Remover Mamba vírus (Instruções de remoção) - Ago 2017 actualização

Guia de remoção de virus Mamba

O que é Vírus ransomware Mamba?

Ransomware Mamba regressa e aponta às redes corporativas no Brasil e Arábia Saudita

Ransomware Mamba não permite que o utilizador use o PC

O Mamba é um vírus encriptador de ficheiros que surgiu em 2016 quando atacou a Agência de Transporte Municipal de São Francisco em Novembro e exigiu um resgate de $73,000. Em Agosto de 2017, o ransomware regressou e atacou várias corporações no Brasil e Arábia Saudita.

O ransomware Mambaé també conhecido pelo nome HDD Cryptor. Foi descoberto que usa uma técnica de encriptação de disco que lembra o modus operandi do Petya. Todavia, este novo ransomware visa encriptar dados e não a tabela de arquivos mestre como o Petya. Para isso, usa o software DiskCryptor.

Alegadamente o vírus deixa os ficheiros 152.exe ou 141.exe no computador, responsáveis por efetuar o processo de encriptação. Após encriptar os ficheiros das vítimas, o vírus reinicia o computador e exibe a seguinte mensagem no ecrã de ligação:

“Foi Pirateado ! H.D.D. Encrypted , Contacte Nos Para a Chave de Desencriptação (w889901665@yandex.com)
OSEUID: [ID da Vítima]”

A vítima pode inserir a palavra-passe de desencriptação no ecrã de ligação. Porém, precisa de obter uma primeiro. As vítimas têm de entrar em contacto com os autores de malware e obter informação sobre como desencriptar dados e obter acesso ao computador novamente. Este vírus pede que pague um resgate de 1BTC por 1 refém. O dinheiro deve ser transferido para uma carteira Bitcoin providenciada.

No entanto, recomendamos sempre aos utilizadores para NÃO pagarem o resgate uma vez que não garante que o ficheiro seja desencriptado. A remoção do Mamba é da maior importância, e deve ser feita usando ferramentas anti-malware como, por exemplo, o FortectIntego ou SpyHunter 5Combo Cleaner.

Ransomware Mamba lançou novos ataques em Agosto de 2017

Vírus Mamba usa a ferramenta PSEXEC para instalar e correr ransomware nesta rede. O mesmo comportamento que vimos na operação NotPetya. Quando compromete esta rede, cria a pasta C: \xampp\http onde instala as componentes do DiskCryptor. Esta ferramenta é usada para executar ransomware no computador local.

Esta ferramenta também gera palavras-passe únicas para cada computador que são geradas para a mesma rede executando este comando:

C: \TEMP\721.exe longPassword /accepteula

Uma das funções mais matreiras do malware é instalar-se como um Serviço Windows e esconder-se sob o nome DefragmentationService. Obtém também os privilégios de SistemaLocal, portanto o Mamba obtém controlo total sobre o computador.

Quando o trabalho de preparação termina e todas as componentes maliciosas são instaladas no sistema, o malware reinicia o dispositivo afetado. Depois configura o bootloader para Master Boot Record (MBR) e inicia a encriptação dos dados com o DiskCryptor.

O Mamba encripta partições do disco e exibe uma nota de resgate pouco usual. Os ciber-criminosos exigem que os contactem para um dos e-mails providenciados de forma a obter a chave de desencriptação:

  • mcrytp2017@yandex.com
  • citrix2234@protonmail.com

A nota de resgate também inclui o número ID único de resgate da vítima. Todavia, recomendamos vivamente que não perca o seu tempo a comunicar com os criminosos e a seguir as suas exigências. Deve remover o Mamba automaticamente e restaurar os seus ficheiros a partir de cópias de segurança ou usar métodos de recuperação alternativos.

A imagem do ataque do MambaVírus ransomware Mamba aciona a ferramenta PSEXEC para instalar e correr ransowmare na rede e encripta ficheiros usando o software DiskCryptor

Mamba atinge sistema de trânsito público de São Francisco em Novembro de 2016

No final de Novembro de 2016, o ransomware Mamba conseguiu entrar nos servidores do sistema ferroviário Municipal de São Francisco e corrompeu registos essenciais com uma encriptação inquebrável. De acordo com os relatórios, o vírus atingiu 2112 computadores de 8656, bloqueando o sistema de e-mail, sistema de pagamento e também o sistema de agendamento ferroviário.

O vírus exibiu a mesma mensagem em todos os computador do sistema ferroviário: Foi pirateado, todos os dados encriptados, contacte para uma chave(cryptom27@yandex.ru). O ransomware conseguiu também desligar os dispensadores de bilhetes.

O autor do malware Mamba respondeu a alguns jornalistas do jornal de São Francisco, dizendo que não pretendia infetar o sistema ferroviário, mas uma vez que já aconteceu, a organização tem de pagar 100 Bitcoin ($73,000) para obter o software de desencriptação.

O autor diz que o seu nome é Any Saolis, mas obviamente que não é o seu verdadeiro nome. O agressor revelou que obteve acesso aos documentos privados da empresa e vai publicá-los online se a empresa se recusar a pagar o resgate.

