Remover Maxthon Browser vírus (Guia remoção) - Atualizado Out 2017

Guia de remoção de virus Maxthon Browser

O que é Vírus Navegador Maxthon?

Navegador Maxthon é criticado pelo método de distribuição suspeito

A imagem do navegador Maxthon

O Maxthon é um navegador amplamente discutido entre a comunidade online. O programa é apresentado como “o navegador mais seguro na rede sem vírus e malware”. Todavia, os peritos em segurança cibernética não concordam com esta afirmação. O navegador está adicionado à categoria de programas potencialmente indesejados (PUPs) e classificado como sequestrador de browser.

Começando pela data de lançamento do navegador de cloud Maxthon, os peritos em segurança e utilizadores de PC têm discutido a sua confiabilidade. De acordo com os investigadores da SemVirus, a função mais questionável deste navegador é o rastreamento de dados. Claro que navegadores legítimos (Google, Firefox, etc.) podem também ser utilizados para recolher informação variada sobre os seus utilizadores. No entanto, não existe risco de que possam ultrapassar o nível aceitável.

O vírus Maxthon, por outro lado, recolhe todo o tipo de informação sobre hardware e software. Os dados recolhidos incluem a versão atual do sistema operativo, tipo de CPU e velocidade, resolução do ecrã, histórico de navegação, o estado do seu bloqueador de anúncios e muitos outros detalhes que são não-pessoalmente identificáveis, mas úteis se as partes maliciosas decidirem envolvê-lo(a) no marketing online.

Não existe garantia de que a informação recolhida não será utilizada para identificar vulnerabilidades do sistema e atrair malware adicional para o computador. Escusado dizer que navegadores legítimos e reconhecidos não se envolvem neste tipo de recolha e exploração de dados. Portanto, antes que o vírus o(a) exponha a ainda maiores fugas de dados ou roubo de identidade, remova o Maxthon do seu computador usando ferramentas antivírus confiáveis como o ReimageIntego.

O problema com o malware Navegador de Cloud Maxthon

Ao conduzir o estudo, peritos descobriram também que o vírus cria um ficheiro ueipdat.zip no computador infetado que envia regularmente os dados recolhidos para a China, onde os servidores estão localizados. O próprio ficheiro ZIP contém outro documento chamado dat.txt, que requer um código-passe para poder ser visualizado uma vez que o ficheiro está encriptado.

O analista de computador conseguiu evitar esta encriptação AES-128-ECB ao extrair o código do binário do navegador Maxthon. Foi descoberto que é exatamente onde os dados acima mencionados são armazenados. Entretanto, os representantes da empresa põem toda a culpa nos utilizadores e alegam que a recolha de dados pode ser desmarcada nas configurações do navegador.

Infelizmente, não é o que realmente acontece. Mesmo depois destas configurações serem desativadas o navegador não para de enviar informação para serviços predeterminados. Portanto, os utilizadores que valorizam a sua privacidade são deixados com uma opção apenas, que é a remoção do Maxthon.

A imagem das configurações do navegador MaxthonO vírus navegador Maxthon poderá ser instalado indiretamente, empacotado com freeware ou shareware.

O problema com a Ferramenta de Atualização do Maxthon

A Maxthon Update Tool é uma componente da terceira versão do Maxthon. Porém, é uma vulnerabilidade do navegador que poderá ser explorada por ciber-criminosos. O problema poderá ser resolvido com a atual, 5ª versão, do navegador. Contudo, como mencionámos anteriormente, este navegador de cloud não é tão seguro como é publicitado.

Os agressores poderão usar a ferramenta da Maxthon para vários propósitos. Por exemplo, esta vulnerabilidade poderá permitir a instalação de várias tecnologias de rastreamento para roubar informação sensível. O navegador poderá também exibir anúncios carregados de malware ou redirecionar para websites potencialmente perigosos. Assim sendo, esta infeção de computador não deve ser deixada no sistema.

O chamado vírus Maxthon Update Tool não cria um ícone e não aparece no sistema. Todavia, corre sob o processo parente C:\Program Files\Maxthon3\Bin\MxUp.exe e ocupa 77.3 Kb de espaço de disco. Assim, poderá não ser fácil detetar o vírus.

