Remover IDP.Generic vírus (Guia de remoção simples) - 2020 actualização
Guia de remoção de virus IDP.Generic
O que é Vírus IDP.Generic?
IDP.Generic é um termo de deteção heurístico para malware que rouba dados, utilizado por alguns prestadores de software antivírus
IDP.Generic é um termo que os utilizadores podem encontrar em janelas pop-up dos seus programas anti-malware (principalmente no AVG e Avast), quando descobrem algo suspeito no computador. O nome da deteção é heurístico, o que significa que o antivírus detetou padrões comportamentais invulgares num ficheiro normal, que pode indicar intenções maliciosas. Por outras palavras, o termo IDP significa Identity Detection Protection, o que implica uma tentativa de roubo de informações pessoais por parte de criminosos.
No entanto, devido a mecanismos de análise comportamental, o IDP.Generic também pode ser um falso positivo, o que significa que o ficheiro, website ou script detetado, é na verdade seguro. Isto acontece tipicamente quando software de segurança está desatualizado ou parcialmente corrompido. Consequentemente, ferramentas legítimas, como software de digitação automática, ferramentas de diagnóstico de fabricantes,, a plataforma de jogos Steam, a aplicação de comunicação Discord e outras aplicações inofensivas são assinaladas como programas maliciosos.
De qualquer forma, isto não significa que todos os ficheiros IDP.Generic detetados são sempre falsos positivos, uma vez que podem ser de facto malware. Assim, as vítimas podem divulgar detalhes sensíveis, tais como informações bancárias, números de segurança social e outros dados pessoais aos cibercriminosos, sem conhecerem as suas intenções nefastas. Portanto, é vital certificar-se que nenhum programa malicioso é instalado no seu dispositivo. Caso não seja um falso positivo, é crucial remover o vírus IDP.Generic da sua máquina assim que possível.
Nome | IDP.Generic |
Tipo | Malware para roubo de dados ou falso positivo |
Infiltração | E-mails de spam, websites de entidades terceiras, atualizações falsas, cracks, exploits, instaladores de software pirateado, etc. |
Fatores de risco | Perda de dinheiro, infeções adicionais de malware, roubo de identidade, divulgação de dados privados para criminosos, etc. |
Nome do executável principal | setup.exe |
Programas de deteção | AVG e Avast |
Deteções similares | IDP.ALEXA.51, IDP.ares.generic, Trojan.Win32.Generic, Win32:Malware-gen, etc. |
Eliminação | Necessita de eliminar o vírus com ajuda de um software de segurança ou atualizar o seu software antivírus para resolver os falsos positivos |
Recuperação | Se o seu sistema for afetado pelo vírus IDP.Generic, deverá eliminá-lo e utilizar o FortectIntego para reverter os danos causados nos ficheiros do sistema |
É difícil falar sobre sintomas da infeção do vírus IDP.Generic, pois podem ser representados por uma variedade de ameaças, incluindo trojans, malware bancário, ladrões de informação, distribuidores de malware, rootkits e outros tipos de ameaças informáticas. Embora a maioria dos vírus seja geralmente furtiva, poderá identificar os seguintes sintomas:
- Diminuição de velocidade no dispositivo / utilização elevada de recursos;
- Abertura de janelas aleatórias sem ação do utilizador;
- BSoDs(erros de “ecrã azul”) frequentes;
- Atividade elevada da rede;
- Encerramento inesperado de programas;
- A máquina infetada envia spam (correio indesejado);
- Reencaminhamento para websites suspeitos, etc.
Para saber se o IDP.Generic é um falso positivo ou não, tem algumas opções. Uma delas é analisar o ficheiro com um software de segurança alternativo. No entanto, nunca poderá ter a certeza, uma vez que a deteção pode ser uma nova ameaça que nunca tenha sido detetada.
As bases de dados de programas anti-malware podem não ter um nome heurístico específico para a ameaça e não conseguirem indicar o vírus após uma análise. Portanto, é útil recorrer a outras ações antes de iniciar a eliminação do IDP.Generic.
O vírus IDP.Generic é um malware capaz de realizar uma vasta gama de atividade maliciosas.
O nome obscuro da deteção pode estar relacionado com atualizações falsas, ou aplicações descarregadas na Internet
Caso tenha analisado o ficheiro com outro software de segurança e a deteção ainda seja baixa, vale a pena atualizar o Adobe Flash Player primeiro. Este plugin é conhecido pelas suas enormes falhas de segurança, e é frequentemente explorado por cibercriminosos.
Vários websites fraudulentos utilizam frequentemente o nome do Flash Player para instalar software inútil ou até mesmo malicioso, distribuir PUPs com atualizações falsas de software ou aplicações obscuras. Na verdade, instalar cracks pode ser uma das formas de contrair uma infeção IDP.Generic no seu dispositivo ou malware similar, sem sintomas.
Por fim, se a atualização do Adobe Flash não resolver, deverá contactar a equipa de apoio ao cliente da AVG ou Avast e questionar se a deteção é, ou não, um falso positivo. O problema é que qualquer tipo de executável pode ter qualquer nome (como por exemplo, Flashupdate.exe) e ser, na verdade, malicioso. Os ficheiros infetados em formatos comuns como EXE só podem ser utilizados para injetar trojans ou worms na máquina.
Assim que tiver a certeza que o ficheiro em questão é malicioso, deve remover o IDP.Generic do seu computador com um software antivírus profissional. Em seguida, sugerimos que analise o seu PC com o FortectIntego para reparar os danos no sistema, causados pelo malware, remover todos os ficheiros associados ou até PUPs escondidos em segundo plano. A análise completa ao sistema permite-lhe visualizar todos os programas suspeitos e eliminá-los definitivamente.
Proteja-se contra o malware ao prestar atenção enquanto navega pela Internet
Existem várias formas de infetar inadvertidamente o seu computador com malware. Um dos métodos mais populares de distribuição de malware é o envio de um ficheiro malicioso em anexo num e-mail de spam. Este método é um dos mais consistentes, embora a percentagem de infeções não seja tão elevada.
Portanto, quando receber um e-mail de um destinatário questionável, seja meticuloso ao abrir os seus anexos ou clicar em quaisquer hiperligações. NÃO PERMITA que a funcionalidade macro do vírus seja executada quando lhe for sugerido através de uma notificação, solicitando a ativação de determinado conteúdo.
Outro método comum de distribuição de malware envolve websites inseguros ou invadidos. Os criminosos podem criar websites falsos, sequestrar websites legítimos, comprar espaço publicitário e inserir código malicioso ou, simplesmente, hospedar ficheiros maliciosos em websites terciários com medidas de segurança inadequadas.
Portanto, necessita de ter a certeza que o seu antivírus está atualizado. Adicionalmente, faça questão de analisar qualquer tipo de executável com ferramentas antivírus ou anti-malware. Finalmente, não descarregue cracks ou instaladores, pois estes ficheiros encontram-se frequentemente infetados com malware, e pode ser bastante difícil determinar se o ficheiro é, ou não, malicioso.
Elimine o vírus IDP.Generic se a deteção não for um falso positivo
A eliminação do vírus IDP.Generic deve ser executada apenas quando tiver a certeza que o ficheiro é realmente nocivo. Para se certificar, atualize o seu software de segurança para a sua versão mais recente, atualize o seu Flash Player ou contacte a equipa de apoio ao cliente do seu antivírus para receber conselhos. De qualquer forma, é necessário atuar com rapidez se o IDP.Generic for de facto malicioso.
Pode remover o IDP.Generic com a ajuda de instruções que dependem imenso do tipo de malware que contraiu. De qualquer forma, os especialistas recomendam geralmente o acesso ao Modo de Segurança com Rede para efetuar o processo de eliminação, pois é um ambiente seguro e perfeitamente adequado para a resolução de problemas. Para entrar neste modo, siga as instruções abaixo.
Assim que reiniciar o PC em Modo de Segurança, deverá efetuar uma análise completa ao sistema com a ajuda de software de segurança, tais como o SpyHunter 5Combo Cleaner, Malwarebytes ou qualquer outro programa fidedigno.
Caso o IDP.Generic seja realmente um falso positivo, pode sempre adicionar uma exclusão no programa do seu antivírus (por favor, recorra ao website oficial do vendedor, uma vez que as instruções variam significativamente para cada programa)
Guia de remoção manual de virus IDP.Generic
Remoção manual de IDP.Generic ransomware
Para aceder ao Modo de Segurança com Rede, efetue os seguintes passos:
Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.
Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede
A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança.
Windows 7 / Vista / XP
- Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
- Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
- Selecione Modo de Segurança com Rede na lista.
Windows 10 / Windows 8
- Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
- Selecione Atualizações e Segurança.
- Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
- Encontre a secção Arranque Avançado.
- Clique em Reiniciar agora.
- Selecione Resolução de Problemas.
- Aceda a Opções Avançadas.
- Selecione Definições de Arranque.
- Pressione em Reiniciar.
- Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede.
Passo 2. Encerre processos suspeitos
O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Clique em Mais detalhes.
- Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
- Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
- Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
- Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.
Passo 3. Verifique os programas de Arranque
- Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
- Aceda ao separador Arranque.
- Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
Passo 4. Elimine ficheiros do vírus
Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:
- Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
- Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
- Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:
Ficheiros Temporários da Internet
Ficheiros de Programa Transferidos
Reciclagem
Ficheiros Temporários - Selecione Limpar ficheiros do sistema.
- Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):
%AppData%
%LocalAppData%
%ProgramData%
%WinDir%
Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.
Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de IDP.Generic e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes
Recomendado para você
Não permita que o governo o espie
O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.
É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.
Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.