Escala de gravidade:  
  (99/100)

Ransomware Arrow. Como remover ? (Guia de desinstalação)

Lucia Danes de escrito por... - - | Digite: Ransomware

Vírus Arrow – novo ransomware da família Dharma

Ilustração do vírus ransomware Arrow

O ransomware Arrow é uma das variantes do ransomware Dharma que apareceu em Março de 2018. Usa a criptografia AES e anexa a extensão de ficheiro .arrow aos dados visados para roubar dinheiro aos utilizadores. As instruções para pagar o resgate são exibidas na nota de resgate que é descarregada imediatamente após a encriptação.

Nome Ransomware Arrow 
Família Dharma
Extensões usadas para marcar ficheiros infetados .id-[random-characters].[vauvau@cock.li].arrow, [badfail@qq.com].arrow, .marat20.cock.li].arrow
Endereço de e-mail vauvau@cock.li
Distribuição Spam, anexos de e-mail infetados, software ilegal 
Desencriptador Dharma Decryptor

O vírus Arrow propaga-se através de e-mails spam maliciosos que contêm um anexo ofuscado. Quando uma vítima abre um documento, a carga útil do malware é deixada e executada no sistema. O malware inicia imediatamente alterações no sistema, tais como:

  • Obtém direitos administrativos para processos Windows específicos ou ficheiros de sistema,
  • Modifica ou cria novas entradas de Registo,
  • Elimina Cópias de Volume Sombra.

Todas estas alterações permitem ao malware Arrow estabelecer-se no computador e arrancar com o início do sistema. Todavia, o maior problema é que poderá eliminar cópias sombra que são muito importantes na recuperação dos dados. Por vezes o ransomware não as consegue eliminar e a recuperação dos dados poderá ser possível com software de terceiros.

O ransomware Arrow visa os tipos de ficheiro mais populares, incluindo documentos, imagens, áudio, vídeo e outros ficheiros. O cripto-vírus adiciona um sufixo complexo aos ficheiros visados que inclui um contacto de endereço de e-mail, o ID da vítima e uma extensão de ficheiro única. Após a encriptação, todos os ficheiros são bloqueados com a extensão de ficheiro .id-[random-characters].[vauvau@cock.li].arrow, [badfail@qq.com].arrow ou .marat20.cock.li].arrow.

É suposto que as vítimas contactem os autores do Arrow através de vauvau@cock.li. Porém, os especialistas em segurança não recomendam que o faça. A comunicação com os ciber-criminosos e seguir as suas instruções poderá levar a perda de dinheiro. Ninguém pode garantir que têm um desencriptador ou que deixam que o use após receberem o seu pagamento.

Tenha em mente que algumas versões do Dharma são desencriptáveis. Assim, deve remover o ransomware Arrow e o seu desencriptador. Poderá ser atualizado a qualquer minuto para ajudar as vítimas a recuperarem os ficheiros perdidos. Pode também tentar ferramentas de terceiros se não tem cópias de segurança dos seus ficheiros importantes.

Mas antes de prosseguir para a recuperação dos dados, tem de limpar o computador. Para a remoção do Arrow, irá precisar de uma ferramenta de remoção de malware profissional. Recomendamos vivamente que use o Reimage, mas pode escolher qualquer outra ferramenta de segurança confiável.

Não se apresse a abrir anexos de e-mail para evitar um ataque ransomware

Anexos de e-mail spam maliciosos são o principal método de distribuição dos vírus encriptadores de ficheiro. O executável do ransomware normalmente propaga-se como ficheiro Word, PDF ou ZIP, portanto é fácil ser enganado e abrir um documento infetado.

Contudo, se estiver com atenção e não abrir spam ou outros e-mails suspeitos, pode proteger os seus ficheiros de encriptação. Se achar o conteúdo do e-mail desconhecido ou suspeito, siga estas instruções:

  • Procure erros gramaticais ou ortográficos. Os bandidos deixam muitas vezes erros de digitação e linguísticos que podem revelar os objetivos maliciosos.
  • Verifique duplamente a informação sobre o remetente. Procure informação sobre o endereço de e-mail e sobre o remetente online, especialmente se o e-mail parecer ter sido enviado de um banco, instituição governamental ou empresa semelhante.
  • Verifique as credenciais. E-mails de phishing muitas vezes não têm credenciais, como assinatura ou logótipos.

Os especialistas do avirus.hu lembram para se ter cuidado com descargas gratuitas, instalações de atualização e pop-ups agressivos. Poderão ser usados também na distribuição de ransomware. Para a proteção total, deve também instalar um antivírus reputado e criar cópias de segurança.

Elimine o vírus ransomware Arrow de forma segura

Queremos avisar que não deve tentar remover o vírus Arrow do computador manualmente. O vírus encriptador de ficheiros consegue injetar um código malicioso nos processos legítimos do sistema e instalar numerosos ficheiros adicionais ou aplicações que efetuam atividades prejudiciais.

Exterminar todas estas entradas sem um software de segurança é quase impossível, especialmente se não é um especialista IT experiente. Por esta razão, deve optar pela remoção automática do ransomware Arrow. Para limpar o malware de forma segura, deve optar por uma das seguintes ferramentas: Reimage, Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes ou Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner. Se encontrar alguns obstáculos, siga o guia abaixo.

Oferta
faça agora!
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Baixe
Reimage (software de remoção) Felicidade
garantida
Compatível com Microsoft Windows Supported versions Compatível com OS X Supported versions
O que fazer se falhou?
Caso não consiga reverter os danos causados pelo vírus com o Reimage, submeta uma questão à nossa equipa de apoio e providencie o maior número de detalhes possível.
Recomendamos o Reimage para reverter os danos causados pelo vírus. Scanner gratuito permite que você verifique se o seu PC está infectado ou não. Se você precisar remover malwares, você tem que comprar a versão licenciada do Reimage ferramenta remoção de malware.

Guia de remoção manual de virus Arrow:

remover Arrow usando Safe Mode with Networking

Se o ransomware Arrow impedir a remoção automática, siga estes passos:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Networking

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Safe Mode with Networking da lista Selecionar 'Safe Mode with Networking'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Networking de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Networking'
  • Passo 2: Removendo o Arrow

    Efetuar login em sua conta e infectados inicie o navegador. Download Reimage ou outras legítimas programa anti-spyware. Atualize-o antes de uma varredura completa do sistema e remover arquivos mal-intencionados que pertencem ao seu ransomware e completa Arrow extracção.

Se o ransomware é bloquear Safe Mode with Networking, tente outro método.

remover Arrow usando System Restore

Este método poderá também desativar o vírus e executar software de segurança:

  • Passo 1: Reinicie seu computador para Safe Mode with Command Prompt

    Windows 7 / Vista / XP
    1. Clique em Start Shutdown Restart OK.
    2. Quando o computador se torna ativo, começar a carregar F8 várias vezes até que você veja o Advanced Boot Options janela.
    3. Selecionar Command Prompt da lista Selecionar 'Safe Mode with Command Prompt'

    Windows 10 / Windows 8
    1. Pressione a Power botão no Windows tela de login. Agora, prima e mantenha premido Shift, que está no seu teclado e clique em Restart..
    2. Agora você pode selecionar Troubleshoot Advanced options Startup Settings e finalmente pressione Restart.
    3. quando o computador se torna ativo, selecione Enable Safe Mode with Command Prompt de Startup Settings janela. Selecionar 'Enable Safe Mode with Command Prompt'
  • Passo 2: Restaurar os arquivos e configurações de sistema
    1. Uma vez que a Command Prompt janela mostra, digite cd restore e clique em Enter. Digite 'cd restore' sem aspas e pressione 'Enter'
    2. Agora digite rstrui.exe e pressione Enter novamente.. Digite 'rstrui.exe' sem aspas e pressione 'Enter'
    3. Quando uma nova janela aparece, clique em Next e selecione o ponto de restauração que é antes da infiltração de Arrow. Após fazer isso, clique em Next. Quando 'System Restore' janela mostra, selecionar 'Next' Selecione seu ponto de restauração e clique em 'Next'
    4. Agora clique em Yes para iniciar restauração do sistema. Clique em 'Yes' e iniciar restauração do sistema
    Depois de restaurar o seu sistema para uma data anterior, faça o download e analise o seu computador com Reimage e certifique-se de que Arrow a remoção é realizada com sucesso.

Bonus: Recuperar os seus dados

O guia acima tem como objectivo remover Arrow do seu computador. Para recuperar files encriptados, siga este guia preparado por semvirus.pt especialistas de segurança

Se os seus ficheiros estão encriptados por Arrow, pode usar diversos metodos para os recuperar

Restaure alguns dos ficheiros com o Data Recovery Pro

O Data Recovery Pro pode ajudar a restaurar alguns dos ficheiros desaparecidos. Todavia, não é um verdadeiro desencriptador, por isso não deve esperar que recupere todos os seus ficheiros.

  • Data Recovery Pro de descargas;
  • Siga os passos do setup de Data Recovery e instale este programa no seu computador
  • Execute e verifique o seu computador para encontrar os ficheiros encriptadas por Arrow ransomware;
  • Repare-os

Use a função Windows Previous Versions para recuperar os ficheiros mais importantes

Se a Restauração de Sistema foi ativada antes do ataque ransomware, pode seguir os passos abaixo e restaurar os ficheiros individuais que mais precisa:

  • Encontre o ficheiro encriptado que precisa e clique com o butão direito do rato para o reparar
  • Selecione “Properties” e va para o separador “Previous versions”
  • Aqui, verifique as copias disponiveis do ficheiro em “Folder versions”. Deve selecionar a versao que quer reparar e clique “Restore”.

O ShadowExplorer pode ser útil se o malware falhou na eliminação das cópias sombra

Pode restaurar ficheiros encriptados pelo ransomware Arrow com o ShadowExplorer se falhou a eliminação das Cópias de Voluma Sombra necessárias para esta ferramenta.

  • Download Shadow Explorer (http://shadowexplorer.com/);
  • Siga as intruções de intalação de Shadow Explorer e instale esta aplicação no seu computador
  • Execute o programa e explore o menu no canto superior esquerdo ate encontrar o seu disco com os dados encriptados. Verifique que pastas estão lá.
  • Clique no butão direito do rato nas pastas que quer recuperar e selecione “Export”. Também pode selecionar onde quer guardar.

Experimente Dharma Decryptor

Algumas versões do ransomware Dharma são desencriptáveis com esta ferramenta gratuita. Talvez o(a) ajude também.

Por último, você deve sempre pensar sobre a protecção de crypto-ransomwares. A fim de proteger o seu computador a partir de Arrow e outros ransomwares, use um anti-spyware respeitável, como Reimage, Malwarebytes MalwarebytesCombo Cleaner ou Plumbytes Anti-MalwareMalwarebytes Malwarebytes

Sobre o autor

Lucia Danes
Lucia Danes - Pesquisador de vírus

Se este guia de remoção livre ajudou você e você está satisfeito com o nosso serviço, por favor, considere fazer uma doação para manter este serviço vivo. Mesmo uma quantidade menor será apreciada.

Contato do Lucia Danes
Sobre a empresa Esolutions

Fonte: https://www.2-spyware.com/remove-arrow-ransomware.html

Guias de remoção em outras línguas