Remover Spora vírus (Instruções de remoção) - Atualizado Ago 2017

Guia de remoção de virus Spora

O que é Vírus ransomware Spora?

Ransomware Spora visa utilizadores de PC por todo o mundo

Spora ransomware virus

Parece que o vírus Spora está prestes a ser o próximo grande jogador no mundo ransomware. Até agora, os analistas de malware chamam-lhe “o mais sofisticado ransomware de sempre”. Descoberto a 10 de Janeiro, o ransomware Spora parece ser um Trojan encriptador de dados que começou a comunicar com as suas vítimas apenas na língua Russa.

Todavia, após várias semanas de operação começou a viajar em toda a world wide web. Surpreendentemente, o programa malicioso utiliza o inteiramente diferente e bastante complicado algoritmo de encriptação de dados que parece ser imune. Aparentemente, o vírus cria conteúdos de ficheiro .KEY ao criar a chave RSA, encriptando-a com uma nova chave AES.

Adicionalmente, encripta a chave AES com uma chave pública inserida no ficheiro executável do vírus, e finalmente guarda-as em .KEY. A rotina de encriptação de dados de malware é ligeiramente menos complicado, sendo encriptados usando uma chave AES encriptada com a cifra RSA (infelizmente, não podemos dizer o mesmo sobre a remoção do ransomware Spora). O vírus visa atualmente apenas 23 extensões de ficheiro:

.backup, .xlsx, .docx, .rtf, .dwg, .cdr, .cd, .mdb, .1cd, .odt, .pdf, .psd, .dbf, .doc, .sqlite, .accdb, .jpg, .jpeg, .tiff, .zip, .rar, .7z, .xls.

Ficheiros que tenham estas extensões são protegidas usando uma longa chave de encriptação (a chave pública). Entretanto, a chave privada é enviada para os servidores remotos dos criminosos e é aí mantida até que a vítima concorde em pagar o resgate. São providenciadas instruções sobre como transferir o pagamento na nota de resgate que é normalmente guardada no ambiente de trabalho.

Tipicamente, estas instruções apontam a vítima para um local que contém ainda mais instruções: o site oficial de pagamento de resgate do Spora. Surpreendentemente, os autores deste ransomware demonstram excelentes habilidades de programação nos seus websites de pagamento.

Além disso, o apoio ao utilizador surpreendeu mesmo os peritos em segurança mais experientes. O número de sites de pagamento tem aumentado rapidamente e agora pode encontrar 10 sites que são usados para recolher resgates ilegais, incluindo spora[.]bz, spora[.]one, spora[.]hk e outros.

Spora ransomware virus

O site de pagamento difere de websites para os quais os vírus ransomware tipicamente encaminham porque providencia uma variedade de opções à vítima. Pode remover o vírus Spora por $20, restaurar ficheiros por $30 e ainda pagar $50 por imunidade ostensiva a ataques ransomware. No entanto, se a vítima quiser ter um pacote completo de restauração, terá de pagar $79.

Tenha em mente que o vírus poderá pedir resgates mais altos ou mais baixos a vítimas diferentes. De facto, tal variedade de opções eleva o modelo “freemium” a um novo nível. Provavelmente já ouviu que ransomware tradicional, incluindo o ransowmare Cerber, sugere que tente a ferramenta de desencriptação em dois pequenos ficheiros encriptados para provar que a ferramenta de desencriptação existe e que está no servidor secreto dos bandidos, mas este novo vírus parte o preço total do resgate em pedaços, oferecendo à vítima a compra de serviços separados.

Os autores do vírus aceitam o pagamento apenas em moeda BitCoin. A 16 de Janeiro, o website de pagamento foi melhorado, e uma página de “Ajuda” foi adicionado. O site tem também uma janela pública de comunicação, uma mesa de transações já realizadas e outros pequenos detalhes que juntos criam uma interface muito amiga do utilizador. Não obstante, o malware não é definitivamente amigo do utilizador pois quer extorquir dinheiro à vítima.

De forma a obter a chave de desencriptação, é pedido às vítimas que paguem o resgate e enviem o ficheiro .KEY aos bandidos através do site de pagamento. Se foi atingido por este vírus, certifique-se que o elimina imediatamente. É altamente aconselhável que utilize ferramentas como o ReimageIntego ou SpyHunter 5Combo Cleaner para a remoção bem-sucedida do Spora.

Como fui infetado pelo Spora?

O ransomware Spora é atualmente disseminado cia campanhas maliciosas de e-mail preenchidas com ficheiros HTA infeciosos. Estes ficheiros hediondos têm duplas extensões. Por exemplo, PDF.HTA, e a extensão real é escondida para que a vítima pense que .DOC é a verdadeira extensão.

Deixe-nos lembrar-lhe que o ficheiro HTA é ficheiro de formato executável HTML e, portanto, quando a vítima o abre, descarrega o ficheiro JavaScript close.js para a pasta de sistema %Temp%. Aí, a infeção ativa-se ao extrair um ficheiro executável e abrindo-o.

Este ficheiro executável é o principal ficheiro responsável pelo procedimento de encriptação de dados. Simultaneamente, o ficheiro HTA abre um ficheiro DOCX, que exibe uma mensagem de erro que informa que o ficheiro não pode ser aberto. Enquanto a vítima vislumbra este erro suspeito, o ransomware encripta todos os ficheiros no sistema.

