Remover JS Downloader vírus (Instruções de remoção) - Set 2018 actualização
Guia de remoção de virus JS Downloader
O que é Vírus JS Downloader?
O vírus JS Downloader é um cavalo de troia (trojan horse) que utiliza ficheiros JavaScript para entrar despercebidamente em sistemas
O vírus JS Downloader é um cavalo de troia (trojan horse) que utiliza ficheiros JavaScript para ganhar acesso ao computador da vítima. Já no interior do sistema, este trojan cria um ficheiro autorun.inf, e outros ficheiros maliciosos utilizados para garantir o funcionamento normal do malware associado, como por exemplo ransomware (sequestro), sequestradores de navegador, etc. O nome do vírus provém do código JavaScript e pode ser mencionado no AVG, Avast e outros relatórios de ameaça de software antivírus. Se não detetar um aumento na utilização do CPU, possivelmente causada pelo JS Downloader, analise o seu sistema com um programa anti-spyware fidedigno para garantir que não é apenas um falso positivo. Caso contrário, deve remover de imediato o cavalo de troia JS Downloader.
Nome | Vírus JS Downloader |
---|---|
Tipo | Trojan horse / Cavalo de troia |
detetado como |
|
Sistema afetado | Windows |
Sintomas | Interrupção do funcionamento normal do dispositivo, rastreio de informações sensíveis, encerramento de programas, diminuição de velocidade no sistema operativo |
Principal perigo | Consegue danificar significativamente o sistema |
Distribuição | Websites maliciosos, anexos em e-mails, software duvidoso |
Eliminação | Para confirmar que não é um falso positivo e eliminar o vírus JS Downloader, utilize o FortectIntego. |
O vírus JS Downloader pode comportar-se de várias formas, e uma vez que entra silenciosamente no seu PC, poderá nem se aperceber destas mudanças. Pode identificar vários sintomas, tais como:
- o aumento do número de mensagens de erro;
- a lentidão geral do sistema;
- os trojans poderão aceder à rede para descarregar outros programas e ficheiros maliciosos, e consequentemente afetar a velocidade da Internet;
- o vírus também poderá alterar as definições do seu navegador web e instalar extensões e barras de ferramentas, assim como adicionar várias aplicações que são executadas de forma oculta;
- anúncios pop-up e redirecionamentos para websites duvidosos poderão perturbar as suas sessões de navegação;
De forma a conseguir realizar estas atividades, o vírus JS Downloader modifica o registo do Windows. O malware tenta adicionar novas chaves de registo ou alterar as chaves existentes. O computador poderá encerrar ou congelar devido a este processo.
A eliminação do vírus JS Downloader é absolutamente necessária, devido à natureza maliciosa do ficheiro. Para além disso, porque os trojans são sofisticados e efetuam várias alterações no interior do sistema, é necessário um software antivírus fiável. Investigadores recomendam a utilização de software de segurança fidedigno, tais como FortectIntego ou Malwarebytes.
Relembre-se também que o vírus JS Downloader e outros trojans similares conseguem servir como porta de entrada para infeções em forma de ransomware (sequestro). Esta infeção letal consegue encriptar todos os seus dados pessoais, como bases de dados, fotografias, vídeos, ficheiros de áudio, etc., e exigir um resgate pela sua libertação. Apesar de ser possível eliminar facilmente esta ameaça cibernética, os dados encriptados permanecem inacessíveis. Portanto, certifique-se que remove o JS Downloader antes que este provoque mais danos no seu computador.
O JS Downloader é um vírus que instala ficheiros maliciosos no seu PC.
Websites maliciosos podem ser criados especificamente para injetar Trojans
Os utilizadores podem visitar websites pouco seguros intencionalmente, como websites de torrents ou pornografia. Este domínios podem ser bastante perigosos e mais propícios à presença oculta de malware. Em alguns casos, os utilizadores são também redirecionados para locais dúbios na internet devido à infeção de adware. No entanto, independentemente da razão, nunca clique em qualquer conteúdo que lhe seja apresentado e simplesmente encerre o Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox ou outro browser.
Adicionalmente, alguns websites poderão ser hackeados por cibercriminosos e intercetados com malware. Desta forma, é possível que alguns websites legítimos incluam código em JavaScript que instala o vírus automaticamente. Portanto, evite a utilização de websites com uma conexão HTTP insegura e mantenha-se em páginas que utilizam HTTPS.
Os trojans também poderão entrar silenciosamente no seu sistema através de anexos infetados em e-mails. Frequentemente, ficheiros aparentemente seguros utilizam macros maliciosas e injetam o seu PC com trojans ocultos ou outro tipo de malware imediatamente após os descarregar e os abrir no seu dispositivo.
A eliminação do vírus JS Downloader requer ferramentas fiáveis
Para remover o vírus JS Downloader de forma segura e com sucesso, necessita de utilizar ferramentas anti-malware como o FortectIntego ou Malwarebytes. Estes programas são capazes de detetar e eliminar possíveis ameaças relacionadas com este trojan. Certifique-se de que o software anti-malware se encontra configurado para analisar o sistema automaticamente e ative a funcionalidade de proteção em tempo real.
A eliminação do vírus JS Downloader não é difícil, mas poderá ser obrigado a aceder ao Modo de Segurança com Rede caso a ameaça cibernética impeça o funcionamento apropriado do software de segurança. Explicaremos este processo abaixo. Adicionalmente, não tente remover o trojan manualmente, uma vez que este procedimento é extremamente complicado e apenas profissionais de informática qualificados são capazes de realizar esta tarefa.
Guia de remoção manual de virus JS Downloader
Remoção manual de JS Downloader ransomware
Em alguns casos, o vírus JS Downloader pode impedir o funcionamento apropriado de software de segurança. Por isso, por favor siga estes passos:
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
remover JS Downloader usando System Restore
Também pode desativar o malware ao aceder ao Modo de Segurança com Rede:
-
Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
Windows 7 / Vista / XP- Clique em Start → Shutdown → Restart → OK.
- Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
- Selecionar Command Prompt da lista
Windows 10 / Windows 8- Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
- Agora você pode selecionar Troubleshoot → Advanced options → Startup Settings e finalmente pressione Restart.
- quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela.
-
Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
- Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter.
- Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente..
- Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de JS Downloader. Após fazer isso, clique em Next.
- Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de JS Downloader e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN
A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro.
De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.