Escala de gravidade:  
  (80/100)

Vírus Discord. Como remover ? (Guia de desinstalação)

Jake Doevan de escrito por... - - | Digite: Malware

O vírus Discord é um trojan capaz de causar a perda de informações pessoais

Discord virus

O vírus Discord é um conjunto de malware distribuído através da aplicação de voz sobre o protocolo de Internet (VoIP) Discord. É uma aplicação legítima e normalmente utilizada para comunicações entre jogadores online, popular também entre a comunidade de investigação de segurança. Infelizmente, intervenientes maliciosos criam servidores de chat que contêm malware. Os utilizadores enganados que infetam inadvertidamente as suas máquinas com o vírus Discord colocam em risco as suas informações pessoais, assim como aumentam a possibilidade de serem infetados por outros tipos de malware.

Resumo
Nome Vírus Discord
Tipo Malware
Tipo de distribuição mais comum RAT (Trojan de Acesso Remoto)
Exemplos de malware NanoCore, SpyRat, njRAT, OSX.Dummy
Distribuição Anexos maliciosos, downloads drive-by (com componentes ocultos), campanhas de engenharia social
Principais perigos Palavras-passe e cartões de crédito guardados, e outros dados sensíveis; infeção de outro malware
Sintomas Os trojans raramente emitem sintomas, mas os utilizadores podem sofrer quebras e congelamentos no sistema, operações lentas, mensagens de erro, etc.
Deteção e eliminação Descarregue e instale o Reimage ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes

A maioria do malware distribuído via Discord são Trojans de Acesso Remoto (RATs). Estas aplicações maliciosas são instaladas com a permissão dos utilizadores, embora as vítimas não tenham consciência desse facto (tipicamente, são utilizadas técnicas de phishing para cativar o utilizador a clicar nos links ou anexos maliciosos). Assim que o malware Discord se instala, este ativa direitos de administrador para o programa, e o sistema anfitrião é utilizado para distribuir ainda mais o RAT – é desta forma que se cria um botnet.

Os RATs mais comuns nos ataques do vírus Discord incluem:

  • NanoCore (Trojan.Nancrat)
  • SpyRat (Backdoor.Ratenjay)
  • njRAT (W32.Spyrat)
  • OSX.Dummy

Todos os vírus mencionados acima são capazes de realizar várias atividades maliciosas no PC infetado, incluindo a monitorização do comportamento da vítima, o registo de teclas pressionadas, tirar screenshots, utilizar a webcam ou gravar vídeos, formatar discos de armazenamento, iniciar ou encerrar vários processos do sistema, assim como instalar outros ficheiros maliciosos no sistema. 

Adicionalmente, certas ferramentas de invasão são publicitadas como software legítimo. Os criadores do malware afirmam que a ferramenta de hacking pode alegadamente roubar palavras-passe de outros utilizadores do Discord. No entanto, assim que os potenciais hackers concordam em descarregar a aplicação, o inverso acontece e sofrem um ataque de phishing, sendo vítimas do próprio golpe. Os utilizadores desleais são atacados por um malware capaz de furtar informações pessoais e continuar a distribuição de RATs. 

Os alvos do vírus Discord são normalmente jogadores e streamers. Tipicamente, estes executam o programa para transmitir as suas sessões de jogo como forma de entretenimento. A prática comum dos hackers é normalmente obter informações pessoais relacionadas com o jogo online, tais como:

  • Credenciais de login;
  • Moedas/créditos no jogo;
  • Contactos;
  • Itens, etc.

Estes dados podem ser utilizados para benefício monetário da mesma forma que são utilizados por hackers quando roubam informações privadas, como o nome próprio e sobrenome, morada, e-mail, credenciais de redes sociais, etc. (que também podem ser recolhidas por cibercriminosos no processo).

Evidentemente, estas ações representam perigos sérios para a segurança pessoal e podem resultar em roubos de identidade ou perda de dinheiro. Para que nunca seja vítima de tais consequências, é aconselhável remover o vírus Discord assim que possível. Para isso, deverá instalar um software de segurança fidedigno como o Reimage ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes e efetuar uma análise completa ao sistema. Investigadores de segurança alertam que os RATs conseguem desativar os programas antivírus em determinadas situações, portanto iniciar o computador em Modo de Segurança com Rede é a sua melhor opção.

Discord – um programa de chat que rapidamente ganhou popularidade

Bastantes utilizadores utilizam programas de conversação desde a era do mIRC e ICQ, posteriormente confiando no Skype e Messenger do Facebook. Os jogadores utilizam o TeamSpeak, Mumble e Ventrilo para as suas comunicações, mas estes normalmente obrigam os jogadores a partilharem vários endereços IP e/ou não são gratuitos, para além de utilizarem demasiados recursos, o que é uma desvantagem substancial ao jogar online. 

Portanto, o Discord foi criado em 2015 como uma aplicação VoIP alternativa, leve, inovadora e acessível a qualquer utilizador. Adicionalmente, era suportada em múltiplas plataformas, incluindo Windows, Android, macOS, iOS e navegadores web. A simplicidade do Discord é o principal motivo da sua popularidade, uma vez que qualquer utilizador pode criar um servidor ou um grupo em apenas alguns segundos. Consequentemente, a popularidade da aplicação cresceu exponencialmente, e em maio de 2018 já era utilizada por mais de 130 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Infelizmente, vários infratores reagiram à fama explosiva da aplicação e estavam bem preparados para utilizar malware no Discord e desenvolverem as suas atividades nefastas. Enquanto alguns criminosos hospedam os seus vírus em servidores criados, outros utilizam a plataforma como alternativa ao mercado negro na Deep Web e vendem informações sensíveis ou malware. 

Formas de distribuição do vírus Discord

Os utilizadores podem carregar ficheiros, como fotografias, vídeos e outros anexos no Discord através da funcionalidade de chat. Uma vez que a aplicação permite a qualquer pessoa enviar quase todos os tipos de dados, os criadores de malware podem utilizar esta funcionalidade para seu benefício. Embora a equipa do Discord tenha aplicado várias medidas de segurança no passado, o malware no Discord ainda prevalece e não deve ser subestimado.

Os utilizadores são meramente atraídos a abrirem anexos maliciosos, em ataques sofisticados de phishing, através do chat em servidores criados. Alguns atacantes nem necessitam de criar os seus próprios servidores, uma vez que podem simplesmente publicar o vírus em qualquer servidor para o qual tenham sido convidados.

Para evitar as consequências danosas do malware de recolha de dados, os utilizadores nunca devem clicar em links suspeitos nos chats, mesmo que sejam provenientes de pessoas nas suas listas de amigos. Vários utilizadores já relataram que determinadas mensagens de convite instantâneo se tornaram em links maliciosos sem o seu conhecimento.

Remova o vírus Discord do seu computador

Para remover o vírus Discord do seu computador, você terá que utilizar um software fidedigno de segurança. Os Trojans de Acesso Remoto (RATs) utilizam normalmente técnicas de ocultação e não apresentam quaisquer sintomas da sua presença. Portanto, detetar o malware sem utilizar ferramentas profissionais poderá ser impossível.

Descarregue os programas Reimage, Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes para garantir a eliminação eficaz do vírus Discord. Certifique-se que o seu sistema de segurança se encontra atualizado antes de realizar qualquer análise. Caso o sofware malicioso o impeça de iniciar corretamente o software antivírus, inicie o seu computador em Modo de Segurança com Rede como é explicado abaixo.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Recomendamos o Reimage para reverter os danos causados pelo vírus. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Guia de remoção manual de virus Discord:

remover Discord usando Safe Mode with Networking

Caso o malware Discord bloqueie o funcionamento apropriado do software de segurança, entre no Modo de Segurança com Rede da seguinte forma:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o Discord

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download Reimage ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa Discord extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover Discord usando System Restore

Para interromper as operações do vírus, utilize a função de Restauro do Sistema:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Discord. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com Reimage e certifique-se de que Discord a remoção é realizada com sucesso.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Discord e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como Reimage, Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes

Sobre o autor

Jake Doevan
Jake Doevan - A vida é muito curta para desperdiçar o seu tempo com vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Jake Doevan
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-discord-virus.html

Guias de remoção em outras línguas