No entanto, a empresa já restaurou o sistema e confirmou que os agressores não conseguiram aceder a nenhuns dados sensíveis. O resgate não foi pago.

Métodos de distribuição do vírus ransomware

O vírus propaga-se como um cavalo Trojan, pelo que o utilizador pode instalá-lo pensado ser um ficheiro inofensivo. Poderá descarregá-lo a partir de um e-mail após abrir um anexo malicioso ou iniciando uma atualização maliciosa de software.

Consequentemente, é altamente recomendado manter-se afastado de sites que providenciam descargas questionáveis ou alertas pop-up alegando que necessita de atualizar o seu software urgentemente. Estas atualizações fictícias normalmente contêm malware.

Além disso, as ameaças ransomware propagam-se frequentemente com o auxílio de kits de exploração. Para prevenir ataques ransomware, os utilizadores devem:

  • proteger os seus computadores antecipadamente instalando programas anti-malware,
  • criar cópias de segurança dos dados,
  • evitar sites questionáveis na Internet.

Instruções de eliminação para o ransomware Mamba

Tutorial de remoção do ransomware Mamba
Para remover o vírus Mamba, tal como dissemos, é altamente aconselhável utilizar uma ferramenta anti-malware, como o FortectIntego ou SpyHunter 5Combo Cleaner. Recomendamos que use uma pois está programada por peritos IT que analisam cada vírus individualmente e criam algoritmos capazes de detetar todos os ficheiros pertencentes a vírus e de removê-los.

A não ser que seja um perito IT avançado, não deve tentar proceder com a remoção manual do Mamba pois arrisca eliminar ficheiros errados, deixar as componentes do vírus e outras componentes indesejadas no sistema do computador.

De momento, a ferramenta de desencriptação gratuita do Mamba ainda não foi encontrada. Assim sendo, a única forma de restaurar ficheiros é copiar e colá-los no computador a partir de uma cópia de segurança.

Oferta
faça agora!
Baixe
Fortect Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Fortect Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Fortect Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Fortect Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Fortect, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus Mamba

Remoção manual de Mamba ransomware

Se não consegue correr a eliminação automática do Mamba, siga estes passos:

Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.

Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede

A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança. 

Windows 7 / Vista / XP

  1. Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
  2. Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
  3. Selecione Modo de Segurança com Rede na lista. Remoção manual de Mamba ransomware

Windows 10 / Windows 8

  1. Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
    Remoção manual de Mamba ransomware
  2. Selecione Atualizações e Segurança.
    Remoção manual de Mamba ransomware
  3. Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
  4. Encontre a secção Arranque Avançado.
  5. Clique em Reiniciar agora.
    Remoção manual de Mamba ransomware
  6. Selecione Resolução de Problemas. Remoção manual de Mamba ransomware
  7. Aceda a Opções Avançadas. Remoção manual de Mamba ransomware
  8. Selecione Definições de Arranque. Remoção manual de Mamba ransomware
  9. Pressione em Reiniciar.
  10. Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede. Remoção manual de Mamba ransomware

Passo 2. Encerre processos suspeitos

O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Clique em Mais detalhes.
    Remoção manual de Mamba ransomware
  3. Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
  4. Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
    Remoção manual de Mamba ransomware
  5. Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
    Remoção manual de Mamba ransomware
  6. Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.

Passo 3. Verifique os programas de Arranque

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Aceda ao separador Arranque.
  3. Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
    Remoção manual de Mamba ransomware

Passo 4. Elimine ficheiros do vírus

Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:

  1. Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
    Remoção manual de Mamba ransomware
  2. Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
  3. Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:

    Ficheiros Temporários da Internet
    Ficheiros de Programa Transferidos
    Reciclagem
    Ficheiros Temporários

  4. Selecione Limpar ficheiros do sistema.
    Remoção manual de Mamba ransomware
  5. Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):

    %AppData%
    %LocalAppData%
    %ProgramData%
    %WinDir%

Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.

remover Mamba usando System Restore

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Mamba. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com FortectIntego e certifique-se de que Mamba a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Mamba do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Embora ainda não tenha sido lançada uma ferramenta de desencriptação gratuita, por favor, não entre em pânico  não se apresse a pagar o resgate. Os criminosos poderão enviar-lhe um ficheiro infeccioso juntamente com o software de desencriptação, ou nem sequer fornecer uma ferramenta de desencriptação. Pode esperar, se quiser. Por vezes os peritos em segurança conseguem inventar ferramentas de desencriptação gratuitas em caso de conseguirem quebrar o código ransomware. Claro que pode recuperar os seus ficheiros a partir de um disco ou drive de segurança. Simplesmente remova o vírus Mamba primeiro.

Se os seus ficheiros estão encriptados por Mamba, pode usar diversos metodos para os recuperar

O Data Recovery Pro poderá ajudar a recuperar os seus ficheiros

Se os seus ficheiros foram encriptados pelo Mamba, por tentar o serviço do Data Recovery Pro. Instale este programa usando estas instruções:

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Mamba ransomware;
  • Repare-os

O desencriptador do Mamba ainda não está disponível

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Mamba e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Recomendado para você

Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN

A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro

De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Linas Kiguolis
Linas Kiguolis

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Linas Kiguolis
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas