O Falso ransomware do FBI alcançou atenção do verdadeiro FBI

O vírus chamado de FBI Ransomware que infeta computadores em toda a América exige dinheiro de vítimas, a fim de evitar acusações do FBI. O computador infectado de repente torna-se inutilizável, e uma página aparentemente bastante legítima aparece em outra janela de um navegador web. É um esquema de burla tão grande, que o FBI e IC3 (Internet Crime Complaint Center (Centro de Queixa de Crime de Internet)) tem um alerta detalhado sobre este Ransomware fraudulento do FBI.

As pessoas têm que entender vários factos, como estes:

  • – Seu computador não é bloqueado pelo FBI
  • – As pessoas não deve seguir nenhum guia nem instrucções nessa página
  • – Se você vê esta página – você provavelmente está infetado com malware (software maligno) chamado Reveton

Agora a questão principal que tem na sua mente é esta “como fui eu infetado com este virus?” Antes de mais – você deve verificar sua segurança do computador. Você usa um programa atualizado de antivírus? Este tipo de engano não é um erro recente na Internet, no entanto, hackers trabalham para fazê-lo melhor e mais difícil de se detectar. Tudo que eles necessitam mudar é os ficheiros que eles usam, e torna-se mais difícil para anti-vírus achá-los. Essa é a razão pela qual você deve usar uma versão actualizada de software de antivírus, porque constantemente recebe novas actualizações das definições de vírus.
Realmente, o esquema desta atividade criminal é bastante interessante. Aqui nós mostramos um esquema simplificado de como os hackers ganham dinheiro: Bad guy 1 compra software de exploração a Bad guy 2. Então Bad guy 1 cria um pedaço de malware (software malicioso) do software comprado, que pode tomar conta de um computador e exige o pagamento de uma multa. Depois disso, Bad guy 1 paga a Bad guy 3 para testar e melhorar o malware para aumentar as chances fugir à detecção do antivírus. Um 4º Bad guy então é pago em dinheiro para entrar num site inocente para carregar malware, neste caso o site que pertence a Good Guy B.

Quando Good Guy A percebe que inocentemente clica num link para ir para isite de Good Guy B -> o malware que se encontra lá imediatamente é instalado no computador de Good Guy A e o computador fica bloqueado. Quando Good Guy A paga dinheiro para desbloquear seu computador, Bad Guy 1 tem de volta o seu investimento neste esquema, mais lucro inerente. E a maneira como pessoas honestas enviam dinheiro para desbloquear o seu PC varia e esquemas de fraude semelhantes na Europa usaram sistemas como Ukash e Paysafe. Exemplo americanos usam MoneyPak, que é conhecido como “green dot” – um serviço, que você pode ter visto em seu local Walmart ou Rite Aid.

O MoneyPak é uma grande maneira para scammers receber dinheiro, porque o dinheiro que pessoas enviam não podem ser traçado de volta até ao benificiário do pagamento. Se você se pergunta quantos hackers ganham com este esquema, Brian Krebs sugere que é possível fazer aproximadamente $50.000 por dia. Os hackers então somente mudam as palavras em apólice de privacidade ao incluir o Departament of Justice como um suposto benificiário desta fraude apresentada. O facto é que as pessoas são infetadas somente visitando uma página da Web casual, que é infectada por hackers. Este tipo de ataque é chamado um ataque de drive-by e pode ser “melhorado” por variadas fraudes que fazem as pessoas visitar locais infectados por spam ou SEO-ENVENENANDOs. Há milhares de sites comprometidos com este malware e eles crescem de dia para dia. O melhor maneira de evitar esta fraude é usar um navegador web bom e um programa antivírus . Adicionalmente, o FBI está a trabalha muito para apanhar esses homens que usam seu nome para enganar as pessoas com estes esquemas. Agora, quando este ataque for de cooperação internacional entre os varios países europeus, talvez seja mais fácil apanhar estes hackers.

Guias de remoçao FBI virus, FBI moneypak
Source: blog.eset.com

Fonte: https://www.2-spyware.com/fbi-ransomware-scam-has-reached-fbi-attention

Ler noutras linguagens


  • João Marcos Tomaz Campanha

    Eu entendi como ocorre do esquema dos caras, só que o que eu preciso descobrir é como eu faço para desbloquear o meu PC.
    Minha maquina é minha ferramenta de trabalho e nao consigo usar por conta desta droga Malware.
    Como faço para desbloquear e deletar toda essa porcaria do meu PC?!

  • zildo

    meu amigo boa noite não sei se ja conseguiu desbloquear se o seu computador tiver o sistema de recuperação é so ligar e quando estiver carregando o windows no canto aparece em alguns pcs para apertar o f4 ou f5.
    Se não tiver o sistema de recuperação faça uma restauração do sistema tambem pelo f4 ou formate o seu pc

Ficheiros
Software
Compare
Goste de nós no Facebook