Escala de gravidade:  
  (98/100)

Remover File Spider vírus (Guia remoção) - Atualizado Dez 2017

Olivia Morelli de escrito por... - - | Digite: Ransomware

Ransomware File Spider visa vítimas residentes nos Balcãs

Ilustração do ransomware File Spider

Ransomware File Spider é um programa malicioso que visa encriptar informação valiosa nos computadores vitimizados para ganhar lucro ilegal. Após alcançar o sistema e codificar os dados, exige pagar o resgate dentro de 96 horas para receber o desencriptador. De acordo com as últimas notícias, o ransomware visa pessoas residentes nos Balcãs — Bósnia, Sérvia, Croácia, etc.

Todavia, os peritos em segurança não recomendam que não siga as ordens. Os criminosos não merecem confiança pois pode perder o seu dinheiro. Portanto, após notar na extensão .spider no final dos nomes dos seus ficheiros deve focar-se na remoção do File Spider pois pode ter modificado o sistema, aberto uma backdoor para outras ameaça cibernéticas e tornado o seu PC vulnerável.

O ransomware File Spider é normalmente deixado no sistema num documento MS Word malicioso e executado usando o PowerShell. O vírus no sistema opera a partir de duas componentes. A primeira é um encriptador que chega ao sistema como um ficheiro enc.exe. O segundo elemento é um desencriptador e o principal GUI que corre a partir do dec.exe.

Depois da encriptação dos dados, o ransomware mostra uma janela a exigir resgate chamada “File Spider [ file-spider@protonmail.ch].”  Inclui uma explicação detalhada sobre a encriptação dos dados e dá instruções aos utilizadores. A nota de resgate também providencia um atalho para o site anfitrião do vídeo onde as vítimas podem encontrar um vídeo tutorial sobre como desencriptar os dados.

O programa tem várias secções que fornecem diferente informação e diretrizes:

  • Página Inicial;
  • Traduzir
  • Visitar Website;
  • Código ID;
  • Desencriptador;
  • Ajuda.

Na Página Inicial as vítimas são ameaçadas para não tomarem qualquer outra ação porque o malware Fire Spider é capaz de os detetar e eliminar os ficheiros encriptados como castigo. No entanto, desconhece-se de momento se o ransomware tem esta funcionalidade. Ainda assim, a eliminação do malware é ainda necessária.

Não obstante, os ciber-criminosos tentam ser úteis e oferecem um vídeo tutorial sobre como aceder ao website de pagamento. Não deve seguir estas ordens para evitar perder dinheiro. O ransomware é usado para surripiar dinheiro ilegalmente. Assim, assim que recebem o pagamento poderão desaparecer e não dão a chave de desencriptação.

Se vir esta janela ameaçadora no ecrã do seu computador, deve reiniciar no Modo de Segurança com Rede e remover o vírus File Spider usando software de remoção de malware reputado, como o ReimageIntego.

Imagem do ransomware File SpiderO ransomware File Spider propaga-se como um falso e-mail de cobrança de dívida visando pessoas residentes nos Balcãs.

O ransomware aparece como um documento Office Word a fazer de isco

Embora o crypto-malware se possa propagar com o auxílio de diferentes técnicas, este especificamente alcança a vítima como uma carta de e-mail fraudulenta com o assunto Potrazivanje dugovanja, que significa Cobrança de Dívida em Português. A carta maliciosa contém um documento Word escrito na língua Bósnia.

Assim que o utilizador de computador inexperiente abra o documento desencadeia o código macro escondido que faz com que o PowerShell descarregue a carga útil do ransomware a partir de um site anfitrião de Java Script gratuito chamado yourjavascript.com. Primeiro, a carga útil é codificada com o Base64.

Para descodificar os ficheiros maliciosos, o guião PowerShell usa a chave AlbertTI na operação XOR e guarda as cargas úteis dentro dos executáveis do ransomware — enc.exe e dec.exe. 

Assim sendo, a equipa de investigadores de malware  da Bedynet.ru avisam para que os utilizadores tenham cuidado com as descargas, atualizações e anúncios pois poderão também ser usados para propagar o vírus. Assim, não deve clicar ou descarregar qualquer conteúdo suspeito online.

Instruções para a exterminação do vírus File Spider

É importante compreender os riscos do ransomware File Spider. Não só pode corromper os seus ficheiros como também deixar entrar outras ameaças de computador perigosas para danificar o seu sistema. Assim sendo, o procedimento de eliminação deve ser efetuado com extremo cuidado.

Infelizmente o utilizador de computador regular não é suficientemente experiente para lidar com infeções cibernéticas do tipo ransomware. Assim, a única opção para limpar o seu sistema é assegurar a remoção do File Spider para um software de segurança profissional. As nossas principais recomendações são o ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes

São especificamente programados para serem de fácil utilização e terminarem o processo de eliminação rapidamente. Se quiser efetuar a eliminação automática rapidamente poderá ter de reiniciar o seu PC no Modo de Segurança para impedir que o ransomware bloqueie o seu sistema. Aqueles que não estão cientes sobre como fazê-lo podem seguir as instruções providenciadas abaixo.

Assim que remover o File Spider do seu computador pode restaurar os ficheiros encriptados a partir de cópias de segurança. Porém, se não as tiver pode tentar ferramentas de recuperação alternativas. Pode encontrar as nossas recomendações abaixo.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus File Spider:

remover File Spider usando Safe Mode with Networking

Deve começar a remoção do File Spider iniciando o seu PC no Modo de Segurança. As instruções são dadas abaixo:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o File Spider

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download ReimageIntego ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa File Spider extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover File Spider usando System Restore

Forma alternativa de desativar o vírus é a seguinte:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de File Spider. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com ReimageIntego e certifique-se de que File Spider a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover File Spider do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Se os seus ficheiros estão encriptados por File Spider, pode usar diversos metodos para os recuperar

Experimente o Data Recovery Pro

Pode restaurar ficheiros com a extensão .spider com o auxílio desta ferramenta profissional. Tenha em mente que é útil uma vez que pode também recuperar dados se os eliminou acidentalmente.

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por File Spider ransomware;
  • Repare-os

Pode sempre usar a função Windows Previous Versions

Esta opção é para aqueles que querem recuperar especificamente dados individuais e se a função Restauração de Sistema foi ativada antes da infiltração do ransomware.

  • Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
  • Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
  • Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.

O ShadowExplorer poderá ser útil

Note que as Cópias de Volume Sombra são necessárias para a utilização desta ferramenta.

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

Atualmente, não existe um desencriptador oficial para o File Spider

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de File Spider e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Não permita que o governo o espie

O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.

É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.

Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Olivia Morelli
Olivia Morelli

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Olivia Morelli
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-file-spider-ransomware.html
Guias de remoção em outras línguas

Sua opinião sobre File Spider ransomware