Remover Calendar vírus (Instruções para remoção de vírus) - Jun 2020 actualização
Guia de remoção de virus Calendar
O que é Vírus do Calendário?
O vírus do Calendário é uma campanha fraudulenta em iPhones que exibe anúncios como eventos na app do Calendário
O vírus do Calendário é uma técnica fraudulenta comum no iPhone que engana os utilizadores de smartphones Apple para clicarem em eventos com publicidade. É um membro menos típico da família de vírus do iPhone, pois este esquema em particular foi programado para afetar diretamente a aplicação do Calendário, recheando os dias com links falsos de eventos, que exibem constantemente lembretes na hora do evento “agendado”. Cada notificação contém um link, uma descrição curta, como “A Cátia enviou 5 fotografias” ou “Hoje é o seu dia de sorte”. No entanto, não existe qualquer opção para desativar as notificações do vírus no Calendário e essa é a principal razão pela qual este tipo de infeção é considerado como um dos vírus mais invasivos do iPhone.
Estas entradas questionáveis surgem aparentemente do nada. O spam do Calendário pode convidar as pessoas a participarem em várias ofertas, saldos, registos em portais de encontros amorosos, concursos com prémios e muito mais. Frequentemente, os utilizadores acabam por clicar neste tipo de anúncios no iPhone, uma vez que são exibidos pela aplicação legítima do Calendário, fazendo-os acreditar que criaram pessoalmente estes eventos.
Na maioria dos casos, os utilizadores acreditam que a atividade do vírus do Calendário está relacionada com malware, embora não seja esse o caso. Maioritariamente, são utilizadas outras técnicas nocivas (phishing de e-mails, alertas falsos em websites suspeitos, etc.) para adicionar uma entrada no calendário do iPhone ou dispositivo Android, ou um perfil malicioso nestes dispositivos. Portanto, a única forma de se livrar das mensagens persistentes do Calendário afetado envolve a eliminação destas mesmas entradas. Salientamos que nunca deve confiar em URLs tais como “notice-iphone.club” ou “alert-booster.club”.
Nome | Vírus do Calendário |
---|---|
Tipo | Fraude / Malware Mac |
Programas associados | Aplicações e serviços móveis de calendário |
Sintomas | O dispositivo torna-se mais lento e várias entradas questionáveis e eventos são agendados inesperadamente nas aplicações do dispositivo móvel, provocando redirecionamentos para serviços publicitários, páginas comerciais, pop-ups ou banners com material suspeito |
Danos | Os websites enganosos e notificações pop-up expõem o utilizador a conteúdo potencialmente perigoso, podendo desencadear downloads diretos de PUPs ou malware na máquina. Para além disso, os publicitadores online podem aceder, monitorizar, recolher e vender informações sobre os seus hábitos de navegação online |
Distribuição | A fraude é distribuída pelos mesmos websites publicitários enganosos que provocam redirecionamentos, exibem anúncios, etc. |
Eliminação | Para remover o vírus do Calendário, você necessita de aceder às suas definições e livrar-se de qualquer evento adicionado sem a sua permissão. Adicionalmente, caso tenha clicado nos links, deve analisar totalmente o seu dispositivo com um software anti-malware |
Reparação | Para garantir o funcionamento adequado do dispositivo, assim como a eliminação de ficheiros inúteis e vestígios do malware, efetue uma análise com o SpyHunter 5Combo Cleaner |
O vírus do Calendário pode surgir em vários dispositivos, incluindo máquinas com o sistema operativo Windows ou macOS, assim como smartphones iPhone e Android. Vários utilizadores dizem que foram infetados com o vírus do Calendário no iPhone e questionam agora a segurança dos seus dispositivos, uma vez que estes alertas podem ser perigosos ou relacionados com malware.
As diferentes variantes do vírus do Calendário apresentam mensagens como “You Have Won iPhone X Max from Apple Store” (“Ganhou um iPhone X Max do Apple Store”) ou “Your iPhone Xs Max is ready for PickUp” (“O Seu iPhone Xs Max está pronto para Recolha”) que surgem de vários websites, incluindo:
|
|
|
O vírus do Calendário é (tipicamente) uma campanha publicitária que tem como alvo dispositivos Apple, focando-se em campanhas de publicidade enganosa e notificações push que solicitam cliques e permissões, para que os eventos sejam adicionados às aplicações de calendário. Quando as pessoas começam a ver estas entradas e outro conteúdo invasivo, torna-se bastante difícil rejeitar, eliminar ou encerrar os pop-ups adicionais que surgem após um redirecionamento, ou depois de clicar numa das hiperligações providenciadas.
Interagir com spam pode abrir as portas a várias situações. O pior cenário inclui a visita involuntária a websites de phishing, a exposição a técnicas criadas para recolher dados pessoais ou sensíveis, ou infeção de spyware. Caso seja exposto a qualquer material relacionado com páginas publicitárias, promoções de software ou outro conteúdo suspeito, tente remover o vírus do Calendário ao encerrar as janelas do browser e analisar o sistema para encontrar quaisquer vestígios de malware.
O vírus do Calendário é uma campanha fraudulenta que cria entradas falsas no calendário com afirmações enganosas sobre iPhones que ganhou em concursos, ou possíveis riscos derivados à presença de malware no dispositivo, para cativar a sua atenção.
O vírus do Calendário baseia-se em táticas e sintomas de programas potencialmente indesejados, portanto, para se livrar do malware e de quaisquer programas e intrusos possivelmente associados, deve efetuar uma análise com um programa anti-malware na máquina afetada e procurar por potenciais invasores. Desta forma, é possível exterminar o adware que provoca comportamentos irritantes e invasivos no seu dispositivos, tais como pop-ups e redirecionamentos com material comercial.
O vírus do Calendário encontra-se associado a centenas de domínios potencialmente perigosos
Vários domínios podem ser utilizados para distribuir notificações suspeitas diretamente nos ecrãs dos utilizadores. Estas mensagens persistentes utilizam engenharia social para influenciar os utilizadores a clicarem no link e proceder com a atividade pretendida pelos criminosos.
Clicar nos anúncios exibidos pelo Calendário do iPhone representa um risco elevado para a segurança do dispositivo, uma vez que as hiperligações providenciadas podem estar associadas a websites pornográficos maliciosos, websites com downloads de atualizações falsas, ou outros domínios com questionários ou sondagens nocivas. Portanto, mesmo que alguns dos slogans apresentados pelos eventos do Calendário sejam apelativos, não clique em nenhum deles. Os anúncios mais comuns do vírus do Calendário são:
- Experimente a Apple News + grátis
- O seu iPhone pode estar exposto a 4 vírus
- Clique agora para proteger o seu iPhone
- Foi exposto online. Clique para resolver
- Alerta de vírus – proteja-se agora
- (1) Parabéns – você ganhou!
- Hoje é o seu dia de sorte
- Tem (1) encomenda pendente
- O seu iPhoneXs está pronto para recolha, ou selecione o envio!
- Desconto no pacote de segurança para iPhone
- Os hackers podem tentar controlar o seu iPhone! CLIQUE AGORA para se proteger.
Alert-booster.club
O Alert-booster.club é outro domínio que infiltra mensagens de spam no Calendário do iPhone. Tal como outras fraudes similares, a invasão acontece quando o utilizador aceita um convite no calendário, através de um e-mail de phishing, ou quando clica acidentalmente numa hiperligação associada a um website malicioso.
Em qualquer caso, nunca deve clicar nas mensagens pop-up que recebe do Alert-booster.club. Tais como:
- Vírus no seu iPhone?! ELIMINE-OS JÁ
- Garanta a Sua Proteção Online, Clique Agora!
- Quem quer uma Subscrição Grátis da Apple Music?
- O seu iPhone está Desprotegido! Clique para proteger, etc.
Notices Cleaner Best
O esquema fraudulento da Notices Cleaner Best cria tipicamente um evento com a mensagem:
O seu iPhoneXs está pronto para recolha, ou selecione o envio!
Como não existe software antivírus para iPhone, os especialistas recomendam que verifique o Safari, Google Chrome ou qualquer outro navegador em busca de add-ons desconhecidos, e os desative. Para além disso, pode prevenir a adição de eventos maliciosos na aplicação do Calendário ao alterar as definições dos Eventos. Fornecemos abaixo uma explicação detalhada acerca deste processo.
Notices Booster Best
O vírus de Calendário mais recente foi denunciado no início de janeiro de 2020. Previamente conhecido como vírus notices-booster.best, a nova versão da campanha exibe alertas de eventos enganosos no Calendário com o nome Notices Booster Best, que dá os parabéns à potencial vítima por ser o vencedor de uma competição anual, com uma série de instruções a seguir para levantar o prémio no valor de $1541.
Notificação №6538 PARABÉNS!
O seu e-mail foi o vencedor da nossa competição anual! O seu prémio é equivalente a $1541. Siga as instruções no website para levantar a sua recompensa (endereço URL).
A eliminação do vírus do Calendário envolve a eliminação de PUPs e a restauração das definições do iPhone
Deve ir para a sua aplicação Calendário e tocar em Calendários na área inferior. Deve localizar todos os calendários suspeitos e tocar no i no círculo para obter mais informações e opções. Navegue até ao fim da página e pressione em Eliminar Calendário. De seguida, poderá ser necessário bloquear os pop-ups no seu browser e limpar extensões adicionais instaladas ou outras ferramentas. Para o fazer, siga o guia de eliminação do vírus do Calendário presente no final deste artigo.
Lembre-se que quando elimina o vírus do Calendário da máquina através de métodos manuais, ainda é necessário efetuar uma análise completa ao sistema com um programa anti-malware ou outra ferramenta de segurança, para se certificar que todos os componentes do programa suspeito foram eliminados. Confie esta tarefa a ferramentas profissionais para evitar riscos adicionais e perigo desnecessário de instalar inadvertidamente malware no futuro.
DICA: para prevenir o regresso do vírus do Calendário, por favor siga estes passos:
- Abra o seu browser web e entre na sua conta iCloud.
- Abra a secção Calendário.
- Clique no ícone da roda dentada no canto inferior esquerdo do ecrã.
- Selecione Preferências e navegue para o separador Avançadas.
- Encontre a secção Convites e selecione E-mail para [endereço de e-mail].
- Clique em Guardar para terminar.
É possível remover este vírus com a ajuda do FortectIntego. SpyHunter 5Combo Cleaner e Malwarebytes são as nossas recomendações para detetar programas potencialmente indesejados e vírus, com todos os seus ficheiros e entradas no registo associadas.
Guia de remoção manual de virus Calendar
Remover Calendar do Mac OS X sistema
Se de alguma forma o vírus do Calendário estiver relacionado com adware ou outros PUPs, limpe a máquina para evitar mais problemas
- Se você estiver usando OS X, clique em Go botão na parte superior esquerda da tela e selecione Applications.
- Espere até você ver a pasta de Applications e procure por Calendar ou quaisquer outros programas suspeitos sobre ele. Agora, clique direito sobre cada dessas entradas e selecione Move to Trash.
Restaurar o Mozilla Firefox
Remover extensões perigosas:
- Abra o browser Mozilla Firefox e clique no Menu (três linhas horizontais no canto superior direito da janela).
- Selecione Add-ons (extensões).
- Nesta página, selecione quaisquer plugins relacionados com o Vírus do Calendário e clique em Remover.
Restaurar a página inicial:
- Clique nas três linhas horizontais no canto superior direito para abrir o menu.
- Selecione Opções.
- Nas opções sob o painel Início, selecione o seu website preferido para abrir sempre que executa o Mozilla Firefox.
Eliminar cookies e dados de sites:
- Clique no Menu e selecione Opções.
- Vá para a secção de Privacidade e Segurança.
- Navegue para baixo até encontrar Cookies e Dados de Sites.
- Clique em Limpar Dados…
- Selecione Cookies e Dados de Sites, assim como em Conteúdo da Web em cache e pressione Limpar.
Restaurar o Mozilla Firefox
Caso o Vírus do Calendário não tenha sido removido após seguir as instruções acima, restaure o Mozilla Firefox:
- Abra o browser Mozilla Firefox e clique no Menu.
- Vá para Ajuda e selecione Informação para resolução de problemas.
- Sob a secção Otimizar o Firefox section, clique em Restaurar o Firefox…
- Assim que surgir a notificação, confirme a ação ao pressionar em Restaurar o Firefox – este processo deverá completar a eliminação do Vírus do Calendário.
Restaurar o Google Chrome
Elimine quaisquer instalações suspeitas nos seus navegadores web, para que os PUPs não interfiram mais com o seu dispositivo
Eliminar extensões maliciosas do Google Chrome:
- Abra o Google Chrome, clique no Menu (três pontos verticais no canto superior direito) e selecione Mais ferramentas > Extensões.
- Na nova janela aberta, conseguirá ver todas as extensões instaladas. Desinstale todos os plugins suspeitos potencialmente, clicando em Remover.
Limpar ficheiros em cache e dados de navegação do Chrome:
- Clique no Menu e selecione Definições.
- Sob Privacidade e Segurança, selecione Limpar dados de navegação.
- Selecione Histórico de navegação, Cookies e outros dados do site, assim como Imagens e ficheiros em cache.
- Clique em Limpar dados.
Alterar a sua página inicial:
- Clique no menu e selecione Definições.
- Procure por qualquer website suspeito na secção No arranque.
- Clique em Abrir uma página específica ou um conjunto de páginas e clique nos três pontos para encontrar a opção Remover.
Restaurar o Google Chrome:
Caso os métodos anteriores não tenham ajudado, restaure o Google Chrome para eliminar todos os componentes:
- Clique no Menu e selecione Definições.
- Nas Definições, navegue para abaixo e clique em Avançadas.
- Encontre a secção Repor e limpar.
- Clique em Repor as predefinições originais das definições.
- Confirme com Repor definições para completar a eliminação.
Restaurar o Safari
Remover extensões indesejadas do Safari:
- Clique em Safari > Preferências…
- Na nova janela, selecione Extensões.
- Selecione a extensão indesejada relacionada com o Vírus do Calendário e selecione Desinstalar.
Limpar cookies e outros dados de websites no Safari:
- Clique em Safari > Limpar Histórico…
- No menu pop-up, selecione todo o histórico na secção Limpar.
- Confirme com Limpar Histórico.
Restaurar o Safari, caso as definições mencionadas anteriormente não tenham ajudado:
- Clique em Safari > Preferências…
- Vá para o separador Avançadas.
- Assinale a caixa Mostrar Menu de Programação na barra de menus.
- Na barra de menus, clique em Programação, e selecione Esvaziar Caches.
Após desinstalar este programa potencialmente indesejado (PUP) e fixação de cada um dos seus navegadores, recomendamos que a varredura de seu sistema do PC com um anti-spyware respeitável. Isto vai ajudar você a se livrar dos vestígios de registro Calendar e também identificará parasitas relacionadas ou infecções de malware possível no seu computador. Para isso, você pode usar nosso removedor de malware votados: FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes.
Recomendado para você
Selecione um browser web adequado e melhore a sua segurança com uma VPN
A espionagem online cresceu substancialmente durante os últimos anos, e os utilizadores estão cada vez mais interessados em formas de proteger a sua privacidade. Um dos meios básicos utilizados para adicionar uma camada de segurança – selecione o browser web mais privado e seguro.
De qualquer forma, existe uma forma eficaz de garantir um nível extra de proteção e criar sessões de navegação online completamente anónimas com a ajuda da VPN Private Internet Access. Este software reencaminha o tráfego através de diferentes servidores, ocultando o seu próprio endereço IP e localização geográfica. A combinação de um browser seguro com a VPN Private Internet Access permite-lhe navegar pela Internet sem medo de ser monitorizado ou atacado por criminosos.
Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware
Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.
Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.
Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.