Removendo o Js Miner (Guia remoção) - Livre Instruções
Guia de remoção de Js Miner
O que é Js Miner?
Js Miner – um programa mineiro de moeda digital legítima que é abusado por hackers
Os Js Miner é um cripto-mineiro que pode ser usado pelos proprietários do website para lucrar com o poder do computador do visitante (CPU e GPU). Utiliza o código JavaScript para minar Monero sempre que os utilizadores visitam o website visado. Infelizmente, os maus atores aprenderam a utilizador de forma maliciosa os códigos de mineração de moeda e injetá-los em sites ilegalmente, sem que os utilizadores saibam. Isto pode impactar significativamente qualquer pessoa infetada por um trojan – abrandamentos e falhas na máquina são comuns, bem com quedas de desempenho dramáticas. O malware tem múltiplas versões e propaga-se maioritariamente através de websites maliciosos.
SUMÁRIO |
|
---|---|
Nome |
Js Miner |
Tipo |
Trojan |
Sub-tipo |
Cripto-mineiro |
Variantes |
|
Sintomas |
Utilização de CPU e GPU aumentada; abrandamentos, falhas ou congelamentos do PC |
Distribuição |
Websites maliciosos ou infetados, e-mails spam |
Principais perigos |
Pode levar a desgaste e quebra do hardware, outras infeções malware, informação roubada sensível |
Eliminação |
Descarga e instalação de FortectIntego ou SpyHunter 5Combo Cleaner |
Ao contrário de mineiros de moeda legítimos, o vírus JS:Miner afeta a máquina de cada vez que esta é ligada. Assim que a carga útil é executada no computador visado e os ficheiros são deixados em AppData, Temp, Windows e outras pastas, o vírus efetua a modificação de certas configurações e começa a agendar tarefas com direitos administrativos sem a sua permissão. Sem dúvida que a remoção do Js Miner é necessária, pois o funcionamentos prolongado poderá destruir o hardware do seu computador.
Assim que o malware se liga à máquina, consegue emitir os seguintes sintomas:
- Utilização bastante aumentada do CPU e GPU (mais de 70%);
- Constantes congelamentos e/ou falhas;
- Mau funcionamento do software;
- Baixo desempenho do computador, etc.
É essencial reconhecer estes sintomas e não confundi-los com mau funcionamento do hardware ou envelhecimento do computador. Para isso, deve efetuar um scan ao computador com o FortectIntego, Malwarebytes ou outro software ant-malware. Consegue determinar instantaneamente se a sua máquina está infetada.
O Js Miner é um cavalo de Troia perigoso capaz de tomar o controlo do computador visado e minar cripto-moeda para os criminosos
Trojan Js Miner – a funcionalidade
O interesse primordial dos ciber-criminosos é infetar o maior número de computadors possível, conectando todas as máquinas infetadas numa piscina de mineração. Quando o número de computadores afetados aumenta, também aumenta a produção da cripto-moeda desejada, resultando em mais lucro para os hackers (mais moedas são recebidas na mesma carteira de mineração num menor período de tempo).
Em alguns casos, o vírus JS:Miner consegue operar na máquina visada sem ficheiros e usar o navegador. Isto aumenta a persistência do malware e permite que se atualize automaticamente, ou mesmo criar cópias de si mesmo. Portanto, pode operar mesmo se eliminar o principal executável do JS Miner. É por isso que o software de segurança é tão importante: consegue detetar todos os componentes que se escondem dentro dos ficheiros do sistema.
Além de minar moeda digital, o malware é também capaz de roubar informação pessoal (como credenciais), teclas de log-in, colheita do sistema, rede e informação de software, e mesmo tirar capturas de ecrã do ambiente de trabalho. Sem dúvida que deve remover o JS:Miner assim que notar em algo suspeito, bem como destruir a operação da sua máquina.
Variantes do Js Miner
Existem muitas variantes do vírus, mas as mais proeminentes são o JS:Miner-C e JS/CoinMiner. Até agora, os peritos em segurança detetaram os seguintes tipos:
- JS:MINER-A
- JS:MINER-B
- JS:MINER-C
- JS:MINER-D
- JS:MINER-E
- JS:MINER-F
- JS:MINER-G
- JS:MINER-H
- JS:MINER-I
- JS/CoinMiner
O principal objetivo de todos os vírus é minar secretamente cripto-moeda na máquina visada. Todavia, algumas variações têm características distintas.
JSMiner-C
JSMiner-C é o tipo mais popular que é injetado nas máquinas dos utilizadores. O malware utiliza um cartão de gráficos e o poder da unidade de processamento central para correr as atividades de cripto-mineração. No momento da operação, as ventoinhas do PC giram depressa, e podem tornar-se extremamente quentes. Infelizmente, por vezes é impossível determinar a utilização do CPU pois não é indicada no Gestor de Tarefas. Sugerimos aos utilizadores que descarreguem e instalem software de terceiros (como o CPU-Z ou Core Temp) que é capaz de detalhar a carga de trabalho em cada componente de hardware.
JS/CoinMiner
Esta versão também usa JavaScript para contaminar máquinas. É relativamente semelhante a outras variantes de malware, exceto que não exibe outros sinais e sintomas, além da utilização aumentada do CPU e GPU. O JS/CoinMiner tenta evitar a deteção tanto quanto possível e mina cripto-moeda silenciosamente. Adicionalmente, esta variante pode permitir que outros vírus entrem nos computadores sem serem notados e se ocultem profundamente no sistema. A cura para esta ameaça são ferramentas anti-malware, tal como no caso de outras variantes.
Várias formas de cavalos de tróia se propagarem
Os cavalos de tróia são um tipo furtivo de vírus e têm múltiplos métodos de distribuição. Um dos mais proeminentes é através de anexos de e-mail spam contaminados. Se abrir cada e-mail que lhe enviam, tenha cuidado, pois pode infetar o seu computador com apenas alguns cliques. Especialmente se abrir ficheiros anexos a e-mails de phishing, pensando que são legítimos. Por favor, tenha cuidados, pois os bandidos usam engenharia social inteligente para enganar as vítimas e fazer com que cliquem no atalho contaminado ou .txt, .pdf, .doc ou ficheiro malicioso semelhante. Um exemplo de e-mail de phishing:
Reclame O Seu Reembolso De Impostos Online
Caro Contribuinte,
identificámos um erro no cálculo dos seus impostos no último pagamento no montante de $319.95. De forma a devolvermos o pagamento em excesso, tem de criar uma conta e-Refund para a qual os fundos serão creditados na sua conta bancária.
Por favor, clique «Iniciar» abaixo para reclamar o seu reembolso:
Iniciar
Questione sempre cada e-mail, mesmo que pareça legítimo. Na maioria dos casos, o seu provedor de e-mail irá marcar e-mails suspeitos como spam, portanto não ignore estes avisos.
Formas tradicionais de os trojans entrarem na sua máquina:
- através de websites suspeitos ou pirateados;
- sites de partilha de ficheiros ou torrentes;
- software reempacotado ou quebrado ou quaisquer outros execuáveis;
- atalhos fraudulentos ou anúncios maliciosos;
- falsas atualizações, etc.
Livre-se do Js Miner usando software de segurança poderoso
Os cavalosde tróia são particularmente maliciosos e usam muitas vezes um código complicado (como já mencionámos, algumas variantes podem persistir no sistema mesmo que o principal executável não esteja presente). Assim, tentar remover o vírus Js Miner manualmente não é uma boa ideia e dever ser efetuado apenas por indivíduos com suficientes competências IT.
Assim sendo, os peritos em ciber-segurança aconselham os utilizadores a optar pela remoção automática do JS:Miner. Descarregue oFortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou outro software anti-malware reputado, atualize-o e corra um scan completo ao sistema. Como os trojans podem impedir programas de segurança de funcionar normalmente, deve entrar no Modo de Segurança com Rede, como explicado abaixo.
Guia de remoção manual de Js Miner
Remoção manual de Js Miner ransomware
Para garantir que o vírus não está a interferir com o normal funcionamento do software de segurança, entre no Modo de Segurança com Rede como se segue:
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover Js Miner usando System Restore
Pode também livra-se do Js Miner usando a Restauração de Sistema:
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
- Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
- quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
- Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
- Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
- Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Js Miner. Após fazer isso, clique em Next.
- Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Js Miner e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.