Escala de gravidade:  
  (19/100)

Removendo o Web companion (Guia remoção) - Atualizado Ago 2020

Jake Doevan de escrito por... - - | Digite: Sistema de ferramentas

Web companion da Lavasoft — um software legítimo que pode não ser tão útil como descrito

Imagem do Web Companion

O Web Companion é uma aplicação legítima criada pela Lavasoft. De acordo com os seus criadores, o programa providenciar uma camada adicional de proteção ao bloquear programas potencialmente indesejados, como adware ou sequestradores de navegador (browser hijackers). Ironicamente, o próprio Web Companion é um PUP, pois é tipicamente instalado furtivamente em conjunto com shareware e freeware (software partilhado e gratuito). Os utilizadores não devem confiar nesta suposta ferramenta de segurança, uma vez que pode exibir falsos positivos e enganar as suas vítimas, fazendo-as acreditar que foram infetadas com vírus falsos. Adicionalmente, o Web Companion impinge ativamente a sua versão paga, como sendo a única forma de evitar os problemas detetados. No entanto, os especialistas em segurança, a comunidade do Reddit e outras entidades respeitáveis não acreditam que esta ferramenta questionável mereça o seu dinheiro.

Nome Web companion
Tipo Ferramenta de sistema
Também conhecido como AdAware Web companion; Lavasoft Web companion
Distribuição Este programa é distribuído com a ajuda da técnica de bundling (software)
Sintomas
  • Exibe uma quantidade excessiva de alertas de deteção de vírus falsos;
  • Engana os utilizadores para comprarem a versão premium (paga) do software;
  • Influencia as vítimas a utilizarem as suas funcionalidades pagas e add-ons.
Remoção Obtenha um software anti-malware para desinstalar imediatamente o Web Companion, em simultâneo com o serviço WCAssistantService
Recuperação e otimização Após a infeção do PUP, pode garantir que o seu sistema se encontra na melhor das condições com o Reimage Reimage Cleaner Intego

O principal problema relacionado com o software são os métodos utilizados para a sua distribuição. Os criadores do Web Companion já admitiram que o seu produto é distribuído através de uma das mais populares técnicas de distribuição, designada como “bundling” (agrupamento de software). É claramente identificado na sua página de FAQ que a aplicação pode surgir no computador sem permissão direta do utilizador e iniciar as suas operações no sistema:

O Web Companion é tipicamente distribuído em conjunto com outro software que você, ou qualquer outro utilizador do seu PC, decidiu instalar. Esta técnica é conhecida como “bundled software distribution” (distribuição de software agrupado) e é uma prática utilizada com frequência por criadores de software em todo o mundo para obter rendimentos enquanto desenvolvem o software e o distribuem para os seus utilizadores finais.

Enquanto alguns utilizadores questionam o que é o Adaware Web Companion, outros referem-se a este programa como “vírus Web Companion”. Os especialistas em segurança indicam que este não é o termo correto para descrever o software. Deverá ser atribuído à categoria de Programa Potencialmente Indesejado (PUP), devido às técnicas furtivas utilizadas para entrar no sistema e também para vender a sua versão licenciada. No entanto, também devemos salientar que as atividades do programa podem ser bastante invasivas e irritantes, para além de causar problemas quando tenta desinstalar esta suposta ferramenta de proteção do sistema.

Após a sua instalação, o Web Companion afirma conseguir proteger os utilizadores contra as seguintes ameaças:

  • Websites maliciosos;
  • Anúncios invasivos;
  • Rastreamento de dados;
  • Esquemas de phishing.

No entanto, os utilizadores começam a receber notificações da aplicação, sobre ameaças detetadas no sistema, imediatamente após a primeira análise efetuada. Infelizmente, estes alertas não têm uma data de expiração, portanto, pode ser bombardeado com mensagens incessantes cada vez que utiliza o seu computador. Este program tem deteriorado bastante a experiência de navegação online das suas vítimas, porque continua a surgir ininterruptamente. 

Infelizmente, os resultados das análises de vírus e anúncios adicionais dos vírus do Web Companion não são necessariamente de confiança. O objetivo dos seus criadores é obter lucro e tentar fazer com as pessoas acreditem que os seus computadores estão infetados, para continuarem a utilizar estes serviços pouco fiáveis. Em alguns casos, os utilizadores são abordados para comprarem a versão premium ou instalar ferramentas adicionais de segurança.

Ilustração do Web CompanionO Web Companion é frequentemente descrito como um vírus, uma vez que apresenta pop-ups invasivos com análises de vírus.

Portanto, recomendamos que obtenha uma ferramenta de confiança para manter a segurança do seu computador. Adicionalmente, caso alguma vez tenha colocado a questão “devo remover o Web Companion do sistema?”, a nossa resposta é “sim, deve!”. Pode desinstalar a aplicação do Windows 7, Windows 10 ou qualquer outra versão do sistema operativo Windows com a ajuda do nosso guia passo-a-passo, que pode encontrar no final deste artigo.