Malspam é atualmente a principal técnica utilizada para distribuir o Spora. Inicialmente, quando esta ameaça usava apenas a língua Russa, e-mails enganadores usavam este assunto: Скан-копия _ 10 января 2017г. Составлено и подписано главным бухгалтером. Экспорт из 1С.a01e743_рdf.hta. (Em Português seria: “A cópia do scan _ 10 Jan 2017. Escrito e assinado pelo chefe de contas”).

Porém, agora deve ter em mente que este ransomware continua a mudar e irá usar definitivamente diferentes linhas de assunto. Obviamente que poderão ser também esperados diferentes truques de disseminação de malware como, por exemplo, kits de exploração, Trojans, websites de phishing e outros.

Aconselhamos que tenha muito cuidado quando navega na Internet e acede sites de Internet desconhecidos e suspeitos. Se não quer ser enganado e levado a instalar software questionável ou atualizações de software maliciosas, é melhor não instalar nada a partir de websites que nunca visitou.

Remoção do ransomware Spora

Pode remover o vírus Spora com relativa facilidade se utiliza software anti-malware confiável. Todavia, é importante que programadores estão a trabalhar por detrás do software anti-malware que utiliza, portanto, se não tiver um, sugerimos que instale o ReimageIntego. Se quiser um programa diferente, pode escolher facilmente aquele que gostar após ler análises detalhadas de software na secção Software.

Por favor tenha em mente que está a lidar com o tipo de vírus ransomware, pelo que pode tentar coisas como bloquear os seus programas anti-malware e antivírus quando tentar removê-lo do sistema. Se está a lidar com este problema de momento, recomendamos que tente reiniciar o seu computador no Modo de Segurança com Rede antes de iniciar software anti-software. Se esta opção não funcionar, continue a remoção do ransomware Spora com o auxílio do método de restauração do Sistema.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus Spora

Remoção manual de Spora ransomware

Os vírus ransomware são extremamente difíceis de remover porque tipicamente modificam o Registo de Windows, desordenam o sistema com ficheiros maliciosos e muitas vezes largam malware adicional. Se o seu programa anti-malware está bloqueado pelo vírus Spora, efetue os seguintes passos e reinicie o seu computador no Modo de Segurança com Rede ante do scan. Deve repeti-lo no modo normal assim que terminar o processo de segurança no Modo de Segurança.

Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.

Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede

A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança. 

Windows 7 / Vista / XP

  1. Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
  2. Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
  3. Selecione Modo de Segurança com Rede na lista. Remoção manual de Spora ransomware

Windows 10 / Windows 8

  1. Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
    Remoção manual de Spora ransomware
  2. Selecione Atualizações e Segurança.
    Remoção manual de Spora ransomware
  3. Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
  4. Encontre a secção Arranque Avançado.
  5. Clique em Reiniciar agora.
    Remoção manual de Spora ransomware
  6. Selecione Resolução de Problemas. Remoção manual de Spora ransomware
  7. Aceda a Opções Avançadas. Remoção manual de Spora ransomware
  8. Selecione Definições de Arranque. Remoção manual de Spora ransomware
  9. Pressione em Reiniciar.
  10. Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede. Remoção manual de Spora ransomware

Passo 2. Encerre processos suspeitos

O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Clique em Mais detalhes.
    Remoção manual de Spora ransomware
  3. Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
  4. Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
    Remoção manual de Spora ransomware
  5. Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
    Remoção manual de Spora ransomware
  6. Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.

Passo 3. Verifique os programas de Arranque

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Aceda ao separador Arranque.
  3. Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
    Remoção manual de Spora ransomware

Passo 4. Elimine ficheiros do vírus

Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:

  1. Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
    Remoção manual de Spora ransomware
  2. Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
  3. Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:

    Ficheiros Temporários da Internet
    Ficheiros de Programa Transferidos
    Reciclagem
    Ficheiros Temporários

  4. Selecione Limpar ficheiros do sistema.
    Remoção manual de Spora ransomware
  5. Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):

    %AppData%
    %LocalAppData%
    %ProgramData%
    %WinDir%

Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.

remover Spora usando System Restore

Se reiniciar no Modo de Segurança com Rede falhou, pode tentar a opção Restauração de Sistema para bloquear o vírus. Depois, certifique-se que corre um scan completo ao sistema com software anti-spyware pois a restauração de sistema não elimina ficheiros maliciosos do seu computador, apenas bloqueia o ransomware.

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Spora. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com ReimageIntego e certifique-se de que Spora a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Spora do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Existem alguns métodos de recuperação de dados que poderão ajudá-lo a restaurar ficheiros perdidos. Pode encontrar descrições destes métodos abaixo.

Se os seus ficheiros estão encriptados por Spora, pode usar diversos metodos para os recuperar

Data Recovery Pro

O Data Recovery Pro ajuda-o a restaurar alguns dos seus ficheiros perdidos, por isso não perca a oportunidade e experimente:

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Spora ransomware;
  • Repare-os

Encontre dados perdidos com o ShadowExplorer

O ShadowExplorer auxilia-o a encontrar cópias de ficheiros previamente guardados no caso das suas últimas versões serem corrompidas. Aqui está um breve tutorial sobre como encontrar versões anteriores de ficheiros encriptados:

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

O desencriptador do ransomware Spora ainda não está disponível

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Spora e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Recomendado para você

Não permita que o governo o espie

O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.

É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.

Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Gabriel E. Hall
Gabriel E. Hall - Apaixonada investigadora de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Gabriel E. Hall
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas