O que é flooders e como remove-lo

Linas Kiguolis de escrito por... - - atualizado | Digite: Flooders

Flooders são programas maliciosos usados para sobrecarregar a normal comunicação da Internet/Rede e diminuir o desempenho geral do sistema do PC afetado. Se um computador visado for um servidor, este malware pode causar ataques de Negação de Serviço (DoS), Sibilo da Morte, ICMP, sobrecarga de HTTP e problemas semelhantes. Cada um destes problemas é tipicamente iniciado enviando múltiplos pacotes de informação para o sistema e bloqueando a sua conexão.

Tenha em atenção que nem todas as versões são iguais. Algumas delas são desenhadas muito semelhantemente a cavalos Trojan que atuam como ferramentas de pirataria. Estas versões de flooders podem ser utilizadas para obter acesso remoto ao sistema do computador visado e roubar-lhe informação. Assim que o atacante consegue conectar-se ao computador, pode roubar informação sensível à vítima (palavras-passe, logins bancários, informação de cartão de crédito, etc.), modificar componentes de sistema necessários e ainda instalar malware adicional.

Quanto mais cedo remover o vírus Flooder do seu sistema, melhor. Especialistas em segurança recomendam que utilize software de segurança confiável para remover este malware e software potencialmente indesejado semelhante para diminuir todos os possíveis riscos relacionados com segurança informática. Os flooders, tal como a maioria das ameaças informáticas, não providenciam a opção de “Desinstalação” e tentam esconder os ficheiros bem dentro do computador para prevenir a sua remoção. É por isso que a opção de remoção automática é altamente recomendada. Tenha em atenção que algumas versões de inundadores podem bloquear software de segurança legítimo e mesmo impedir a sua instalação no sistema. No entanto, removedores de malware avançados podem dificilmente ser desativados.

Sintomas que mostram que o seu computador poderá estar infetado com o Flooder

  • Problemas relacionados com o desempenho do PC. Quando infetado com um flooder, poderá notar em abrandamentos, encravamentos de sistema ou navegador, desligamentos repentinos e problemas semelhantes. Ecrã Azul da Morte pode também interromper a vítima devido ao flooder.
  • Problemas ao executar problemas. Estes vírus podem facilmente desativar aplicações legítimas, como software de segurança, navegador de rede e aplicações semelhantes. Podem também eliminar ficheiros legítimos e componentes de sistema úteis.
  • O aparecimento de pop-ups e alertas indesejados. Notificações perturbantes podem também ser causadas por flooders. Podem levar a vítima a problemas como redireccionamentos para websites desconhecidos/perigosos que procuram aumentar o tráfego de utilizadores e vendas. Estes sites deverão ser evitados e nunca confiados.

Métodos utilizados pelos Flooders para entrar no sistema:

  • Software ilegal e pacotes de software. A maioria dos flooders infetam computadores através de outros programas. Podem ser descarregados com jogos ilegais, programas de segurança não licenciados e ainda software ilegítimo.
  • Webistes infetados. Webistes ilegais têm sido ativamente usados para propagar malware, incluindo flooders. Tipicamente, os vírus escondem-se em sites pornográficos, de jogo e domínios semelhantes que estão repletos de conteúdo promocional.
  • Software Peer-to-Peer (P2P). Todos os programas que utilizam uma rede partilhada podem levar o utilizador ao risco de malware, incluindo flooders, trojans, adware, sequestradores de browsers e vírus semelhantes.
  • Outro malware. Os inundadores podem ser instalados no sistema por cavalos Trojan, worms e ameaças semelhantes tipicamente utilizadas para distribuir malware.

Os flooders mais famosos:

ICQBomber. O ICQ.Bomber é um flooder bastante perigoso, que tem sido utilizado maioritariamente como uma ferramenta de pirataria. Uma vez dentro do sistema, começa a recolher informação sensível, como informação bancária, logins para websites importantes, palavras-passe e informação similar. A perda deste tipo de informação pode levar a vítima a identificar furto e problemas semelhantes. O ICQ.Bomber pode também instalar outro malware no sistema e desativar componentes do sistema legítimas para tentar impedir a sua remoção. A maior parte das suas versões têm de ser instaladas no sistema manualmente. É por isso que os criadores deste vírus têm usado vários métodos para convencer as suas vítimas a descarregá-las para o sistema. O método mais popular utilizado para a distribuição deste Flooder é software ilegal e pacotes de software.

KillZone. Este Flooder é na maioria das vezes usado para lançar Negação de Serviço, ICMP, HTTP e ataques semelhantes contra o computador remoto. Isto pode impedir o utilizador do PC de utilizar serviços necessários e lançar software. O KillZone tem-se propagado ativamente em pacote com anti-spyware fictício, ransomware e malware semelhante que tenta esconder-se da vítima o enquanto possível. Além disso, este malware pode ajudar os seus criadores a bloquear websites de segurança legítimos e programas anti-spyware conceituados usados para a sua eliminação. Redes de partilha de ficheiros peer-to-peer (P2P) são consideradas a forma mais popular de propagar este vírus, pelo que deverá ter cuidado ao descarregar ficheiros torrente e conteúdo semelhante para o seu computador.

CriminalMSN. Esta ameaça tem trabalhado mais como uma ferramenta de pirataria utilizada para roubar informação sensível dos utilizadores de PC. Semelhantemente a cavalos trojan, pode causar a perda de logins, palavras-passe, dados bancários e informação semelhante para milhares de utilizadores de PC. No entanto, após a infiltração no computador, pode também tentar sobrecarregar a conexão, instalar ou descarregar software necessário e causar outra atividade indesejada no sistema. O CriminalMSN é considerado um vírus antigo porque foi lançado em 2003. Não obstante, nunca poderá saber para que podem os criadores deste programa usar este vírus no futuro.

Remover um flooder do sistema:

Os Flooders são considerados ameaças cibernéticas muito agressivas capazes de esconder-se das suas vítimas enquanto for possível. Podem trabalhar em segundo plano e efetuar tarefas que precisam de desempenhar durante meses.

Especialistas recomendam que para garantir que todos os ficheiros suspeitos relacionados com o flooder são eliminados, opte pela opção de remoção automática. Neste caso, recomendamos que utilize um destes programas anti-spyware reputados que têm mostrado grandes resultados ao detetar ficheiros maliciosos no sistema: FortectIntego, SpyHunter 5Combo Cleaner. Por favor, certifique-se que está a usar as últimas versões de cada um destes programas para evitar deixar restos maliciosos no seu computador.

Se não se consegue livrar-se do Flooder com a ajuda destas ferramentas, pode sempre contatar os peritos em segurança da 2spyware e deixá-los saber do problema. Pode fazê-lo na página Ask Us. Estes especialistas em computadores farão uma investigação do seu flooder e providenciarão o melhor guia de remoção disponível.

Últimos Vírus Adicionados à Base de Dados

Informações atualizadas: 2016-11-24

Ler noutras linguagens

Ficheiros
Software
Compare