A eliminação manual do Web Companion não consome muito tempo. No entanto, execute as ferramentas que recomendamos para se certificar que não deixou vestígios dos ficheiros no sistema. Relembramos que este tipo de aplicações tem tendência a modificar o Registo do Windows e iniciar modificações adicionais para iniciar a sua execução no arranque do sistema. Para reverter estas alterações, sugerimos que utilize o Reimage Reimage Cleaner Intego.

Os utilizadores continuam a encontrar a aplicação instalada sem a sua permissão. Formas de prevenir:

A resposta à questão “como é que o Web Companion foi instalado no meu computador?” é bastante simples – esta ferramenta de segurança é distribuída em conjunto com outras aplicações. Por outras palavras, você acaba por instalar esta aplicação durante a instalação de outros programas gratuitos. Embora esta técnica de distribuição seja legítima, os utilizadores podem não conseguir identificar e rejeitar os programas que não pretendem instalar. Consequentemente, existem imensos relatos e discussões iniciadas pelas vítimas sobre a instalação desta ferramenta, em plataformas como o Reddit, Quora, Microsoft, e outros fóruns similares.

De qualquer forma, seguem algumas dicas para evitar a instalação de componentes adicionais indesejados:

  1. Nunca concorde com a instalação de programas nos modos Rápido ou Recomendado do instalador;
  2. Selecione os métodos Avançado ou Personalizado e siga atentamente cada passo da instalação;
  3. Procure por opções pré-selecionadas que permitam a instalação de PUPs;
  4. Desmarque todas as aplicações indesejadas e execute uma análise completa ao sistema com um antivírus profissional.

Finalize a Desinstalação

Como desinstalar o Web Companion do Windows

Caso já tenha experimentado esta ferramenta de segurança e a tenha considerado inútil, recomendamos que remova o Web Companion da Lavasoft imediatamente. Tem duas opções: eliminação manual e automática para remover esta aplicação. No entanto, como já mencionámos, a aplicação não é maliciosa e não deve ter problemas ao tentar removê-la manualmente.

De qualquer forma, os investigadores da BedyNet.ru e outros especialistas afirmam que a melhor forma de proteger o seu computador contra programas potencialmente indesejados no futuro é instalar um antivírus robusto no seu sistema. O antivírus também vai desinstalar todas as aplicações desnecessárias possivelmente provenientes de outros bundles de software.

Neste caso, conclua a eliminação do Web Companion no Windows 10, ou outras versões, guiando-se pelas instruções apresentadas abaixo. Recomendamos a desinstalação de todas as entradas suspeitas no seu sistema, para prevenir outros problemas informáticos no futuro. Para evitar aplicações indesejadas instaladas através de bundles de software, não se esqueça de monitorizar a instalação de cada software que descarrega. Para isso, necessita apenas de selecionar o modo de instalação Personalizado ou Avançado.

É possível remover este vírus com a ajuda do Reimage Reimage Cleaner Intego. SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes são as nossas recomendações para detetar programas potencialmente indesejados e vírus, com todos os seus ficheiros e entradas no registo associadas.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.
Web companion instantâneo
Vá para Aplicações e FuncionalidadesEncerre o processo
Vá para Aplicações e Funcionalidades

Guia de remoção manual de Web companion:

Remover Web companion de Windows sistemas

Para desinstalar o Adware Web Companion do Windows, siga estes passos:

  • Pressione CTRL + SHIFT + ESC para abrir o Gestor de Tarefas
  • Localize o Web Companion em execução, clique no nome e selecione Terminar tarefa no canto inferior direitoShut down the process
  • Encerre o Gestor de Tarefas
  • Clique no botão Iniciar (símbolo do Windows) e escreva Aplicações e funcionalidades
  • Localize o Web Companion e clique em DesinstalarGo to Apps & Features
  • Confirme as suas escolhas ao clicar em Desinstalar Sim
  • Pressione em Fechar e surgirá um novo separador no seu browser – encerre-o.

Caso utilize uma versão mais antiga do Windows, siga estes passos:

  1. Clique Start Control Panel Programs and Features (Se tu és um utilizador de Windows XP, clique em Add/Remove Programs). Clique 'Start -> Control Panel -> Programs and Features' (Se tu és um utilizador de 'Windows XP', clique em 'Add/Remove Programs').
  2. Se é um utilizador de Windows 10 / Windows 8, então clique com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do ecrã. Assim que Quick Access Menu aparecer, selecione Control Panel e Uninstall a Program. Se é um utilizador de 'Windows 10 / Windows 8', então clique com o botão direito do rato no canto inferior esquerdo do ecrã. Assim que 'Quick Access Menu' aparecer, selecione 'Control Panel' e 'Uninstall a Program'.
  3. Desinstalar Web companion e programas parecisod
    Aqui, procure Web companion ou outro programa suspeito intalado recentemente.
  4. Desintale e clique OK para salvar estes ajustes Botão direito do mouse em cada um entradas suspeitas e selecione 'Uninstall'
Sobre o autor
Jake Doevan
Jake Doevan - A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo com vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Jake Doevan
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-web-companion.html
Guias de remoção em outras línguas

Sua opinião sobre Web companion