Remover WeChat vírus (Guia remoção) - Guia gratuito
Guia de remoção de virus WeChat
O que é Vírus WeChat?
Ciber-criminosos visam utilizadores do WeChat em busca do seu dinheiro e informação pessoal valiosa
O vírus WeChat é um termo genérico usado para descrever várias variantes de malware através de um software legítimo de mensagens instantâneas. Os criminosos muitas vezes tentam enviar atalhos maliciosos a potenciais vítimas através de várias aplicações de mensagens instantâneas e atraí-las e levá-las a websites comprometidos ou de phishing com a intenção de surripiar dinheiro ou informação pessoal.
O WeChat da Tencent, Ltd. é uma das mais populares aplicações de mensagens instantâneas. Tem mais de 889 milhões de utilizadores mensais ativos (baseado no relatório do ChinaChannel) e domina na China. É também conhecido como Weixin e foi lançado em 2011.
Os vírus e esquemas propagados através desta plataforma de comunicação não podem ser associados ao programador oficial do mesmo. O WeChat/Weixin, tal como o Facebook, Whatsapp, Viber, Gmail ou eBay é apenas uma ferramenta de comunicação popular que permite aos golpistas caçar potenciais vítimas, enganá-las e piratear as suas contas ou convencê-las a instalar vírus perigosos.
Existe um “vírus” específico que gostaríamos de apontar. Em Janeiro de 2016, a Tencent publicou uma página de rede chamada “The Story of Me and WeChat,” que permitia aos utilizadores ter uma visão geral das atividades usando a aplicação, algumas estatísticas e informação semelhante.
Todavia, demorou pouco para os rumores começarem a propagar-se, dizendo que o website está comprometido e visitá-lo faz com que todo o dinheiro da conta Alipay das vítimas desaparecer. A Tencent confirmou que estas mensagens eram um esquema e que o website estava inteiramente seguro para visitar.
A aplicação de mensagens foi também comprometida por um ataque grave contra a App Store em Setembro de 2015. Os ofensores criaram uma falsa cópia do Xcode, um programa usado para criar aplicações iOS. A cópia contrafeita foi chamada XcodeGhost. Permitiu aos atacantes usarem aplicações criadas para roubar informação privada sobre as vítimas e transmiti-la aos servidores dos criminosos. Uma das aplicações infetadas foi a WeChat. A Tencent revelou que apenas a versão 6.2.5. foi comprometida.
A App Store removeu o software contrafeito e certificou-se que os programadores da aplicação estão a usar a versão correta do Xcode.
O WeChat é uma popular aplicação de mensagens que é por vezes utilizada pelos ciber-criminosos para distribuir mensagens enganadoras contendo atalhos maliciosos. A mensagem acima mostra o esquema WeChat. Os rumores sobre o vírus na página “The Story of Me and WeChat" eram falsas.
Dicas para manter a sua conta segura:
- Para manter os golpistas afastados e continuar a usar esta popular aplicação de mensagens sem preocupações, não adicione estranhos;
- Conecte a sua conta a um e-mail confiável ou telemóvel para ser capaz de recuperar a sua conta em caso de perder o seu telefone ou se for roubado;
- Se alguém lhe pedir dinheiro através da aplicação de mensagens instantâneas, não confie. Mesmo se for alguém que conheça, telefone-lhe e pergunte se a mensagem a pedir dinheiro veio dessa pessoa;
- Nunca providencie detalhes pessoais através da plataforma social de mensagens, especialmente a estranhos;
- Mantenha a sua palavra-passe do Weixin provada;
- Nunca clique em atalhos enviados por estranhos, mesmo que prometam enormes descontos em lojas da rede populares, brindes, cupões ou serviços gratuitos. Pode ser atraído para websites maliciosos ou fraudulentos. Se usa o WeChat para a rede, pode mesmo infetar o seu computador com ransomware ou trojans!
Distribuição de vírus WeChat
As aplicações WeChatestão disponíveis para Windows PC, Mac, iPhone e utilizadores de telefone Android. Recomendamos que descarregue o software somente do seu site oficial, www.wechat.com. Não confie em nenhum outro site e nunca concorde em descarregar o software daí porque podem tentar empacotar software adicional com o seu programa escolhido e forçá-lo(a) a instalá-lo.
Ter uma aplicação legítima não o(a) protegerá de golpistas que tentam enganar as vítimas ao enviar-lhes mensagens convincentes. Porém, se seguir as dicas que providenciámos, deve ficar bem. Utilize palavras-passe seguras, nunca as revele a ninguém, não adicione estranhos e nunca abra URL's suspeitos enviados por estranhos ou mesmo conhecidos.
Remova o vírus WeChat
Se suspeita que o seu computador ou dispositivo móvel foi comprometido, é obrigatório remover o malware WeChat imediatamente. Para isso, recomendamos que usar aplicações anti-spyware ou anti-malware como o FortectIntego. Se está a usar o Mac, considere experimentar o software Malwarebytes.
As diretrizes providenciadas abaixo do artigo estão delineadas para utilizadores Windows que infetam acidentalmente os seus computador com malware ao usar a versão de rede da aplicação de mensagens instantâneas. No caso do seu dispositivo Android ter sido comprometido, recomendamos que verifique estas diretrizes de remoção do vírus do Android.
Guia de remoção manual de virus WeChat
Remoção manual de WeChat ransomware
Escolha um software de remoção de malware confiável par eliminar o vírus Weixin. Elimine a ameaça após iniciar o sistema no Modo de Segurança com Rede.
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover WeChat usando System Restore
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
- Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
- quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
- Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
- Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
- Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de WeChat. Após fazer isso, clique em Next.
- Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de WeChat e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.