Tem cuidado com as aplicações para Android: um terço das aplicações estão infetadas com virus!

De acordo com o último relatório realizado pela British Telecom (BT), dispositivos com o Android OS tornam-se mais incluídos em distribuições de malware – depois de uma conferência da NetEvents Americas foi revelado que um terço das aplicações está infetada. Claro que isto acontece graças à grande popularidade dos smartphones que contam com mais de 400 milhões de utilizadores no mundo.

A BT afirma que estes números estão a crescer por uma simples razão – os utilizadores de Androids começaram a utilizar outras fontes, não o Google’s Play store, para fazer download de aplicações. Claro que isto é por causa do dinheiro. Esta terceira parte não presta muita atenção ao controlo do malware e por isso têm grande índice de infeções de malwares. No entanto, embora o Google’s Play Store seja um site muito mais controlado, não pode ser dito que as aplicações virtuais dessa fonte não tenham risco de conter malwares.

Compondo 63% do total de malware dos sistemas operativos móveis em 2011, o malware nos Androids são ativamente espalhados por falsos mercados. De acordo com a BT, este falsos mercados de aplicações Androids são capazes de atacar milhões de dispositivos Android. No entanto, a pesquisa não nos dá um exemplo de aplicações Androids que forem encontrados com malwares.

Graças à BT e outras empresas de segurança, os utilizadores de Androids provavelmente terão uma melhor ideia da indústria de aplicações com malwares. Enquanto os malwares móveis são ativamente espalhados pelo mercado, esta matéria tem de ser totalmente explorada e prevenida.

Fonte: forbes.com


Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook