uma ameaça banal, pois pode causar a perda permanente dos seus ficheiros. A melhor solução para eliminar totalmente o ransomware Koti envolve a utilização de um programa como o SpyHunter 5Combo Cleaner, Malwarebytes, ou outra ferramenta antivírus profissional. Este vírus de encriptação de ficheiros não consegue apenas encriptar os dados na máquina afetada, como também é capaz de plantar múltiplos ficheiros maliciosos, comprometendo gravemente o sistema, para além de descarregar o trojan Azorult como payload secundário. Consequentemente, os criminosos podem obter acesso às suas informações pessoalmente identificáveis, incluindo palavras-passe guardadas, informações bancárias, detalhes de login, etc.

As alterações iniciadas pelo ransomware Koti não devem ser subestimadas. Inicialmente, o malware começa a executar processos maliciosos no Gestor de Tarefas, que explica o aumento significativo da utilização dos recursos do CPU. O sinal mais óbvio que indicia a presença do ransomware é a extensão .koti aplicada em imagens, arquivos, documentos do Microsoft Office, vídeos e outros ficheiros não pertencentes ao sistema.

Exemplo da nota de resgate do KotiO ransomware Koti é um perigoso vírus que bloqueia ficheiros, anexando a extensão .koti aos ficheiros encriptados e exigindo às vítimas o pagamento do resgate

Por fim, o vírus cria uma nota de resgate _readme.txt em pastas aleatórias do sistema e ambiente de trabalho. A nota contém instruções detalhadas sobre como contactar os criadores do ransomware e como transferir o dinheiro do resgate. Resumidamente, as vítimas são influenciadas a contactar os criminosos através dos endereços helpmanager@mail.ch e restoremanager@firemail.ch e transferir o resgate, que varia entre $480 a $980 em Bitcoins.

ATENÇÃO!

Não se preocupe. Pode recuperar todos os seus ficheiros!
Todos os seus ficheiros, como fotografias, bases de dados, documentos e outros dados importantes foram bloqueados com a encriptação mais robusta e com uma chave única.
A única forma de recuperar os ficheiros é comprar a nossa ferramenta de desencriptação e a chave única.
Este software irá desbloquear os seus ficheiros.
Que garantias podemos oferecer?
Pode enviar um ficheiro encriptado do seu PC e iremos desbloqueá-lo gratuitamente.
No entanto, só podemos desbloquear um ficheiro gratuitamente. O ficheiro não deve conter informações valiosas.
Pode ver o seguinte vídeo, com uma visão geral da nossa ferramenta de desencriptação:
hxxps://we.tl/t-EEHXgjySek
O preço da chave privada e do software de desencriptação é de $980.
Faremos um desconto de 50% se nos contactar durante as próximas 72 horas, resultando num custo total de $490.
Por favor, note que será impossível restaurar os seus ficheiros sem efetuar o pagamento.
Confira as pastas “Spam” ou “Correio Indesejado” no seu e-mail caso não receba uma resposta em 6 horas.

Para obter este software, necessita de enviar uma mensagem para o seguinte e-mail:
helpmanager@mail.ch

E-mail de contacto alternativo:
restoremanager@firemail.ch

O seu ID pessoal:

Sim, os criminosos que promovem este ransomware esperam conseguir extorquir a maior quantia de dinheiro possível. No entanto, o nosso maior conselho é remover o ransomware Koti imediatamente e, de seguida, tentar recuperar os ficheiros com software de outras entidades. Não se assuste quando dizem que uma análise com o antivírus causará a perda permanente dos ficheiros. Os criminosos utilizam estas táticas para imobilizar as vítimas no seu isco.

Depois de remover completamente o ransomware Koti, pode começar a pensar na recuperação dos dados encriptados. Uma vez que o Djvu é uma das maiores famílias de ransomware na web, os especialistas em cibersegurança investem bastante tempo na criação de software de desencriptação grátis. De momento, o Dr. Web Rescue Pack é provavelmente a ferramenta mais indicada para recuperar ficheiros afetados. No entanto, nem todas as variantes do malware Djvu podem ser descodificadas com esta ferramenta. Caso não resulte, experimente os métodos de recuperação alternativos listados no final deste artigo.

Métodos que os criminosos utilizam para distribuir ransomware

Os especialistas da LosVirus.es partilharam connosco o que descobriram acerca de métodos utilizados pelos cibercriminosos na distribuição comum de ransomware. De acordo com os seus estudos, o meio de propagação mais popular de payloads maliciosos é o envio de spam para os e-mails de utilizadores. Os hackers criam mensagens com aspeto fidedigno, imitando o estilo de várias outras empresas e instituições (DHL, FedEx, Casa Branca, Cruz Vermelha, etc.) e ocultando o ransomware em “confirmações de encomenda” infetadas ou outros anexos semelhantes.

De qualquer forma, os anexos em correio indesejado não são os únicos transmissores de ransomware. Os criminosos exploram frequentemente ligações de rede vulneráveis com o protocolo de ambiente de trabalho remoto (RDP) e forçam os seus ataques nos sistemas infetados. A porta TCP 3389 é uma das vulnerabilidades exploradas com mais frequência, permitindo aos criminosos o ataque fácil contra potenciais vítimas. As redes P2P, websites ilegais ou infiltrados, cracks de software, keygens e outro conteúdo online pode ser facilmente utilizado por hackers competentes. E-mail de spam do KotiO ransomware Koti é tipicamente distribuído através de anexos maliciosos em e-mails spam

Por isso, ter um programa antivírus instalado não é suficiente para proteger o sistema da invasão de malware. A consciencialização dos utilizadores é igualmente importante. Primeiro, as pessoas devem começar a efetuar cópias de segurança dos seus ficheiros, ou pelo menos dos dados mais importantes, tais como documentos ou fotografias da família. Segundo, pense duas vezes antes de descarregar software ilícito ou visitar domínios potencialmente perigosos.

Utilize um antivírus profissional para remover o ransomware Koti

A eliminação do ransomware Koti requer a utilização de um programa antivírus poderoso. Caso já tenha lidado com um vírus do tipo ransomware, deve saber que a eliminação manual é impossível nestas circunstâncias. Os vírus que encriptam ficheiros são criados de forma bastante minuciosa, infiltrando dezenas de ficheiros nefastos em diversas pastas do sistema para forçar o Windows a executar os seus comandos maliciosos.

Antes de tentar remover o ransomware Koti, recomendamos que copie os ficheiros encriptados para um disco alternativo, pen USB ou cloud. É uma medida preventiva necessária para impedir a perda permanente de ficheiros encriptados com a extensão .koti.

Para a eliminação total do Koti utilize o SpyHunter 5Combo Cleaner, Malwarebytes, ou um antivírus alternativo da sua preferência. De seguida, tente recuperar os seus dados com as soluções de recuperação providenciadas abaixo.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus Koti

Remoção manual de Koti ransomware

Uma vez que os ficheiros maliciosos executados pelo ransomware Koti podem bloquear os programas antivírus, é necessário reiniciar o sistema em Modo de Segurança para ativar o programa de proteção.

Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.

Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede

A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança. 

Windows 7 / Vista / XP

  1. Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
  2. Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
  3. Selecione Modo de Segurança com Rede na lista. Remoção manual de Koti ransomware

Windows 10 / Windows 8

  1. Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
    Remoção manual de Koti ransomware
  2. Selecione Atualizações e Segurança.
    Remoção manual de Koti ransomware
  3. Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
  4. Encontre a secção Arranque Avançado.
  5. Clique em Reiniciar agora.
    Remoção manual de Koti ransomware
  6. Selecione Resolução de Problemas. Remoção manual de Koti ransomware
  7. Aceda a Opções Avançadas. Remoção manual de Koti ransomware
  8. Selecione Definições de Arranque. Remoção manual de Koti ransomware
  9. Pressione em Reiniciar.
  10. Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede. Remoção manual de Koti ransomware

Passo 2. Encerre processos suspeitos

O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Clique em Mais detalhes.
    Remoção manual de Koti ransomware
  3. Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
  4. Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
    Remoção manual de Koti ransomware
  5. Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
    Remoção manual de Koti ransomware
  6. Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.

Passo 3. Verifique os programas de Arranque

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Aceda ao separador Arranque.
  3. Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
    Remoção manual de Koti ransomware

Passo 4. Elimine ficheiros do vírus

Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:

  1. Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
    Remoção manual de Koti ransomware
  2. Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
  3. Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:

    Ficheiros Temporários da Internet
    Ficheiros de Programa Transferidos
    Reciclagem
    Ficheiros Temporários

  4. Selecione Limpar ficheiros do sistema.
    Remoção manual de Koti ransomware
  5. Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):

    %AppData%
    %LocalAppData%
    %ProgramData%
    %WinDir%

Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.

remover Koti usando System Restore

Utilize estes passos para ativar o Restauro do Sistema e prevenir a continuação de todas as atividades maliciosas

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Koti. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com ReimageIntego e certifique-se de que Koti a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Koti do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Infelizmente, o descodificador oficial para o Koti ainda não foi desenvolvido. No entanto, existe uma mão cheia de opções que pode experimentar para recuperar dados comprometidos por este vírus malicioso. 

Se os seus ficheiros estão encriptados por Koti, pode usar diversos metodos para os recuperar

Efetue uma análise com o Data Recovery Pro

O Data Recovery Pro é um programa que o ajuda a recuperar pelo menos uma parte dos documentos danificados pelo ransomware. No entanto, antes de iniciar o programa, certifique-se que removeu completamente o ransomware Koti. 

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Koti ransomware;
  • Repare-os

Experimente a funcionalidade de Versões Anteriores do Windows

Caso tenha ativado a funcionalidade de Versões Anteriores do Windows no seu PC, experimente recuperar os seus ficheiros com esta opção.

  • Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
  • Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
  • Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.

Recupere os ficheiros das Volume Shadow Copies

Sabemos que as variantes do ransomware Djvu são programadas para remover as cópias sombra (Volume Shadow Copies). No entanto, ainda não é claro se o ransomware Koti elimina de facto estas cópias, portanto, se nenhum dos métodos de recuperação anteriores conseguirem ajudar, experimente as Volume Shadow Copies.

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

Não existe um descodificador oficial para o Koti

Visto que o Koti é uma infeção informática recente, os investigadores ainda não conseguiram criar um software de desencriptação. De qualquer forma, recomendamos a utilização do Dr. Web Rescue Pack

Para além disso, um membros dos “caçadores” de ransomware chamado DemonSlay355 lançou um descodificador grátis para o ransomware STOP, que pode ajudar as vítimas a desencriptar algumas das versões do Djvu com a ID número 6se9RaIxXF9m70zWmx7nL3bVRp691w4SNY8UCir0. Se este número for gerado para si através do ransomware Koti, pode efetuar o download do descodificador aqui

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Koti e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Recomendado para você

Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN

A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro

De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Linas Kiguolis
Linas Kiguolis

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Linas Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas