Remover CCleaner 5.33 vírus (Guia remoção) - Instruções para remoção de vírus

Guia de remoção de virus CCleaner 5.33

O que é Vírus CCleaner 5.33?

Versão corrompida do CCleaner v5.33 leva o malware a 2.27 milhões de utilizadores

Vírus CCleanerO vírus CCleaner define uma versão v5.3 corrompida da ferramenta anti-malware bem conhecida CCleaner. Ao usar o tipo de ataque Advanced Persistent Threat (APT), os perpetradores conseguiram violar a rede de distribuição e distribuir malware disfarçado de uma versão certificada CCleaner 5.33. O malware, que ganhou o nome de Floxif Trojan, conseguiu enganar mais de 2 milhões de utilizadores que tinham descarregado uma versão 5.33 do CCleaner e CCleaner Cloud 1.07.3191. O ataque começou a 15 de Agosto e durou até 15 de Setembro de 2017, quando os peritos em segurança conseguiram detetar o crime.

Atualização a 28 de Outubro de 2017. Embora o Avast, que agora detém a ferramenta originalmente criada pela Piriform, tenha declarado que o malware foi exterminado, parece que os ciber-criminosos continuaram o assalto. A primeira etapa do ataque do vírus CC Cleaner provocou suposições que o alvo final eram os utilizadores regulares. O trojan Floxif que se comporta como um vírus de entrada foi programado para recolher informação sobre as vítimas e enviar dados para um servidor remoto.

Devido a uma sobrecarga do servidor, a base de dados falhou. Levou os programadores de malware a reconstruir a base de dados e a iniciar a segunda etapa do ataque. Revelou-se então que os utilizadores regulares eram apenas uma corrente intermediária para visar grandes empresas: Microsoft, Sony, Samsung, Cisco, VMware, D-Link, Linksys, HTC.

Uma análise recente revelou que mais de 700 000 dispositivos foram infetados e aproximadamente 20 empresas foram infetadas pelo malware dentro de um período de 4 dias. As empresas de telecomunicações e redes sociais estão entre os alvos mais afetados. As empresas no Japão e Taiwan relataram ter o maior número de computadores infetados – 10 e 13 – respetivamente.

Factos principais sobre o malware Piriform (Floxif):

  • O Floxif CCleaner Trojan foi embutido na versão de 32-bit do CCleaner 5.33.6162 e CCleaner Cloud 1.07.3191. Os agressores adicionaram o malware no executável principal do software, conhecido por CCleaner.exe.
  • A versão maliciosa ficou publicamente disponível para descarga entre 15 de Agosto e 15 de Setembro de 2017. A empresa que detém os direitos do software relatou que aproximadamente 2.27 milhões de pessoas instalaram e usaram a versão comprometida do software otimização de PC.
  • A versão comprometida instalou uma backdoor para os computadores da vítima que foi capaz de transmitir certos dados para o servidor C&C server.
  • Os utilizadores infetados devem atualizar imediatamente para a versão 5.34 do software e tomar ações para alterar palavras-passe e outros dados sensíveis aos quais os criminosos possam ter acedido.
  • Dois endereços IP – 216.126.225.163 E 216.126.225.148 – estão associados aos hackers.

Investigação sugere que atualizar poderá não ser suficiente pois os criminosos incluíram uma carga útil previamente desconhecida. As vítimas são aconselhadas a restaurar o seu computador a partir de cópias de segurança para apagar o malware totalmente.

A versão comprometida do CCleaner 5.33 incluía uma carga útil maliciosa que continha um Domain Generation Algorithm (DGA) e capacidade de comunicar com o servidor Comando & Controlo(C&C). O vírus aquela ligação para transmitir todos os tipos de dados do computador da vítima, incluindo, mas não limitado a:

  • Nome do computador;
  • Lista de programas instalados;
  • Lista de adaptadores de rede;
  • ID's únicos;
  • Lista de processos ativos.

Para proteger o seu computador e completar a remoção do vírus CCleaner tem de atualizar de v5.33 para v.34 IMEDIATAMENTE. O impacto do malware é alto. Todavia, considerando que o software consegue alcançar para cima de 2 biliões de descargas por mês, a situação poderia ser pior.

Malware CCleanerFlofix é o nome do malware encontrado versão 5.53 do CCleaner

Além disso, a versão comprometida pode ter trazido malware para o seu computador (como reportadamente poderia), portanto recomendamos vivamente a efetuar um scan ao seu computador com software anti-malware para remover os restos do CCleaner Floxif Trojan e outros programas perigosos de uma vez. O FortectIntego ou Malwarebytes irão ajudar a fazê-lo mais rápido.

Malware CCleaner inicia a sua segunda carga útil

Investigadores da Talos Intelligence reportaram uma segunda carga útil do vírus CCleaner que visava um número limitado de empresas de tecnologia de alto perfil baseando-se nos seus domínios. Os criminosos tentaram comprometer umas das maiores empresas, incluindo:

Akamai, Intel, Microsoft, Google, Samsung, Sony, VMware, HTC, Linksys, D-Link, Cisco.

A segunda carga útil começa com um instalador chamado GeeSetup_x86.dll. Uma vez ativado, determina que versão do sistema – 32 ou 64-bit e depois deixa o trojan na mesma. A referente à versão 32-bit chama-se TSMSISrv.dll, e a outra EFACli64.dll. Parece que os atores maliciosos procuravam roubar propriedade intelectual das firmas de tecnologia listadas.

Transmissão do trojan de backdoor

Como especificámos anteriormente, os servidores originais do CCleaner foram comprometidos durante o ataque cibernético, e significa que o malware esteve disponível para todos que descarregaram o software do website do Piriform.

A versão atualizada foi lançada a 15 de Agosto de 2017, o que significa que foi a data em que os utilizadores começaram a descarregar a versão comprometida para o seus computadores sem saberem.

A Zondervirus.nl avisa que a mesma coia poderia ter acontecido a qualquer pessoa que instalou uma atualização para o software de otimização de PC entre 15 de Agosto e 15 de Setembro de 2017.

O CCleaner é seguro?

Note que o programa CCleaner Piriform NÃO é um vírus. É um software inteiramente legítimo que pode usar. Porém, os atores maliciosos usaram métodos ilegais para quebrar os servidores da empresa e injetar guiões maliciosos no software assinado.

Assim que os peritos em segurança detetaram o vírus CCleaner a Avast emitiu uma declaração oficial incitando os utilizadores e empresas a atualizarem a versão 5.34. Contudo, existe ainda uma falha de informação quanto a como conseguiram os perpetradores continuar o assalto.

De forma a assegurar que o seu computador está livre do malware, desinstale o programa, efetue um scan ao sistema com Malwarebytes ou uma ferramenta de segurança alternativa e reinstale a versão CCleaner 5.34. Discutamos agora opões para a remoção do malware CCleaner.

Efetue a remoção do vírus CCleaner

Investigação sugere que poderá não ser suficiente remover o vírus CCleaner ao atualizar o mesmo para a versão 5.34. Uma vez que a segunda carga útil foi descoberta, recomendamos que limpe o seu computador fundamentalmente.

Assim sendo, recomendamos que restaure o seu computador a partir de uma cópia de segurança (criada antes da instalação do malware) e depois verifique duplamente o seu PC com software anti-malware. Pode encontrar instruções para limpar o seu computador abaixo.

Assim que completar a remoção do CCleaner, proteja as contas a que acedeu enquanto a versão maliciosa do software de otimização de computador estava a trabalhar no seu PC. Recomendamos vivamente que altere as suas palavras-passe usando um dispositivo que não tenha sido comprometido (idealmente, o seu telemóvel).

Oferta
faça agora!
Baixe
Fortect Felicidade
garantida
Baixe
Intego Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Compatível com macOS
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Fortect Intego, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Fortect Intego possui a funcionalidade de análise gratuita. Fortect Intego é bastante mais útil quando compra a sua versão completa. Quando a versão grátis deteta problemas, é possível efetuar a reparação manual gratuitamente ou poderá optar por comprar a versão completa e corrigir qualquer erro/ameaça automaticamente.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Fortect, experimente o SpyHunter 5.
Software alternativo
Existem propósitos diferentes para cada software. Caso não consiga reparar os seus ficheiros corrompidos com o Intego, experimente o Combo Cleaner.

Guia de remoção manual de virus CCleaner 5.33

Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware

Importante! →
O guia de eliminação manual pode ser demasiado complicado para utilizadores normais. Requer conhecimento informático avançado para ser executada corretamente (se danificar ou remover ficheiros de sistema importantes, pode comprometer todo o sistema operativo Windows), e pode demorar algumas horas. Portanto, aconselhamos que utilize o método automático providenciado acima.

Passo 1. Aceda ao Modo de Segurança com Rede

A eliminação manual de malware é mais eficaz no ambiente do Modo de Segurança. 

Windows 7 / Vista / XP

  1. Clique em Iniciar > Encerrar > Reiniciar > OK.
  2. Quando o computador se tornar ativo, comece a pressionar repetidamente na tecla F8 (se não funcionar, experimente as teclas F2, F12, Del, etc. – tudo depende do modelo da sua motherboard) até ver a janela com as Opções de Arranque Avançadas.
  3. Selecione Modo de Segurança com Rede na lista. Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware

Windows 10 / Windows 8

  1. Clique com o botão direito do rato no ícone Iniciar e selecione Definições.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  2. Selecione Atualizações e Segurança.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  3. Na barra de opções à esquerda, selecione Recuperação.
  4. Encontre a secção Arranque Avançado.
  5. Clique em Reiniciar agora.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  6. Selecione Resolução de Problemas. Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  7. Aceda a Opções Avançadas. Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  8. Selecione Definições de Arranque. Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  9. Pressione em Reiniciar.
  10. Pressione a tecla 5 ou clique em 5) Ativar Modo de Segurança com Rede. Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware

Passo 2. Encerre processos suspeitos

O Gestor de Tarefas do Windows é uma ferramenta útil que exibe todos os processos a serem executados em segundo plano. Caso o malware execute determinados processos, necessita de os encerrar:

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Clique em Mais detalhes.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  3. Navegue até encontrar a secção Processos em segundo plano, e procure por processos suspeitos.
  4. Clique com o botão direito e selecione Abrir localização do ficheiro.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  5. Regresse ao processo, clique com o botão direito e selecione Terminar Tarefa.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  6. Elimine todo o conteúdo presente na pasta maliciosa.

Passo 3. Verifique os programas de Arranque

  1. Pressione Ctrl + Shift + Esc no seu teclado para abrir o Gestor de Tarefas do Windows.
  2. Aceda ao separador Arranque.
  3. Clique com o botão direito no programa suspeito e selecione Desativar.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware

Passo 4. Elimine ficheiros do vírus

Ficheiros relacionados com o malware podem ser encontrados em várias localizações no computador. Seguem algumas instruções para o ajudar a encontrar estes ficheiros:

  1. Escreva Limpeza do Disco na barra de pesquisa do Windows e pressione Enter.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  2. Selecione o disco que pretende limpar (C: é o seu disco rígido principal por predefinição, e é provavelmente o disco que contém os ficheiros maliciosos).
  3. Confira a lista de Ficheiros a eliminar e selecione o seguinte:

    Ficheiros Temporários da Internet
    Ficheiros de Programa Transferidos
    Reciclagem
    Ficheiros Temporários

  4. Selecione Limpar ficheiros do sistema.
    Remoção manual de CCleaner 5.33 ransomware
  5. Também pode procurar outros ficheiros maliciosos escondidos nas seguintes pastas (introduza as seguintes entradas na Pesquisa do Windows e pressione Enter):

    %AppData%
    %LocalAppData%
    %ProgramData%
    %WinDir%

Quando terminar, reinicie o PC no modo normal.

remover CCleaner 5.33 usando System Restore

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt
    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de CCleaner 5.33. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com FortectIntego e certifique-se de que CCleaner 5.33 a remoção é realizada com sucesso.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de CCleaner 5.33 e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner ou Malwarebytes

Recomendado para você

Não permita que o governo o espie

O governo possui imensas questões relativamente ao acompanhamento dos dados dos utilizadores e espionagem de cidadãos, logo deveria considerar este assunto e aprender mais acerca das práticas de recolha de informação duvidosa práticas. Evite qualquer monitorização ou espionagem indesejada do governo ao permanecer anónimo na Internet.

É possível selecionar uma localização diferente quando se encontra online e aceder a qualquer material desejado sem restrições de conteúdo em particular. Consegue desfrutar facilmente da ligação à Internet sem quaisquer riscos de ser invadido através da utilização do Private Internet Access VPN.

Controle a informação que é pode ser acedida pelo governo e qualquer outra entidade indesejada e navegue online sem correr o risco de ser vigiado. Mesmo que não esteja envolvido em atividades ilegais ou confie na sua seleção de serviços e plataformas, seja desconfiado para a sua própria segurança e adote medidas de precaução através da utilização do serviço de VPN.

Cópias de segurança para utilizar mais tarde, em caso de ataque de malware

 Os problemas de software causados por malware ou perda direta de dados provocada por encriptação, podem significar problemas graves no seu dispositivo, ou danos permanentes. Quando possui cópias de segurança atualizadas, consegue facilmente recuperar após um incidente e continuar o seu trabalho.

Atualizar as suas cópias de segurança é crucial após efetuar quaisquer alterações no dispositivo, de forma a conseguir regressar ao seu trabalho quando o malware efetuar alterações indesejadas, ou sempre que ocorrerem problemas no dispositivo que causem a perda de dados ou corrupção permanente de ficheiros.

Ao guardar sempre a versão mais recente de qualquer documento ou projeto importante, é possível evitar todas as potenciais frustrações e interrupções. Utilize o Data Recovery Pro para restaurar ficheiros do sistema.

Sobre o autor
Olivia Morelli
Olivia Morelli

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Olivia Morelli
Sobre a empresa Esolutions

Guias de remoção em outras línguas