O vírus ferramenta Maxthon está associado ao próprio navegador. Assim, para evitar potenciais ameaças ou problemas de relacionados com navegação, deve livrar-se deste programa assim que possível. Recomendamos vivamente que confie nos navegadores de rede “tradicionais” e bem conhecidos, como o Google Chrome ou Mozilla Firefox.

O navegador poderá ser instalado sem o conhecimento do utilizador

Pode obter o navegador Maxthon diretamente a partir do seu website oficial, sites de descarga de ficheiros ou através de plataformas de partilha de ficheiros par-para-par. Uma vez que é promovido como uma aplicação inovadora e útil, não lhe faltam descargas diretas, mas ainda assim utiliza técnicas de distribuição de software suspeitas como o “bundling.”

Este método permite ao programa ser distribuído no computador dos computadores juntamente com outras aplicações gratuitas. E os utilizadores nem sequer têm de saber que o sequestro ocorreu. Usando as configurações de instalação “Rápido” ou “Recomendado” do programa inicialmente descarregado, permitem automaticamente que a aplicação potencialmente indesejada entre no computador.

Depois disso, o atalho para este navegador simplesmente aparece no ambiente de trabalho e o utilizador pode começar a usá-lo. Para impedir este tipo de instalações involuntárias, deve optar sempre pelas configurações “Avançada” ou “Personalizada” e desmarcar programa indesejáveis, como o Maxthon.

Desinstale o Maxthon do Windows ou Mac OS X

Não existe nada mais simples que clicar em alguns botões no seu antivírus e receber instantaneamente serviço profissional. Não tem de procurar pelo vírus escondido em buracos ou arriscar apagar acidentalmente ficheiros de sistema importantes. A única manutenção que este tipo de ferramentas necessita são atualizações regulares e renovações de base de dados dos vírus. É o método de remoção do Maxthon mais rápido e garantido.

Contudo, alguns utilizadores poderão discutir que é muito mais satisfatório derrotar o vírus eles mesmos. Se é uma dessas pessoas, certifique-se que desinstala cada elemento deste navegador do seu computador. Pode remover o Maxthon do sistema com o auxílio dos passos abaixo.

É possível remover este vírus com a ajuda do ReimageIntego. SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes são as nossas recomendações para detetar programas potencialmente indesejados e vírus, com todos os seus ficheiros e entradas no registo associadas.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Reimage Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Reimage Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Reimage, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus Maxthon Browser

Desinstalar do Windows

Vá até ao Painel de Controlo. Aceda aos programas instalados e procure pelo navegador Maxthon. Assim que o encontrar, desinstale sem considerar.

Para remover o Vírus Navegador Maxthon em máquinas com Windows 10/8, por favor siga estes passos:

  1. Escreva Painel de Controlo na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter ou clique no resultado da pesquisa.
  2. Sob Programas, selecione Desinstalar um programa. Desinstalar do Windows
  3. Na lista, encontre quaisquer entradas relacionadas com o Vírus Navegador Maxthon (ou qualquer outro programa suspeito instalado recentemente).
  4. Clique com o botão direito na aplicação e selecione Desinstalar.
  5. Caso surja a janela de Controlo de Conta do Utilizador, clique em Sim.
  6. Aguarde até que o processo de desinstalação termine e pressione OK. Desinstalar do Windows

Caso seja utilizador do Windows 7/XP, proceda com as seguintes instruções:

  1. Clique no ícone Iniciar do Windows > Painel de Controlo localizado na barra direita (se utilizar o Windows XP, clique em Adicionar/Remover Programas).
  2. No Painel de Controlo, selecione Programas > Desinstalar um programa. Desinstalar do Windows
  3. Selecione a aplicação indesejada, clicando no item apenas uma vez.
  4. No topo, selecione Desinstalar/Alterar.
  5. Se surgir a janela de confirmação, selecione Sim.
  6. Clique em OK depois de terminar o processo de desinstalação.

Remover Maxthon Browser do Mac OS X sistema

Estas instruções irão ajudar a remover o navegador de cloud Maxthon do Mac OS X:

  1. Se você estiver usando OS X, clique em Go botão na parte superior esquerda da tela e selecione Applications. Clique 'Go' e selecione 'Applications'
  2. Espere até você ver a pasta de Applications e procure por Maxthon Browser ou quaisquer outros programas suspeitos sobre ele. Agora, clique direito sobre cada dessas entradas e selecione Move to Trash. Clique em cada entrada maliciosa e selecionam 'Move to Trash'

Restaurar o MS Edge/Chromium Edge

Eliminar extensões indesejadas do MS Edge:

  1. Selecione o Menu (três pontos horizontais no canto superior direito da janela do browser) e selecione Extensões.
  2. Da lista, selecione a extensão relacionada com o Vírus Navegador Maxthon e clique no ícone da Engrenagem.
  3. Clique em Desinstalar. Restaurar o MS Edge/Chromium Edge

Eliminar cookies e outros dados de navegação

  1. Selecione o Menu (três pontos horizontais no canto superior direito da janela do browser) e selecione
  2. Privacidade e Segurança.
  3. Sob Limpar dados de navegação, selecione Escolher o que pretende limpar.
  4. Selecione tudo (menos as palavras-passe, embora deva incluir licenças de multimédia, se aplicável) e clique em Limpar. Restaurar o MS Edge/Chromium Edge

Restaurar definições de novos separadores e página inicial:

  1. Clique no ícone do menu e selecione Definições.
  2. Encontre a secção No arranque.
  3. Clique em Desativar se encontrar quaisquer domínios específicos.

Restaurar o MS Edge caso os passos acima não funcionem:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gestor de Tarefas.
  2. Clique na seta Mais detalhes na área inferior da janela.
  3. Selcione o separador Detalhes.
  4. Percorra a lista e localize todas as entradas com o nome Microsoft EdgeClique com o botão direito em cada um dos itens e selecione Terminar Tarefa para terminar a execução do MS Edge. Restaurar o MS Edge/Chromium Edge

Se esta solução não resolver o seu problema, necessita de utilizar um método avançado de restauro do Edge. Note que é necessário fazer cópias de segurança dos seus dados antes de proceder.

  1. Encontre a seguinte pasta no seu computador: C:\\Users\\%username%\\AppData\\Local\\Packages\\Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe.
  2. Pressione Ctrl + A no seu teclado para selecionar todas as pastas.
  3. Clique nas pastas com o botão direito e selecione Eliminar Restaurar o MS Edge/Chromium Edge
  4. Agora clique com o botão direito no botão Iniciar e selecione o Windows PowerShell (Administrador).
  5. Quando a nova janela abrir, copie e cole o seguinte comando e pressione Enter:

    Get-AppXPackage -AllUsers -Name Microsoft.MicrosoftEdge | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\\AppXManifest.xml” -Verbose Restaurar o MS Edge/Chromium Edge

Instruções para o Microsoft Edge baseado em Chromium

Eliminar extensões do MS Edge (Chromium):

  1. Abra o Edge e selecione Definições > Extensões.
  2. Elimine extensões indesejadas ao clicar em Remover. Restaurar o MS Edge/Chromium Edge

Limpar cache e dados de sites:

  1. Clique no Menu e aceda às Definições.
  2. Selecione Privacidade, pesquisa e serviços.
  3. Na secção Limpar dados de navegação, selecione Escolher o que pretende limpar.
  4. Sob o Intervalo de tempo, escolha Tudo.
  5. Selecione Limpar agora. Restaurar o MS Edge/Chromium Edge

Restaurar o MS Edge baseado em Chromium:

  1. Clique no Menu e seleciona as Definições.
  2. Na barra lateral esquerda, selecione Repor definições.
  3. Selecione Repor os valores predefinidos das definições.
  4. Confirme com Repor. Restaurar o MS Edge/Chromium Edge

Restaurar o Mozilla Firefox

Remover extensões perigosas:

  1. Abra o browser Mozilla Firefox e clique no Menu (três linhas horizontais no canto superior direito da janela).
  2. Selecione Add-ons (extensões).
  3. Nesta página, selecione quaisquer plugins relacionados com o Vírus Navegador Maxthon e clique em Remover. Restaurar o Mozilla Firefox

Restaurar a página inicial:

  1. Clique nas três linhas horizontais no canto superior direito para abrir o menu.
  2. Selecione Opções.
  3. Nas opções sob o painel Início, selecione o seu website preferido para abrir sempre que executa o Mozilla Firefox.

Eliminar cookies e dados de sites:

  1. Clique no Menu e selecione Opções.
  2. Vá para a secção de Privacidade e Segurança.
  3. Navegue para baixo até encontrar Cookies e Dados de Sites.
  4. Clique em Limpar Dados…
  5. Selecione Cookies e Dados de Sites, assim como em Conteúdo da Web em cache e pressione Limpar. Restaurar o Mozilla Firefox

Restaurar o Mozilla Firefox

Caso o Vírus Navegador Maxthon não tenha sido removido após seguir as instruções acima, restaure o Mozilla Firefox:

  1. Abra o browser Mozilla Firefox e clique no Menu.
  2. Vá para Ajuda e selecione Informação para resolução de problemas. Restaurar o Mozilla Firefox
  3. Sob a secção Otimizar o Firefox section, clique em Restaurar o Firefox…
  4. Assim que surgir a notificação, confirme a ação ao pressionar em Restaurar o Firefox – este processo deverá completar a eliminação do Vírus Navegador Maxthon. Restaurar o Mozilla Firefox

Restaurar o Google Chrome

Eliminar extensões maliciosas do Google Chrome:

  1. Abra o Google Chrome, clique no Menu (três pontos verticais no canto superior direito) e selecione Mais ferramentas > Extensões.
  2. Na nova janela aberta, conseguirá ver todas as extensões instaladas. Desinstale todos os plugins suspeitos potencialmente relacionados com o Vírus Navegador Maxthon, clicando em Remover. Restaurar o Google Chrome

Limpar ficheiros em cache e dados de navegação do Chrome:

  1. Clique no Menu e selecione Definições.
  2. Sob Privacidade e Segurança, selecione Limpar dados de navegação.
  3. Selecione Histórico de navegação, Cookies e outros dados do site, assim como Imagens e ficheiros em cache.
  4. Clique em Limpar dados. Restaurar o Google Chrome

Alterar a sua página inicial:

  1. Clique no menu e selecione Definições.
  2. Procure por qualquer website suspeito, como Vírus Navegador Maxthon, na secção No arranque.
  3. Clique em Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas e clique nos três pontos para encontrar a opção Remover.

Restaurar o Google Chrome:

Caso os métodos anteriores não tenham ajudado, restaure o Google Chrome para eliminar todos os componentes do Vírus Navegador Maxthon:

  1. Clique no Menu e selecione Definições.
  2. Nas Definições, navegue para abaixo e clique em Avançadas.
  3. Encontre a secção Repor e limpar.
  4. Clique em Repor as predefinições originais das definições.
  5. Confirme com Repor definições para completar a eliminação do Vírus Navegador Maxthon. Restaurar o Google Chrome

Restaurar o Safari

Remover extensões indesejadas do Safari:

  1. Clique em Safari > Preferências…
  2. Na nova janela, selecione Extensões.
  3. Selecione a extensão indesejada relacionada com o Vírus Navegador Maxthon e selecione Desinstalar. Restaurar o Safari

Limpar cookies e outros dados de websites no Safari:

  1. Clique em Safari > Limpar Histórico…
  2. No menu pop-up, selecione todo o histórico na secção Limpar.
  3. Confirme com Limpar Histórico. Restaurar o Safari

Restaurar o Safari, caso as definições mencionadas anteriormente não tenham ajudado:

  1. Clique em Safari > Preferências…
  2. Vá para o separador Avançadas.
  3. Assinale a caixa Mostrar Menu de Programação na barra de menus.
  4. Na barra de menus, clique em Programação, e selecione Esvaziar Caches. Restaurar o Safari

Após desinstalar este programa potencialmente indesejado (PUP) e fixação de cada um dos seus navegadores, recomendamos que a varredura de seu sistema do PC com um anti-spyware respeitável. Isto vai ajudar você a se livrar dos vestígios de registro Maxthon Browser e também identificará parasitas relacionadas ou infecções de malware possível no seu computador. Para isso, você pode usar nosso removedor de malware votados: ReimageIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes.

Recomendado para você

Não permita que o governo o espie

O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.

É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.

Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Gabriel E. Hall
Gabriel E. Hall - Apaixonada investigadora de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Gabriel E. Hall
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas